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CÂMBIO DA KANSAS

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vazamento de oléo no reTentor do câmbio

Mensagem  Fábio Coelho em Sex Out 17, 2008 3:56 pm

Peguei a minha kansas dia 14 de setembro e no dia 15 percebi que tinha um pequeno fazamento de oléo. Levei a moto a concessionária aqui em Ipatinga-MG. Chegando lá o vazamento era no retentor da marcha. Eles troocaram o retentor e até agora esta tudo blz. Outro problema que percebi na kansas e a dificuldade de ligá-la na partida eletrica, no resto esta tudo blz, tb so rodei 40 km com ela. Espero não ter mais problemas.
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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  will_santana em Sex Out 17, 2008 4:31 pm

a minha (por inexperiencia) jah eh justamente o oposto
pega na eletrica facil-facil... mas no kick...

[]s
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Machas não engrena bem, após o motor quente!

Mensagem  gfdigital em Qui Jan 15, 2009 7:30 pm

Eu estou achando minha SPEED até boazinha, mas tem um problema que tá me deixando encucado, quando ela esqueta, as machas não desfaz como deveria, tá arranhado. Para engatar ela engata muito bem, mas na hora de desfazer arranha, o que pode ser?
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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  jeff em Sex Jan 16, 2009 8:00 am

Óleo baixo. Já verificou o nível?

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A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  Fernando Moreira em Sex Jan 16, 2009 8:44 am

As vezes a marca do óleo tb não ajuda.

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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  jeff em Sex Jan 16, 2009 9:11 am

Ajuda quando a vareta está inteira... né, Fernando?

Mas quem devia responder essa era o Miojo... hehehe

Um abraço,

Jeff

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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  Fernando Moreira em Sex Jan 16, 2009 9:58 am

jeff escreveu:Ajuda quando a vareta está inteira... né, Fernando?

Mas quem devia responder essa era o Miojo... hehehe

Um abraço,

Jeff

E ai Jeff, acho que coloquei ácido em vez de óleo na minha rsrs. Mas pedi pra trocarem, agora tá inteira rs.

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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  SergioSSR em Sex Jan 16, 2009 12:58 pm

Minha Kansas só dá um pulo qdo engato a primeira, e só acontece qdo ligo pela manhã pela primeira vez!
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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  oalexandre em Sex Jan 16, 2009 6:26 pm

SergioSSR escreveu:Minha Kansas só dá um pulo qdo engato a primeira, e só acontece qdo ligo pela manhã pela primeira vez!
Aí amigo a minha também dava isso, é tipo um coice, né? As vezes até apagava, levei na oficina da dafra e o mecanico disse que era a regulagem da embreagem que estava baixa. Depois que ele regulou ficou beleza, só tenho que soltar mais a manete da embreagem um pouco mais para a moto arrancar. Olha lá na oficina que é fácil resolver. Very Happy

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Marchas

Mensagem  gfdigital em Dom Jan 18, 2009 9:56 am

O oleo não ta baixo, agora pode ser de marca ruim, pq foi tracado na consecionária e eu não vir.
Eu andei regulando a embreagem e melhorou um pouco, só que tenho de soltar a embreagem toda para ela sair, mas se diminuir a regulagem ela fica ruim.
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O Câmbio travou nos primeiros 16 Kms

Mensagem  Euricão em Ter Abr 07, 2009 9:42 am

Peguei a minha Kansas 0 KM na Motovia aqui em BH , no mesmo dia o câmbio travou na 3ª marcha não passava nada. Fui a concessionária e na mesma hora rebocaram a moto, me emprestaram outra Kansas para eu rodar e consertaram o problema. O mecânico não entrou muito em detalhes disse que foi uma coisinha boba ( deve ter sido mesmo poi arrumaram de um dia pro outro mesmo com a oficina visívelmente cheia)!
Fiquei muito apreensivo com este problema! Más satisfeito com o atendimento! Tô rodando feliz com 300 Km ainda não tive nenhum outro problema ! Se continuar assim me considero satisfeito com a motoca pela qual me apaixonei!!!
Só para relatar! Wink
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Ponto morto não engrena bem, após o motor quente!

Mensagem  leozincar em Ter Maio 05, 2009 1:44 pm

O ponto morto não tava entrando nem F*** depois que o motor esquentava, na primeira revisão reclamei e os caras regularam, fico perfeito...
Agora ja ta com 2200 e esta a mesma porcaria...
Alguem ja passo por isso???
e so regulagem ou tem que trocar alguma coisa???
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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  jeff em Ter Maio 05, 2009 2:34 pm

Tente ajustar o cabo de embreagem, costuma ajudar.

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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  will_santana em Ter Maio 05, 2009 5:26 pm

eh charme, leo
a minhas tah com 2700 e tb faz isso as vezes
jah vi tanta gente reclamando q acho q eh comum
s bem q a minha nao eh taaaaao critica nesse quesito

[]s

leozincar escreveu:O ponto morto não tava entrando nem F*** depois que o motor esquentava, na primeira revisão reclamei e os caras regularam, fico perfeito...
Agora ja ta com 2200 e esta a mesma porcaria...
Alguem ja passo por isso???
e so regulagem ou tem que trocar alguma coisa???

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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  tiagho em Sab Maio 09, 2009 11:04 am

hj fui em uma moto peça pra trok o oleo da minha kansas, o mecanico (uma criança, acho q ele tinha uns 18 anos) mim perguntou qual oleo eu usava, eu disse q era o Selenia, entaum ele mim chamou e pediu pra mim ficar olhando o oleo sair qndo ele tirou o parafuso pra descer o oleo, pense ai, parecia agua, o oleo vei fino fino e entaum ele disse q esse oleo naum era bom e q podia ocasionar problemas futuros se continuasse usando, entaum perguntei para ele qual oleo eu podia usar sem medo, ele mim respondeu q era o Mobil 20w50, entaum resolvi pegar o Mobil, e eu jah tinha comprado o Castrol... outro detalhe, disse pra ele q meu cambio tava muito duro, o fi duma mae mexeu no ferro onde fik aquelas duas peças de borracha parecido com uma bombinha, e o cambio tah parecendo CG de tao macia, mais detalhe, o cambio tbm ficou mais alto, o mecanico com aparencia e idade de menino, manja mesmo de moto e dar de 10 em qualquer mecanico Dafra!


Será q esses problemas de motor, q fundiu prematuramente, naum deve ser por causa do oleo de baixa qualidade q eles usam ???


outro detalhe q eu tenho para acrescentar eh o barulho do motor q fazia uns zings zings.

Depois da trok de oleo (Selenia por Mobil) a moto naum tah mais fazendo esse barulho, sera q o oleo selenia naum tava lubrificando bem o motor?
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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  Garoto Enxaqueca em Sab Maio 09, 2009 12:01 pm

Não acho que o Selènia seja ruim... Inclusive é o recomendado pela FIAT... Enfim, o Castrol parece ser mesmo melhor.
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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  tiagho em Sab Maio 09, 2009 4:13 pm

sei naum, o Selenia eh muito fino parece agua..... prefiro o Mobil!
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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  will_santana em Sab Maio 09, 2009 4:33 pm

oleo grosso ou fino nao quer dizer nada
o correto eh o uso do oleo com a viscosidade recomendada pelo fabricante do motor
e no caso o manual da dafra recomenda oleos 20w50. exatamente a viscosidade do mobil e tb do selenia q eles usam
todo oleo perde suas caracteristicas com o passar to tempo e tipo de uso. por isso tem q ser trocado
entao o problema nao era a qualidade, mas talvez a idade e quem sabe a quantidade do seu oleo

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Resolvido o problema da troca de marchas

Mensagem  jeff em Qua Nov 25, 2009 5:07 pm

Bom, a essa altura todo mundo já está sabendo que finalmente estou com uma Dafra, e não foi a Speed que achei que seria, mas a Kansas dos nossos amigos Lobo & Loba.

Combinamos a entrega da moto em Volta Redonda, então de cara enfrentei uma viagem de uns 350 km com a menina, o que permitiu tirar algumas conclusões. Para quem quiser conhecer a história em detalhes, ela está no tópico O Novo Avatar. Aqui vou falar apenas do problema de lubrificação crônico dessas motos, do qual eu suspeitava e agora tenho certeza.

Vamos ao resumo dos fatos:

Apesar de ter saído de lá com o óleo rigorosamente na marca de nível máximo, senti uma dificuldade anormal para engatar as marchas e encontrar o neutro em uma moto nova (3600 km), problemas já discutidos aqui no fórum. O que era administrável em Volta Redonda ficou muito ruim quase chegando em São Paulo, onde pude constatar que o nível de óleo estava na metade da vareta, talvez um pouco mais se eu tivesse deixado a moto em repouso por mais algum tempo antes de medir.

Depois de colocar um pouco de óleo acima do recomendado, o problema de engate de marchas e localização do neutro foi diminuindo progressivamente, e o ruído do comando da moto melhorou significativamente. Ao chegar em minha Santo André livre terra querida, já tinha feito as pazes com o câmbio.

O que me deixou mais irado foi constatar que o motivo desse problema, que anda causando até troca em garantia do rolamento do virabrequim nas Kansas (sintoma clássico de lubrificação deficiente) era evidente o tempo todo, e só faltou raciocínio de minha parte para poder ter alertado a todos há muito tempo atrás.

Peço desculpas porque não dediquei mais tempo a pensar sobre isso, mas este foi um ano verdadeiramente conturbado. É pena, mas espero que ainda dê tempo de reverter o problema para muita gente.

O problema:

Em motos novas, dificuldade no engate de marchas é sintoma de embreagem mal regulada e/ou nível de óleo baixo. A recomendação do fabricante Dafra/Zongshen que aparece na página 16 do manual do proprietário (agora eu tenho! agora eu tenho!) é para a colocação de 1 litro de óleo após drenagem e 1,2 litro após desmontagem (ou seja, com o motor seco depois de ter sido aberto em bancada).

Essa quantidade de óleo é idêntica para as Speed e Kansas, o que parece fazer sentido, já que a carcaça (a parte de baixo) de ambos os motores é idêntica, exceto pelas tampas laterais (mas tampa é só detalhe estético). Cilindro e cabeçote são verdadeiramente diferentes, volto a falar sobre isso já.

Assim, com ambos os motores vazios sobre a bancada, adicionando a mesma quantidade de óleo, o nível atingirá a mesma altura em ambas as carcaças, nível suficiente para lubrificar a parte inferior dos rolamentos e os contrapesos do virabrequim, que vão causar um belo de um chuá no interior da carcaça. Isso é critério de projeto para uma boa lubrificação.

Só que essa situação só existe enquanto os dois motores são analisados em condição estática, parados. E aí é que surge o problema:

Quando o motor entra em funcionamento, a bomba joga óleo para o alto do cabeçote. E ele desce por gravidade, retornando para a carcaça, de onde é bombeado novamente em ciclo contínuo. Como o cilindro da Kansas é maior, mais alto, uma quantidade um pouco maior de óleo gasta um pouco mais de tempo para chegar ao topo e também para retornar ao “cárter”.

Na prática, pegando um motor de Speed e um de Kansas exatamente com a mesma quantidade de óleo, o da Kansas vai sair em desvantagem, porque vai trabalhar com um nível mais baixo por causa da demora do óleo para completar o trajeto. Em teoria e na bancada, isso passa despercebido. Na prática, não.

Por isso que ocorrem problemas críticos na Kansas e sérios nas Speed: esses motores têm que trabalhar com um nível de óleo mais alto. O da Kansas, ainda mais alto que o da Speed. Como na indicação de nível máximo recomendada pelo fabricante eles já estão com o mínimo de óleo ideal para trabalhar, eles passam a rodar no sacrifício quando o nível chega no meio da vareta.

Com o óleo adicional que coloquei e que normalizou a situação, não aparece nenhuma bolha de ar no visor do nível de óleo da Jezebel. Ela veio assim de Itaquaquecetuba até Santo André nessas novas condições, o que dá uns 50 km, e o câmbio ficou muito bom.

Creio que esse é um bom parâmetro para manter nossas Speeds e Kansas em perfeitas condições (não posso falar nada em relação às Super100 e Laser): deixou a moto a noite toda no cavalete central e apareceu bolha de ar no visor de nível de óleo, precisa completar.

Culpa e responsabilidade:

Por isso, Fuzzy apressadinho, que eu disse que não deve ser nem culpa da Dafra, mas sim dos engenheiros chineses que não fizeram seu dever de casa, não pensaram em todas as possibilidades, não testaram devidamente o produto. Alguém determinou que essa quantidade de óleo era suficiente com base em um critério estático, e passou a informação para a frente. Essa é uma informação passada pelo projetista/fabricante do motor, não por quem monta/vende o produto.

Agora, falar de culpa não é falar de responsabilidade. Quanto a quem vai assumir o prejuízo, entendo que a coisa funcione assim:

Os clientes cobram a Dafra e a empresa Dafra se entende com seu fornecedor Zongshen. Cada um que corra atrás de seus direitos como consumidores. E quem pisou na bola que assuma o problema.

Da minha parte, estou cumprindo meu dever como cidadão, alertando a todos para evitar que alguém se envolva em uma situação potencialmente perigosa, como encarar um travamento de motor no meio de uma rodovia por causa de uma bobagem dessas. Literalmente, uma bobagem, 5 a 10 reais a mais de óleo.

Era o que eu tinha a dizer sobre a lubrificação do motor. No próximo post, a suspensão.

Um abraço,

Jeff

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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  Fuzzy Logic em Qua Nov 25, 2009 6:09 pm

jeff escreveu:Culpa e responsabilidade:

Por isso, Fuzzy apressadinho, que eu disse que não deve ser nem culpa da Dafra, mas sim dos engenheiros chineses que não fizeram seu dever de casa, não pensaram em todas as possibilidades, não testaram devidamente o produto. Alguém determinou que essa quantidade de óleo era suficiente com base em um critério estático, e passou a informação para a frente. Essa é uma informação passada pelo projetista/fabricante do motor, não por quem monta/vende o produto.

Agora, falar de culpa não é falar de responsabilidade. Quanto a quem vai assumir o prejuízo, entendo que a coisa funcione assim:

Os clientes cobram a Dafra e a empresa Dafra se entende com seu fornecedor Zongshen. Cada um que corra atrás de seus direitos como consumidores. E quem pisou na bola que assuma o problema.

Da minha parte, estou cumprindo meu dever como cidadão, alertando a todos para evitar que alguém se envolva em uma situação potencialmente perigosa, como encarar um travamento de motor no meio de uma rodovia por causa de uma bobagem dessas. Literalmente, uma bobagem, 5 a 10 reais a mais de óleo.

Era o que eu tinha a dizer sobre a lubrificação do motor. No próximo post, a suspensão.

Um abraço,

Jeff
O motor da minha Green Sport é idêntico ao motor da Dafra Speed, mesmo fabricante, mesmo modelo, mesmo tudo... Meu manual diz que a capacidade do cárter de óleo é de 1400ml, como pode o manual da Dafra Speed dizer 1200ml se ambos os motores vem do mesmo fabricante?

Será que eles (A Dafra) só olharam a moto, viram as papeladas deles e pronto, podemos vender no Brasil?... E veja, o motor da Speed é Lifan (modelo 162FMJ-N website: http://www.lifan.com/en/product_list.asp?parentid=8608&id=887) e da Kansas é Zongshen, seria muito dificil ambos os fornecedores errarem ou muita coincidência ambos os motores, diferentes, terem mesma litragem... Quem errou foi a Dafra, anota o que estou dizendo!

E eu fui e voltei de Volta Redonda e meu nível de óleo não baixou nada não, se baixou foi algo muito imperceptível!... Meu visor lateral tava todo preenchido, na moral... Tá, agora não sei como está pois após o tombo (acidente) não vi ainda se vazou óleo ou não.

Jeff, cata no seu manual e no seu motor, veja se acha alguma etiqueta colada informando o modelo do motor, com ano de fabricação e tudo mais... No meu veio uma etiqueta com o modelo descrito, veja abaixo:



Abraços!
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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  jeff em Qua Nov 25, 2009 6:36 pm

1400 ml é exatamente o que eu calculo.

Agora resta saber quem pisou na bola, e se houve motivação para isso. Pode ser mera burrada de alguém, mas também podem ser outros interesses, não há como emitir opinião sem ter dados.

Tenho as etiquetas que vieram com o motor, mas não encontrei nenhum código que remeta a algo parecido com 162FMJ-N.

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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  Fuzzy Logic em Qua Nov 25, 2009 6:45 pm

jeff escreveu:1400 ml é exatamente o que eu calculo.

Agora resta saber quem pisou na bola, e se houve motivação para isso. Pode ser mera burrada de alguém, mas também podem ser outros interesses, não há como emitir opinião sem ter dados.

Tenho as etiquetas que vieram com o motor, mas não encontrei nenhum código que remeta a algo parecido com 162FMJ-N.
Nunca vai achar nada que remeta ao código 162FMJ-N pois isso é o código do meu motor que é Lifan... Seu motor é Zongshen, e o que perguntei é se você tem como idetificar nas etiquetas do seu motor o modelo do mesmo na Zongshen.
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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  Fuzzy Logic em Qua Nov 25, 2009 6:48 pm

jeff escreveu:1400 ml é exatamente o que eu calculo.

Agora resta saber quem pisou na bola, e se houve motivação para isso. Pode ser mera burrada de alguém, mas também podem ser outros interesses, não há como emitir opinião sem ter dados.
Poderia até dizer que foi erro do tradutor que traduziu o manual, da mesma forma a responsável seria a marca Dafra (A Vacilona), só que ele erraria duas vezes?

Pois o erro no nível de óleo está para ambos os motores, não é o caso de que pegaram a informação de um motor e por equívoco colocaram no outro, ocorre é que eram mesmo as informações referentes a ambos os motores!


Última edição por Fuzzy Logic em Qua Nov 25, 2009 7:07 pm, editado 1 vez(es)
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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  jeff em Qua Nov 25, 2009 7:02 pm

Conferi os motores no site da Zongshen, há códigos parecidos com esse 162, mas não corresponde exatamente ao motor da Kansas. Talvez não esteja mais em produção na China (pelo menos, não pela Zongshen).

Quase toda a linha de produção atual deles usa radiadores de óleo.... aí está algo que dá o que pensar.

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A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
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Re: CÂMBIO DA KANSAS

Mensagem  will_santana em Qua Nov 25, 2009 7:35 pm

jeff escreveu:Conferi os motores no site da Zongshen, há códigos parecidos com esse 162, mas não corresponde exatamente ao motor da Kansas. Talvez não esteja mais em produção na China (pelo menos, não pela Zongshen).

Quase toda a linha de produção atual deles usa radiadores de óleo.... aí está algo que dá o que pensar.

dah msm. ainda mais sabendo dos incontaveis relatos de gente com o cambio "tijoludo" depois d andar algum tempo
mas tb nao seria uma modificacao muuuuuuito complicada d s fz...

jah cheguei a pensar em radiador a agua na kansas tb... a questao seria a bomba... nao dah pra confiar em bomba eletrica...

[]s

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Re: CÂMBIO DA KANSAS

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