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Partida Riva 150

2 participantes

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Mensagem  brunokm Qua Dez 26, 2012 1:17 pm

Fala pessoal!

Minha dúvida parece meio primária, mas não sei o que está acontecendo com minha RIVA!
Estou com apenas 70km rodados, e toda primeira partida do dia está sendo um parto!
Preciso abaixar o afogador e dar umas aceleradas pra conseguir ligar a moto. Se eu paro de acelerar ela morre, se eu ir levantando o afogador ela morre tb!
Demoro cerca de uns 15 mins pra conseguir fazer ela funcionar sem morrer!
Tô pensando em levar pra Concessionária para eles dar uma olhada, mas acho q vocês podem me dar uma luz!

Eu abasteço em um posto de confiança, pois sempre coloco gasolina do meu carro lá, então creio que o problema não está nisso!

Alguém pode me ajudar por favor??

brunokm
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Mensagem  jeff Qua Dez 26, 2012 2:29 pm

Olá, Bruno

A marcha lenta de sua moto pode estar muito baixa, ou então o giclê de marcha lenta entupiu.

Um motivo para isso acontecer com motos muito novas é que o tanque vem da montadora revestido com um óleo protetor para evitar oxidação, e ele só é eliminado depois de uns 2 ou 3 enchimentos.

Você chegou a encher completamente o tanque, ou colocou só um pouco?

Quanto mais gasolina, mais diluído fica esse óleo e menos chance de ele provocar problemas.

De qualquer modo, moto na garantia, leve na concessionária que eles têm obrigação de resolver.

Um abraço,

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Mensagem  brunokm Qua Dez 26, 2012 2:49 pm

Valeu Jeff!

Seguinte, pra falar a verdade eu nunca cheguei a encher o tanque!
Só coloquei uma vez R$ 5,00 e depois R$ 15,00.

Você recomenda que eu encha o tanque?
Esses últimos dias tem feito um calor absurdo em SP, creio que não seria preciso acionar o afogador, ou sim?

Se eu regular a marcha lenta, preciso deixar o RPM no 1, no máximo 1,5 certo? No 2 por exemplo vai ficar muito acelerado né?

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Mensagem  jeff Qua Dez 26, 2012 3:03 pm

Então é isso.

O ideal seria retirar essa gasolina contaminada e encher o tanque com gasolina nova. Depois você até pode recolocar 1 ou 2 litros de cada vez dessa gasolina suja a cada enchida do tanque, para que a gororoba fique bem diluída e não cause problemas.

Uso do afogador:

Vou te dizer que estou tão acostumado a usar o afogador todos os dias com qualquer temperatura que faço o procedimento no automático.

Tiro o afogador imediatamente depois de o motor pegar, o que é instantâneo.

Hoje mesmo está fazendo 40 graus por aqui e usei a técnica de sempre. Isso economiza bateria e motor de partida, eu acho que vale a pena usar sempre. Afinal, está lá é para ser usado...

Quanto à rotação de marcha lenta, verifique o valor recomendado no manual do proprietário. Tem motos como a apache que não podem rodar com marcha lenta abaixo de 1500 rpm, muita gente não sabe disso.

(a apache tem descompressor de partida, uma marcha lenta abaixo do recomendado causa o acionamento indevido desse mecanismo, o que causa problemas de durabilidade).

A riva acho que não tem descompressor... mas não sei qual é a rotação recomendada.

Mas 2 mil rpm certamente é alto demais para qualquer moto.

Um abraço,

Jeff



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Mensagem  brunokm Qua Dez 26, 2012 3:18 pm

Entendi!
Vou dar uma enchida no tanque hoje, e dar uma aumentada na marcha lenta para ver se melhora em algo!

O problema é que eu utilizo sempre o afogador, dou umas aceleradas para esquentar um pouco e mesmo assim ela morre...
Se eu tiro o afogador pior ainda... rs!!

Vou tentar dar uma limpada no tanque, enchendo de gasolina e depois volto para falar o resultado!!

Valeu!!
Abs

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Mensagem  brunokm Qua Dez 26, 2012 8:03 pm

Hey, Jeff seguinte:

Eu fiz o procedimento que você passou (encher o tanque e aumentar/regular um pouco a marcha lenta) e "resolveu"... consegui ligar a moto um pouco mais rápido que antes (cerca de uns 10 mins), mas também depois que pegou, o RPM ficou em 4000.. hehe!

Tem outra coisa que acontece na moto que esqueci de mencionar; nas primeiras aceleradas com o afogador puxado o escapamento faz um barulho estranho, tipo, como se tivesse umas pedrinhas dentro do escapamento se batendo!

Quando tirei o afogador, nas primeiras andadas, a moto estava fraca, com sinais de que ia morrer, eu acelerava mas não respondia...

Tô preocupado, será que é somente a minha que está dando problemas? To começando a me arrepender de ter comprado... =/

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Mensagem  jeff Qua Dez 26, 2012 8:39 pm

Bruno,

Não acho que seja algo realmente grave.

Primeira moto a gente fica cismado, depois vai pegando as manhas.

Você disse que fez o procedimento e encheu o tanque, mas eu falei para tirar fora a gasolina contaminada e encher o tanque....

Vai levar algum tempo para essa gosma sair do carburador, isso não é instantâneo.

E sobre a rotação, se você deixou com 4000 rpm, é sinal de que você tem a mão pesada para esse tipo de regulagem...

Acho melhor levar na concessionária e deixar que eles resolvam o problema antes que você acabe perdendo a garantia da moto por algum exagero nos ajustes.

Sobre o ruído no escapamento, se tiver algum pingo de solda solto dentro do escapamento, eles têm que remover ou substituir a peça.

Mas o mais provável é que esse barulho desapareça com algum parafuso reapertado.

Um abraço,

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Mensagem  brunokm Qua Dez 26, 2012 9:01 pm

Fala Jeff,

Então, o tanque já estava quase vazio, só tinha um ponto de combustível!
Como eu faço pra tirar fora a gasolina contaminada?

A regulagem ficou a 4000 RPM depois de ajustado a marcha lenta, mas somente depois da moto estar pegando 100%...

Acho que vou levar a moto no sábado para que eles dêem uma verificada!

Qqr novidade vou avisando!

Valeu
Abs

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Mensagem  jeff Qua Dez 26, 2012 9:05 pm

Esqueci que a riva não tem torneirinha, aí fica mais complicado de tirar a gasolina.

Mas agora não adianta mais mesmo, toda a sujeira foi para o carburador.

Se ela não sair sozinha, eles vão ter que abrir e limpar o carbura.

A recomendação para a primeira enchida do tanque é encher totalmente e de preferência com uma ótima gasolina, aditivada.

A gasolina aditivada tem maior poder de dissolução da gosma.

Um abraço,

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Mensagem  brunokm Qui Dez 27, 2012 6:27 am

Entendi!!

É, agora eu enchi o tanque com Gasolina Aditivada, vamos ver no que vai dar hoje à noite quando eu tentar dar partida!
De todo jeito vou levar a moto no sábado para eles dar uma olhada (está na garantia mesmo)!

Valeu Jeff...!!!!

Qualquer novidade eu vou avisando!

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Mensagem  brunokm Qui Dez 27, 2012 6:24 pm

Falae rapaziada!

Hoje como num passe de mágica a moto pegou rapidão!
Acho q a Gasolina aditivada nova tirou toda aquela gasosa suja...!!
Não deu nem o barulho de pedrinhas... parece outra moto...

Soh uma coisa, o vendedor me disse que toda vez que eu terminasse de usar a moto, tinha que mudar a chavinha FUEL pra OFF...
Vocês fazem isso tb??

Valeu, principalmente Jeff!

Abs

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Mensagem  jeff Qui Dez 27, 2012 6:40 pm

Bom.... é o certo, né?

Mas sabe como é...

Fechando o registro todas as vezes você impede que a gasolina vaze no caso de a boia do carburador travar aberta por algum detrito entre a válvula e a sua sede.

Mas isso tem dois inconvenientes para o uso diário:

Você pode esquecer de abrir o registro, e aí a moto vai ratear/apagar no meio do trânsito, é uma situação que sempre pode trazer algum risco;

E também. você vai acabar desgastando a vedação do registro pelo uso frequente.

Eu sempre fechava o registro, hábito antigo desde minha primeira moto. Mas a "alta qualidade" da vedação da torneirinha da kansas, que me fez deixar a moto vazando dentro da concessionária (com apenas 8 mil km) fez com que eu desistisse.

Instalei um filtro entre o registro e o carburador, assim nenhum detrito vai encantar a boia do carburador, e nunca mais mexi no registro. Pouquíssimas vezes precisei usar a reserva.

E aí vai uma dica:

Nunca espere a gasolina chegar na reserva para reabastecer, isso não é necessário.

Reabasteça sempre quando chegar a meio tanque, no mínimo um terço de tanque. O motor funciona melhor com gasolina fresca e você evita mandar contaminantes para o carburador (hoje sua moto é nova, mas depois de algumas dezenas de milhares de km sempre acumula sujeira no fundo do tanque).

Um abraço,

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Mensagem  Convidado Sex Dez 28, 2012 6:20 pm

Bom, só li este tópico hoje, vou fazer uns comentários sobre ele.
1° - a marcha lenta da Riva é de 1500 rpm, mas eu costumo deixar em torno dos 1650 + ou -, assim a moto não fica difícil de ligar, e não fica acelerada demais.
2° - a Riva tem torneirinha de gasolina sim, nesse caso era só soltar a mangueirinha que vai para o carburador e deixar sair o combustível.
Ia comentar outra coisa mas agora esqueci, se lembrar posto aqui.

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Mensagem  jeff Sex Dez 28, 2012 8:57 pm

Fala, Fernando

É, me enganei quanto à torneirinha da riva.

Será que eu confundi com o corta-corrente, que ela não tem?

Mas na minha cabeça, era algo ligado ao combustível....

Sei lá, acho que estou ficando cada vez mais gagá.

Um abraço,

Jeff

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Mensagem  brunokm Seg Dez 31, 2012 12:20 pm

Salve rapaziada!!!

Caramba, ki raiva!!!
Até sábado estava tudo bem com a moto, fiquei domingo sem ligar, e hoje ao tentar dar partida voltou a mesma palhaçada do começo do Tópico!
E hoje, pelo que percebi está pior ainda... dentro do tanque está fazendo um barulho mto estranho, como se a gasolina estivesse borbulhando!
Creio que dessa vez vou ter que mandar esvaziar o tanque e colocar gasolina nova né??

Mais alguma sugestão??

Valeu!
Abs

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Mensagem  jeff Seg Dez 31, 2012 12:44 pm

Hhahaha

Já verificou se não sumiu um gato na vizinhança?

Seguinte;

Se algo está borbulhando no interior do tanque, deve ter vapor de gasolina preso na mangueira que vai para o carburador.

Dá uma conferida se ela não está fazendo uma curva, o ideal é que ela vá para o carburador sem voltas desnecessárias e sem alças que possam aprisionar bolhas.

Esse tipo de problema os mecânicos de concessionária não costumam identificar porque precisa ter um pouco de vivência.

Um abraço, e boa sorte,

Jeff

PS: Pode ser também que o respiro do tanque esteja entupido com cera de polir, e esse barulho seja do ar entrando por um orifício muito estreito. Verifica isso também.

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Mensagem  brunokm Seg Dez 31, 2012 4:39 pm

Fala Jeff!

Cara, olhei isso que você falou e está certinho.
Porém encontrei uma borracha solta que fiquei meio "encanado"!
Vocês conhecem? Sabem se tem alguma coisa a ver com isso??

Valeu!

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Mensagem  brunokm Seg Dez 31, 2012 4:43 pm

A imagem não foi na outra mensagem. mals!

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Mensagem  jeff Seg Dez 31, 2012 5:16 pm

Ih, desencana...

A foto cortou justamente a origem da mangueira, mas parece ser o carburador, correto?

Essa mangueira é assim mesmo, termina em lugar nenhum. Ela só serve para jogar a gasolina fora do carburador se a boia travar por algum detrito.

Em caso de travamento da boia a gasolina tem que ir para fora do motor, senão na hora que você ligasse o motor ele daria um tranco por calço hidráulico capaz de entortar a biela.

Essa gosma do tanque dá muita dor de cabeça, se não me engano o manual do proprietário recomenda encher o tanque já no primeiro abastecimento para evitar esse tipo de problema.

Pelo jeito, você vai ter que levar na concessionária para eles resolverem.

Aí é muito provável que aconteça o seguinte:

Na hora que você for tentar demonstrar o que está acontecendo, a moto vai funcionar perfeitamente e você vai ficar com cara de tacho na frente de todo mundo.

Aí você vai voltar para casa e vai dar problema de novo.


Cara, vai se acostumando que moto é assim mesmo, elas adoram sacanear os donos, tipo o motor apagar na hora que você quiser impressionar alguma garota. Razz

Brincadeiras à parte, ou você espera a gosma ser eliminada naturalmente, gastando toda a gasolina do tanque, ou pede para eles abrirem o carburador.

Tenta antecipar a revisão dos 1000 km para ficar livre desse problema.

Um abraço,

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Mensagem  brunokm Qui Jan 03, 2013 6:37 am

Salve rapaziada, bom dia!
Feliz Ano novo atrasado a todos!

Eh Jeff, eh bem por ai msm... Vou levar a moto sábado pra eles dar uma olhada, e pra não ter este constrangimento q vc mencionou vou deixar a moto lá...rs
O problema é, como irei levar a moto? Ela até funciona com o afogador puxado, dah umas pipocadas mas acho que chega!
Tem algum problema levá-la assim??

Abraço

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Mensagem  jeff Qui Jan 03, 2013 6:51 am

Bruno,

Você é a pessoa em melhor condição de avaliar as condições de sua moto.

Se a moto está rateando, existe o risco que ela apague no meio do trânsito e você seja atropelado.

Verifique com sua concessionária, eles terão condição de indicar uma solução.

Recomendo não lavar a moto antes de enviar para lá. Se realmente for fazê-lo, leia antes as precauções no manual do proprietário.

Um abraço,

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Mensagem  brunokm Ter Jan 08, 2013 11:34 am

Falae rapaziada!

Seguinte, levei minha moto pra ver o problema no sábado...
Pra fazer ela funcionar e conseguir chegar até lá tive que dar uma aumentada na marcha lenta e deixei esquentando um bom tempo...
Chegando lá, os mecânicos olharam, fuçaram e ajustaram/regularam o carburador e a marcha lenta e a moto ficou zero bala...

Valeu pela ajuda!!

Abraço

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