FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Kansas nova.Algumas dúvidas...

4 participantes

Ir para baixo

Kansas nova.Algumas dúvidas... Empty Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  joaoall Sex Abr 13, 2012 7:47 pm

Olá pessoal,sou novo no forúm,comprei uma Kansas mês passado,mas tem um detalhe,eu estou tirando a habilitação agora,e ainda não saí com ela,(pois aguardo a carteira),então ela está meio parada...
O que devo fazer para conserva-la até que eu possa digir ela? Estou com essa dúvida,pois ouvir falar que não é bom deixar a moto parada por muito tempo,pois pode haver perda de desempenho ou algo do tipo...

Com dúvidas eu decidir apenas liga-la em ponto morto e dando umas aceleradas para que o motor não fique parado...
Hoje percebi um estranho barulho no motor,tipo um estralo bem de leve (tec-tec) em intervalo de rotações,(eu acho que deve ser porque não passou pelo processo de amaciamento),é normal?
Sou leigo em assunto de motos,por isso tantas dúvidas...

Desde já agradeço e boa noite!
joaoall
joaoall
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 32
Localização : an
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 13/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Kansas nova.Algumas dúvidas... Empty Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  jeff Sáb Abr 14, 2012 3:21 am

Olá, João

Quando ligar sua moto no cavalete, faça isso sempre com a moto no cavalete central. A bomba de óleo fica do lado direito do motor, então se o motor funcionar com a moto inclinada poderá faltar óleo na parte alta do motor.

Outra coisa, nunca mantenha a moto funcionando por muito tempo nessa condição, não é bom para o motor. Fundamental: já verificou com quanto óleo sua moto foi entregue? Não deixe de verificar e complementar exatamente de acordo com as instruções do manual do proprietário.

Para evitar que a bateria descarregue por deixar a moto muito tempo parada, coloque um tapete de borracha debaixo do cavalete central. Isso minimiza a fuga de corrente da bateria. A propósito, a melhor maneira de deixar sua moto guardada é sobre o cavalete central, evita problemas com a boia do carburador.

Aproveite o tempo para ler detalhadamente o manual do proprietário, e qualquer dúvida, pode perguntar.

Um abraço, e felicidades com sua nova moto,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Kansas nova.Algumas dúvidas... Empty Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  joaoall Sáb Abr 14, 2012 4:48 pm

Muito obrigado Jeff,sua resposta foi muito esclarecedora.

Eu coloquei um pouco de óleo Mobil neja hoje,tive dúvidas no nível de oleo,e coloquei muuuito (quase 1L),depois li o manual e vi que o meu erro foi em ter colocado e feito a medida com ela no descanso,assim ela ficou inclinada e o nivel do realmente vai lá em baixo.então tirei um pouco até que o nível ficasse dentro do normal...

Quanto ao barulho,que ocorre entre intervalos de rotaçoes (TAC-TAC),e frequente quando engatada,ainda me deixa encomodado,é normal? Ou assim que sair com ela devo ir ao mecânico?

joaoall
joaoall
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 32
Localização : an
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 13/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Kansas nova.Algumas dúvidas... Empty Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  jeff Sáb Abr 14, 2012 4:55 pm

João,

O motor da kansas é um pouco barulhento por conta de trabalhar com varetas. Quando a moto sai de fábrica, as válvulas (que são acionadas pelas varetas) trabalham com bastante folga, o que deixa o motor mais barulhento do que o normal.

Mas isso é bom para o amaciamento do motor e é corrigido na primeira revisão, quando trocam o óleo e fazem esse ajuste, além de regularem a corrente.

Trabalhando os primeiros 1000 km com folga, as sedes das válvulas se deformam e endurecem por encruamento. Se as válvulas viessem bem ajustadas de fábrica, seria necessário fazer várias regulagens ao longo dos primeiros 5-6 mil km.

Mas se tiver alguma cisma de que possa ser algo mais grave, discuta o caso com a concessionária. Uma das obrigações que eles têm é a de explicar detalhadamente o funcionamento da moto para os clientes, deixando-os satisfeitos e tranquilos.

Não é um favor que eles fazem, é pleno direito seu.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Kansas nova.Algumas dúvidas... Empty Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  joaoall Sáb Abr 14, 2012 5:05 pm

Ok,muito obrigado pela ajuda!
Outra dúvida que você mensionou e eu até me lembrei é sobre o amaciamento...
Tem gente que fala que eu tenho que correr um pouco com a moto nos primeiros quilômetros,já o manual diz que é para mim evitar rotações altas (acima de 6.000 RPM),o que realmente vale?


joaoall
joaoall
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 32
Localização : an
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 13/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Kansas nova.Algumas dúvidas... Empty Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  jeff Sáb Abr 14, 2012 5:17 pm

A melhor regra é evitar esforçar demasiadamente o motor nos primeiros milhares de km.
Mas se for necessário dar uma esticada para se livrar de uma situação perigosa no trânsito, tipo um caminhão muito próximo, isso não vai danificar o motor.

O que não pode é exigir o máximo da moto por uma distância prolongada.

Procure não ultrapassar as rotações recomendadas, evitando manter uma rotação constante do motor para não criar "vícios" de rotação (desgaste concentrado por ressonância do motor). Uma esticada de vez em quando é bom, só não pode ser excessiva.

Ou seja, é só não abusar da moto nos primeiros 5 - 6 mil km.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Kansas nova.Algumas dúvidas... Empty Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  joaoall Sáb Abr 14, 2012 5:38 pm

Ok,seguirei suas dicas.
Posteriormente postarei minhas expêriencias com a minha Kansas,eu espero não ter muitos problemas com ela... Smile
Muito obrigado pela ajuda!
joaoall
joaoall
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 32
Localização : an
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 13/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Kansas nova.Algumas dúvidas... Empty Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  joaoall Sáb Abr 14, 2012 5:42 pm

O óleo,eu posso encher mais então?

Eu não sei quantos ML estão lá dentro,eu estou olhando pelo medidor e pelo marcardor,então se eu colocar a mais não tem problema?
joaoall
joaoall
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 32
Localização : an
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 13/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Kansas nova.Algumas dúvidas... Empty Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  Dan Floripa Sáb Abr 14, 2012 5:48 pm

joaoall escreveu:O óleo,eu posso encher mais então?

Eu não sei quantos ML estão lá dentro,eu estou olhando pelo medidor e pelo marcardor,então se eu colocar a mais não tem problema?

Meça o nível com a moto no cavalete central usando a vareta de medição.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Kansas nova.Algumas dúvidas... Empty Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  jeff Sáb Abr 14, 2012 5:52 pm

Colocar óleo a mais pode dar muito problema!

É bem fácil conferir o nível de óleo:

Faça exatamente o que está descrito no manual do proprietário e confira pela vareta ou pelo visor lateral do motor.

O processo de medição pelo visor não está descrito no manual, mas basicamente:

Com o motor frio, dê uma ligada por menos de 1 minuto e desligue o motor. Observe o visor e veja o nível começar a subir até parar em algum ponto do visor.

O nível tem que estar entre as marcas L (Low - baixo) e H (High - alto) gravadas na carcaça do lado do visor.

Se estiver acima de H, retire o suficiente para que o nível fique entre as duas marcas.

O nível somente ficará constante durante alguns minutos, depois o visor se encherá completamente de óleo, isso é normal.

Não descuide disso, a vida do seu motor depende de manter o nível de um bom óleo sempre correto.

Qualquer dúvida, leia minha assinatura.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Kansas nova.Algumas dúvidas... Empty Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  joaoall Dom Abr 15, 2012 7:24 pm

Ok,muito obrigado pelas ajudas,aprendi mto até agora...

Quanto ao barulho,eu pedi para um colega ouvir,e ele achou um pouco estranho,e pediu para que eu pedisse para o mecânico da loja dar uma olhada...

Obrigado e boa noite á todos!
joaoall
joaoall
Novato
Novato

Número de Mensagens : 6
Idade : 32
Localização : an
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 13/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Kansas nova.Algumas dúvidas... Empty Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  Rafael Pinheiro Ter Abr 24, 2012 9:35 am

Comprou Zero na cc pelo que vejo.
Me parece que para não perder a garantia uma das coisas é que você não pode deixar de fazer as revisões na cc dentro das quilometragens. E a primeira revisão tem que ser com 1000km ou 6 meses depois da compra, ou seja, o que chegar primeiro.

Rafael Pinheiro
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 54
Idade : 48
Localização : Porto Alegre, R.S
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Kansas nova.Algumas dúvidas... Empty Re: Kansas nova.Algumas dúvidas...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos