FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Viagens em BR com a Super 100

+3
jeff
JotaMotors
marisco
7 participantes

Ir para baixo

Viagens em BR com a Super 100 Empty Viagens em BR com a Super 100

Mensagem  marisco Qua Mar 09, 2011 6:31 pm

Favor, contem seus relatos, como foi, tempo, recomendações:)
marisco
marisco
Forista
Forista

Número de Mensagens : 197
Idade : 38
Moto : Super100
Data de inscrição : 13/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens em BR com a Super 100 Empty Re: Viagens em BR com a Super 100

Mensagem  Convidad Qui Mar 10, 2011 7:46 am

Amigo,

Pra te ser sincero não recomendo pegar estrada com uma Super 100 não. A moto é legal, boa e etc... Mas não tem estrutura mecânica para lhe oferecer segurança.

Na estrada existem muitos fatores a ser considerados: vento lateral, desníveis de terreno, outros veículos (principalmente caminhões) e etc...
Tudo isso deve ser considerado antes de uma viagem pelas estradas.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Viagens em BR com a Super 100 Empty Re: Viagens em BR com a Super 100

Mensagem  JotaMotors Sáb maio 28, 2011 12:34 am

Ressuscitando o tópico aqui que vejo que é antigo, mas sei que muita gente tem essa curiosidade pela 100 nas BR's e eu sou novo no fórum, to empolgado pra escrever rss

Basicamente é o que o Ed falou. Vou só relatar minhas experiências pessoais...

Já viajei várias vezes em pequenos trechos de 50km ida + 50 de volta e fiz uma viagem um pouco maior, de 250km no total.

Do conforto:

Não é confortável! Pra manter uma velocidade aceitável vc tem que manter ela nas rotações mais altas (entre 7000 e 9000) o tempo todo. Isso é ruim pro motor, que terá um desgaste tremendo, e é ruim pro piloto, pois uma constante de rotação alta na super 100 faz com que o barulho seja algo realmente que incomoda a audição. Além disso, a vibração é alta e vc fica todo "eletrizado" quando para a moto.

Da segurança:

Vc só ultrapassa bem aqueles caminhões mega carregados que sobem ladeiras a 40km/h. Tem que aproveitar esses momentos de subida, quando eles estão fragilizados, pra passar. Uma vez que nas subidas ela fica na casa dos 60km/h e a maioria das carretas e caminhões ficam abaixo disso nessas circunstâncias - isso elimina o tal do vácuo. Se tiver passando muitos carros na faixa de velocidade na hora da subida... Aí vc tem que aguentar o tranco atrás do bichão! rss

A estabilidade só é boa até 80. Mais que isso a moto atinge em alguns momentos, dependendo da regulagem até mais de 100 mesmo, mas além de estar judiando do motor, ela põe vc em tendência camicase (vôo direto com destino à ... vc sabe...).

Obs: se for uma BR sem duplicação, eu não recomendo de jeito nenhum!

Da possibilidade de garupa:

Nunca levei em viagens. Mas pelas experiências vividas sozinho, eu taxo isso como inviável.

Conclusão: se tem pela frente uma boa rodovia, duplicada e com tráfego não muito intenso, dá pra percorrer pequenos trechos entre 50 e 100km, numa velocidade média de 60 a 80km/h sem arrebentar o motor e sem colocar sua vida em tanto risco. Tirando dessas condições, a moto pode até dar mais um poquinho e vai da coragem de cada um, mas eu lhe diria que apostar nisso é perigoso demais da conta!

NÃO QUERO MAIS ISSO PRA MINHA VIDA
JotaMotors
JotaMotors
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 37
Moto : Super100
Data de inscrição : 27/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens em BR com a Super 100 Empty Re: Viagens em BR com a Super 100

Mensagem  jeff Sáb maio 28, 2011 8:30 am

Ótima contribuição, Jota!

É importante que a experiência de um usuário sirva para alertar/conscientizar os novatos sobre os riscos e vantagens que uma moto oferece.

Muitos novatos pensam que todas as motos têm um desempenho parecido, mas isso não é verdade. A potência do motor é fundamental na estrada, assim como a estabilidade proporcionada pelo peso maior.

Das motos lançadas pela dafra até hoje (28/05/2011), somente a kansas 250 e a citycom encaram a velocidade dos caminhões na estrada com boa segurança, porque chegam a 125-130 km/h reais de velocidade máxima. A apache atinge 115 km/h, está no limite, encara uma rodovia Bandeirantes com margem de segurança com o piloto sozinho. Com garupa, já entra na faixa do esforço pesado para o motor, que não deve ser mantido por tempo prolongado.

Kansas e Speeds atingem 95-100 km/h reais. A super100 no máximo 85 km/h, falando em velocidade real, sem o erro do velocímetro. Na estrada, não dá para manter esse ritmo por muito tempo, senão o motor se aquece demais e pode até travar. Travar a 100 por hora na frente de um caminhão não é legal.

Agora note que estou falando das motos dafra, mas esse raciocínio se aplica a qualquer motor de qualquer fabricante. Exigir tudo que o motor é capaz de fornecer é o que se faz em corridas, e isso implica recondicionar o motor antes da próxima competição. Se você pega estrada continuamente, exigindo o máximo do motor todas as vezes, uma hora alguma coisa vai acabar se quebrando. Mas nem todo mundo tem essa consciência.

Por isso, o recomendável em estradas é contar com uma reserva para viajar longas distâncias (ou pequenas distâncias todos os dias) com tranquilidade. Se uma moto tem velocidade máxima de 130 km/h, você pode viajar tranquilo a 105 km/h (80% da máxima) e exigir um pouco mais na hora de fazer ultrapassagens, que o motor não estará sobrecarregado.

Isso se chama velocidade de cruzeiro, que é aquela que pode ser mantida por longos períodos sem prejuízo para o motor em curto prazo. Se estiver levando garupa, automaticamente o motor estará fazendo mais força, então convém diminuir ainda um pouco mais a velocidade de cruzeiro.

Tudo isso tem de ser levado em conta quando se pensa em andar com uma moto na estrada com frequência. Ou na hora de comprar uma moto pensando nessa possibilidade.

Um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens em BR com a Super 100 Empty Re: Viagens em BR com a Super 100

Mensagem  marisco Sáb maio 28, 2011 6:16 pm

Legal mesmo a contribuição do Jota! Abri essa questão pois na época estava me coçando pra viajar uns 300kms, uns 150 ida de volta. Acabei não indo e vendido a Super 100 para uma 125. Segundo outros relatos até dá pra pegar estrada com uma 125cc, apesar dos desconfortos em buracos, ultrapassagens e outras coisas. Ideal mesmo são motos de grandes cilindradas e aquelas trails acima de 250cc, segundo me falaram, o que não impede de nos arriscar em veículos menores.

Dizem que no interior do Nordeste andam de Honda Pop100 nas estradas direto sem capacetes, garupaS e carregando bode/galinha/porco... Até de cinquentinhas! Razz Razz Razz Razz Razz

marisco
marisco
Forista
Forista

Número de Mensagens : 197
Idade : 38
Moto : Super100
Data de inscrição : 13/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens em BR com a Super 100 Empty Re: Viagens em BR com a Super 100

Mensagem  Dan Floripa Sáb maio 28, 2011 7:09 pm

O ruim de motos de baixa cilindrada é que se viaja com o motor beirando o limite, não tem sobra de motor para ultrapassagens , nem para subidas íngremes. Com isso se torna mais perigoso.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens em BR com a Super 100 Empty Re: Viagens em BR com a Super 100

Mensagem  wagner mota Sáb maio 28, 2011 8:32 pm

Dan Floripa escreveu: O ruim de motos de baixa cilindrada é que se viaja com o motor beirando o limite, não tem sobra de motor para ultrapassagens , nem para subidas íngremes. Com isso se torna mais perigoso.

Abraço!

Dan.

Disse tudo brother

e o condutor não pode se esquecer disso porque ficar lado a lado com caminhão e ônibus e não render é cruel!

abss
wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Idade : 60
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens em BR com a Super 100 Empty Re: Viagens em BR com a Super 100

Mensagem  brother.mga Dom maio 29, 2011 8:20 pm

E a legislação?

Até hoje não consegui achar uma resposta de qual é a cc mínima que pode rodar nas estradas.

brother.mga
Novato
Novato

Número de Mensagens : 9
Moto : Super100
Data de inscrição : 28/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens em BR com a Super 100 Empty Re: Viagens em BR com a Super 100

Mensagem  jeff Dom maio 29, 2011 9:57 pm

Conforme o site da ABRAM, de acordo com o novo código de trânsito, somente ciclomotores estão proibidos. Antigamente, somente 125 para cima podiam pegar a estrada.

Fonte: http://abrambrasil.org.br

Segundo o artigo 244, § 2º do Código de Trânsito Brasileiro, configura infração de trânsito de natureza média a condução de ciclomotor (veículo de duas ou três rodas com motor de até 50 cilindradas e velocidade máxima de fabricação inferior a 50 km/h) em vias de trânsito rápido ou rodovias - esta é a única proibição expressa do CTB.


Agora há estradas e estradas. Uma coisa é pegar uma estrada secundária onde a velocidade máxima é 80 km/h. Mais ou menos tranquilo para qualquer moto, porque sempre vai ter gente andando a mais do que isso.

Muito diferente é pegar uma Bandeirantes, Rodoanel, Dutra, Fernão Dias... onde ninguém anda a menos de 80 km/h... a velocidade real da kansas em estrada é de 90 km/h. uma super100 deve chegar no máximo a 80 km/h reais.

Em estradas como essas, se bobear o pessoal passa por cima até de moto 150. Não é à toa que a antiga 200 da honda se chamava Strada.

Um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens em BR com a Super 100 Empty Re: Viagens em BR com a Super 100

Mensagem  fredericorosario Ter Set 10, 2013 4:05 pm

marisco escreveu:Legal mesmo a contribuição do Jota! Abri essa questão pois na época estava me coçando pra viajar uns 300kms, uns 150 ida de volta. Acabei não indo e vendido a Super 100 para uma 125. Segundo outros relatos até dá pra pegar estrada com uma 125cc, apesar dos desconfortos em buracos, ultrapassagens e outras coisas. Ideal mesmo são motos de grandes cilindradas e aquelas trails acima de 250cc, segundo me falaram, o que não impede de nos arriscar em veículos menores.

Dizem que no interior do Nordeste andam de Honda Pop100 nas estradas direto sem capacetes, garupaS e carregando bode/galinha/porco... Até de cinquentinhas! Razz Razz  Razz  Razz  Razz

Pow marisco !!! fala assim do Nordeste não meu velhinho !!!! Mas que é verdade é camarada !!!, no interior você verá até transporte de vaca com uma amante em cima de uma 50 tinha !!!!

Abraço Fred

fredericorosario
Novato
Novato

Número de Mensagens : 7
Idade : 54
Localização : fortaleza
Moto : Super100
Data de inscrição : 09/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens em BR com a Super 100 Empty Re: Viagens em BR com a Super 100

Mensagem  Convidad Qua Set 11, 2013 7:40 am

Opa,

Não é só no interior do Nordeste não!

Qualquer cidade, um pouco mais afastada de grandes centros a gente encontra os heróis (desafiando as leis da física e as leis do homem). Triste, mas é verdade!! Em qualquer Estado, seja do Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste ou Norte.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Viagens em BR com a Super 100 Empty Re: Viagens em BR com a Super 100

Mensagem  fredericorosario Qua Set 11, 2013 10:57 am

Edifrans escreveu:Opa,

Não é só no interior do Nordeste não!

Qualquer cidade, um pouco mais afastada de grandes centros a gente encontra os heróis (desafiando as leis da física e as leis do homem). Triste, mas é verdade!! Em qualquer Estado, seja do Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste ou Norte.


Abraço,
É vero Edifrans !!! Falou e disse meu chapa !!!

fredericorosario
Novato
Novato

Número de Mensagens : 7
Idade : 54
Localização : fortaleza
Moto : Super100
Data de inscrição : 09/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens em BR com a Super 100 Empty Re: Viagens em BR com a Super 100

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos