FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filtro de óleo centrifugo

4 participantes

Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  ernesto walter Sex Fev 10, 2012 6:46 pm

Alguem ja limpou o filtro centrifugo (aquele que fica perto da bomba de óleo)?

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  jeff Sex Fev 10, 2012 7:45 pm

Ernesto, nunca limpei. Por característica, ele é autolimpante. O princípio de funcionamento do filtro centrífugo é que ele é um cone que gira rapidamente, atirando as partículas (contaminantes) para a borda, por onde saem do fluxo e caem de volta no cárter.

O óleo limpo é aspirado pelo centro do filtro e segue para as partes altas do motor.

com o tempo, todas as peças do motor ficam com uma gosma/borra aderida nas paredes, mas isso não chega a afetar o funcionamento desse filtro.

os fabricantes recomendam fazer essa limpeza por ocasião de uma revisão total do motor, quando você troca a maior parte dos componentes por novos. Amanhã vou falar com o Dan, que está sem internet esta semana, e se eu lembrar pergunto o que ele acha disso.

um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  ernesto walter Sáb Fev 11, 2012 6:48 pm

Valeu jeff,é que no manual recomenda verificar a cada 3000km e substituir a cada 6000 km,e com não fiz mais revisão em concessionaria desde os 18000 km,estou preocupado(hoje esta com 28000 km),MAS nada garante que foi verificado e/ou substituido em alguma revisão.
É a unica coisa que eu não tenho ferramenta para fazer,pois pelo que vi no manual de manutenção,me parece uma chave especial.
Ficcarei no aguardo da resposta do Dan.

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  jeff Sáb Fev 11, 2012 7:25 pm

Olá, Ernesto

Pode incluir esses dados na cota de erros do manual...

Essas quilometragens seriam adequadas para um filtro comum, igual ao dos carros. A dafra não troca esse componente na revisão dos 6 mil, pode ter certeza, porque essa foi a única revisão que fiz em concessionária na minha moto, e foi só óleo, regulagem de válvulas, limpeza de carburador e se não me engano a vela, que se trocaram, foi sem necessidade.

A ferramenta para soltar esse filtro é especial mesmo, nem adianta tentar com chaves comuns. Ma a minha está com 41 mil km, nunca fez este serviço.

comentário mais ou menos fora do assunto:

quando abriu a tampa do cabeçote, o mecânico comentou que tudo estava muito limpo, parecia zero km. Hoje entendo porque ele estranhou: estava acostumado a abrir motores que sempre rodavam com pouco óleo, portanto superaqueciam e formavam borra. Como a minha rodava com a quantidade certa, o motor não esquentava tanto e não carbonizava como as outras motos com as quais ele estava acostumado...

o mecânico que trocou a bomba de óleo, acho que estava com 35 mil km, também elogiou o estado de novo que o meu motor estava e disse que não era necessário limpar o filtro centrífugo.

então, usando óleo bom, na quantidade certa, e trocando na quilometragem recomendada, o filtro centrífugo não precisa ser mexido. Se um dia você fizer o motor, aí aproveita e já troca ou limpa, que o custo da mão de obra já vai estar cobrindo o serviço mesmo.

Um abraço,

Jeff
PS: conheço um pouco da dinâmica de elaboração de manuais do proprietário. O pessoal deve ter copiado a informação da frequência de troca do filtro centrífugo de alguma outra moto que usava elemento filtrante substituível, aí o estagiário não atentou para a diferença e a informação acabou impressa.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  ernesto walter Sáb Fev 11, 2012 7:43 pm

Obrigado Jeff,realmente tem lógica sua explicação.Uma duvida:quais foram os sintomas que te levaram a trocar a bomba de óleo??

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  jeff Sáb Fev 11, 2012 8:04 pm

a explicação completa está no tópico

https://dafra.forumeiros.com/t3805-importante-problemas-com-a-bomba-de-oleo

um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  Convidado Sáb Fev 11, 2012 11:02 pm

Pelo que eu saiba (que é bem pouco), que a sujeira retirada pelo filtro pelo processo que o jeff explicou, a sujeira é enviada para um filtro de tela, onde esta fica retida. Então é necessário limpar apenas esta tela quanto for trocar o óleo.
Acho que só se mexe no filtro mesmo no caso de desgaste ou para uma eventual inspessão

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  jeff Dom Fev 12, 2012 10:32 am

lembrando que ela só ficará retida se for maior do que os furos da tela, caso contrário continuará circulando entre o fundo do cárter, a bomba de óleo e o filtro centrífugo até a próxima troca de óleo.

taí o principal fator de desgaste da bomba que eu esqueci de mencionar no outro tópico

um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  ernesto walter Dom Fev 12, 2012 2:20 pm

Eu tive uma ideia:levando-se em conta que os carros em um imã no bujão de escoamentode óleo do cambio para segurar particulas metalicas que possam estar suspensas no óleo,eu pensei em colocar um imã dentro do filtro de tela.O que voces acham???

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  jeff Dom Fev 12, 2012 2:33 pm

há dois riscos aí:

os ímãs de ferrite são frágeis, podem se esfarelar e aí esses fragmentos vão passar a ser um problema maior do que aquele que você quer evitar.

dentro da tela do filtro, existe o risco de o ímá se deslocar e ficar dificultando a passagem do óleo.

considero que a melhor solução seja instalar direto um bujão magnético, o ímã fica encapsulado dentro do bujão e não oferece riscos.

você encontra esses bujões magnéticos nas lojas de autopeças, acredito que exista algum na medida para a rosca da carcaça dos nossos motores..

um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  ernesto walter Dom Fev 12, 2012 2:46 pm

Mas teria de ser o bujão inferior,certo?Pois o bujão lateral tem diametro muito grande,alem de ter o encaixe da tela.
A vantagem de colocar o imã dentro da tela seria limpa-lo a cada troca de óleo,pois eu não acho conveniente ficar tirando o bujão inferior para não estragar a rosca.
Talvez colando imã no bujão latera,com silicone para alta temperatura.
O que acha,Jeff ??

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  jeff Dom Fev 12, 2012 3:01 pm

sim, falo do bujão inferior.

é arriscado colar alguma coisa usando silicone, porque o próprio silicone pode se soltar e vir a ser um problema. além disso, você teria que fazer isso num tampão lateral novo, porque o silicone não iria aderir no tampão velho por melhor que você removesse o óleo.

colar pode até funcionar nos primeiros dias, mas com a ação química do óleo, a temperatura e a vibração do motor, ele provavavelmente vai se soltar e você só vai descobrir que o silicone se soltou quando ele já tiver estragado o motor, então não acho que valha o risco.

a situação menos arriscada é usar o bujão inferior magnético, e deixar para limpá-lo com menos frequência.

mas não tenho receio de estragar aquela rosca, basta alinhar corretamente o bujão durante a instalação e não dar aperto excessivo.

um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  Convidado Dom Fev 12, 2012 3:22 pm

Achei muito interessante a ideia de se utilizar o imã para atrair as particulas, mas ainda acho que a troca periódica de oleo é o suficiente (e mais eficiente) para remover as particulas finas que não são retidas pela tela.
Eu fiz um teste rápido aqui com umas gotas de óleo e um imã de HD (peça de PC não a moto Very Happy ) e não houve atração das particulas, a massa delas é muito pequena e a força de atração magnética não é capaz de superar a viscosidade do óleo

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  jeff Dom Fev 12, 2012 4:55 pm

partículas ferrosas (magnéticas) são provenientes do desgaste das engrenagens do câmbio e das pistas dos rolamentos, e se as peças forem de boa qualidade isso só deve acontecer depois dos 60 mil km se a lubrificação for sempre mantida em dia e não houver algum problema de qualidade da têmpera das engrenagens.

os rolamentos chineses a gente já sabe (e a dafra também) que não valem nada, então um bujão magnético seria de ajuda sim. metalurgia não é uma ciência exata e é normal haver lotes de materiais mais resistentes que outros. os rolamentos da minha estão indo bem até agora (41 mil km).

as partículas que aparecem primeiro no motor são as do desgaste das bronzinas, e essas não são magnéticas, o bujão não faria diferença.

um abraço,

jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  Convidado Dom Fev 12, 2012 5:02 pm

jeff escreveu:

as partículas que aparecem primeiro no motor são as do desgaste das bronzinas, e essas não são magnéticas, o bujão não faria diferença.

Tá aí a explicação! Ainda bem que o imã não atraiu as particulas do óleo da minha moto, o que "pode" indicar não estar havendo desgaste prematuro dos componentes ferrosos, elas só sedimentaram uniformemente nas gotas e nem deram bola para o PODEROSO IMÃ Twisted Evil

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  ernesto walter Dom Fev 12, 2012 5:19 pm

A citycom tem um filto com imã: http://www.revistadamoto.com.br/2012/02/02/10-mil-quilometros-com-o-dafra-citycom-300i/#more-3845

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  jeff Dom Fev 12, 2012 5:51 pm

é fato! pena que não tem foto.... agora resta ver se ele é adaptável nas nossas motos.

o repórter pode estar chamando de filtro o que na verdade é um bujão, eles não costumam ser muito precisos na nomenclatura dos componentes.

da próxima vez que for na concessionária vou ver se dou uma sapeada nesse componente da city. Aliás amanhã vou lá perto, encontrei uma tabela de uma distribuidora de óleos com as quantidades de óleo recomendadas pelos fabricantes e adivinhem?
Filtro de óleo centrifugo Tabelinha2l


como tem uma filial a uns 5 km daqui, vou lá tentar evitar que outros proprietários sejam lesados pela inércia da dafra.

um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  Kashi Dom Fev 12, 2012 11:34 pm

Acho interessante essas coisas de mecanica *0*... quando eu pegar minha kansas irei ver se me aprofundo nos estudos =D
Kashi
Kashi
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 57
Idade : 31
Localização : Salvador
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 04/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  jeff Seg Fev 13, 2012 10:03 am

Fui lá na total moto peças, a empresa que copiou os dados do manual do proprietário incorreto da dafra e avisei eles, agora há uma empresa interessada em não ver seu nome associado a algo potencialmente danoso a seus clientes, vamos ver no que dá.

Também passei na concessionária de Floripa e verifiquei, o tal filtro é mesmo um bujão magnético, mas ele não se encaixa nas nossas motos que usam rosca 12 mm.

aproveitei e conferi os boletins de serviços para ver se havia alguma referência ao nível de óleo, e não existe nada, eles não têm boletins de serviços anteriores a 2009 e a informação do Tuco Benedito diz que havia em 2008.

Fica a pergunta:

Existiu esse boletim de 2008 e a dafra não o está repassando aos novos concessionários porque descobriu que dá muito lucro vender as peças de reposição para os clientes lesados?

Ou nunca existiu tal boletim, e foi mais uma das safadezas ditas pelos vendedores sem compromisso com seus clientes ou com a verdade, apenas para se livrarem de prováveis queixas, reclamações e processos?

Esperamos a resposta da dafra. Por via das dúvidas, sentados.

O assunto da insuficiência do óleo foi discutido com o representante da dafra que visitou a empresa e o sr. Luciano, o tal representante, foi categórico, "não pode colocar mais de 1 litro de óleo".

quando ouço isso, quando fico sabendo que um representante de alto escalão da empresa insiste nesse absurdo, fico profundamente revoltado.

eles sabem que 1 litro é insuficiente, porque para comprovar isso basta fazer o procedimento de medição descrito no manual do proprietário. é impossível que sejam meros idiotas incapazes de perceber algo tão simples.

então é má fé mesmo, e o objetivo é simplesmente lucrar, não importa se com isso o proprietário tenha que desembolsar 25% do valor da moto a cada 15 mil km, não importa se o proprietário venha a ser colocado em uma situação de risco potencialmente mortal, não importa que o proprietário seja penalizado com a impossibilidade de utilizar um meio de transporte que pode ser fundamental para sua vida profissional.

a atitude da dafra é imoral e vergonhosa. como uma empresa pode querer ganhar o respeito do mercado agindo dessa maneira?

não há campanha de marketing que conquiste boa reputação para uma empresa que não faz jus ao merecimento. a dafra poderia gozar de boa reputação apenas sendo honesta e tomando a atitude correta quanto aos seus próprios erros.

no entanto, insiste em continuar a lesar os proprietários de kansas e speeds. Das laser nem falo nada, o mercado já disse.

Iradamente,

Jefferson

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  L340 Seg Fev 13, 2012 3:49 pm

jeff escreveu:...o repórter pode estar chamando de filtro o que na verdade é um bujão, eles não costumam ser muito precisos na nomenclatura dos componentes...
Diria que muito do que tenho lido tem sido tão preciso quanto o manual do proprietário da Kansas. Evil or Very Mad
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  L340 Seg Fev 13, 2012 3:51 pm

Samio escreveu:Achei muito interessante a ideia de se utilizar o imã para atrair as particulas, mas ainda acho que a troca periódica de oleo é o suficiente (e mais eficiente) para remover as particulas finas que não são retidas pela tela.
Eu fiz um teste rápido aqui com umas gotas de óleo e um imã de HD (peça de PC não a moto Very Happy ) e não houve atração das particulas, a massa delas é muito pequena e a força de atração magnética não é capaz de superar a viscosidade do óleo
E olha que esses imãs são fortes.
Uso um desses na porta da pia para manter ela fechada.
E certa vez fiz o teste do ferro com o cachimbo da Kansas, que ficou colado nele. Razz
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  jeff Seg Fev 13, 2012 4:03 pm

Olha só o email que enviei para o Mr. Fabio hoje à tarde.

Vamos começar uma rodada de apostas para ver se terei resposta?

12:54 (6 horas atrás)

para fabio.frugis@daframotos.com.br

Caro sr. Fabio,

Continuo encontrando diariamente proprietários de motos speed e kansas com problemas de motor causados pela quantidade de óleo insuficiente indicada pela dafra.

Não bastasse isso, encontrei pela segunda vez uma empresa recomendando a pior das quantidades incorretas recomendadas pela dafra, 900 ml, conforme consta no manual do proprietário. E o pior, essa informação foi publicada na internet, vide link abaixo.

http://www.totalmoto.com.br/donw/troca_oleo_moto.pdf

Informei ao sr. Giovani, da Total Moto Peças sobre o erro que eles involuntariamente cometeram ao republicar os dados fornecidos pela dafra.

Ele em breve deverá entrar em contato para esclarecer esse caso, porque não querem ser responsabilizados pelos danos causados aos clientes.

Se nossos esforços como clientes da empresa não são suficientes para que vocês tomem uma atitude e reparem as informações incorretas publicadas sob sua responsabilidade, saibam que esse descaso está se alastrando e as consequências serão ainda mais danosas para os proprietários.

Sinceramente, não acredito mais que seja apenas um erro. Saber do problema e não fazer nada revela uma atitude intencional por parte da empresa, e isso é revoltante. Espero que isso ajude a dafra a tomar a atitude digna de se retratar publicamente e parar de continuar lesando seus clientes.

Atenciosamente,

Eu

Um abraço,

Eu

PS: Ahhhhh: corrigindo uma informação: o nome do supervisor da dafra que visita região aqui é ALexandre, e não Luciano (não sei de onde tirei esse nome... será alzheimer? o.O

ALexandre. Luís Toledo?

ALexandre. Lima Tolentino?

ALexandre. Luís Tabajara?

Dúvidas, dúvidas....
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  L340 Seg Fev 13, 2012 4:18 pm

Alexandre Loroteiro Trambiqueiro? (perguntar não ofende)
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de óleo centrifugo Empty Re: Filtro de óleo centrifugo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos