FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vel por marcha

+2
jeff
zherow
6 participantes

Ir para baixo

Vel por marcha Empty Vel por marcha

Mensagem  zherow Sáb Set 25, 2010 7:16 pm

Fala pessoal! Essa é minha primeira moto e eu ainda to aprendendo. Então queria tirar uma dúvida sobre marcha/velocidade/giro.

Qual velocidade vcs fazem em qual marcha e qual giro?

Ex: Até 20km/h - 2ª marcha - 3000 giros...troca...


zherow
Novato
Novato

Número de Mensagens : 8
Idade : 39
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 19/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  jeff Sáb Set 25, 2010 9:32 pm

Olá, Zherow

O escalonamento das marchas costuma ser bem proporcional à velocidade. Para memorizar facilmente, siga essa referência:

1a até perto de 20 km/h
2a até perto de 40 km/h
3a até perto de 60 km/h
4a até perto de 80 km/h
5a daí em diante

Como esse escalonamento não é exato, e varia também com a relação final da transmissão (quem está com pinhão original deve trocar a marcha um pouco antes do que quem colocou um pinhão maior, por exemplo), adapte esses valores de maneira a nunca ultrapassar a faixa vermelha em cada marcha.

Trocando mais cedo, pilotagem mais tranquila. Trocando perto da faixa vermelha, pilotagem mais esportiva.

Lembrete: motores de motos foram feitos para trabalhar em alta rotação, então o desempenho e a economia são melhores quando a troca é feita com giros mais elevados.

Essa troca em 3000 giros é válida para o amaciamento. Mas em uma moto amaciada com faixa vermelha a partir dos 7 mil, por exemplo, o ideal é fazer a troca acima de 5000 giros. Sempre na casa dos 70-80%.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Valeu!

Mensagem  zherow Dom Set 26, 2010 6:17 pm

Jeff, seu esclarecimento foi 10!!!

Muito obrigado por uma resposta completa, isso vai me ajudar bastante!

Abração!

zherow
Novato
Novato

Número de Mensagens : 8
Idade : 39
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 19/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  lucio mauro Dom Set 26, 2010 6:21 pm

a apache tem conta giros que fasilita bastante . Laughing
lucio mauro
lucio mauro
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 95
Idade : 56
Localização : sao paulo
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 24/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  jeff Dom Set 26, 2010 8:36 pm

Valeu, pessoal

Realmente, conta-giros facilita muito. Aliás, vi o painel digital da Apache, show de bola.

E para quem está começando agora, moto sem conta-giros (caso da Kansas) é complicado...

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  lucio mauro Seg Set 27, 2010 8:20 am

o mais difícil é comprar. depois que você tiver montado aí é moleza, dois dias é já se acostuma Laughing
lucio mauro
lucio mauro
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 95
Idade : 56
Localização : sao paulo
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 24/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  EMANOEL_MESSIAS Seg Set 27, 2010 8:14 pm

Brother, a melhor referência para mudar a marcha não é a velocidade, mas sim o rpm.
minha relação é mais ou menos assm:
1ª marcha > 3.000 rpm > avança (não lembro)
2ª marcha > 4.000 rpm > avança (não lembro)
3ª marcha > 4.500 rpm > avança (45km/)
4ª marcha > 5.000 rpm > avança (55km/h)
5ª marcha > 5.000 rpm > avança (65km/h)

Minha relação de marcha/rotação está assim porque estou na primeira fase do amaciamento, a dos 1.000 km, na qual só posso atingir 5.000 rpm.
Quando puder passar pros 6.000, vou aumentar a rotação mas marchas superiores, porque sinto que elas pedem pra mudar em rotação maior.

Parabéns pela moto!

1abraço!
EMANOEL_MESSIAS
EMANOEL_MESSIAS
Forista
Forista

Número de Mensagens : 127
Idade : 37
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 27/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  Fuzzy Logic Ter Out 26, 2010 8:43 pm

EMANOEL_MESSIAS escreveu:Brother, a melhor referência para mudar a marcha não é a velocidade, mas sim o rpm.
minha relação é mais ou menos assm:
1ª marcha > 3.000 rpm > avança (não lembro)
2ª marcha > 4.000 rpm > avança (não lembro)
3ª marcha > 4.500 rpm > avança (45km/)
4ª marcha > 5.000 rpm > avança (55km/h)
5ª marcha > 5.000 rpm > avança (65km/h)

Minha relação de marcha/rotação está assim porque estou na primeira fase do amaciamento, a dos 1.000 km, na qual só posso atingir 5.000 rpm.
Quando puder passar pros 6.000, vou aumentar a rotação mas marchas superiores, porque sinto que elas pedem pra mudar em rotação maior.

Parabéns pela moto!

1abraço!
O certo é trocar as marchas próximo ao torque máximo da moto (+/- 500rpm), assim se tem o melhor equílibrio, aproveitando muito bem do motor sem forçá-lo em nada.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  jeff Qua Out 27, 2010 9:21 am

A melhor velocidade para trocar de marcha é aquela que a moto sugere a você. tongue

(Não liguem não, esse pessoal que tem conta-giros gosta de tripudiar de nós, kanseiros.) Razz


jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Out 27, 2010 9:32 am

jeff escreveu:A melhor velocidade para trocar de marcha é aquela que a moto sugere a você. tongue

(Não liguem não, esse pessoal que tem conta-giros gosta de tripudiar de nós, kanseiros.) Razz

E, este sugestão, NÃO SE FAZ NO TORQUE MÁXIMO?!

Vem cá, o que te fiz?... Tu agora entrou numa de ficar me irritando... Cuidado, ondas não têm cabelo e Paraty tem muita praia, tu pode sofrer um acidente!


Última edição por Fuzzy Logic em Sex Out 29, 2010 7:14 am, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  jeff Qua Out 27, 2010 9:40 am

Tudo bem, Paraty também não tem onda...
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  EMANOEL_MESSIAS Qua Out 27, 2010 10:06 am

Fuzzy Logic escreveu:
EMANOEL_MESSIAS escreveu:Brother, a melhor referência para mudar a marcha não é a velocidade, mas sim o rpm.
minha relação é mais ou menos assm:
1ª marcha > 3.000 rpm > avança (não lembro)
2ª marcha > 4.000 rpm > avança (não lembro)
3ª marcha > 4.500 rpm > avança (45km/)
4ª marcha > 5.000 rpm > avança (55km/h)
5ª marcha > 5.000 rpm > avança (65km/h)

Minha relação de marcha/rotação está assim porque estou na primeira fase do amaciamento, a dos 1.000 km, na qual só posso atingir 5.000 rpm.
Quando puder passar pros 6.000, vou aumentar a rotação mas marchas superiores, porque sinto que elas pedem pra mudar em rotação maior.

Parabéns pela moto!

1abraço!
O certo é trocar as marchas próximo ao torque máximo da moto (+/- 500rpm), assim se tem o melhor equílibrio, aproveitando muito bem do motor sem forçá-lo em nada.

Amigo programador, ficou meio confuso o que vc disse... pra começar o torque máximo da Apache, (estamos falando da Apache, certo?) dado em kgf é atingido aos 6.000 rpm. O apropriado é, como o JEFF disse, mudar quando o motor sugerir. E veja também que a rotação em que a moto "pede" mudança de marcha vai variar de acordo com a marcha atual, portanto, não se pode estabelecer um valor fixo igual para todas as marchas. Por exemplo, de 4ª para 5ª marcha a moto (Apache) vai pedir marcha a 6.000 rpm. Eu não vou mudar de 1ª pra 2ª nessa mesma faixa de rotação, pois estarei forçando o motor.
A idéia é justamente não forçar o motor desnecessariamente.

Lembrando que, quando sugeri não ultrapassar os 5.000rpm (em postagem anterior), o contexto dessa sugestão era o amaciamento.

A regra geral pra mudar de marcha é a regra citada pelo Jeff e já comentada por mim: Vc muda quando o motor "pedir" marcha.
cada moto tem suas especificidades e, portanto, não se pode fixar um valor para todas.

1abraço!
EMANOEL_MESSIAS
EMANOEL_MESSIAS
Forista
Forista

Número de Mensagens : 127
Idade : 37
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 27/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  Fuzzy Logic Sex Out 29, 2010 7:41 am

EMANOEL_MESSIAS escreveu:
Fuzzy Logic escreveu:
EMANOEL_MESSIAS escreveu:Brother, a melhor referência para mudar a marcha não é a velocidade, mas sim o rpm.
minha relação é mais ou menos assm:
1ª marcha > 3.000 rpm > avança (não lembro)
2ª marcha > 4.000 rpm > avança (não lembro)
3ª marcha > 4.500 rpm > avança (45km/)
4ª marcha > 5.000 rpm > avança (55km/h)
5ª marcha > 5.000 rpm > avança (65km/h)

Minha relação de marcha/rotação está assim porque estou na primeira fase do amaciamento, a dos 1.000 km, na qual só posso atingir 5.000 rpm.
Quando puder passar pros 6.000, vou aumentar a rotação mas marchas superiores, porque sinto que elas pedem pra mudar em rotação maior.

Parabéns pela moto!

1abraço!
O certo é trocar as marchas próximo ao torque máximo da moto (+/- 500rpm), assim se tem o melhor equílibrio, aproveitando muito bem do motor sem forçá-lo em nada.

Amigo programador, ficou meio confuso o que vc disse... pra começar o torque máximo da Apache, (estamos falando da Apache, certo?) dado em kgf é atingido aos 6.000 rpm. O apropriado é, como o JEFF disse, mudar quando o motor sugerir. E veja também que a rotação em que a moto "pede" mudança de marcha vai variar de acordo com a marcha atual, portanto, não se pode estabelecer um valor fixo igual para todas as marchas. Por exemplo, de 4ª para 5ª marcha a moto (Apache) vai pedir marcha a 6.000 rpm. Eu não vou mudar de 1ª pra 2ª nessa mesma faixa de rotação, pois estarei forçando o motor.
A idéia é justamente não forçar o motor desnecessariamente.

Lembrando que, quando sugeri não ultrapassar os 5.000rpm (em postagem anterior), o contexto dessa sugestão era o amaciamento.

A regra geral pra mudar de marcha é a regra citada pelo Jeff e já comentada por mim: Vc muda quando o motor "pedir" marcha.
cada moto tem suas especificidades e, portanto, não se pode fixar um valor para todas.

1abraço!

Companheiro, vai ler um pouco mais pois você está misturando alhos com bugalhos... Vejamos!

O torque máximo é o ponto ideal para se trocar a marcha da moto... Seja no amaciamento, seja em uso normal, trocar no torque máximo é o ideal, assim você não força o motor trocando marcha com ele ainda fraco (pouco cheio, sem força, etc), como também não estrapola levantando suas rotações desnecessariamente (ultrapassar o torque máximo, muitas vezes só significa esquentar/desgastar o motor, não ajuda em nada em função de desempenho/velocidade, como alguns acreditam... muitas vezes, pois isso também depende do motor que estamos tratando - lógico que aqui a Dafra não se enquadra hehehehe).

Enquanto você estiver no amaciamento, você pode e DEVE alcançar o torque máximo do motor, o que não deve é ultrapassá-lo (500rpm a mais ou a menos, não tem problema, ta na casa dos 10% de erro)... O que você não pode no amaciamento é manter-se nele por longo tempo, e trocar de marcha não se enquandra em "longo tempo", lógico.

Cada moto tem seu torque máximo, mas no geral vai de 5Krpm a 8Krpm, este torque é especificado pelo fabricante e vem no manual (tu já sabe, mas não custa repetir)... E o torque máximo é o mesmo para todas as trocas de marcha, o que muda é a velocidade desenvolvida em determinada rotação e o tempo o qual leva para alcançar este torque máximo. Quanto menor a marcha (marchas de força), menos velocidade você alcançará no torque máximo, mas mais rapidamente você conseguirá alcançar este torque máximo, é uma coisa inversamente proporcional, pois quanto maior a marcha (marchas de velocidade), mais lentamente você alcançará o torque máximo, mas mais velocidade você desenvolverá.

Evite ao máximo trocar marchas sem o motor estar cheio, trocar marcha com motor fraco é prejudicial PRINCIPALMENTE EM AMACIAMENTO, já que as peças internas estão todas justinhas... Sabe quando você conhece que seu motor está realmente cheio? Quando você alcança o torque máximo, ali é certo dele estar completo.

Quando a gente pega experiência, como disse nosso amigo Jeff, a gente pega a prática de ouvir o motor e conversar com ele... Realmente o motor diz quando se deve trocar a marcha, sei disso, não sou um Jeff mas também não sou inexperiente... Mas, como não sabemos quanto é o conhecimento dos usuários, temos que partir do princípio de nas explicações nivelar por baixo.

Outra coisa, se seu manual diz que o torque máximo é aos 6Krpm, não diga que sua moto pede marcha aos 5Krpm pois os caras que projetaram a moto não fariam isso, neste caso confie no manual... E, geralmente, usuários da Dafra são novatos em motos, que normalmente vêm de carros, e geralmente sentem muita diferença do carro para a moto, têm a tendencia de achar estranho (e até errado ou prejudicial) elevar tanto as rotações do motor para efetuar uma troca de marcha, seja lá qual marcha for (1ª, 2ª 3ª...), mas não é errado e carros são diferentes.
Apesar do motor das motos trabalhar no dobro das rotações do motor dos carros, tipo, qualquer carro 1.0 tem seu torque máximo na casa dos 3Krpm e qualquer moto 100cc, 125cc e 150cc tem seu torque máximo na casa dos 6Krpm, vendo assim motor de moto é mais forte, PELO CONTRÁRIO, isso mostra que é mais fraco, pois ele tem que trabalhar bem cheio para não se prejudicar, danificar, já o motor dos carros não.

Continue assim, tire sua dúvidas, vá lendo e ganhando conhecimento, isso ninguém lhe tira... Se achar algo errado aí acima, chega pro Jeff e pergunta a ele, e aproveita pede a ele pra falar comigo também, pois apesar de não ser inexperiente, não sou o dono da razão e estamos sempre em faze de aprendizagem.


Abraços!


Última edição por Fuzzy Logic em Sex Out 29, 2010 11:17 am, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  jeff Sex Out 29, 2010 10:21 am

Eu não teria explicado melhor; e acho que ambos estão certos quanto a algumas coisas.

Enfatizo particularmente essa questão dos proprietários de motos dafra estarem partindo para sua primeira moto, muitas vezes depois de ter experiência com carros. Eles vêm com essa percepção de que o motor estaria forçado a 5000 rpm, mas trabalhar nessa faixa e acima disso é o regime normal para uma motocicleta.

Então, a troca de marchas deve ser feita preferencialmente na região de torque máximo: isso prolonga a vida do câmbio e torna a moto mais econômica.

NO ENTANTO, quando falamos de amaciamento do motor, o regime de rotações influencia sim, e estabelece a diferença entre amaciamento e desgaste prematuro. É uma fase especial da vida do motor, onde as peças ainda não se ajustaram em nível microscópico. Então, não é conveniente ultrapassar 5000 rpm durante períodos prolongados durante os primeiros poucos milhares de km.

Eu recomendaria não ultrapassar 5000 rpm durante os primeiros 1000-2000 km do motor, e partir para a troca na faixa de torque máximo depois dessa primeira fase do amaciamento, e usá-la pelo resto da vida. Fazer a troca de marcha na região do torque máximo uma vez ou outra durante essa fase também não vai condenar o motor, e pode ser necessário até para você escapar de uma situação de risco, então não precisa ter receio de extrapolar de vez em quando.

Ou seja, é como em um namoro à moda antiga, você começa pegando leve e o amor dura pra sempre.

Até o divórcio (é, não sou tão antigo...)

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  lucio mauro Sex Out 29, 2010 5:48 pm

SANTA CONFUSÃO BATMAN!!!!!!! ainda bém que a laser é só acelerar Laughing
lucio mauro
lucio mauro
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 95
Idade : 56
Localização : sao paulo
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 24/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  jeff Sex Out 29, 2010 7:00 pm

Taí uma coisa que não curto nas scooters.... trocar de marcha é tudo de bom!

Em compensação, quando vou ao supermercado e estou amarrando a comprinha e vejo o cara da scooter ao lado enchendo o bagageiro... dá uma inveja... Very Happy
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  lucio mauro Sáb Out 30, 2010 2:31 pm

jeff escreveu:Taí uma coisa que não curto nas scooters.... trocar de marcha é tudo de bom!

Em compensação, quando vou ao supermercado e estou amarrando a comprinha e vejo o cara da scooter ao lado enchendo o bagageiro... dá uma inveja... Very Happy
he he he he Laughing preocupa nao tem muito bau por aí
lucio mauro
lucio mauro
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 95
Idade : 56
Localização : sao paulo
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 24/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Só adicionando um palpite ...

Mensagem  Rubem Silva 150 Sex Dez 16, 2011 6:37 pm

"... novatos em motos, que normalmente vêm de carros, e geralmente sentem muita diferença do carro para a moto, têm a tendencia de achar estranho (e até errado ou prejudicial) elevar tanto as rotações do motor para efetuar uma troca de marcha, seja lá qual marcha for (1ª, 2ª 3ª...), mas não é errado e carros são diferentes.
Apesar do motor das motos trabalhar no dobro das rotações do motor dos carros, tipo, qualquer carro 1.0 tem seu torque máximo na casa dos 3Krpm e qualquer moto 100cc, 125cc e 150cc tem seu torque máximo na casa dos 6Krpm, vendo assim motor de moto é mais forte, PELO CONTRÁRIO, isso mostra que é mais fraco, pois ele tem que trabalhar bem cheio para não se prejudicar, danificar, já o motor dos carros não."

Rubem:
Não podemos esquecer o seguinte detalhe: nossas Apache têm apenas 1 cilindro, enquanto motores de carro (1.0 l, por exemplo citado) têm 4 cilindros. Isso faz muita diferença, pois enquanto os carros têm sempre 1 cilindro na etapa de combustão (explosão da mistura ar/combustível) para cada ciclo OTTO (2 rotações do virabrequim), as Apaches terão, nas mesmas 2 rotações do virabrequim, apenas uma explosão. Logo, para um mesmo número de rpm, o motor de carro "explode" o dobro de vezes que o motor de moto.

É isso mesmo ???

Abraços,

Rubem.
Rubem Silva 150
Rubem Silva 150
Novato
Novato

Número de Mensagens : 9
Idade : 52
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 09/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  jeff Sáb Dez 17, 2011 6:58 am

É isso mesmo, Rubem.

O único pistãozinho teria que empurrar a moto até quando não está explodindo, o que é impossível. Por isso que motos monocilíndricas de pequena capacidade precisam trabalhar em rotações mais elevadas, para gerar a potência e o torque necessários.

Nos carros, como sempre tem um pistão (ou mais) trabalhando, o torque já está disponível em baixas rotações. Mesma coisa com as bicilíndricas.

Nas bicilíndricas em V de pistão de curso longo, como as harley (principalmente), boulevard, shadow, o torque em baixas rotações é maior ainda. Cada pistão tem 600 cc, 4 vezes a força do nosso motorzinho, e são dois.... Por isso que o pessoal desfila de harley com o motor fazendo pototó e, quando querem, aceleram sem mudar de marcha e a moto some.

Nas nossas, somos obrigados a aprender a extrair o máximo que o motor pode dar. E ele só consegue isso em alta rotação.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vel por marcha Empty Re: Vel por marcha

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos