FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Câmbio de Marcha da Kansas

+17
lauro_fran
sanrocha
ernesto walter
Edu Clown
Cássio Fernandes
Dan Floripa
xazinho
apolocrazy5
Felipe Rj
jeff
Airiston rock
Fulvio
will_santana
vitor-jf
Fuzzy Logic
Paulinho Alma
Glédson Carmo
21 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  Glédson Carmo Qua Nov 12, 2008 7:28 pm

Comprei recentemente uma Kansas e tenho notado certa dificuldade para colocar a moto no neutro e tambem notado que as vezes o cãmbio fica meio pesado. Gostaria de saber se isso é normal ou precisa de ajustes e quem sabe uma questão de amaciamento. Abraços e parabéns pela iniciativa.

Glédson Carmo
Novato
Novato

Número de Mensagens : 2
Localização : Belem/Pa
Data de inscrição : 12/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  Paulinho Alma Qua Nov 12, 2008 7:55 pm

Logo que comprei a minha, a terceira marcha tinha esse problema; depois foi melhorando... Mas percebi que, em parte, era mau posicionamento do pé. O ideal mesmo é o tal do avanço de pedal, que levanta um pouco o cambio facilitando as trocas em razão da posição que o piloto fica na motocicleta. Vou instalar os avanços e depois aviso se realmente melhora. Tenho tido um pouco de dificuldade tbm de tirar da primeira marcha para neutro quando a moto está parada. É sempre bom pedir para darem uma olhada na concessionária, pois a motocicleta precisa mesmo ir sendo "afinada" aos poucos. Tive uma Yamaha que apresentava esse problema; não sei se é normal. Abraços.
Paulinho Alma
Paulinho Alma
Forista
Forista

Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Nov 12, 2008 8:49 pm

Dificuldade na troca de marchas com a moto parada, mesmo que acionando fundo a embreagem, é uma coisa normal... Basta dar uma deslocadinha na moto, seja para frente ou para trás, que esta dificuldade some e volta a ficar com os engates livres.

Agora, ter dificuldade em engatar uma marcha específica com a moto andando, aí já é bem estranho... Se não for questão de costume da pessoa, pode se considerar o amaciamento e neste caso a dificuldade deve sumir até os primeiros 3000Km, isto porque no início o motor está assentando e há uma corrosão física de acomodação das peças internas, e esta acomodação gerar resíduos que se misturam ao óleo, isto pode realmente dificultar a troca de marchas. Então, esta acomodação das peças internas e os resíduos resultantes desta acomodação podem tornar a troca de marchas menos macia e deve cessar após a troca dos 1000Km, mais tardar na troca dos 3000Km, afinal isto já é mais que o necessário para o motor se assentar e a partir daí já pode-se considerar como algum real defeito.

Claro que conferir se o nível de óleo do motor está normal (no máximo) e se a embreagem está devidamente regulada é recomendável e fazem parte da análise, ainda mais porque em motos o mesmo óleo que resfria e lubrifica o motor é também o responsável por lubrificar a embreagem.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  Paulinho Alma Qua Nov 12, 2008 10:52 pm

Fuzzy, legal sua dica; estou atento para esse problema e ainda não reclamei nada na concessionária pq sei da questão do amaciamento e tbm pq o problema tem diminuido desde a primeira revisão. Quanto ao problema do desengate da primeira marcha com a moto parada, é necessário (no meu caso) que eu dê uma "cutucadinha" para a frente - soltando a embreagem leve e rapidamente, e apertando de novo - aí o cambio solta. Acredito ser normal, pois acontecia tbm com outras motocicletas que tive (principalmente com as Yamaha 2 tempos). Abração.
Paulinho Alma
Paulinho Alma
Forista
Forista

Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Cambio de marcha

Mensagem  Glédson Carmo Sex Nov 14, 2008 6:44 pm

Valeu as dicas! realmente vou esperar q a moto complete os 1000kms e daí verei o que acontece apos a troca de óleo do motor. Abraços!

Glédson Carmo
Novato
Novato

Número de Mensagens : 2
Localização : Belem/Pa
Data de inscrição : 12/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  Paulinho Alma Dom Nov 16, 2008 8:34 am

Bom, pessoal, após a revisão dos 3000 km, todos os problemas com as marchas desapareceram; como já havia comentado no tópico "Revisão dos 3000 km", precisei levar a motocicleta na concessionária para uma pós revisão po ter o mecânico detectado uma anormalidade na parte debaixo do motor - comando. Quando retirei a Kansas da Itavox/Campinas, a moto estava muito diferente: rendendo mais, cambio muito macio, som do motor diferente, enfim, redonda e afinada; essas "anormalidades" antes do amaciamento é muito natural. Depois de afinada - após os 3000 km +ou- - a motocicleta chega no ponto. Claro que uma boa avaliação do proprietário sobre o comportamento do veículo e uma concessionária séria são fatores importantíssimos para um bom resultado. Abraços.
Paulinho Alma
Paulinho Alma
Forista
Forista

Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  vitor-jf Dom Ago 09, 2009 4:40 pm

Ai galera, aproveitando o topico queria perguntar o que voces fazem para reduzir a velocidade da moto. Quando a gente vai parar no sinal, voces vao reduzindo as marchas, da quinta coloca quarta, ai solta a embreagem, depois da quarta para terceira solta a embreagem, depois da terceira para segunda solta a embreagem e depois coloca no neutro. Ou pode apertar a embreagem e descendo a marcha ate o neutro so reduzindo velocidade com o freio?
Na auto-escola a gente aprende que deve reduzir as marchas devagar até chegar no neutro.
O que é melhor fazer???
Valeu

vitor-jf
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Idade : 47
Localização : Juiz de Fora - MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  will_santana Dom Ago 09, 2009 7:43 pm

vitor-jf escreveu:Ai galera, aproveitando o topico queria perguntar o que voces fazem para reduzir a velocidade da moto. Quando a gente vai parar no sinal, voces vao reduzindo as marchas, da quinta coloca quarta, ai solta a embreagem, depois da quarta para terceira solta a embreagem, depois da terceira para segunda solta a embreagem e depois coloca no neutro. Ou pode apertar a embreagem e descendo a marcha ate o neutro so reduzindo velocidade com o freio?
Na auto-escola a gente aprende que deve reduzir as marchas devagar até chegar no neutro.
O que é melhor fazer???
Valeu

o q s aprende na auto escola s chama freio motor. e s utiliza por 1 motivo simples: seguranca
s teu freio falhar e vc estiver com a embreagem acionada, vc vai porrar direto no obstaculo da sua frente
parar sem freio motor, soh s nao der tempo MESMO

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  Fulvio Sáb Mar 20, 2010 10:48 pm

Gostaria de responder com refencia a troca de marchas e colocar em ponto morto. A minha kansas é 2008 comprei no lançtº sofri um pouco até aprender conhecer a moto que hoje esta com 9000 km rodados passei uzar oleo motul p/3000 km levei na Iesa motos mandei dar uma regulada na cxa. cambio, lubrifiquei as varetas do cambio e o cabo de embriagem. Tbém informo que uso oleo até em cima da parte grossa da vareta de medição desenroscada, simplesmente o cambio ficou super macio e leve para colocar em ponto morto até qdo estiver guase parando. Outra dica colocar gicle da baixa no carburador nº38 e da alta nº 110 ou 120; uzar gasolina podium, abrir um pouco mais entrada de ar no filtro, colocar filtro da gasolina depois que sai após torneira de preferencia da honda original, regular as vavulas principalmente para ver o que muda o motor e a maciel, trocar o caximbu da vela colocando da honda 150 que algumas motos vieram com defeito de fabrica e trocar sempre a vela 3 a 4000 km, trocar relação colocando pinhão 16 dentes e coroa 39 dentes, simplemente moto fica um foguete chega perto dos 140 km , sempre viajo nos finais de semanas percorrendo 350 a 400 km com velocidade sempre ponteiro colado a 120 p/hora mesmo contra vento a moto tem uma força louca não apanha simplemente é 10 poderia dar outras dicas vivo fazendo testes para aprender.

Fulvio
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 16/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  Airiston rock Dom Mar 28, 2010 11:28 pm

A minha comeco a ficar pesado a mudancas das marchars ai eu bati um esprei lubrificante nas partes moveis do pedal , ai ficou zero bala.
Airiston rock
Airiston rock
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Idade : 37
Localização : belo horizone
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 15/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  jeff Seg Mar 29, 2010 1:28 pm

Olá, Fulvio e Ariston

Boas dicas, todas elas.

Trocando as velas com frequencia seu motor funcionará melhor, só acho o intervalo um pouco pequeno. Pretendo trocar minha vela quando ela completar 10 mil km, no meio tempo uma simples limpeza será suficiente. A menos que a vela esteja danificada, mas acho isso improvável para uma vela de boa qualidade, uso de boa gasolina e motor funcionando corretamente com um bom óleo.

Quanto à lubrificação das articulações do câmbio, isso é ainda mais importante para quem tem Kansas com comando avançado.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  Felipe Rj Ter Out 18, 2011 9:59 pm

O pedal de marcha da minha Kansas 2008/2009 está muito frouxo, é minha primeira moto, alguém sabe dizer se isto é normal?
Tenho um pouco de dificuldade para passar da primeira para a segunda marcha, as vezes entra no neutro, será inexperiência minha ou o desgaste da peça?
Felipe Rj
Felipe Rj
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 56
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  jeff Qua Out 19, 2011 7:01 am

Um pouco frouxo é normal, e passar para o neutro quando quero a segunda é coisa que Jezebel faz só pra tirar uma da minha cara.... comando avançado aumenta as folgas e torna o câmbio impreciso. Se a sua tiver comando avançado, imobilize a emenda da vareta da articulação que isso melhora.

Com o tempo você pega o jeito de passar da primeira para a segunda com um pouco mais de ênfase, mas volta e meia vai esquecer e acontecerá de novo.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Aproveitando

Mensagem  apolocrazy5 Seg Out 24, 2011 10:25 am

Saudações amigos sou novo aqui no forum, mas a mais ou menos 2 meses venho acompanhando, Gostaria de aproveitar e pedir umas dicas sobre as marchas da Kansas, comprei a minha de segunda por uma bagatela, porém a moto estava extremamente destruída, com a 3 e 5 marcha fazendo um barulho horrível, sem paralama, sem freio, sem partida elétrica, sem piscas, e com os 2 pneus parecendo bola de bilhar, após quase r$ 1000,00 de gasto, troquei os 2 pneus, coloquei os piscas, troquei a caixa de marcha completa pela da cg 99, coloquei partida eletrica, coloquei paralama troquei os discos da embreagem, enfim a moto tava perfeita, porém vim observando uma dificuldade para passar da 3ª para a 4ª marcha, a mesma dificuldade que existia antes de trocar a caixa de marcha só que bem menor, sera que a causa do defeito é a embreagem e o efeito do defeito foi a caixa de marcha destruída, quem ja trocou a embreagem da sua pela da cg99 realmente melhora, chega a ficar 100 % igual das honda, e oq mais posso fazer para melhorar a troca de marcha e o barulho do motor as vezes parece uma maquina de lavar.

apolocrazy5
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Idade : 35
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 24/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  xazinho Seg Out 24, 2011 10:28 am

Eu coloquei a da fan ,e ficou bem melhor que antes.
Eu coloquei ja deve ter uns tres meses .
xazinho
xazinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 215
Idade : 44
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  jeff Seg Out 24, 2011 10:32 am

Olá, Apolo

Me diz quanto óleo você colocou e de que marca/tipo, isso pode influir muito.

Experimente lubrificar as articulações do pedal do câmbio, quando secas elas atrapalham a mudança e fazem a gente pensar em um problema mais sério.

Um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  Dan Floripa Seg Out 24, 2011 11:21 am

apolocrazy5 escreveu:Saudações amigos sou novo aqui no forum, mas a mais ou menos 2 meses venho acompanhando, Gostaria de aproveitar e pedir umas dicas sobre as marchas da Kansas, comprei a minha de segunda por uma bagatela, porém a moto estava extremamente destruída, com a 3 e 5 marcha fazendo um barulho horrível, sem paralama, sem freio, sem partida elétrica, sem piscas, e com os 2 pneus parecendo bola de bilhar, após quase r$ 1000,00 de gasto, troquei os 2 pneus, coloquei os piscas, troquei a caixa de marcha completa pela da cg 99, coloquei partida eletrica, coloquei paralama troquei os discos da embreagem, enfim a moto tava perfeita, porém vim observando uma dificuldade para passar da 3ª para a 4ª marcha, a mesma dificuldade que existia antes de trocar a caixa de marcha só que bem menor, sera que a causa do defeito é a embreagem e o efeito do defeito foi a caixa de marcha destruída, quem ja trocou a embreagem da sua pela da cg99 realmente melhora, chega a ficar 100 % igual das honda, e oq mais posso fazer para melhorar a troca de marcha e o barulho do motor as vezes parece uma maquina de lavar.

Pode ser a quantidade de óleo (pouco óleo), regulagem de embreagem (pode estar muito baixa) ou o pedal de câmbio fora de posição (podem ser outros fatores, eixo dos garfos tortos ou garfos tortos.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  apolocrazy5 Qui Nov 03, 2011 6:17 pm

ok realizei a troca da embreagem pela da cg 99 porém a moto continua com o câmbio duro quando esquenta, o meu mecânico já lavou as mãos, disse que é assim mesmo e não a nada que eu posso fazer para melhorar, a não ser trocar todo o motor, uauhaha, até me conformei, mais se souberem de algo que eu possa fazer, agradeceria, lembrando já troquei a embreagem, menos a campana e todo o jogo de cambio pelo da cg 99.

ahhhhhhhhhhh lembrei, a campana estava com umas marcas entre os espaços parecia marca dos discos da embreagem, porém ele raspou com uma lima e sumiram todos.

apolocrazy5
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Idade : 35
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 24/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  apolocrazy5 Qui Nov 03, 2011 6:22 pm

jeff escreveu:Olá, Apolo

Me diz quanto óleo você colocou e de que marca/tipo, isso pode influir muito.

Experimente lubrificar as articulações do pedal do câmbio, quando secas elas atrapalham a mudança e fazem a gente pensar em um problema mais sério.

Um abraço,

jeff

oi jeff, como não sei navegar muito bem demorei pra responder, bom ainda bem que acompanhava o forum a bastante tempo, eu coloco entre 1200 ml a 1350 ml de oleo, yamalube

na ultima troca segui um conselho dele, coloquei 1000ml do yamalube e 250ml do bardhal prolonga, o motor ficou um silencio absoluto, gostoso de se ouvir, porém mesmo depois disso fica duro o cambio quando o motor esquenta. creio que tenha algo a ver com lubrificação, pois só fica assim quando o motor esquenta.

apolocrazy5
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Idade : 35
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 24/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  apolocrazy5 Qui Nov 03, 2011 6:24 pm

Dan Floripa escreveu:
apolocrazy5 escreveu:Saudações amigos sou novo aqui no forum, mas a mais ou menos 2 meses venho acompanhando, Gostaria de aproveitar e pedir umas dicas sobre as marchas da Kansas, comprei a minha de segunda por uma bagatela, porém a moto estava extremamente destruída, com a 3 e 5 marcha fazendo um barulho horrível, sem paralama, sem freio, sem partida elétrica, sem piscas, e com os 2 pneus parecendo bola de bilhar, após quase r$ 1000,00 de gasto, troquei os 2 pneus, coloquei os piscas, troquei a caixa de marcha completa pela da cg 99, coloquei partida eletrica, coloquei paralama troquei os discos da embreagem, enfim a moto tava perfeita, porém vim observando uma dificuldade para passar da 3ª para a 4ª marcha, a mesma dificuldade que existia antes de trocar a caixa de marcha só que bem menor, sera que a causa do defeito é a embreagem e o efeito do defeito foi a caixa de marcha destruída, quem ja trocou a embreagem da sua pela da cg99 realmente melhora, chega a ficar 100 % igual das honda, e oq mais posso fazer para melhorar a troca de marcha e o barulho do motor as vezes parece uma maquina de lavar.

Pode ser a quantidade de óleo (pouco óleo), regulagem de embreagem (pode estar muito baixa) ou o pedal de câmbio fora de posição (podem ser outros fatores, eixo dos garfos tortos ou garfos tortos.

Abraço!

Dan.

olá amigo, a embreagem está bem regulada, o que seria os garfos e o eixo dos garfos, i acabei de lembrar que até o trambulador eu troquei.

apolocrazy5
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Idade : 35
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 24/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  jeff Qui Nov 03, 2011 6:37 pm

Apolo,

já lubrificou as articulações do pedal do câmbio? quando estão secas dificultam bastante mudar as marchas.

a kansas tem uma tendência a superaquecer, o paralama dianteiro bloqueia muito o ar para o motor. Isso piora se a sua embreagem estiver patinando (o atrito gera calor e a embreagem mal regulada dificulta passar as marchas).

Outra possibilidade são os hábitos de pilotagem.

Você costuma mudar de marcha assim que a moto começa a pegar embalo, ou estica bem as marchas antes de fazer a troca? Gosta de rodar com o motor em marchas baixas e o motor pouco acelerado, ou está sempre reduzindo as marchas de acordo com a velocidade e mantendo o motor cheio? Passa por lombada e sai em 3ª ou 4ª, ou sempre reduz para 2ª ou até mesmo 1ª? Anda muito tempo em trânsito pesado?

Tudo isso influi muito.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  Cássio Fernandes Qui Nov 03, 2011 7:27 pm

jeff escreveu:Apolo,

já lubrificou as articulações do pedal do câmbio? quando estão secas dificultam bastante mudar as marchas.

a kansas tem uma tendência a superaquecer, o paralama dianteiro bloqueia muito o ar para o motor. Isso piora se a sua embreagem estiver patinando (o atrito gera calor e a embreagem mal regulada dificulta passar as marchas).

Outra possibilidade são os hábitos de pilotagem.

Você costuma mudar de marcha assim que a moto começa a pegar embalo, ou estica bem as marchas antes de fazer a troca? Gosta de rodar com o motor em marchas baixas e o motor pouco acelerado, ou está sempre reduzindo as marchas de acordo com a velocidade e mantendo o motor cheio? Passa por lombada e sai em 3ª ou 4ª, ou sempre reduz para 2ª ou até mesmo 1ª? Anda muito tempo em trânsito pesado?

Tudo isso influi muito.

Um abraço,

Jeff
Em lombadas eu saio de 3ª, se for de segunda a Carol já da aquele berro e briga comigo, quando pego uma pista plana, engato a 5ª e ando a 60 km/h e não tenho problemas com o cambio Basketball
Estou errando muito? Embarassed Embarassed Embarassed

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  jeff Qui Nov 03, 2011 7:43 pm

Olha, eu sempre saio em 2ª ou 1ª.... o truque para o motor não berrar é já aliviar a embreagem acelerando o motor. Com isso a moto pega embalo, e você força a marcha que é feita para fazer força.

Quando se usa a 3ª, 4ª e 5ª para ganhar velocidade (sem pegar embalo nas marcha imediatamente abaixo), ela faz mais força do que foi projetada para fazer, e o resultado é a necessidade de trocar o câmbio com 15 - 20 mil km... principalmente por desgaste da 3ª.

Nunca uso a 5ª para andar a 60 km/h. Se a velocidade cair tanto assim, já estou em 4ª. Aliás, se estou em baixa velocidade e quero aumentá-la, reduzo para pegar embalo e só mudo de marcha depois dos 80 km/h. Lembrando que meu velocímetro tem erro de uns 20 a 30 km/h em relação à velocidade real.

Motos pedem pilotagem mais nervosa, motores sempre em alto giro (a menos que você esteja numa harley.... aqueles motores foram feitos para trabalhar em baixa rotação e têm muito torque, então não pedem marcha mesmo).

Um abraço,

Jeff
PS: Vou indo embora por hoje que a lan house fecha às 22:00....
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  Edu Clown Qui Nov 03, 2011 8:20 pm

Nas lombadas eu também saia de 3° marcha xD
E quanto as marchas, eu sempre passo pra quinta quando chego aos 55/60 km/h. Até pq se eu deixar pra trocar a marcha só depois dos 60, quase não vou usar a 5° por aqui! hahaha, poucos trechos dentro da cidade são tão grandes pra que eu possa abusar mais da velocidade, e nem sou tão chegado a correr tanto sem necessidade/possibilidade,rsrs.
Será que tô fazendo errado?? '-'
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  jeff Sex Nov 04, 2011 7:37 am

Tá sim, Edu....

Se você não tem lugar para andar em 5ª, então o negócio é andar em 4ª mesmo e deixar a 5ª só para a estrada.

A vantagem de se andar na marcha adequada para a velocidade, é que você sempre tem reserva para acelerar, se precisar. Isso pode te livrar de algumas encrencas.

Aliás, esse é um bom critério: se a moto tem reserva para acelerar, você está na marcha certa. Na hora de subir uma serra, esse critério ajuda muito. É muito errado subir na marcha mais alta possível. Também não se deve perder o embalo. A moto ameaçou perder o embalo, já jogue a marcha mais baixa e abra o acelerador para ela não reduzir a velocidade. O motor vai continuar cheio (e feliz).

No plano, é melhor a moto pular pra frente na hora que você precisa, do que ela fazer uó e você ser colhido num cruzamento. Além disso, ela tende a trabalhar mais fria.

Quando você força a marcha, tem que jogar mais gasolina (acelerar mais) para obter uma resposta do motor. A explosão de mais gasolina gera mais calor, e você está numa velocidade em que o fluxo de ar pelas aletas do motor não consegue dissipar.

Isso acaba levando a moto a aquecer mais do que quando você usa a marcha certa.

Além disso, você poupa a engrenagem da 5ª, que é a mais frágil de todas (os dentes são menores porque ela não é feita para fazer força).

Ter de abrir o motor inteiro apenas porque uma engrenagem se gastou, sai caro e o motor nunca mais volta a ser o mesmo (vedações, ajustes).

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

marcha - Câmbio de Marcha da Kansas Empty Re: Câmbio de Marcha da Kansas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos