FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Moto Morre na Chuva ou Pista Molhada [Solução Detalhada]

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Moto Morre na Chuva ou Pista Molhada [Solução Detalhada]

Mensagem  elanlopes em Ter Maio 04, 2010 1:55 pm

Olá a todos!

Sou proprietário de uma Kansas 150cc e assim como alguns membros aqui do fórum, andei sofrendo com o problema que se apresenta quando começa a chover ou a pista está molhada.

Pesquisando aqui mesmo no fórum encontrei esses dois artigos que me foram bastante úteis:

Portanto resolvi criar um posto novo detalhando com fotos o processo.

O QUE ACONTECE?

Na verdade muitas coisas podem ocasionar o problema do engasgo da moto durante a chuva.
Porém muitos usuários de Dafra tem constatado que na maioria dos casos o problema é gerado devido ao entupimento do suspiro do pino lateral do carburador. Como este suspiro se encontra entupido, o ar que deveria entrar no carburador entra pela mangueira de sangria do mesmo e como a ponta desta fica próxima do chão, acaba que o carburador aspira a água causando o engasgo do motor e consequentemente o estanque.

COMO DESCOBRIR SE ESTE É O MEU PROBLEMA?

Realize um teste da seguinte forma:

1. Localize a mangueira de sangria do carburador logo abaixo deste:

2. Tape com o dedo a entrada da mangueira e dê partida no motor:

3. Acelere a moto.

Se o motor engasgar e estancar, é muito provável que o respiro do pino do carburador esteja obstruído.

COMO RESOLVER O PROBLEMA?

1. Localize o pino do carburador.

A seta vermelha na foto indica o pino.
  2. Para facilitar a retirada do pino, desparafuse o suporte do cabo do afogador.

3. Com um alicate de bico ou comum, retire o pino puxando-o.

Atenção: o pino é encaixado e pode ser tirado com ajuda de leves torções. Tenha cuidado para não danificá-lo.
  4. Utilize querozene e uma escova de dentes velha para limpar o pino. Se necessário, use um palito de dentes para desobstruir o orifício de suspiro.

5. Coloque o pino de volta no carburador aplicando pressão para este se encaixar novamente na abertura.

É aconselhável que o orifício de suspiro fique voltado para baixo.
  6. Não esqueça de fixar novamente o suporte do cabo do afogador aparafusando-o de volta ao carburador.

Após isso realize o teste de tampar a entrada da mangueira novamente e veja se o motor continua estancando.
Se continuar, pode ser que seu problema não seja somente o suspiro do pino lateral do carburador entupido.

Espero ter ajudado.

Última edição por elanlopes em Qui Maio 06, 2010 3:28 pm, editado 3 vez(es)
elanlopes
Novato
Novato

Número de Mensagens : 12
Moto : Kansas 150cc

http://impetosubito.elanlopes.com.br

Re: Moto Morre na Chuva ou Pista Molhada [Solução Detalhada]

Mensagem  oalexandre em Ter Maio 04, 2010 5:51 pm

Parabéns pelo post!! Muito bem explicado, ajuda muito para quem não tem tanta experiencia com motos (assim como eu). Sabadão vou fazer o processo de limpeza desse suspiro.

Seu "passeio" de ônibus é um oferecimento DAFRA MOTOS.
oalexandre
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 881

http://www.reclameaqui.com.br/

Mensagem  Wolder em Ter Maio 04, 2010 6:03 pm

Ter ajudado????

Tas de brincadeira né? kkkk cara tu deu uma aula ^^

Valeu mesmo viu?

Abraços! Razz

Wolder
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 54
Moto : Speed 150cc

Mensagem  sergio moc em Ter Maio 04, 2010 7:30 pm

Parabéns Elan, vc conseguiu sintetizar muito bem o processo, e o mais legal vc postou com ilustrações - tudo muito didático. Só uma observaçao. Onde vc escreveu amortecedor, na verdade é afogador. No mais parabéns pela iniciativa, este problema é mais comum do que pensamos.

abs
sergio moc
Forista
Forista

Número de Mensagens : 189
Moto : Outra marca ou ainda não tenho

Mensagem  elanlopes em Qua Maio 05, 2010 8:23 am

oalexandre escreveu:Parabéns pelo post!! Muito bem explicado, ajuda muito para quem não tem tanta experiencia com motos (assim como eu). Sabadão vou fazer o processo de limpeza desse suspiro.

Valeu Alexandre, boa sorte com a limpeza.

Wolder escreveu:Ter ajudado????

Tas de brincadeira né? kkkk cara tu deu uma aula ^^

Valeu mesmo viu?

Abraços! Razz

Por nada Wolder. Só estou procurando ajudar a muitos companheiros "Dafreiros/Kanseiros" que assim como eu sofrem com probleminhas em suas motos e encontram muitas soluções aqui no fórum.

sergio moc escreveu:Parabéns Elan, vc conseguiu sintetizar muito bem o processo, e o mais legal vc postou com ilustrações - tudo muito didático. Só uma observaçao. Onde vc escreveu amortecedor, na verdade é afogador. No mais parabéns pela iniciativa, este problema é mais comum do que pensamos.

abs

Grato pelo alerta do erro no texto, Sergio. Já fiz a correção.
elanlopes
Novato
Novato

Mensagem  tecnicomauricio em Qua Maio 05, 2010 8:40 am

Parabéns pelo post!

É de gente asimm que esse forum precisa! sugiro aos moderadores colocar também este post para a seçã: tutoriais!

abraços
tecnicomauricio
Forista
Forista

Número de Mensagens : 355

Mensagem  jorge bortolato em Qui Jan 20, 2011 5:47 pm

Agora Sim.....bem explicadinho...esse problema já me deixou na mão 3 x.

A partir de HJ, não mais

VAleu

jorge bortolato
Novato
Novato

Número de Mensagens : 5

Mensagem  Giliardi Cardozo em Qui Jan 20, 2011 9:07 pm

cara quero relatar que a minha speed acontecia isso.demorei anos para perceber isso.dai resolvi dar uma olhada no cabo da vela e percebi que passava agua no bico e molhava a vela. troquei e ficou beleza. tambem tem outro problema. sabe o botão de desligar aquele vermelho. tambem entra agua e oxida o fio não passando corrente para ignição. ali eu cortei o fio e fiz ligação direta na chave igual a da titan. bem melhor e tambem só atrapalhava aquilo aquele botão vermelho.
Giliardi Cardozo
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 85

Mensagem  elanlopes em Sex Jan 21, 2011 7:49 am

tecnicomauricio escreveu:Parabéns pelo post!

É de gente asimm que esse forum precisa! sugiro aos moderadores colocar também este post para a seçã: tutoriais!

abraços

Grato Mauricio, é sempre bom ajudar.

jorge bortolato escreveu:Agora Sim.....bem explicadinho...esse problema já me deixou na mão 3 x.

A partir de HJ, não mais

VAleu

Que bom camarada Jorge, a mim nunca mais aflingiu também. rsrs Very Happy

Giliardi Cardozo escreveu:cara quero relatar que a minha speed acontecia isso.demorei anos para perceber isso.dai resolvi dar uma olhada no cabo da vela e percebi que passava agua no bico e molhava a vela. troquei e ficou beleza. tambem tem outro problema. sabe o botão de desligar aquele vermelho. tambem entra agua e oxida o fio não passando corrente para ignição. ali eu cortei o fio e fiz ligação direta na chave igual a da titan. bem melhor e tambem só atrapalhava aquilo aquele botão vermelho.

Como relatei no início do post, muitas coisas podem ocasionar o problema do engasgo do motor. Esse é apenas um desses problemas. Que bom que encontrastes os outros, poderia colocar um post sobre eles aqui também camarada Giliardi, o que achas?

Pessoal,

outra dica que dou e que tem funcionado comigo é nos dias de chuva levantar a ponta da mangueira de sangria escondendo-a por trás da tampa do filtro de ar. Assim a boca da mesma fica protegida e não fica aspirando água. Lógico que procuro sempre manter o pino de suspiro limpo, mas essas duas ações em conjunto tem feito a Silvia enfrentar chuvas fortes numa valentia danada.

Vale resaltar que a dica de esconder a boca da mangueira de sangria só é válida se tudo estiver bem regulado e a moto não estiver sangrando combustível, caso contrário se você fizer isso correrá o risco de prejudicar o filtro de ar, ok?

Boa sorte a todos.
elanlopes
Novato
Novato

Mensagem  Péricles em Ter Fev 01, 2011 11:14 am

NOTA 10! Resolveu o meu problema, quero dizer, o da minha moto! PARABÉNS! cheers
Péricles
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 632

Mensagem  elanlopes em Ter Fev 01, 2011 12:17 pm

Péricles escreveu:NOTA 10! Resolveu o meu problema, quero dizer, o da minha moto! PARABÉNS! cheers

Que bom camarada Péricles, não deixe de compartilhar com todos daqui do forum quaisquer outras soluções que encontrares.
elanlopes
Novato
Novato

Suspiro carburador

Mensagem  jorge herranz em Qua Mar 02, 2011 3:34 pm

Amigo, estou com o seguinte problema: por esse tal pino do suspiro do carburador está vazando muito combustível. Vaza tanto que a moto não pega e eu tenho que fechar o registro. Qual será o problema? Como posso resolve-lo? Valeu!

jorge herranz
Novato
Novato

Número de Mensagens : 2

Mensagem  jeff em Qua Mar 02, 2011 6:20 pm

Olá, Jorge

A entrada de gasolina no carburador é controlada por uma bóia e uma válvula. Alguma sujeira passou do tanque e travou essa bóia, experimente dar uma pancadas no carburador para ver se ela desencanta. Se não, vai ter que desmontar o carburador e limpar.

Para que isso não aconteça novamente, instale um filtrinho na mangueira que vai do tanque para o carburador.

Um abraço,

Jeff

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955

Mensagem  will_santana em Qua Mar 02, 2011 9:14 pm

apenas pra completar a dica do jeff (corretíssima como sempre), andar de tanque sempre cheio e gasolina aditivada tb ajuda

tanque cheio pra evitar a corrosão do tanque por esse nosso gasohol dos infernos
aditivada pra limpar a porcalhada e os solventes que metem nas gasolinas batizadas que, por vezes, agarram no carburador todo e geram problemas

mais 1 dica é, se for deixar a moto parada muito tempo, fechar o registro e ligar ela até morrer por pane seca, secando a cuba do carburador e evitando oxidações internas e problemas por causa da deterioração natural da gasolina

[]s

will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060

Mensagem  renegado em Qua Mar 02, 2011 9:26 pm

bom a dica do tanque cheio funciona muito bem e a da gasosa aditivada casa como luva! abri o carburador da minha neguinha pela primeira vez depois da revisão dos mil!(nem tenho certeza se foi realmente aberto nos mil) em 10k! e a grande surpresa! estava limpinho! num tinha uma mancha de gasolina! pq sempre uso a aditivada! e sempre deixo o tanque cheio!

renegado
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 562

http://www.webradiomotorrock.com

Mensagem  Familia em Qua Mar 02, 2011 10:38 pm

Parabens pela contribuição.
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Moto : Super 50cc

speed falha na chuva

Mensagem  JOERLAN em Dom Abr 17, 2011 3:18 pm

[quote="elanlopes"]Olá a todos!

Sou proprietário de uma speed 150cc e assim como alguns membros aqui do fórum, andei sofrendo + ou - durante um ano. A moto falhava a ponto de morrer, no meio da chuva.
Realizei testes, troquei vela, cabo de vela, ingnição, cdi, relé etc, etc, etc e quando a moto sai na chuva, mais uma vez ela morria, que vergonha.
Pesquisando, procurando o defeito junto com um bom mecanico, encontramos esse problema.
A peça que causa esse problema é a "Chave de Ignição " essa peça é que liga e desliga o motor e a mesma tem uma chapa retangular de cor amarela na parte da frente, quando encontato com áqua, a mesma entra no interior da peça, causando o falhamento da moto aponto de apagar o funcionamento.
Caso não tenha denheiro para comprar uma nova peça que custa 65,00 no site MOTOMOURA é a mais barata, compre caixa de massa de CALAFETAR (vende-se em auto peças de carroS) ja vem pronta para uso e empede que a água entreno interior da peça.
Graças a Deus, nunca mais ela parou em chuva, forte ou fraca, qualquer tipo de chuva mesmo.
Estou feliz agora.
Boa sorte com a sua SPEED.
JOERLAN
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4

Mensagem  elanlopes em Seg Abr 18, 2011 9:26 am

[quote="JOERLAN"]
elanlopes escreveu:Olá a todos!

Sou proprietário de uma speed 150cc e assim como alguns membros aqui do fórum, andei sofrendo mais ou menos durante um ano. A moto falhava a ponto de morrer, no meio da chuva. Realizei testes, troquei vela, cabo de vela, ingnição, cdi, relé, etc, e quando a moto saia na chuva, mais uma vez ela morria, que vergonha.

Pesquisando, procurando o defeito junto com um bom mecânico, encontramos o problema.
A peça que causa o problema é a "Chave de Ignição". Essa peça é que liga e desliga o motor e a mesma tem uma chapa retangular de cor amarela na parte da frente. Quando em contato com a água, a mesma entra no interior da peça, causando a falha da moto a ponto de cortar o funcionamento do motor.
Caso não tenha dinheiro para comprar uma nova peça que custa R$ 65,00, no site MOTOMOURA é a mais barata, compre caixa de massa de CALAFETAR (vende-se em auto peças p/ carros) ja vem pronta para uso e impede que a água entre no interior da peça.
Graças a Deus, nunca mais ela parou em chuva, forte ou fraca, qualquer tipo de chuva mesmo.
Estou feliz agora.
Boa sorte com a sua SPEED.

Camarada Joerlan,

poste essa sua dica no tópico correto. Acho que você não notou, mas esse tópico é destinado aos proprietários da Kansas. Será mais interessante se você postar no tópico dos proprietários de Speed para que esses possam ter acesso a ela com mais facilidade. Infelizmente como não sou moderador do fórum, não posso mover ou copiar sua mensagem para o tópico específico.

Tudo bem que a dica pode ser válida para os proprietários de Kansas também, mas só será se realmente alguém aqui confirmar se a Chave de Ignição que a Kansas usa é a mesma da Speed.

Mesmo assim, grato pela sua preocupação em ajudar e boa sorte com a sua Speed também.
elanlopes
Novato
Novato

kansas falhando com chuva, ou até lavando

Mensagem  mack em Seg Jun 13, 2011 12:56 pm

Olá galera, ontem estava lavando a minha deusa guerreira e logo depois fui ligar ela ñ pegou, tentei até na pedícula e nada. Daí então dei uma boa olhada na ligação entre o cachimbo e a fiação e encontrei o seguinte problema: a ponta do fio estava oxidada, a capa de borracha estava ressecada e cheia de água. Acho q isso tambem fazia a moto parar em situações de chuva ,pq como a capa de borracha estava ressecada passava água e com isso cortava a ligação e a moto morria. O meu problema eu resolvi assim: primeiro eu sequei as partes molhadas, depois cortei mais a ponta do fio ( retirando a parte oxidada), daí então enrosquei o cachimbo de volta até ficar firme, depois isolei com fita (apertando bem pra ñ passar água), recoloquei a capa de borracha e mais uma vez passei a fita pra isolar e pronto reconectei o cachimbo na vela e a moto voltou a funcionar perfeitamente. Espero ter ajudado, com esta pequena experiência a qualquer amigo do forum.

valeu...................um abraço MACK........!
mack
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 70

Mensagem  Puma em Qui Jun 30, 2011 10:40 am

Salvou meu dia!!!!
Eu ja estava triste com minha moto...
Moro em Salvador... aqui quando chove é terrível.
E minha moto so para em dias de chuva Sad
vou tentar agora por que não aguento mais vim para o trabalho aos tracos e barracos.
Muito obrigado....
Puma
Novato
Novato

Número de Mensagens : 18

PROBLEMA RESOLVIDO

Mensagem  andersonviprj em Ter Out 18, 2011 5:06 pm

Galera sofri, até ler essa solução no forum, foi só limpar o pino de ar que resolveu. muito obrigado mesmo, sofri muito até aqui. ou seja a 2 minutos atras. rsrsrrs nem os mecânicos descobriram esse problema.

andersonviprj
Novato
Novato

Número de Mensagens : 1

minha moto da pau na chuva !

Mensagem  lauro_fran em Sab Fev 11, 2012 7:51 pm

Mano passe um perrengue animal hj com muita chuva ! em sp !

e nao é a primeira vez q ela ta pau na chuva ! antes era mais suave mas esses dias ficou mais frequente !

se alguém puder me esclarecer eu agradeço.

seguinte !a fran (kansas) estava morrendo um tempo atras em chuva forte ! como ela tava com um problema com a bombinha de gasolina ! eu lavei o tanque ! troquei a bombinha o fiotrozinho e td, ai testei molhando ela com a mangueira de casa msm.... e continuava msm assim ! pensei é carburador vo da um talento limpei ! testei novamente e sai feliz da vida pq nao deu mais problema por pelomenos 2 semanas! mas voltou !

os sintomas são muito estranhos ! pq .. quando ela molha ! na subida ela funciona ! e na reta e decida ela morre !! ate ai eu vou puxando o afogador e na banguela nas decidas, .. não sei pq .. mas eu encima da moto ! quando ela corta td pra morrer ! msm acelerando no máximo !... eu chacoalho ela andando msm ... dai parece q entra gasolina e ela pega por mais uns estantes,ei vou indo assim ate chegar em casa !! fora q o giro do motor esguelando !! da até dó ... mas non aguento mais isso !!

pode ser esse respiro do carburador !
e tmb eu vi q postaram sobre a ignição ! q por acaso eu dei uma olhada agora e vi q ela ta com um joguinho na chave ! e eu jah peguei ela falhando !
e tmb nao tiro a possibilidade da vela !

alguém já passou algo parecido ? vou testa-la amanha molhando primeiro a parte do carburador dps as velas e por ultimo a ignição !

vou para peruibe (praia) no carnaval e espero resolver o quanto antes ..

lauro_fran
Novato
Novato

Número de Mensagens : 15

Mensagem  Edu Clown em Dom Fev 12, 2012 7:56 am

Não tenho certeza, mas vi em algum canto aqui no fórum, algo relacionado a cortar um pouco da mangueira do respiro ( corrijam se eu estiver falando besteira). Parece que alguns casos ela "chupa" a água...
Mas é bom esperar alguém com mais experiência tirar essa dúvida Wink

Abraço.

Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007

Mensagem  lauro_fran em Dom Fev 12, 2012 9:36 am

Aeee galera vlw pelas dicas ! eu molhei soh o carburador primeiro ! e já deu defeito !

DAi fui direto nessa peça ! percebi q estava meio entupida !! limpei direitinho !! SOQUEI AGUAA !! tipo muita AGUA !!

a bicha não deu mais problema !! agora tenho q esperar um chuva e msm e ver mas acredito q não de mais ! e agora qlq coisa c eu ficar na mão

já sei por onde correr !!

agradeço a galera ai !!
já consegui varias coisas poraki !

Abraço
lauro_fran
Novato
Novato

Número de Mensagens : 15

Mensagem  jeff em Dom Fev 12, 2012 6:54 pm

esse é o tipo de postagem que deixa todo mundo feliz!

um abraço,

jeff

A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: