FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Freio Traseiro FRACO DEMAIS

Ir em baixo

Freio Traseiro FRACO DEMAIS

Mensagem  Kemramone em Sex Out 26, 2012 3:50 pm

Boa tarde amigos como ja diz o titulo do topico minha "neguinha" ta com pouco freio e ela só tem 3000 Km rodados o que pode ser? inclusive semana pasad sofri um tombo de leve pois tive que pora não bater na traseira de um carro frear com tudo o dianteiro pois o traseiro não pararia nem a pau ai ja viu né freio a disco sendo apertada com tudo pneu dianteiro travaou e fui pro chão. Alguém ja teve esse problema de o freio traseiro não conseguir frenar de modo satisfatório pra uma moto com tão baixa quilometragem?

Aguardo soluções e dicas.


Kemramone
Forista
Forista

Número de Mensagens : 118
Idade : 39
Localização : Sobral - Ceará - Brasil
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freio Traseiro FRACO DEMAIS

Mensagem  Gilberto Crespo em Sex Out 26, 2012 11:09 pm

Amigo.

Deve-se utilizar os 2 freios sempre.
Em pista seca usa-se 70% o dianteiro e 30% o traseiro. Na pista molhada e/ou com garupa a proporção é inversa.
Lembre-se que é o freio DIANTEIRO que irá parar a moto, o TRASEIRO é para a redução de velocidade.
Porém, você pode colocar mais pressão no freio traseiro. Para tal, basta vc regular uma pequena porca que existe na parte traseira do freio, mas tome cuidado para não dar pressão demais a fim de não travar a roda.
Espero ter ajudado e que não tenha se machucado seriamente (e sua motoca tb).

Abraços.

_________________
Gilberto CRESPO
MSN: gilbertocrespo@hotmail.com
Dono da Silvaninha a "SilverGirl"
avatar
Gilberto Crespo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 689
Idade : 55
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freio Traseiro FRACO DEMAIS

Mensagem  Cássio Fernandes em Sab Out 27, 2012 9:35 am

Esse freio da motoca causa uma confusão, principalmente para novatos, o freio a disco precisa ser aquecido, sempre que for sair, já da umas freadas com o freio dianteiro, assim ele vai ter mais eficiência e, nada de dosar com toda a força do mundo, o freio traseiro da Carol eu pouco utilizo até, só utilizo para reduzir dentro de curvas mesmo. Experimente também, além das dicas do Gilberto, "abraçar" o tanque com as pernas, assim você vai ter mais firmeza em frenagens de emergência, nesta situação, se estiver sem garupa, o freio traseiro nada vai fazer. E uma dúvida que todo mundo tem, não, a moto nunca capota se frear com força o freio dianteiro, e se estiver aquecido, precisa fazer muita força pra ele travar.

Abraços

_________________
Toda e qualquer informação divulgada com minha assinatura é de minha inteira responsabilidade e demonstram minha opinião pessoal como proprietário de uma motocicleta Dafra Kansas 150cc, nenhuma lei está sendo desrespeitada, conforme a Constituição Federal Brasileira, em seu artigo 220, transcrito a seguir.
Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1º - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Se possível, se inscreva no meu canal.
www.youtube.com/cassiofernandes0627
avatar
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 29
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freio Traseiro FRACO DEMAIS

Mensagem  Cash! em Sab Out 27, 2012 4:25 pm

Uma vez quase dei uma batida.
Na auto-escola eles ensinam a usar apenas o freio traseiro, e como o Gilberto disse ele é muito eficiente pra redução de velocidade agora questão de parar de verdade tem que usar o da frente mesmo. Usar apenas o traseiro você derrapa 20 metros mas não para....


Abraços
avatar
Cash!
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 520
Idade : 29
Localização : Uberlândia
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 09/07/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freio Traseiro FRACO DEMAIS

Mensagem  jeff em Dom Out 28, 2012 7:35 pm

Kemramone,

Faço coro com o pessoal.

O freio da kansas é ótimo, desde que você use corretamente, na base do 70/30.

Minha primeira moto foi uma cg, freio a tambor. A primeira vez que andei com a Jezebel eu estranhei o freio dianteiro, achando muito abrupto. Mas acostumado a usar sempre 70/30, não achei o traseiro fraco.

Depois que acostumei a usar o freio dianteiro, descobri que o único problema que havia era a força excessiva que eu estava usando, essa mesma que te levou para o chão.

Sabendo dosar os freios, a kansas pára sem desviar para os lados e sem travar a roda traseira, o que é super fácil na cg.

Há uma maneira de fazer o freio traseiro mais "eficiente", basta usar sapatas de freio da marca fabreq. A kansas passa a travar a roda com a mesma facilidade que a cg, então para quem está acostumado a usar o freio traseiro fica uma maravilha.

No entanto, isso cria uma situação perigosa. Na hora que você pega a pista molhada, você vai para o chão, como aconteceu comigo quando estava usando a danada da fabreq.

Para você ter uma ideia:

Em 3 anos com a cg, caí 12 vezes, umas 8 delas por culpa do freio traseiro, apesar de frear 70/30, e a maior parte com pista seca.

Em 3 anos com a kansas, caí 2 vezes, uma única vez por culpa do freio traseiro, justamente enquanto usava sapatas fabreq em pista molhada.

Recomendo praticar a dosagem correta do freio dianteiro e traseiro, isso é fundamental em qualquer moto.

Um abraço,

Jeff



_________________
A quantidade de óleo de Kansas e Speeds para troca é de 1,2 litro no mínimo, 1,3 litro ideal e 1,4 litro no máximo. Colocar menos que o ideal causará prejuízo com o desgaste dos componentes do motor, o qual poderá travar em alta rotação, colocando sua vida e a de sua garupa em risco. A quantidade recomendada no manual do proprietário está errada e a dafra tem que assumir esse erro, informando a todos os proprietários. O quadro da Kansas está sujeito à quebra e a dafra está substituindo gratuitamente, independente de garantia, desde que você leve a moto com o quadro trincado/quebrado até eles. No entanto, negam indenização a quem se acidente, como aconteceu com o Leão do Asfalto de Sergipe. Eles deveriam fazer um recall com ampla divulgação, mesmo caso da quantidade de óleo. Há vidas em risco e com isso não se brinca nem se pode protelar soluções. Tudo que escrevo representa minha opinião pessoal. Assinado Jeff, proprietário de uma Kansas 2009 com 75.000 km sem problemas de motor (só câmbio) pelo uso correto do óleo.
avatar
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 57
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freio Traseiro FRACO DEMAIS

Mensagem  Kemramone em Ter Out 30, 2012 9:05 pm

Valeu pelas dicas amigos,agora é tomar cuidado mesmo e vamos em frente

Kemramone
Forista
Forista

Número de Mensagens : 118
Idade : 39
Localização : Sobral - Ceará - Brasil
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freio Traseiro FRACO DEMAIS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum