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Vi uma Zig... parada

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will_santana
jeff
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Vi uma Zig... parada Empty Vi uma Zig... parada

Mensagem  jeff Ter maio 18, 2010 9:55 pm

Bom, não achei fórum das Zig, então vai para o boteco e depois o Nego diz onde eu devo colocar (epa!).

Hoje vi uma garota com uma Zig parada no posto de gasolina onde calibro os pneus.

Parada mesmo, com a lateral aberta e o pessoal fuçando para tentar fazer funcionar. Triste.

Nunca vi esse tipo de defeito: a bateria estava totalmente descarregada, não tinha força nem para acender a luzinha verde. E o incrível é que ela estava na avenida do Estado, uma via expressa. Como a bateria pode ter se descarregado em uma via expressa?

A teoria do pessoal do posto é que o alternador não estava funcionando. Alguém arranjou uma bateria, ligou em paralelo e a moto pegou. O cara também trouxe um multímetro e aproveitamos para conferir se o alternador estava funcionando.

Pois é, chegava a enviar até 15 volts para a bateria.

Alguém pode me explicar como é que a bateria se descarregou completamente nessa situação?

Sinceramente, eu não entendo. Ou ela, ou o seu Creso, alguém precisa tomar banho de arruda...

Um abraço,

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Mensagem  will_santana Qua maio 19, 2010 12:29 am

terminais de bateria soltos ou os elementos da bateria foram pro saco (defeito d fabricacao)

sao as causas mais provaveis

[]s
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Mensagem  jeff Qua maio 19, 2010 10:54 am

Will,

O aperto dos terminais da bateria foi a primeira coisa verificada.

O que poderia ter fritado as células? 15 volts estava alto demais?

Um abraço,

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Mensagem  will_santana Qua maio 19, 2010 12:16 pm

ou 1 defeito na fabricacao ou essa voltagem alta
normalmente s tem algo entre 13,5 e 14 (no maximo) para carregar 1 bateria de 12v
a diferenca pode nao parecer grande, mas passa algumas horas na moto com ela...

o q nos leva a pensar no regulador d voltagem como possivel vilao Wink

[]s
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Mensagem  jeff Qua maio 19, 2010 1:35 pm

Valeu, Will

Pior que isso pode ser endêmico.... tomara que não.

Um abraço,

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Mensagem  tecnicomauricio Qua maio 19, 2010 3:23 pm

na minha speed, como todos que acompanham aqui já sabem.. o regulador de voltagem foi pras cucuias... o melhor eletricista(indicado por todas as lojas de moto-peças em piracicaba) colocou o regulador da strada 200 da Onda... até agora tá tudo ok!!
pelo jeito não dimensionaram corretamente os reguladores da speed, pois parece que vários usuários não só de speeds, mas de dafras em geral estão apresentando o mesmo problema...
AVISO: todos os colegas que possuem dafras... é bom ficar experto e tomar cuidado com viagens de média/linga distância... recomendo que consultem um eletricista para que ele verifique o sistema de carga(estator/regulador/bateria) e prepare uns trocados para pelo menos colocar um regulador/retificador de alguma Onda/iamarra jocolor que seja mais confiável
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Mensagem  Convidado Qua maio 19, 2010 4:37 pm

Primeiramente, o que carrega a bateria, é a intensidade da corrente (Amperagem), e não a diferença de potencial (voltagem). Derrepente, a voltagem está dentro dos padrões, mas a corrente gerada não está sendo suficiente para carregar a bateria. É recomendado que a intensidade nominal da corrente de carga, em ampères (A), seja entre 5 e 25% da capacidade nominal da bateria em ampères-horas (Ah).
Mas para conseguir carregar uma bateria até 100%, a tensão de carga real máxima - diferente da tensão nominal - deve no final da carga atingir 14,4 V (ou mais, dependo do tipo da bateria). É a tensão máxima que pode agüentar uma bateria : acima desse valor aparece o fenômeno de eletrolise que separa o hidrogênio e o oxigênio da água. A bateria "borbulha" ou "ferve", perde água, não armazena mais energia e acaba danificada. Todavia se deixada sob essa tensão por muito tempo, mesmo com corrente muito baixa, a bateria perderá água aos poucos num fenômeno de mini-eletrolise. Por outro lado, os equipamentos veiculares 12V não devem funcionar sob uma tensão acima de 13,6V. É por essas razões que os alternadores comuns e os antigos carregadores não ultrapassam a tensão de 13,6V : desse jeito, não há risco de "secar" a bateria ou "queimar" todas as lâmpadas do veiculo; em contrapartida o nível de carga não ultrapassa 70% (alternador) ou 80% (carregador comum).

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Mensagem  jeff Qua maio 19, 2010 4:49 pm

Uau,

Depois dessa explicação, sou capaz até de fabricar uma bateria completa Very Happy

Então matamos a charada: cheguei a ver um pico de 15,7 V no multímetro, o alternador/retificador está fritando a bateria.

Seria realmente bom todo mundo dar uma olhada de vez em quando para ver se a tensão nos terminais da bateria com o motor funcionando a uns 5000 rpm não ultrapassa esses 13,6 volts.

Para isso, basta um multímetro, se encontra a partir de 10 reais nos bons camelôs e casas do ramo.

Um abraço,

Jefferson
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Mensagem  ALVARITO Qua maio 19, 2010 7:15 pm

Algo parecido acontecia com um Peugeot 206 que tive. A bateria ia pro saco de 6 em 6 meses... Cheguei a ter o trabalho de desconectar a bateria de noite, para voltar a conectar pela manha, achando que era algum equipamento eletronico do carro que sugava a força durante a noite.

Aí descobriram que o alternador mandava "corrente demais" pra bateria durante o funcionamento. Nao sei como nunca queimou algum equipamento do carro. Um autoeletrico que descobriu. Nao a Peugeot. Acontece nas melhores familias...
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Mensagem  jeff Qua maio 19, 2010 11:16 pm

Hehehehe

Vai ver que a Peugeot é chinesa..... Razz

Um abraço,

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Mensagem  Dan Floripa Sex Jun 18, 2010 6:47 pm

O regulador/retificador como o nome diz serve para regular e retificar a voltagem de carga e alimentação do sistema elétrico, porém ele também tem a função de não deixar a bateria descarregar (no caso deixar o fluxo de corrente em um único sentido estator/bateria) pois se o regulador retificador estiver com problema, quando o motor estiver desligado, o estator poderá consumir a carga da bateria, pois ele tem ligação (+) e (-) direta com a bateria, e consumiria energia como se fosse umas lâmpas (são 8 bobinas), devido as bobinas estarem aterradas (-) e alimantadas pela (+) da bateria.


Última edição por Dan Floripa em Sex Jun 18, 2010 11:07 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  jeff Sex Jun 18, 2010 7:57 pm

Legal, ainda bem que alguém entende de parte elétrica por aqui... pra mim isso tudo parece ελληνικά Very Happy

Um abraço, Dan!
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Vi uma Zig... parada Empty diagrama eletrico da zig 100

Mensagem  adib Sex Abr 05, 2013 2:05 pm

boa tarde turma, alguem teria o diagrama eletrico da zig 100 p/ me passar, preciso dar uma olhadinha nele, grato

adib
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