FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Visor do nível de óleo não funcionando!!!

+2
jeff
PiripakeJoe
6 participantes

Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  PiripakeJoe Dom Jan 23, 2011 5:47 pm

Olá pessoal do forum, sou novato aqui no forum e novato em motoca também Very Happy, comprei minha primeira moto a dez dias, uma kansas 150cc, perfeita com 1800 km, e tenho uma dúvida, que com certeza será esclarecida com a ajuda de vocês,...troquei o óleo do motor e na vareta acusa o nível correto, porém no visor não aparece nada, nem mesmo uma gota de óleo, isso pode ocasionar algum defeito no motor? como não tenho nenhum mecãnico de confiança apelo pro conhecimento de todos aqui, valeu pessoal aguardo a ajuda de vocês...
PiripakeJoe
PiripakeJoe
Novato
Novato

Número de Mensagens : 17
Idade : 47
Localização : Fazenda Rio Grande - Pr
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 22/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  jeff Dom Jan 23, 2011 6:21 pm

PS: ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS SE REFEREM A UMA MOTO KANSAS E NÃO SE APLICAM NECESSARIAMENTE A UMA DAFRA ZIG. CONSIDERE ESSAS INFORMAÇÕES COM OS DEVIDOS CUIDADOS, PORQUE PODEM NÃO SER APLICÁVEIS A ESSE MODELO.

Piripa,

A coisa funciona assim: O nível de óleo de toda moto é medido com ela parada e o óleo no cárter, menos nossas kansas e speeds, porque a dafra reinventou a roda e inventou de medir o nível com o motor quente, antes de escoar para o cárter.

Parece maluquice, mas pode conferir o manual do proprietário, manda ligar o motor antes de medir o nível na vareta.

E eles mandam colocar apenas 1 litro de óleo, ou 1,1 litro de óleo. Com essa quantidade, a vareta vai indicar que tem óleo (pelo procedimento a frio, que é errado) e o visor vai mostrar o cárter seco (também a frio).

Então o truque é o seguinte: mantenha sempre o nível de óleo visível no visor com a moto fria (parada, sem ligar o motor). Tendo óleo no visor, sua moto estará bem lubrificada. (veja a explicação do funcionamento do visor na mensagem abaixo). E a quantidade certa para isso é 1,25 litro de óleo.

Quanto à sua pergunta, se isso tem inconveniente, sim, tem. Tem um monte de gente por aí tendo que fazer o motor com apenas 10 ou 12 mil km, porque a moto roda sem óleo.

Outra coisa: use um bom óleo SL, tipo Lubrax, Yamalube. Óleo SF abaixa rápido e pode te deixar na mão com o motor seco, ainda mais na fase de amaciamento, quando o motor trabalha mais quente que durante o resto da vida dele.

Qualquer dúvida, é só postar. Recomendo os tópicos Solução do Problema da Embreagem e Dicas para sua Dafra, lá essa história do óleo é contada em detalhes.

Um abraço,

Jeff


Última edição por jeff em Dom Jan 30, 2011 3:23 am, editado 3 vez(es)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty funcionamento do visor de nível de óleo da kansas e speed

Mensagem  jeff Sáb Jan 29, 2011 11:06 am

PS: ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS SE REFEREM A UMA MOTO KANSAS E NÃO SE APLICAM NECESSARIAMENTE A UMA DAFRA ZIG. CONSIDERE ESSAS INFORMAÇÕES COM OS DEVIDOS CUIDADOS, PORQUE PODEM NÃO SER APLICÁVEIS A ESSE MODELO.
Descobri como funciona o visor de nível de óleo, a coisa funciona assim:

Esqueça tudo o que vale para as outras motos, a kansas e a speed (e todas as motos que usam esse tipo de motor igual ao nosso, como a kasinski flash, a green e outras) têm o sistema de medição diferente de tudo que a gente conhece.

Hoje fiz a seguinte experiência:

Deixei a moto a noite toda descansando no cavalete central. Hoje de manhã tirei 500 ml de óleo do motor. Como uso 1400, restaram no cárter 900 ml. Foi aí que apareceu uma pequena bolha de ar no visor.

Portanto, ele não serve para medições a frio. Ele somente serve para medições a quente.

Repus o óleo e fiz o processo de medição recomendado no manual do proprietário. Liguei o motor, desliguei e medi o nível da vareta. Exatamente no nível máximo, como eu gosto.

O visor funciona assim:

Quando você desliga o motor, o visor está vazio e então começa a se encher. O nível continua subindo até se estabilizar entre as marcas H (alto) e L (baixo). Ele fica nesse nível por quase 1 minuto, depois começa a subir de novo.

Nunca tinha visto esse sistema, e é por isso que tem tanta gente perdendo o motor tão cedo.

A propósito, meus 1400 ml deixaram o nível do visor exatamente na marca H.

1250 ml dá a metade entre H e L.

1100 ml é o mínimo com que você pode rodar com sua moto, e é com 1 litro ou no máximo 1100 ml (o que manda o manual) que ela é entregue na revisão da concessionária. Isso faz a moto ficar ruim de marcha, aquecer mais que o normal, ficar ruim de achar o neutro.

Vá por mim, coloque sempre 1250 ml na troca que não tem erro. Pode até passar um pouquinho e chegar aos 1400 que não prejudica o motor, ele simplesmente estará trabalhando na melhor condição de lubrificação e arrefecimento (resfriamento por circulação de óleo).

Exatamente nos níveis recomendados pelo processo de medição pela vareta mostrado no manual do proprietário e pelo nível do visor da carcaça, que não é explicado em lugar nenhum.

Um abraço,

Jeff


Última edição por jeff em Dom Jan 30, 2011 3:23 am, editado 2 vez(es)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  Dan Floripa Sáb Jan 29, 2011 12:02 pm

Que coisa de louco isso, até onde conheço, todos os motores a melhor medição é feira no plano com o motor frio, pois assim todo o óleo desceu para o cárter e assim sabemos exatamente quanto óleo tem no cárter (visor/vareta).
Então esse visor serve só para se ter uma noção da quantidade de óleo a quente? affraid (eu continuo olhando a vareta dia sim, dia não). eu estou colocando entre 1.300ml/1.400ml. (até chegar o máximo da vareta), o problema do S.A.C. da Dafra é que assim que comprei a minha Speed eu os questionei sobre a quantidade de óleo (pois no alto do visor, era o mínimo da vareta) ele falaram que o visor era o certo para se medir o óleo a frio (por isso que tem gente perdendo o motor cedo, o S.A.C. não entende bolhufas e fica dando respostas erradas), mas como eu confio na medição da vareta completei e ela usa mais óleo (o máximo da vareta).

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  PiripakeJoe Sáb Jan 29, 2011 12:39 pm

cara é assim mesmo que acontece...com a moto no cavalete e o motor frio ele marca certo, só que com o motor quente como deve ser feito fica completamente vazio, sem dizer que é mesmo um sacrificio achar o neutro e engatar outras marchas, eu tava rodando com só um litro de oleo... vou colocar mais oleo hoje e ver como a motoca se comporta e depois eu posto como foi...valeu gente, obrigado por enquanto...
PiripakeJoe
PiripakeJoe
Novato
Novato

Número de Mensagens : 17
Idade : 47
Localização : Fazenda Rio Grande - Pr
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 22/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  jeff Sáb Jan 29, 2011 12:59 pm

PS: ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS SE REFEREM A UMA MOTO KANSAS E NÃO SE APLICAM NECESSARIAMENTE A UMA DAFRA ZIG. CONSIDERE ESSAS INFORMAÇÕES COM OS DEVIDOS CUIDADOS, PORQUE PODEM NÃO SER APLICÁVEIS A ESSE MODELO.
Pode crer, Dan, eu também nunca tinha visto nada parecido.

Então, quando aparece a mínima bolha de ar com a moto fria, o motor já está sem óleo.

O negócio é olhar o visor todo dia, logo depois de desligar o motor (na verdade, uns 15 segundos depois, porque imediatamente depois de desligar o visor está seco, aí começa a encher e pára por 1 minuto no nível correto indicado na carcaça).

Piripake, você vai notar uma grande diferença, depois conta aqui pra gente!

Um abraço,

Jeff


Última edição por jeff em Dom Jan 30, 2011 3:24 am, editado 1 vez(es)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  jeff Dom Jan 30, 2011 3:18 am

ATENÇÃO PESSOAL:

O COMENTÁRIO FEITO AQUI SOBRE NÍVEL DE ÓLEO SE REFERE A UMA MOTO KANSAS, E TAMBÉM PODE SER APLICADO PARA A SPEED.

SOMENTE AGORA VI QUE O TÓPICO É DE UMA DAFRA ZIG, NÃO CONHEÇO ABSOLUTAMENTE A MECÂNICA DESSA MOTO, ESSAS RECOMENDAÇÕES DE NÍVEL DE ÓLEO PODEM NÃO SE APLICAR A ELA, COM CERTEZA NÃO QUANTO À QUANTIDADE DE ÓLEO.

PEÇO DESCULPAS POR NÃO TER PERCEBIDO QUE ESTÁVAMOS FALANDO DE UMA DAFRA ZIG. A INFORMAÇÃO APARECE DISCRETAMENTE E NÃO NOTEI.

JEFFERSON
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  Dan Floripa Dom Jan 30, 2011 8:43 am

A Zig usa 800ml de óleo (mesma quantidade Suzuki Yes/Intruder e Honda Biz/Drean) na troca e 1L após desmontagem.

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty ERREI!!!

Mensagem  PiripakeJoe Dom Jan 30, 2011 5:53 pm

affraid foi mal gente, nem percebi que naum tava no forum da kansas 150...agora já foi Embarassed
PiripakeJoe
PiripakeJoe
Novato
Novato

Número de Mensagens : 17
Idade : 47
Localização : Fazenda Rio Grande - Pr
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 22/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty ERREI!!!

Mensagem  wandao.a Dom Jan 30, 2011 6:03 pm

Tudo bem, como novato você está perdoado, e o guru como sempre tentando encontrar solução para todo mundo, portanto tanto a pergunta quanto a resposta se referem a Kansas 150. pirat
wandao.a
wandao.a
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1075
Idade : 35
Localização : Santa Bárbara d'Oeste - SP
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 11/08/2008

http://wilddogs40.wix.com/wd40

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  sauer_santos Seg Fev 21, 2011 1:45 pm

Hoje troquei o Óleo da Magrela, troquei no Ipiranga que utiliza medidor digital para a quantidade de óleo (igual como já é a tempo para carros), pedi para o frentista colocar 1100ml de óleo, ele ficou receoso pq no sistema dele diz 900ml ou 1100ml com filtro, pois após ele colocar 1100ml de óleo fomos olhar o visor e ele não chegou nem no nível máximo do visor, porém na vareta chegou, como sempre faço (mesmo quando troco na DAFRA pois a moto ainda está na garantia) chego em casa e completo o óleo, sempre deixando em torno de 1200ml, 1250ml, com essa quantidade o visor é totalmente cheio, para enchegar o "topo" do óleo eu tenho que levemente empurrar a moto para a esquerda com ela no cavalete.
sauer_santos
sauer_santos
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 77
Idade : 41
Localização : Porto Alegre
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 09/12/2010

http://www.upnetwork.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  jeff Seg Fev 21, 2011 2:00 pm

Olá, Sauer

Sua Magrela é uma kansas e não uma zig, né? hehehe

Se você olhar o visor com o motor totalmente aquecido, logo depois de desligar o motor, o nível vai ficar acima da marca H (High - alto) gravada na carcaça.

Mas se fizer o procedimento logo de manhã, com o motor frio e ligando no máximo por um ou dois minutos, o nível deverá estar no máximo na marca H, correto?

Só me confirma isso para ter certeza que o frentista não está sendo rapidinho demais e deixando um resto no motor....

Aliás, enquanto escrevo isso, me pintou uma dúvida. Se o motor prende óleo no cabeçote e demora um bom tempo para escoar, quando se faz a troca esse óleo continua preso lá, certo? Então, não deveria ocorrer esse problema de falta de óleo.

Raciocinando assim, quando colocamos 1250 ml, mais uns 150 ml que ficam presos lá em cima, totaliza os 1,4 litros ditos no manual da miragezinha e da green (mesmo motor). Então, eu que sempre coloco 1,4, venho trabalhando com excesso de óleo no motor, na casa dos 1,55 litros... ay, caramba....

O bom é que isso não foi prejudicial, o motor continua funcionando redondo e já vai para 22 mil km.

Na próxima troca, colocarei apenas 1,25 litros, como sempre recomendo (e não faço...)

Valeu, Sauer!

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  sauer_santos Qua Fev 23, 2011 8:55 am

Sim, minha magrela é uma Kansas sim.... hehehehe minha namorada apelidou ela de magrela, pois uma semana antes de comprar fomos na concessionária Honda ver a Shadow... hehehehe porém ainda não está no meu patamar... $$$$$ hahahahaha e também por ser minha primeira moto, agora falando do óleo, para ser sincero, olho o nível do óleo de duas formas, ou pela manhã com ela fria ou após rodar alguns kilometros e esperando uns 5 miinutos no máximo, sempre no cavalete central, ambos ficam com o visor completo e na última troca o rapaz deixou escorrer por livre vontade (o que é raro) até parar de pingar, depois ele colocou 1100ml, mas nunca fiz o que manda no manual de dar umas pedaladas com a chave desligada para escorrer todo o óleo....
sauer_santos
sauer_santos
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 77
Idade : 41
Localização : Porto Alegre
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 09/12/2010

http://www.upnetwork.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  sauer_santos Qua Fev 23, 2011 9:01 am

A propósito, nessa última troca, coloquei o óleo da Ipiranga GP MASTER 20W50 SF e achei que o motor ficou mais silencioso. Se alguém tiver alguma experiência positiva ou negativa com esse óleo, pois estou pensando em começar a usar esse óleo nas próximas trocas (com excessão das trocas nas revisões) que eles usam aquele óleo que só eles tem e que não se encontra em lugar nenhum..... ao menos aqui em Porto Alegre/RS encontrei uma vez no Carrefour...
sauer_santos
sauer_santos
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 77
Idade : 41
Localização : Porto Alegre
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 09/12/2010

http://www.upnetwork.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  jeff Qua Fev 23, 2011 10:12 am

Olá, Sauer

Nessa condição o visor vai estar completamente cheio porque depois de 5 minutos, o óleo já está suficientemente quente para se dilatar. Quando paro a moto com o motor quente, o visor sempre fica totalmente cheio.

Mas com aquele procedimento, motor totalmente frio ligado por 1, no máximo 2 minutos, o visor indica o nível real de óleo dentro do motor, e o certo é chegar no máximo até a marca H gravada na carcaça. Deve aparecer uma grande bolha no visor.

Fique atento, porque qualquer inclinação lateral da moto compromete essa medição, o piso precisar ser bem nivelado.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  guegonet Qui Jun 28, 2012 2:22 pm

O visor do óleo da minha speed só mostra cheio, mesmo estando sem óleo Shocked
guegonet
guegonet
Forista
Forista

Número de Mensagens : 109
Idade : 36
Localização : Parnamirim RN
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 09/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  jeff Qui Jun 28, 2012 4:22 pm

O visor sempre mostra cheio, por isso que induz a erros.

É por esse motivo que, com a moto fria, tem que ligar e desligar o motor, aí ele vai mostrar o nível correto durante alguns minutos e depois vai se encher de novo.

Se olhar com o motor totalmente quente (temperatura normal de funcionamento), o visor também se mostrará cheio, mesmo fazendo o procedimento, porque o óleo vai se dilatar com o calor.

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  guegonet Qui Jun 28, 2012 4:59 pm

Entendi Jeff, mas a minha moto ta avisando que esta cheio mesmo depois que retirei o óleo sujo, e passei uns 20 minutos para colocar outro óleo Shocked
guegonet
guegonet
Forista
Forista

Número de Mensagens : 109
Idade : 36
Localização : Parnamirim RN
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 09/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  jeff Qui Jun 28, 2012 5:44 pm

Será que seu visor não está opaco?

Não existe nenhum mecanismo ali, é só um vidro ou plástico que permite ver o nível do óleo.

Se você tira o óleo e ele continua mostrando que tem óleo, o que você está vendo é somente a sujeira do visor...

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  guegonet Qui Jun 28, 2012 8:05 pm

jeff escreveu:Será que seu visor não está opaco?

Não existe nenhum mecanismo ali, é só um vidro ou plástico que permite ver o nível do óleo.

Se você tira o óleo e ele continua mostrando que tem óleo, o que você está vendo é somente a sujeira do visor...

Um abraço,

Jeff

Amanhã vou prestar mais atenção, mais serio mesmo pra mim ta como se tive-se com óleo dentro e cheio até o topo. Shocked
guegonet
guegonet
Forista
Forista

Número de Mensagens : 109
Idade : 36
Localização : Parnamirim RN
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 09/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Visor do nível de óleo não funcionando!!! Empty Re: Visor do nível de óleo não funcionando!!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos