FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

+2
Gilberto Crespo
Wilson Santana
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  Magdiel Sex Ago 02, 2013 4:16 pm

Na verdade nunca completei o óleo, colocava os 1,3 ou 1,4 e rodava os mil km... e ai trocava novamente!!!

Abçs

Magdiel
Magdiel
Magdiel
Forista
Forista

Número de Mensagens : 224
Idade : 45
Localização : Curitiba, Pr
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 24/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  jeff Sex Ago 02, 2013 4:30 pm

Ops....

Esse é um erro muito comum....

O óleo abaixa e precisa ser reposto, Jezebel aos 60 mil km está consumindo um pouco mais de óleo, eu reponho 200 ml a cada 15 dias, e estou fazendo 1500 km a cada dois meses, quando troco o óleo.

200 ml representam 15% da capacidade de óleo. Se Jezebel fosse um carro com cárter para 3,5 litros, isso representaria proporcionalmente 0,5 litro de óleo a cada reposição. Consumo normal para um motor 4 tempos.

Não se pode descuidar de repor o óleo no período entre as trocas.

Numa viagem, é comum o nível baixar quase 1 ml por km rodado. Num dia quente, cabo do acelerador enrolado, vão embora entre 200 e 300 ml de óleo, e isso é normal.

Você pode até abastecer com a quantidade certa, mas se não repuser o óleo consumido, mais cedo ou mais tarde seu motor vai acabar rodando do jeito que a dafra gosta, e aí não tem jeito.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  Dan Floripa Sex Ago 02, 2013 7:00 pm

Nos manuais FIAT, eles informam que é normal o motor consumir 1L de óleo a cada 1.000km rodado ( a FIAT é a mais realista em termos de consumo de óleo do motor). Isso já serve para se ter noção de quanto um motor consume óleo!.

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  jeff Sáb Ago 03, 2013 8:41 am

Dan Floripa escreveu:Nos manuais FIAT, eles informam que é normal o motor consumir  1L de óleo a cada 1.000km rodado ( a FIAT é a mais realista em termos de consumo de óleo do motor). Isso já serve para se ter noção de quanto um motor consume óleo!.

Um abraço!

Dan.
Ótimo exemplo.

Divida o motor 1.0 por 4 e você terá cada caneco com 250 cc. Divida o consumo por 4 e você terá cada caneco consumindo 250 ml a cada 1000 km.

Nossas motos não ficam longe disso (apesar da cilindrada um pouco menor). Nossos motores são arrefecidos (resfriados) a ar, portanto trabalham mais quentes do que um motor arrefecido a água, então o consumo de óleo é maior porque quanto maior a temperatura de trabalho, menor a viscosidade, mais fácil de o óleo
passar entre os anéis do pistão e ser queimado.

Isso mostra o quanto é importante repor o óleo consumido no período entre as trocas.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  Dan Floripa Sáb Ago 03, 2013 6:44 pm

jeff escreveu:
Dan Floripa escreveu:Nos manuais FIAT, eles informam que é normal o motor consumir  1L de óleo a cada 1.000km rodado ( a FIAT é a mais realista em termos de consumo de óleo do motor). Isso já serve para se ter noção de quanto um motor consume óleo!.

Um abraço!

Dan.
Ótimo exemplo.

Divida o motor 1.0 por 4 e você terá cada caneco com 250 cc. Divida o consumo por 4 e você terá cada caneco consumindo 250 ml a cada 1000 km.

Nossas motos não ficam longe disso (apesar da cilindrada um pouco menor). Nossos motores são arrefecidos (resfriados) a ar, portanto trabalham mais quentes do que um motor arrefecido a água, então o consumo de óleo é maior porque quanto maior a temperatura de trabalho, menor a viscosidade, mais fácil de o óleo
passar entre os anéis do pistão e ser queimado.

Isso mostra o quanto é importante repor o óleo consumido no período entre as trocas.

Um abraço,

Jeff


Outro fator é que os motores de carros trabalham em média a 3.500rpm e os motores de nossas motos trabalham geralmente entre 6.500 a 7.000rpm (andando entre 80-100km/h). Então o consumo de óleo dos motores de nossas motos é um pouco mais elevado (além dos motivos mencionados pelo Jeff) os motores de nossas motos tem o dobro de ciclos uteis que um motor de carro.

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  Convidad Seg Ago 05, 2013 7:30 am

Opa,

Talvés eu possa ajudar um pouco nessa análise ou complicar ainda mais.

jeff escreveu:
Magdiel escreveu:Já q a Dafra nos abandonou, o  negócio é nós mesmos nos auto questionarmos... com isso todos nós ganhamos!!!

Respondendo:

Magdiel escreveu:Os 1,4 Ml de Óleo passei a usar quando a Motoka estava com 2 Mil (Foi quando descobri o site.)

Será que o estrago começou a ser feito por rodar apenas 2000 km? Talvez sim.

Pode ser e pode não ser, pois conheci o pessoal e o Fórum (por consequência a quantidade correta a utilizar de óleo lubrificante) quase um ano após ter comprado a motoca. Ela já estava com uns 6000~8000 Km. E só usava 1 Lt. de óleo no motor. Até por isso que defendo também que a quantidade correta é maior que 1 Lt. Acostumei com a embreagem dura (por usar 1 Lt.) e depois tive uma grande surpresa usando a quantidade correta.

Magdiel escreveu:Uso Predominantemente Urbano (Raras as Vezes usar Rodovias.)

Até conhecer o pessoal e começar ir aos passeios só usava a moto na cidade mesmo, pra ir e voltar do trabalho. Até hoje faço esse uso da moto houve apenas a adição dos passeios a essa rotina. 50~60Km diários na cidade.

jeff escreveu:
Magdiel escreveu:Desde o Início sempre usei Mobil... acho que nas três últimas trocas passei a usar o Lubrax.

O mobil é um óleo do qual particularmente não gosto. Aos 700 km já está fino e começa a sumir rapidamente do cárter, consequentemente favorece situações de uso com lubrificação inadequada. Com que frequência você inspecionava o nível e adicionava a quantidade faltante?

Também usava Mobil (da embalagem preta) na motoca, até conhecer e experimentar outras marcas (fazia isso devido a grande experiência que tive nos tempos de CG - só usava esse óleo nela e para uma CG ele ia muito bem). Ao trocar por Yamalube percebi uma boa melhora no câmbio e no motor como um todo ele parece ter ficado mais macio e não vibra tanto. Com Motul ficou melhor ainda e por isso uso só Motul3000 na motoca. (vale pagar a diferença "a maior" no preço e ter uma motoca confiável e muito gostosa de pilotar).

Nos tempos que usava o Mobil, mesmo com a motoca 0 Km percebia que ele baixava ao longo do uso. Após os 500 Km rodados já se percebia a mão formigando no guidão e outras vibrações. A entre uma troca e outra (feita de 1000 em 1000 Km), tinha que completar. (algo na casa de 100ml).

Com Motul ando 1500Km seja em cidade estrada ou onde for e ele não abaixa. Após esses 1500Km que percebo a moto ficar um pouco mais áspera, porém aos 2000Km, quando troco o óleo, ainda percebo que o nível esta bom.

jeff escreveu:
Magdiel escreveu:att,

Magdiel

Certamente é uma quilometragem baixa demais para isso. A partir de agora com o câmbio novo, use somente 1,4 litro do lubrax, baseado na minha acredito que você chegará pelo menos aos 80 mil km sem precisar fazer novamente o câmbio.

Um abraço,

Jeff


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  Magdiel Seg Ago 05, 2013 4:07 pm

Posso dizer então que pequei ao não completar o óleo e por esse motivo veio a acontecer a quebra do cambio (3ª).

Apenas uma dúvida... quanto ao marcador de óleo (Vidrinho lateral), sempre estava no nível total, nunca apereceu as bolhinhas, talvez por esse motivo eu nunca completava o óleo!!!

abçs

Magdiel
Magdiel
Magdiel
Forista
Forista

Número de Mensagens : 224
Idade : 45
Localização : Curitiba, Pr
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 24/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  jeff Seg Ago 05, 2013 4:55 pm

Tem postagens que ensinam como ver o nível de óleo pelo visor, mas vamos lá :

As condições para visualização do nível pelo visor e pela vareta são as mesmas, você tem que ligar a moto nivelada no cavalete central com o motor frio por 1 a 2 minutos e só então retirar a vareta ou olhar no visor.

Ambos vão dar a mesma indicação, 1 litro abaixo do nível mínimo recomendado, 1,2 litro igual ao nível mínimo recomendado, 1,4 litro igual ao nível máximo recomendado.

Se o motor não for ligado, o visor sempre aparecerá cheio pela manhã, do mesmo modo que a vareta medidora apresentará um nível elevado.

Com o motor quente, o visor sempre deverá aparecer cheio, mesmo que você tenha acabado de desligar a moto. Se aparecer bolha, é porque já está abaixo do mínimo.

É por isso que muita gente se ferra, e é por isso que não paro de criticar a dafra por ter alterado o procedimento da medição das kansas 2013: medir fora das condições induz a erro, e os engenheirozinhos incompetentezinhos dessa empresa (ou empresinha?) oficializaram o erro ao dizer que não é necessário ligar o motor.

Isso é o que todo mundo que não leu o manual faz. Se as motos saíssem com a quantidade certa de óleo das revisões, os casos de problemas do motor seriam apenas daqueles que não repõem o nível, as motos só dariam problema depois dos 40 mil km, e olhe lá.

Mas saindo com falta de óleo, todos os proprietários têm prejuízo já aos 15 - 25 mil km.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Marchas não engatam, tudo trocado

Mensagem  Fernando José de Oliveira Seg Out 03, 2016 3:50 pm

Amigos, não sei se esse é o topico certo, mas li a respeito dos problemas nas kansas dos irmãos aqui.
Estava na estrada e em quinta marcha minha Kansas parecia que moeu os eixos da engrenagem, enfim
Comprei um cambio novo cg 125 2000;
Estrela seletora;
Discos de embreagem;
Braço posicionador de marchas;

E a moto quando aciono a embreagem não engata nenhuma marcha, so no tempo, sem embreagem, como uma Honda Biz ,não uso a embreagem pra nada.

Pergunta aos irmãos.

Comprei tudo errado e me lasquei e vou ter que conseguir comprar tudo de novo?
Meu mecanico fez cagada e troco de mecanico e nunca mais volto nele?
Levo na autorizada e tomo a facada no peito de uma vez?

Por favor irmãos me ajudem

Fernando José de Oliveira
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Idade : 45
Localização : São José dos Campos - São Paulo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 03/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  jeff Seg Out 03, 2016 4:02 pm

Fernando José de Oliveira escreveu:Amigos, não sei se esse é o topico certo, mas li a respeito dos problemas nas kansas dos irmãos aqui.
Estava na estrada e em quinta marcha minha Kansas parecia que moeu os eixos da engrenagem, enfim
Comprei um cambio novo cg 125 2000;
Estrela seletora;
Discos de embreagem;
Braço posicionador de marchas;

E a moto quando aciono a embreagem não engata nenhuma marcha, so no tempo, sem embreagem, como uma Honda Biz ,não uso a embreagem pra nada.

Pergunta aos irmãos.

Comprei tudo errado e me lasquei e vou ter que conseguir comprar tudo de novo?
Meu mecanico fez cagada e troco de mecanico e nunca mais volto nele?
Levo na autorizada e tomo a facada no peito de uma vez?

Por favor irmãos me ajudem

Olá, Fernando!

Você trocou todo o câmbio, inclusive o eixo primário?

Há uma postagem aqui no fórum orientando que o eixo primário (se não me falha a memória) precisa ser usado original, trocando apenas as engrenagens e o outro eixo.

Além disso, na desmontagem você precisa colocar ainda mais óleo. Se você colocou apenas 1 litro, dançou. Se colocou 1,2 litro também é insuficiente.

Com o motor desmontado você precisa colocar no mínimo 1,4 litro de óleo no motor.

Outra coisa que pode ter acontecido é um erro no aperto do parafuso de empuxo durante a montagem do motor. Esse é um parafuso que calça o virabrequim, se ele entrou torto e não parafusou direito, a coisa complica.

Você usou anéis elásticos novos durante a montagem, ou reaproveitou os velhos? Anéis reaproveitados se soltam lá dentro, deixando as engrenagens fora de posição.

Boa sorte com seu motor!

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Obrigado Jeff

Mensagem  Fernando José de Oliveira Seg Out 03, 2016 5:27 pm

Foi colocado 1,3 litros e o eixo foi o original pois a medida é diferente, vou tentar drenar e colocar mais oleo, peguei a moto agora, enfim, so sei que se acionar a embreagem a marcha não sobe nem desce, e isso esta me matando, foi tudo trocado novo, vou ver outro mecânico, não sei o que pode ser.

Fernando José de Oliveira
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Idade : 45
Localização : São José dos Campos - São Paulo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 03/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  jeff Seg Out 03, 2016 5:48 pm

1,3 ainda é pouco, mas não deveria dar um resultado tão ruim.

Se você consegue passar as marchas no tempo, o problema parece estar na montagem da embreagem e não no câmbio.

Você já tentou mudar a regulagem do cabo?

Uma embreagem mal regulada dificulta muito a passagem das marchas.

Boa sorte,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Cabo foi trocado

Mensagem  Fernando José de Oliveira Ter Out 04, 2016 8:51 am

Troquei tudo irmão, cabo e tudo mais, enfim, vou rodando com ela, fiz um teste, eu aciono a embreagem e fico segurando a marcha pra entrar e de repente ela engata sem tranco, pode realmente ser a regulagem, vou verificar e trocar de mecanico, vamos ver.

Ou informo o meu do que fazer e vejo, mas caso tenha sido isso do oleo mesmo eu completo ou troco o sistema de embreagem novamente?

Dificil me imaginar sem minha rodas, obrigado irmãos

Fernando José de Oliveira
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Idade : 45
Localização : São José dos Campos - São Paulo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 03/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  jeff Ter Out 04, 2016 11:43 am

Se for o óleo, você completa e o problema desaparece. Fuja dos óleos recomendados pelos fabricantes, o único bom é o yamalube, que é o havoline.

Vá de lubrax, shell 20W-50 API SL que é muito melhor.

O único API SG bom é o motul 3000.

E a regulagem você tem de fazer antes de pensar em trocar de embreagem.

Não adie fazer um procedimento tão simples, enquanto isso você está desgastando os discos de embreagem por não soltar e reapertar duas porcas no cabo de embreagem.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Resolvido

Mensagem  Fernando José de Oliveira Dom Out 09, 2016 10:10 am

Completei o nivel de oleo, acho que deve ter entrado até mais um pouquinho, nao está 100%, mas agora funciona, acredito que agora é so regular a embreagem e fica show de bola.

Jeff, obrigado demais irmão

Valeu

Fernando José de Oliveira
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Idade : 45
Localização : São José dos Campos - São Paulo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 03/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  jeff Dom Out 09, 2016 10:44 am

Fernando José de Oliveira escreveu:Completei o nivel de oleo, acho que deve ter entrado até mais um pouquinho, nao está 100%, mas agora funciona, acredito que agora é so regular a embreagem e fica show de bola.

Jeff, obrigado demais irmão

Valeu
Valeu, Fernando!
Felicidades com sua moto!
Um abraço,
Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 - Página 2 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos