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Regulagem de válvulas

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 - Regulagem de válvulas Empty Regulagem de válvulas

Mensagem  Dan Floripa Sex Jun 25, 2010 1:26 pm

Olá pessoal, para quem quer saber como regula válvulas, lá vai:

 - Regulagem de válvulas Imagem080u

1° remover a tampa dos balancins.

 - Regulagem de válvulas Imagem081q

°2 Remover a tampa do olhal e a tampa lateral.

 - Regulagem de válvulas Imagem092n

Posicionar (girar no sentido anti-horário) a marca " T " do volante com a marcação da carcaça do motor.

 - Regulagem de válvulas Imagem089

Verificar se o balancim está livre (se ele estiver em fase de compressão) ele deve ter uma leve folga .

 - Regulagem de válvulas Imagem091

Caso não tenha uma leve folga, o motor está em fase de escape, girar 360° (dar uma volta) até chegar a marca "T" do volante na marcação da carcaça.

 - Regulagem de válvulas Imagem096t

Teste a folga com um cálibre 0,08mm, ele tem que passar com uma leve resistência.

 - Regulagem de válvulas Imagem095i

Caso precise de regulagem, frouxe a porca 10mm do parafuso de regulagem, e aperte o parafuso de regulagem (em caso de folga excessiva) ou frouxe (no caso de não haver folga), lembrando que a lâmina de cálibre tem que passar com uma leve resistência entre o parafuso de regulagem e a haste da válvula. Feita a regulagem, gire o motor em sentido anti-horário 720° (2 voltas) e ponha a marca "T" alinhada com a marca na carcaça do motor e confira a folga. Após conferir, basta colocar as tampas no motor, cuidado no apertar os parafusos para não espana-los.

Abraço!

Dan.
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 - Regulagem de válvulas Empty Re: Regulagem de válvulas

Mensagem  oalexandre Sex Jun 25, 2010 6:48 pm

Aê Dan, parabéns pelo tuto, muito bem feito!! "Vâmo" encher esse fórum de tutoriais, se cada um puder ensinar um pouquinho do que sabe vamos todos sair daqui técnicos formados Laughing . Dá pra usar esse mesmo processo na kansas?
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 - Regulagem de válvulas Empty Re: Regulagem de válvulas

Mensagem  Convidad Sex Jun 25, 2010 7:34 pm

Amigo. Parabéns.

Ficou muito bom este tutorial.

Apenas um detalhe a acrescentar. Caso alguém não tenha um jogo de lamina de calibre, parece, eu disse, parece que uma lamina de serra (serra de arco) tem o mesmo calibre, e é bem mais fácil de encontrar.

Merece outro (+)


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 - Regulagem de válvulas Empty Re: Regulagem de válvulas

Mensagem  Dan Floripa Sex Jun 25, 2010 7:48 pm

affonso escreveu:Amigo. Parabéns.

Ficou muito bom este tutorial.

Apenas um detalhe a acrescentar. Caso alguém não tenha um jogo de lamina de calibre, parece, eu disse, parece que uma lamina de serra (serra de arco) tem o mesmo calibre, e é bem mais fácil de encontrar.

Merece outro (+)


Beleza Affonso!

Mas a serra serve para regular o eletrodo da vela 0,70mm, a regulagem da válvula é bem mais fina 0,08mm, mas tem para vender em lojas de ferragens e em retíficas com um valor de +ou- R$20,00.

Abraço!

Dan.
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Mensagem  Convidad Sáb Jun 26, 2010 1:11 pm

Merece mais um (+)

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Mensagem  Convidado Seg Jun 28, 2010 11:16 am

Valeu cara mesmo cara, cê ta de parabens. É claro que num ca que vou fazer uma parada dessa, mas já dá uma noção do que vistoriar quando o mecanico estiver regulando.
Um (+) para vc.

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Mensagem  Convidad Seg Jun 28, 2010 9:45 pm

Amigo Dam.

Aproveitando o seu muito bom tutorial, me lembrei de um blog (de usuário Dafra Kansas) que postei a um tempo atrás.

Ai vai o endereço do Blog......achei muito bom.

http://kansas150.blogspot.com/search/label/Tutorial%20Regulagem%20de%20Valvulas


Sei que é da Kansas.....mais é muito bom e tem (coluna do lado direito) muito boas dicas de produtos Dafra.

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Mensagem  alex china Sex Jul 23, 2010 10:07 pm

mais esse do Dan ta muito mais muito bem explicado no tutorial da kansas o cara não explica a marca que voce deve deixar o volante que é a marca ''t''
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 - Regulagem de válvulas Empty Re: Regulagem de válvulas

Mensagem  tyercds Sex Nov 05, 2010 5:37 am

aonde compro esse "calibre" ?

tem como usar outro objeto como se fosse ele?

abraço

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http://www.baixe.info

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Mensagem  valmir1000 Sex Nov 05, 2010 5:39 pm

Parabéns, muito bem feito,
abraço
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Mensagem  Cássio Fernandes Dom Nov 28, 2010 3:29 pm

Eu acho que não li, mas, tire a vela, fica mais facil quando for girar, quanto a esse ponto "T", nunca ouvi falar, o motor tem que estar livre (não pode estar comprimido o pistão), certo?
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Mensagem  Dan Floripa Dom Nov 28, 2010 3:53 pm

A marca "T" fica no volante do motor, o pistão tem que estar ponto morto superior (P.M.S.) em fase de compressão para que os balancins fiquem livres.
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Mensagem  Ailton e Karina Qua Mar 09, 2011 10:08 am

Parabnes muito bem explicado. ficou show
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Mensagem  Péricles Qui Mar 31, 2011 9:47 am

Só tenho uma dúvida a respeito da junta da tampa, não vi em nenhum tutorial falarem da existência nem da necessidade dela, mas liguei na Dafra e custa R$ 15,00... Olhando na minha moto não me parece haver junta alguma lá, parece "ferro no ferro". Afinal, oq se deve fazer?
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Mensagem  Dan Floripa Qui Mar 31, 2011 10:27 am

Péricles escreveu:Só tenho uma dúvida a respeito da junta da tampa, não vi em nenhum tutorial falarem da existência nem da necessidade dela, mas liguei na Dafra e custa R$ 15,00... Olhando na minha moto não me parece haver junta alguma lá, parece "ferro no ferro". Afinal, oq se deve fazer?


Tem uma junta sim Péricles!

A junta é igual parecida com essa: http://www.shopmania.com.br/compras~online-acessorios-para-motos~comprar-junta-tampa-valvula-cg-ml-titan-125-ate-04-nxr-125-bros-motobor~p-2072080.html

É importante sim, faz a vedação para não entrar impurezas e não vazar óleo (lembrando que o óleo sobe por um prisioneiro até a tampa das válvulas onde é direcionado para cima dos balancins).

Abraço!

Dan.
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Mensagem  Péricles Qui Mar 31, 2011 11:13 am

Pois veja só... R$ 15,00 da Dafra contra R$ 1,58 da Motobor! É um completo absurdo! Será que tem alguma que sirva na Kansas?
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Mensagem  Dan Floripa Qui Mar 31, 2011 12:38 pm

Qualquer peça em cc é um absurdo, ligue na Honda e veja o valor dessa guarnição, a diferença entre Honda, Yamaha, e outras montadoras com relação a Dafra é a qualidade do material.
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Mensagem  Ingvar Qui Dez 15, 2011 9:55 pm

Galera,

Abri hoje a tampa de válvulas e medi a folga conforme o procedimento, tudo okay, mesmo depois de 3500 Km da última regulagem (não sei se fiz a medição errada com o calibre de lâmina, mas acho que não.....foi a primeira vez).

A dúvida é a seguinte no caso de estar com a folga fora da espec.:
Reparei que soltando a contraporca para apertar ou soltar o parafuso de ajuste preciso de alguma ferramenta específica, correto? Algo do tipo:

 - Regulagem de válvulas 525100



Ou tem alguma ferramenta genérica?

Valeu,
Abraços,
Igor
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Mensagem  Familia Qui Dez 15, 2011 10:03 pm

Ingvar escreveu:Galera,

Abri hoje a tampa de válvulas e medi a folga conforme o procedimento, tudo okay, mesmo depois de 3500 Km da última regulagem (não sei se fiz a medição errada com o calibre de lâmina, mas acho que não.....foi a primeira vez).

A dúvida é a seguinte no caso de estar com a folga fora da espec.:
Reparei que soltando a contraporca para apertar ou soltar o parafuso de ajuste preciso de alguma ferramenta específica, correto? Algo do tipo:

 - Regulagem de válvulas 525100



Ou tem alguma ferramenta genérica?

Valeu,
Abraços,
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Mensagem  L340 Sáb Fev 04, 2012 12:15 pm

Dan Floripa escreveu:...gire o motor em sentido anti-horário 720° (2 voltas) e ponha a marca "T" alinhada com a marca na carcaça do motor...
O T fica alinhado com a carcaça ou com o risco?
Ou devo alinhar o risco da carcaça com o risco que vem depois do T?
A folga muda conforme desgaste do motor, certo?
Pelo que imagino, a folga diminui pq a sede da válvula desgasta, é isso?
Sendo assim, é normal a folga diminuir.
Certo?
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Mensagem  Tiago Leal Seg Fev 13, 2012 7:42 am

eaw L340! posso te responder as duas primeiras perguntas
a marca T do volante fica alinhado com o risco da carcaça do motor
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Mensagem  Gabriel Nogueira Qui maio 16, 2013 9:08 am

Prezados,

Vi que o tópico trata do assunto e vou lançar uma pergunta:

Não tenho tempo de parar pra poder fazer a regulagem como demostrada no tuto, então já é a segunda regulagem que envio ao mecãnico.
Ocorre que pouco tempo depois retorna o barulho de válvula batendo...

Alguém levanta uma possibilidade?

Uso entre 1.200 e 1.300 ml de óleo, sempre verificando o nível...
Seria o "pau" dado na moto, algumas esticadas, sei lá?

A única alteração na mecãnica dela é o escape da Protork, modelo 788...

Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Forte abraço!
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 - Regulagem de válvulas Empty Re: Regulagem de válvulas

Mensagem  Cássio Fernandes Qui maio 16, 2013 9:18 am

Gabriel, é importante saber de onde vem o barulho, nossas kansas, possuem um sistema intake air, que é uma válvula, que coincidentemente fica perto do cabeçote do motor e o barulho da válvula abrindo e fechando pode ser confundido com valvula batendo (tec tec tec), é o que pode estar acontecendo com você. A questão de "dar pau" na motoca, acredito que não vai influenciar na frequência de regulagem de válvulas, já que a quantidade de óleo é a ideal.

Abraços
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Mensagem  Gabriel Nogueira Qui maio 16, 2013 9:32 am

Cássio Fernandes escreveu:Gabriel, é importante saber de onde vem o barulho, nossas kansas, possuem um sistema intake air, que é uma válvula, que coincidentemente fica perto do cabeçote do motor e o barulho da válvula abrindo e fechando pode ser confundido com valvula batendo (tec tec tec), é o que pode estar acontecendo com você. A questão de "dar pau" na motoca, acredito que não vai influenciar na frequência de regulagem de válvulas, já que a quantidade de óleo é a ideal.

Abraços

Valeu pelo retorno Cássio... essa válvula intake air, seria a válvula pair?
Ah, a minha é uma speed... Eu consigo visualizar essa válvula que vc citou ou é interna?
Gabriel Nogueira
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 - Regulagem de válvulas Empty Re: Regulagem de válvulas

Mensagem  Cássio Fernandes Qui maio 16, 2013 9:44 am

Gabriel Nogueira escreveu:
Cássio Fernandes escreveu:Gabriel, é importante saber de onde vem o barulho, nossas kansas, possuem um sistema intake air, que é uma válvula, que coincidentemente fica perto do cabeçote do motor e o barulho da válvula abrindo e fechando pode ser confundido com valvula batendo (tec tec tec), é o que pode estar acontecendo com você. A questão de "dar pau" na motoca, acredito que não vai influenciar na frequência de regulagem de válvulas, já que a quantidade de óleo é a ideal.

Abraços

Valeu pelo retorno Cássio... essa válvula intake air, seria a válvula pair?
Ah, a minha é uma speed... Eu consigo visualizar essa válvula que vc citou ou é interna?

É essa mesmo, você consegue visualizar perto do cabeçote do motor.

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