FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão?

3 participantes

Ir para baixo

Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão? Empty Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão?

Mensagem  Branco Melo Qui Mar 27, 2014 1:13 pm

Ha dias que venho notando que minha Horizon vem batendo muito nos buracos, ate mesmo em estradas não asfaltadas, hoje pela manhã a levei em um mecanico conhecido, amigo meu, e que ja faz manutenção em minhas motos desde que as tenho. Mandei ele desmontar a caixa de direção e a balança e engraxar se precisasse. As 11 horas quando voltei, a moto ja estava pronta e não para minha surpresa, ele me disse que a moto estava completamente seca, se eu deixasse para fazer isso no periodo da revisão de 3.00kl as peças poderiam estar comprometidas e seria preciso troca-las, disse que tambem estava sem graxa nos rolamentos das rodas dianteira e traseira. Perguntei o motivo, pois a moto so esta com 1550kl rodados, ele explicou que em algumas fabricas as motos saem montadas de la, porem não vem totalmente lubrificadas. A lubrificação adequada é feito na concessionaria antes de entregar para o cliente. E com certeza a minha não foi feito isso esta naquele estado.
Fica aqui o lembrete, tomem cuidada ao perceberem folgas e batidos, antes do tempo de revisão. Melhor levar logo ao mecanico.
Eu optei pelo mecanico particular pois moro muito longe da cc autorizada mais proxima que foi onde comprei, e falando francamente, não senti muita confiança nos mecanicos de lá. Um mecanico que informa errado a quantia de óleo a ser colocado no motor de uma moto em que ele é o mecanico representante da marca, não é digno de minha confiança. Pois quando recebi a moto foi uma das coisas que perguntei a ele, ele disse que era 1,6 ml, depois vejo no manual que é 1,3ml, agora descubro que a moto não foi engraxada. Seria tolice confiar nele.
Estou pensando seriamente em assumir o risco e abrir mão da garantia. Na outra moto que tenho abri mão da garantia com 4.000kl na segunda revisão. Graças a deus e a esse mecanico não tive nenhum problema até hoje. Faço as revisões periodicas com ele como se fossem na cc. e o que é melhor, ele so pede para trocar as peças se elas forem realmente necessárias ou se achar que corro risco de acidente por causa da peça, pois ele não é revendedor, o que não aconteceria em uma cc autorizada. La eles condenam a peça boazinha para ser trocada porque tem uma cota por mes, acho que todo mundo aqui sabe disso.
Uma coisa que ele relatou e que eu ja tinha observado e que ele achou um grande defeito na moto foi o jogo de direção. Achou muito pequeno e fragil para o tamanho da moto, tambem falou que é de tarugo e não de esfera, o que é mais propicio a folgas e quebras.
Bom essa é minha opinião particular não recomendo ninguem fazer o mesmo, pois se eu morasse mais perto da cc autorizada não mudaria pelo menos nos primeiros 6 meses, porem devido as circunstancias estou inclinado a faze-lo, ainda estou pensado.
Espero ter ajudado.
Branco Melo
Branco Melo
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Idade : 51
Localização : Cedral-MA
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 21/02/2014

http://www.flickr.com/photos/photografobranco/

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão? Empty Re: Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão?

Mensagem  YgorP Qui Mar 27, 2014 4:00 pm

Branco Melo escreveu:Ha dias que venho notando que minha Horizon vem batendo muito nos buracos, ate mesmo em estradas não asfaltadas, hoje pela manhã a levei em um mecanico conhecido, amigo meu, e que ja faz manutenção em minhas motos desde que as tenho. Mandei ele desmontar a caixa de direção e a balança e engraxar se precisasse. As 11 horas quando voltei, a moto ja estava pronta e não para minha surpresa, ele me disse que a moto estava completamente seca, se eu deixasse para fazer isso no periodo da revisão de 3.00kl as peças poderiam estar comprometidas e seria preciso troca-las, disse que tambem estava sem graxa nos rolamentos das rodas dianteira e traseira. Perguntei o motivo, pois a moto so esta com 1550kl rodados, ele explicou que em algumas fabricas as motos saem montadas de la, porem não vem totalmente lubrificadas. A lubrificação adequada é feito na concessionaria antes de entregar para o cliente. E com certeza a minha não foi feito isso esta naquele estado.
Fica aqui o lembrete, tomem cuidada ao perceberem folgas e batidos, antes do tempo de revisão. Melhor levar logo ao mecanico.
Eu optei pelo mecanico particular pois moro muito longe da cc autorizada mais proxima que foi onde comprei, e falando francamente, não senti muita confiança nos mecanicos de lá. Um mecanico que informa errado a quantia de óleo a ser colocado no motor de uma moto em que ele é o mecanico representante da marca, não é digno de minha confiança. Pois quando recebi a moto foi uma das coisas que perguntei a ele, ele disse que era 1,6 ml, depois vejo no manual que é 1,3ml, agora descubro que a moto não foi engraxada. Seria tolice confiar nele.
Estou pensando seriamente em assumir o risco e abrir mão da garantia. Na outra moto que tenho abri mão da garantia com 4.000kl na segunda revisão. Graças a deus e a esse mecanico não tive nenhum problema até hoje. Faço as revisões periodicas com ele como se fossem na cc. e o que é melhor, ele so pede para trocar as peças se elas forem realmente necessárias ou se achar que corro risco de acidente por causa da peça, pois ele não é revendedor, o que não aconteceria em uma cc autorizada. La eles condenam a peça boazinha para ser trocada porque tem uma cota por mes, acho que todo mundo aqui sabe disso.
Uma coisa que ele relatou e que eu ja tinha observado e que ele achou um grande defeito na moto foi o jogo de direção. Achou muito pequeno e fragil para o tamanho da moto, tambem falou que é de tarugo e não de esfera, o que é mais propicio a folgas e quebras.
Bom essa é minha opinião particular não recomendo ninguem fazer o mesmo, pois se eu morasse mais perto da cc autorizada não mudaria pelo menos nos primeiros 6 meses, porem devido as circunstancias estou inclinado a faze-lo, ainda estou pensado.
Espero ter ajudado.

Branco Melo a muito eu não confio em cc's, na horizon eu a comprei em novembro e este mês eu troquei óleo fora das cc's aos 6000km, fiquei muito puto com o problema que tive no copo do velocimetro que por um parafuso solto queriam que eu comprasse um novo ao valor quase inexpressivo de 848,00, pois só vendem o conjunto inteiro, um verdadeiro absurdo não gosto de condenar a marca, porque cada pessoa tem uma impressão diferente, volto lá na revisão dos 9000 fora da garantia e vou querer um belo desconto (trocar vela, filtro de ar, óleo, e verificar folgas e lubrificações) e assim vou fazer levar a cada 9000km enquanto tive um pouquinho de confiança senão nem isso faria.

O que eu aprendi sobre carros é que se o motor não deu problema até os 10000km não dará mais e moto depois 3000km é a mesma coisa qualquer problema decorrente vão alegar más condições de uso, pois um motor que o dono verifique nivel de óleo dificilmente irá fundir antes dos 50000km, basta ver o descaso com relação as speed's e kansas que rodaram com muito pouco óleo e mesmo assim o motor foi longe.

YgorP
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 85
Idade : 38
Localização : sao paulo
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão? Empty Re: Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão?

Mensagem  Branco Melo Qui Mar 27, 2014 5:54 pm

Ygor, outra coisa que conversei com ele foi sobro a troca de oléo, contei a ele que no manual a 1ª troca é com 1000 a segunda com 3000 e as demais de 3 em 3mil, ele disse o seguinte.
-Não confia no manual porque é feito pelo fabricante, e a vontade dele é que voce se f***a o quanto antes melhor, para poder trocar peças mais cedo. Falei pra ele do assunto que rolou em outro topico aqui mesmo sobre óleo semi e sintético, que cria uma borra dentro do motor com o tempo e que o mineral não, perguntei se isso procedia, e ele confirmou, e disse mais se eu quiser um motor bom por mais tempo, e que se quiser continuar com o óleo semi indicado no manual, ele recomendava troca-lo com pelo menos 1500kl. Eu pretendo na proxima troca usar mineral e trocar a cada 1000. como faço com a minha titan 150. Ja tenho ela a tres anos e ta perfeita e esta com quase 40000kl rodados. A unica coisa que troquei dela foi a bomba de injeção que queimou o refil depois de um ano, essas bombas da Honda 150 não valem nada. Tive que colocar carburador.
Branco Melo
Branco Melo
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Idade : 51
Localização : Cedral-MA
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 21/02/2014

http://www.flickr.com/photos/photografobranco/

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão? Empty Re: Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão?

Mensagem  YgorP Sex Mar 28, 2014 7:35 am

Branco Melo escreveu:Ygor, outra coisa que conversei com ele foi sobro a troca de oléo, contei a ele que no manual a 1ª troca é com 1000 a segunda com 3000 e as demais de 3 em 3mil, ele disse o seguinte.
-Não confia no manual porque é feito pelo fabricante, e a vontade dele é que voce se f***a o quanto antes melhor, para poder trocar peças mais cedo. Falei pra ele do assunto que rolou em outro topico aqui mesmo sobre óleo semi e sintético, que cria uma borra dentro do motor com o tempo e que o mineral não, perguntei se isso procedia, e ele confirmou, e disse mais se eu quiser um motor bom por mais tempo, e que se quiser continuar com o óleo semi indicado no manual, ele recomendava troca-lo com pelo menos 1500kl. Eu pretendo na proxima troca usar mineral e trocar a cada 1000. como faço com a minha titan 150. Ja tenho ela a tres anos e ta perfeita e esta com quase 40000kl rodados. A unica coisa que troquei dela foi a bomba de injeção que queimou o refil depois de um ano, essas bombas da Honda 150 não valem nada. Tive que colocar carburador.  

Com a parte da recomendação do fabricante eu concordo sem ressalvas, na parte do óleo trocar um bom mineral com 1000km e que custe 12,00 o litro e trocar um semi que custe 36,00 o litro a cada 3000 é a mesma coisa, questão de gosto pessoal na minha uso o semi principalmente por rodar muito, ando as vezes mais de 500km por semana e ai trocar semana sim semana não para mim é complicado (não a troca, mas ter que ficar comprando filtro e óleo) por comodidade uso o semi.

A questão da borra o que pude notar nestes longos anos usando semi e as vezes mineral (maior parte em carros) é que o mineral é mais resistente a gasolina batizada e o semi não (ai deixa borras que não deveriam) pois no mundo ideal dos fabricantes de óleo não existe a menor chance de o proprietário usar este tipo de combustivel mas aqui é Brasil e se pudessem eles venderiam água com corante jurando que era combustivel, a minha lead tá com 28000km em menos de um ano e meio só uso semi e gasolina shell v-power de um posto que confio muito, mas para quem anda muito como eu as vezes a pane seca tá chegando e você abastece em qualquer lugar por isso não estranharia ter algumas borras no motor dela já na horizon a autonomia é enorme ai consigo colocar sempre a mesma gasolina ai já tenho mais confiança.

Tem óleos minerais ótimos no mercado e trocar a cada mil usando eles é melhor ainda, quanto a borras eu entendo como um mal que atinge quase todo motor (a quantidade e tempo é variável), tendo uma quantidade que não altere o desempenho e vida util consideravelmente passa ser aceitavel, não deveria mas como falei aqui é Brasil e as condições são essas, se eu tiver que retificar o motor 5000km antes e não tenha gasto uma fortuna em combustivel e manutenção ta ótimo, no meu pensamento a quantidade de borras por usar um óleo que não é tão compátivel ao nosso país nas minhas condições de uso são pequenas.

Ainda não tive uma quebra ou retifica antecipada, por isso os mecânicos que lidam com isso diariamente falam melhor do que eu, mas depende muito das condições de uso, a maioria não sabe que está usando gasolina adulterada ou não tem opção ai as quebras e acumulo de borras usando semi-sintético são maiores, nos testes de bancada mundo ideal dos fabricantes o semi dura bem mais que o dobro acumulando menos borras mas isso pode não acontecer de fato no uso cotidiano nosso. Branco se você se sente mais confiante usando o mineral com trocas a cada 1000km continue fazendo isso seu motor não durará menos que o meu ou de qualquer outro se você verificar o nivel constantemente essa receita dos mecânicos é ótima para vida util do equipamento, uso o semi por gosto pessoal e não porque o manual manda (já mandei a garantia embora por isso) também acho errado algumas recomendações deles.

YgorP
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 85
Idade : 38
Localização : sao paulo
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão? Empty Re: Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão?

Mensagem  Branco Melo Sex Mar 28, 2014 1:25 pm

Voce tem opções de combustivel e posto aqui onde moro a cidade é bem pequena e só tem dois postos de donos diferentes e uma opção de gasolina, não tem nem aditivada, quanto menos de distriduidor diferente. Sem falar na qualidade, que é pessima, vira e mexe as motos que tem injeção eletronicas dão problemas por causa da gasolina e lá como é final de linha dificilmete vem uma fiscalização aqui e quando vem parece que o dono advinha e da um jeito de burlar a coleta e não aparece nada na pesquisa de impureza. Aí fica complicado acusar sem provas. Porem os mecanicos daqui são unanime quanto a qualidade do combustivel e dizem que a maioria dos problemas nos motores das motos se dá devido a má qualidade do combustivel daqui, porem o dono do posto morre com a faca na garganta, negando. Fazer o quê?
Feliz é voce que pode escolher onde colocar combustivel no seu veiculo.
Abraço.
Branco Melo
Branco Melo
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Idade : 51
Localização : Cedral-MA
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 21/02/2014

http://www.flickr.com/photos/photografobranco/

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão? Empty revisao de entrega

Mensagem  MarcoCB3Red Sex Mar 20, 2015 8:49 pm

Infelizmente muitas cc de varias marcas cometem erros ao entregar
a moto, nao importa a marca sempre e bom dar uma boa olhada e
ficar atentos a qualqer anomalia. Concordo tambem qe por volta
dos 3.000km dependendo do qe acontecer vao alegar mal uso, e
isso nao acontece so na Dafra. Quanto ao oleo tambem troco a cada
1.000km ou todo mes , o qe chegar primeiro , nao tenho uma Dafra
mas tambem nao ponho fé nesse negocio de troca a cada 3.000km
entre 1.000 e 1.500km faço a troca.
MarcoCB3Red
MarcoCB3Red
Novato
Novato

Número de Mensagens : 27
Idade : 58
Localização : São Paulo-São Paulo
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 08/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão? Empty Re: Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão?

Mensagem  YgorP Seg Mar 23, 2015 7:07 am

MarcoCB3Red escreveu:Infelizmente muitas cc de varias marcas cometem erros ao entregar
a moto, nao importa a marca sempre e bom dar uma boa olhada e
ficar atentos a qualqer anomalia. Concordo tambem qe por volta
dos 3.000km dependendo do qe acontecer vao alegar mal uso, e
isso nao acontece so na Dafra. Quanto ao oleo tambem troco a cada
1.000km ou todo mes , o qe chegar primeiro , nao tenho uma Dafra
mas tambem nao ponho fé nesse negocio de troca a cada 3.000km
entre 1.000 e 1.500km faço a troca.

O problema não é a troca a cada 6000km ou 8 ou 12 como algumas fabricantes recomendam, o motor e o óleo foram projetados para isso. Isso é um fato. O que faz difereça é o usuário no manual recomendam olhar o nivel de óleo antes de partir todo dia, você acha que alguem faz isso?

O que eu quero explicar é que o nivel de óleo abaixa normalmente por consumo mesmo, imagine em uma conta simples que ele desça 100ml a cada 1000km, se cabem 2 litro de óleo em seu motor  e vamos imaginar que o dono não verifique o nivel, se você trocar a cada 1000km terá descido100ml e nada acontecerá, se trocar a cada 6000 terá descido 600ml que repreenta 30% do óleo do carter e cada 12mil 1,2 litros 60% do carter ou seja funcionando quase seco ai o motor fundi na garantia e dono vai alegar que sempre trocou óleo nas cc's e segue tudo conforme indicado e bla, bla, bla... ai quando é informado que foi mal uso do produto fica inconformado e citica a marca e a moto.

Notem eu disse 100ml a cada mil e a maioria das motos gastam mais que isso e conforme o tempo e uso aumenta mais ainda, por isso quando alguem diz que troca a cada mil por um bom óleo mineral eu não critico, e quando alguem diz que segue manual e troca a cada 3 mil km por um semi tambem não falo nada afinal ela disse que segue o manual então ela teoricamente acompanha o nivel de óleo dessa forma ambos os motores durarão a mesma coisa e renderão a mesma coisa se tiverem especificação semelhante.

Em nenhum momento disse que a tecnologia dos motores ou óleo tenham mudado, as vezes a confiança no produto e métodos de calculo mudaram, o que seria dizer que um opala podeia trocar óleo sintético a cada 20 mil km, quando ele foi lançado não tinham confiança suficiente para dizer isso. isso foi apenas um exemplo.

YgorP
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 85
Idade : 38
Localização : sao paulo
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão? Empty Re: Revisão pela garantia. Fazer ou naõ fazer eis a questão?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos