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Regulagem do carburador

4 participantes

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Regulagem do carburador Empty Regulagem do carburador

Mensagem  gimme Sex Set 23, 2011 9:24 pm

Fala pessoal estou com vário problemas relacionado com o carburador!!!dando uma olhada na net encontrei esse tutorial

Tutorial - Manutenção e Preparação Básica


1. CONCEITOS
1.1-Mistura rica/pobre

Para os que não conhecem o termo: A mistura é fluido composto por gasolina vaporizada e ar atmosférico que entra na câmara do motor para a queima. Uma mistura rica é aquela com muito combustível e pouco ar. A pobre é a com excesso de ar e carência de combustível. Tanto uma mistura muito rica como uma muito pobre são prejudiciais tanto para a moto. O ideal é a mistura ideal: Aquela que não é nem rica, nem pobre.

1.2-Sintomas de mistura rica ou pobre

Pobre: Dá falta na subida de giro (como se o combustível estivesse acabando). Dispara na arrancada. Motor dificil de partida. Giro alto demais em marchas curtas. Consumo muito abaixo do normal. Vela esbranquiçada ou seca. Em alguns casos pipocos no escape ao reduzir, e a já conhecida perda de força nas marchas maiores indicam mistura pobre, que pode até causar superaquecimento.

Rica: Embrulhadas na subida de giro. Faz a moto apagar em marcha lenta. Fumaça no escape e cheiro de combustivel nas acelerações. Consumo muito alto. Perda constante de torque em marchas curtas.

1.3-Dicas de regulagem de carburador

O ideal é que a moto saia no movimento meio "gorda", e mantenha sua força em todas as marchas, sem precisar enrolar demais o cabo do acelerador.Isso se consegue com um carburador em boas condições, limpo e bem regulado conforme o manual de serviço da moto, ou o mais proximo disso. As quatro regulagens fundamentais:

1- Regulagem da marcha lenta - Ajuste o parafuso que retém a válvula de aceleração. (apenas o parafuso de ar (regula o ar) e o parafuso da marcha lenta (regula a gas.) fazem diferença quando a moto está na marcha lenta).
2- Regulagem de baixa média aceleração - Ajuste o parafuso de ar, ou troque a válvula de aceleração (pistonete).
3- Regulagem em média alta aceleração - Regule a posição do clips da agulha.
4- Regulagem em alta aceleração - Troque o giclê de alta ou principal.

Confira ainda:

1.4-Compressão da câmara e sistema de escape

A mistura queima na câmara, e lá ela é comprimida. Esse é um conceito dos motores a explosão que temos nas motos. Sobre o sistema de escape, muita gente acha que a função do escapamento é apenas silenciar o som da explosão, o que não é verdade.

Em baixas rotações, visto que pouca mistura é injetada na câmara, os resíduos da explosão anterior presentes ainda na câmara ajudam na compressão da mesma. Já em situações de aceleração/rotação máxima, o ideal é que toda a mistura anterior seja expulsa, para dar lugar à nova mistura que é injetada para a próxima queima a seguir.

2. MODIFICAÇÕES BARATAS QUE VISAM PERFORMANCE
2.1-Escape mais livre

Essa é geralmente a primeira e mais divertida das modificações que se faz numa moto, visando desempenho ou qualquer um dos outros benefícios que ela traz.

Seguindo a linha de raciocínio explicada no item 1.2, um escape mais aberto (que dê mais vazão de ar) do que o original, tende a incrementar desempenho em altas rotações, pois os gases queimados serão expulsos com mais facilidade. Da mesma forma, ele tende também a prejudicar o torque em baixas rotações, pois os gases velhos, que ficavam na câmara e ajudavam na compressão, também serão expulsos com mais facilidade. Dessa forma, se seu escape esportivo deu potência em alta e tirou torque em baixa, saiba que ele é um bom escape. Caso o inverso aconteceu, você pode ter comprado um escape mais restritivo do que o original. Certifique-se disso ao comprar o seu, nem todos os escapes barulhentos à venda são mais livres. Se vc instalou o escape e o giro do motor automaticamente subiu, não fique feliz. Vc pode ter comprado um escape retritivo, e não esportivo. Escapes esportivos (mais liberados) devem descer o giro ao serem instalados na moto que antes estava usando o original. E a correção necessária deve ser feita no parafuso de ar.

Instalar um escape mais livre tente a desregular a mistura, e é necessário enriquecê-la após essa modificação. Fazendo essa modificação é de se esperar, além do desempenho maior, um maior consumo.

Além do desempenho, os escapes esportivos tem mais 2 benefícios: Um barulho mais agradável e alto, e por ser mais alto, pode fazer o motoqueiro mais fácil de ser percebido pelos carros, colaborando com a segurança.

2.2-Sistema de filtragem de ar com mais vazão

Improvisando um sistema de filtragem de ar com mais vazão tb dá potência. Fará com que mais ar entre, fará com que a mistura fique pobre e então vc a enriquece para voltar a ser ideal.

Essa modificação, assim como a anterior, gera a necessidade de ajustar a mistura, mais potência, e por consequência, mais consumo.

A opção mais interessante é instalar um filtro cônico automotivo. É feito de papel, é barato e simples. É o mesmo que se usa em carros. Se acha em lojas de tunning e no mercado livre, faça uma busca lá q vc acha bastante. Basta comprar, tirar fora o filtro original com caixa do filtro e tudo, e instalar o filtro cônico direto na boca do carburador. Guarde o filtro original e a caixa dele pra quando vc for vender a moto.

Instalar um filtro cônico vai empobrecer tanto a mistura que não será possível enriquecê-la novamente com a moto original. Vai ser preciso trocar o giclê de alta por um maior. Por ex. Se a sua moto usa giclê de alta 100, vc precisará de um 105, 110, 115. O acerto do novo giclê é na base da tentativa e erro (o giclê não é caro).

Não entendeu nada??? Assim: A sua moto joga uma quantidade equilibrada de ar e gasosa. Se vc coloca um filtro cônico, entra tanto ar, que mesmo que vc acelere tudo, a gasosa que o carburador joga pra dentro não é suficiente pra casar com todo aquele ar: Mistura pobre (excesso de ar, falta de combustível). É tanto ar que não dá pra equilibrar com o giclê original. Vc vai precisar de um giclê maior, que permita ao carburador jogar mais gasosa, pra equilibrar com todo aquele ar que está entrando. Resumindo: Vai correr bastantão.

Outra opção mais simples mas muito menos eficiente do que o filtro cônico, é tirar a tampa da caixa do filtro de ar. Por exemplo, muita gente tira a tampa da caixa do filtro de ar na Honda Biz. Dizem que dá um incremento substancial no desempenho da Biz. Caixa de filtro sem tampa também engrossa muito o som da moto (qualquer moto), independentemente do escape instalado. É o mesmo som que faria se não tivesse filtro.

Note ainda que ao fazer a sua modificação, fica sob sua responsabilidade fazer de um jeito que não entre água no motor através do filtro de ar. Isso pode causar fundição do motor. O filtro cônico também é impróprio pra quem anda em estrada de terra.

Atenção: Jamais rode sem filtro nenhum, nem que seja por pouco tempo. Andar sem filtro reduz muito a vida útil do motor.

2.3-Aumento da taxa de compressão (ou rebaixamento de cabeçote)

O ideal seria calcular o novo volume da câmara para obter um acréscimo de no máximo 0,5:1 a 0,7:1 na taxa final. Mas como muita gente não tem conhecimentos suficientes para um cálculo tão específico, a seguinte medida é uma medida padrão, que poderá ser aplicada em qualquer motor em questão. Uns a taxa irá aumentar mais com essa medida, outros, menos. A medida é 0,6 mm. Leve o cabeçote em uma retífica de bom nome no mercado, e peça para plainar o cabeçote em 0,6 mm. Esse serviço normalmente tem um custo de 20 a 30 reais. Além disso, ainda tem o custo da mão-de-obra.

Um problema que pode ocorrer: Se a gasolina que vc tem a disposição em sua cidade não for de qualidade, junto com um clima bem quente, pode ser que no seu motor ocorra pré detonação. O barulho da pré detonação é parecido com estalos de metais baixos no interior do motor. É muito prejudicial e pode até furar o pistão.

Solução para o problema: Calma, não precisa comprar outro cabeçote, nem fazer sanduiche de juntas, basta enriquecer a mistura. Se persistir, terá de atrasar o ponto de ignição até o problema parar.

Será muitro difícil ter pré-detonação com esse aumento de taxa, pois as fábricas colocam uma margem de segurança bem grande. Mas se isso ocorrer, basta proceder como descrito acima.

2.4-Carburador maior

Começa a ficar mais chata a coisa, pois precisa bater o coletor, o bocal do sistema de filtragem de ar e etc. Procure um carburador com venturi de 2 a 4 mm maior. Talvez dê para usar o mesmo coletor de admissão. Caso não der, peça para um torneiro tornear o perímetro externo do venturi para diminui seu diâmetro externo e caber no coletor. Já o bocal do sistema de ar, se não couber, pode abortar a caixa de filtro original, e usar um filtro esportivo cônico automotivo no lugar, irá fornecer uma vazão de ar muito maior, gerando mais potência. Quem não quer investir em um carburador maior, ter todo esse trabalho, pode apenas enriquecer a mistura e utilizar o filtro cônico, já irá dar uma melhora.

2.5-Trabalho nos dutos do cabeçote

Serviço mais complexo e poucas pessoas sabem fazer. Mas se vc tiver uma micro retífica em mãos, poderá tirar ressaltos de má fundição do cabeçote nos dutos de admissão e escape, aumentar 0,5mm no diâmetro de ambos os dutos, e fazer polimento SOMENTE no duto de escape

2.6-Maior folga no eletrodo da vela

Quanto maior a folga no eletrodo da vela, maior será a centelha, e melhor será a queima. Porém, quanto maior a folga, maior o risco da centelha falhar. O ideal é ir abrindo a folga do eletrodo de 0,05 mm, até chegar a hora que falhar, quando falhar, vc volta 0,05mm. Se falhar de forma irregular, volte mais 0,05mm, até não falhar de forma alguma.3.

MODIFICAÇÕES CARAS QUE VISAM PERFORMANCE[/color]
3.1-Aumento de cilindrada

Esse é o ganho de potência e torque garantido, porém, o investimento se torna o problema. Para motos que já estão com o motor bem rodado e necessita de retífica, pode-se aproveitar a retífica para abrir mais no diâmetro. No caso das CG's 125, pode se utilizar o pistão da CBX150 aero, que irá gerar em torno de 150cc na CG. Não é bom passar de 25cc de aumento somente no diâmetro, pois logo terá problemas com refrigeração.

3.2-Troca de motor

Outra técnica bastante eficiente, mas cara: Compre um motor de, por exemplo, da CBX Strada, e instale na sua moto. É possível achar isso em leilões, desmanches, etc. Porém, tais motores são usados, e podem esconder defeitos. A adaptação do motor de Strada em Titan é razoavelmente simples, porém já vi quem instalou motor de Strada em Kasinsky Cruise II. Já ouvi boatos também de motor de Titan em Biz. Nesse caso, teria-se uma biz com motor 125, com 5 marchas e com embreagem.

Motor roubado: Roubada que eu não recomendo pra ninguém. O licenciamento do novo motor morre em mais de R$ 100,00, mas se a polícia pegar seu motor adulterado, sua moto é apreendida. Além de que a próxima moto roubada para alientar o mercado de peças roubadas pode ser a sua.

4. MODIFICAÇÕES QUE NÃO ALTERAM A PERFORMANCE
4.1-Alterar a relação secundária

Trocar o pinhão ou a coroa. O pinhão e a coroa compõem a relação secundária. São as rodas dentadas onde vai a corrente e que transmitem a força do motor à roda traseira. O pinhão vai no motor e a coroa na roda traseira. Colocar um pinhão com um dente a mais aumentará a relação secundária, fazendo com que a moto tenha marchas mais longas, mais velocidade final, porém menos aceleração. É um esquema simples: Tudo que vc ganhar em final, é pq perdeu em aceleração. O esquema inverso, colocar um pinhão com um dente a menos, reduz a relação secundária, faz a moto acelerar mais rapidamente, reduz as marchas e tira velocidade final.


(*Créditos - Fórum Pequenas Notávieis)

lol!


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Regulagem do carburador Empty Re: Regulagem do carburador

Mensagem  ALLT Qui Jan 05, 2012 5:39 pm

Eu penso o seguinte, motos de 50 e 100 cc, visão economia e facilidade de pilotagem, 125 e 150, praticidade no transito com economia, 250 é uma mistura de cilindrada para cidade e um pouco de folego na estrada!!! Agora, um cara compra uma 150 e fica chateado pq a moto nao passa dos 110 km/h, então ele devia de ver os conceitos!!! sou contra modificações na mecânica (nada contra customizar), os engenheiros ja fizeram de tudo para tirar o melhor do motor em si, e no caso, essas coisas só aumentam o consumo de combustível, o desgaste de peças e outras coisas para elevar pouquíssimo o desempenho!!! Nao vale a pena!!!

Obs.: Minha opinião!!!
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Regulagem do carburador Empty Re: Regulagem do carburador

Mensagem  gimme Qui Jan 05, 2012 5:52 pm

OK! bela opinião.
Porém o tutorial tem para todos os gostos,como disse "estou tendo problemas com regulagem do carburador" isso porque quando o clima muda (frio) a moto encontra dificuldade para ligar,daí a necessidade de "Regular" o tal,não quero almentar o desempenho,isso só vai acontecer quando subir a cilindrada...
Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz
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Mensagem  Convidad Sex Jan 06, 2012 5:24 am

Opa,

ALLT escreveu:Eu penso o seguinte, motos de 50 e 100 cc, visão economia e facilidade de pilotagem, 125 e 150, praticidade no transito com economia, 250 é uma mistura de cilindrada para cidade e um pouco de folego na estrada!!! Agora, um cara compra uma 150 e fica chateado pq a moto nao passa dos 110 km/h, então ele devia de ver os conceitos!!! sou contra modificações na mecânica (nada contra customizar), os engenheiros ja fizeram de tudo para tirar o melhor do motor em si, e no caso, essas coisas só aumentam o consumo de combustível, o desgaste de peças e outras coisas para elevar pouquíssimo o desempenho!!! Nao vale a pena!!!

Obs.: Minha opinião!!!

Concordo contigo ALLT, porém como explicar a melhora tão significativa da Kansas-150 qando instalado um pinhão de 16 dentes, ao invés do 15 dentes (original). Nesse caso em particular acho que seria melhor soltar as Kansas já com pinhão 16.


Abraço,

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Mensagem  Edu Clown Sex Jan 06, 2012 5:46 am

Edifrans escreveu:Nesse caso em particular acho que seria melhor soltar as Kansas já com pinhão 16.
Eu também acho que o pinhão de 16 devia vir de fábrica. A melhora na moto foi muito perceptível!

Abraço.
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Mensagem  ALLT Sex Jan 06, 2012 2:33 pm

Gimme, sem duvida voce deve ter um problema na regulagem do carburador, acredito que a mistura ar/combustivel deve estar pobre!!! Porem, a Kansas é triste de pegar sem o afogador puxado, ela chora e nao pega Very Happy , sempre tive esse problema!!! Porem com o afogador puxado, pega de primeira, mesmo em noites muiiiiiiiiiiiito frias!!! Agora, se mesmo com o afogador puxado ela pena pra pegar, acredito que uma regulagem ajudaria!!! Agora, respondendo a do amigo Edifrans, penso eu que a fabrica optou pelo pinhao menor (15 dentes) para priorizar o torque do motor, pode perceber que de arrancada, nenhuma 150cc sai na frante da Kansas, visto que a moto tem um apelo de uso em cidades!!!
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Mensagem  Edu Clown Sex Jan 06, 2012 7:32 pm

ALLT escreveu:Porem, a Kansas é triste de pegar sem o afogador puxado, ela chora e nao pega Very Happy , sempre tive esse problema!!! Porem com o afogador puxado, pega de primeira, mesmo em noites muiiiiiiiiiiiito frias!!!
A minha só apresentou esse problema no periodo de amaciamento, agora ela pega sem precisar do afogadorr mesmo quando está frio de manhã. Very Happy
Será que não é algum problema na sua? Devia pedir para algum mecânico ver isso ( se bem que aqui no norte, nosso frio não é como o frio daê de baixo Razz )

Abraço.
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Mensagem  ALLT Sex Jan 06, 2012 8:59 pm

Edu, a danada precisa de uma geral inteira!!! Desde a parte elétrica ate a mecânica!!! Mas com o afogador puxado, pega de primeira!!! E nao é papo nao, o motor depois de amaciado, pega melhor mesmo, por que sera???? Question Question Question
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Mensagem  Edu Clown Sáb Jan 07, 2012 9:24 am

Aí já não sei te responder Razz
Mas tá aí uma boa pergunta para alguém com mais conhecimento responder! rsrs. Alguém se habilita? Rolling Eyes

Abraço.
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Mensagem  Dan Floripa Sáb Jan 07, 2012 10:25 pm

ALLT escreveu:Edu, a danada precisa de uma geral inteira!!! Desde a parte elétrica ate a mecânica!!! Mas com o afogador puxado, pega de primeira!!! E nao é papo nao, o motor depois de amaciado, pega melhor mesmo, por que sera???? Question Question Question

Porque ele está mais solto tendo menos atrito, então ele gira mais rápido e mais leve.

Abraço!

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Mensagem  ALLT Dom Jan 08, 2012 2:00 pm

Dan, o que voce disse é uma grande verdade!!! Li uma reportagem sobre sair com o motor nao aquecido, eu particularmente sempre achei bobagem, porque na minha cabeça o motor iria esquentar tanto parado quanto andando!!! Mas na reportagem dizia que ao andarmos com o motor frio, o atrito é maior, porque as peças estao frias, e consequentemente, mais justas!!! Dizia na reportagem que andar com o motor frio significa um desgaste das peças aquivalente ao rodar de 100 Km!!!! Entao fica a dica!!!
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Mensagem  Dan Floripa Dom Jan 08, 2012 6:04 pm

ALLT escreveu:Dan, o que voce disse é uma grande verdade!!! Li uma reportagem sobre sair com o motor nao aquecido, eu particularmente sempre achei bobagem, porque na minha cabeça o motor iria esquentar tanto parado quanto andando!!! Mas na reportagem dizia que ao andarmos com o motor frio, o atrito é maior, porque as peças estao frias, e consequentemente, mais justas!!! Dizia na reportagem que andar com o motor frio significa um desgaste das peças aquivalente ao rodar de 100 Km!!!! Entao fica a dica!!!

Não ALLT, com o motor frio as peças estão mais folgadas, quando aquecem elas ficam com as medidas corretas de trabalho. No motor existem folgas justamente para quando o motor aquecer ele ficar justo sem folgas e trabalhar corretamente. Se o motor estiver frio e for posto diretamente em regime de trabalho, sofrerá desgaste maior até aquecer.

Abraço!

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Mensagem  Convidad Seg Jan 09, 2012 5:55 am

Opa,

Dan Floripa escreveu:
ALLT escreveu:Dan, o que voce disse é uma grande verdade!!! Li uma reportagem sobre sair com o motor nao aquecido, eu particularmente sempre achei bobagem, porque na minha cabeça o motor iria esquentar tanto parado quanto andando!!! Mas na reportagem dizia que ao andarmos com o motor frio, o atrito é maior, porque as peças estao frias, e consequentemente, mais justas!!! Dizia na reportagem que andar com o motor frio significa um desgaste das peças aquivalente ao rodar de 100 Km!!!! Entao fica a dica!!!

Não ALLT, com o motor frio as peças estão mais folgadas, quando aquecem elas ficam com as medidas corretas de trabalho. No motor existem folgas justamente para quando o motor aquecer ele ficar justo sem folgas e trabalhar corretamente. Se o motor estiver frio e for posto diretamente em regime de trabalho, sofrerá desgaste maior até aquecer.

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Mensagem  Dan Floripa Seg Jan 09, 2012 10:05 am

Edifrans escreveu:Opa,

Dan Floripa escreveu:
ALLT escreveu:Dan, o que voce disse é uma grande verdade!!! Li uma reportagem sobre sair com o motor nao aquecido, eu particularmente sempre achei bobagem, porque na minha cabeça o motor iria esquentar tanto parado quanto andando!!! Mas na reportagem dizia que ao andarmos com o motor frio, o atrito é maior, porque as peças estao frias, e consequentemente, mais justas!!! Dizia na reportagem que andar com o motor frio significa um desgaste das peças aquivalente ao rodar de 100 Km!!!! Entao fica a dica!!!

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Mensagem  Convidad Seg Jan 09, 2012 11:21 am

Dan Floripa escreveu:
Edifrans escreveu:Opa,

Dan Floripa escreveu:
ALLT escreveu:Dan, o que voce disse é uma grande verdade!!! Li uma reportagem sobre sair com o motor nao aquecido, eu particularmente sempre achei bobagem, porque na minha cabeça o motor iria esquentar tanto parado quanto andando!!! Mas na reportagem dizia que ao andarmos com o motor frio, o atrito é maior, porque as peças estao frias, e consequentemente, mais justas!!! Dizia na reportagem que andar com o motor frio significa um desgaste das peças aquivalente ao rodar de 100 Km!!!! Entao fica a dica!!!

Não ALLT, com o motor frio as peças estão mais folgadas, quando aquecem elas ficam com as medidas corretas de trabalho. No motor existem folgas justamente para quando o motor aquecer ele ficar justo sem folgas e trabalhar corretamente. Se o motor estiver frio e for posto diretamente em regime de trabalho, sofrerá desgaste maior até aquecer.

Abraço!

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Nem me fale viu Dan!!!

Esse dias eu não resisti e fui matar a saudade.... Como "de presente de Natal" o motor do meu caminhão pifou (quebrou o virabrequim). Eu e meu pai (que trabalha com bruto) optamos por trocar logo o motor e colocamos um turbinado e bem mais moderno do que o que estava (era um maçarico e bem antigo, só em nossa mão tinha bem uns 8 anos sem dar problema). Daí já viu... Passei Natal e uns dias a mais com a mão na graxa... e de recompensa passei a mão na chave dele e cai na estrada.... Nossa... é bom demais (apesar de ter feito apenas 3 viajinhas Sampa-->Araras) que só serviu pra me deixar mais aguado, mas daí voltemos a vida real e cá estou na firma novamente!!!


Abraço,

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Mensagem  ALLT Seg Jan 09, 2012 12:53 pm

Obrigado Dan, é isso ai mesmo!!!
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Mensagem  Dan Floripa Seg Jan 09, 2012 3:25 pm

Edifrans escreveu:
Dan Floripa escreveu:
Edifrans escreveu:Opa,

Dan Floripa escreveu:
ALLT escreveu:Dan, o que voce disse é uma grande verdade!!! Li uma reportagem sobre sair com o motor nao aquecido, eu particularmente sempre achei bobagem, porque na minha cabeça o motor iria esquentar tanto parado quanto andando!!! Mas na reportagem dizia que ao andarmos com o motor frio, o atrito é maior, porque as peças estao frias, e consequentemente, mais justas!!! Dizia na reportagem que andar com o motor frio significa um desgaste das peças aquivalente ao rodar de 100 Km!!!! Entao fica a dica!!!

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Abraço,

Qualquer dia desses vou pegar um Cargo2428 para puxar uns carros de leilão aí de São Paulo só para matar a vontade!!
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Mensagem  Convidad Ter Jan 10, 2012 6:18 am

Opa,

Dan Floripa escreveu:
Edifrans escreveu:
Dan Floripa escreveu:
Edifrans escreveu:Opa,

Dan Floripa escreveu:
ALLT escreveu:Dan, o que voce disse é uma grande verdade!!! Li uma reportagem sobre sair com o motor nao aquecido, eu particularmente sempre achei bobagem, porque na minha cabeça o motor iria esquentar tanto parado quanto andando!!! Mas na reportagem dizia que ao andarmos com o motor frio, o atrito é maior, porque as peças estao frias, e consequentemente, mais justas!!! Dizia na reportagem que andar com o motor frio significa um desgaste das peças aquivalente ao rodar de 100 Km!!!! Entao fica a dica!!!

Não ALLT, com o motor frio as peças estão mais folgadas, quando aquecem elas ficam com as medidas corretas de trabalho. No motor existem folgas justamente para quando o motor aquecer ele ficar justo sem folgas e trabalhar corretamente. Se o motor estiver frio e for posto diretamente em regime de trabalho, sofrerá desgaste maior até aquecer.

Abraço!

Dan.

E isso serve para carros, motos e principalmente para caminhões também !!!! Razz


Abraço,


Razz Razz Razz Razz Sim, mas nada como deixar o bruto aquecendo e carregando o reservatório de ar enquanto tomamos um bom "chá de urubu!" Razz Razz Razz Razz Razz

Nem me fale viu Dan!!!

Esse dias eu não resisti e fui matar a saudade.... Como "de presente de Natal" o motor do meu caminhão pifou (quebrou o virabrequim). Eu e meu pai (que trabalha com bruto) optamos por trocar logo o motor e colocamos um turbinado e bem mais moderno do que o que estava (era um maçarico e bem antigo, só em nossa mão tinha bem uns 8 anos sem dar problema). Daí já viu... Passei Natal e uns dias a mais com a mão na graxa... e de recompensa passei a mão na chave dele e cai na estrada.... Nossa... é bom demais (apesar de ter feito apenas 3 viajinhas Sampa-->Araras) que só serviu pra me deixar mais aguado, mas daí voltemos a vida real e cá estou na firma novamente!!!


Abraço,

Qualquer dia desses vou pegar um Cargo2428 para puxar uns carros de leilão aí de São Paulo só para matar a vontade!!

Vindo a Capital da Fumaça, me avise que a gente combina pra tomar uma breja!!!


Abraço,

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