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Duvida sobre o motor.

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Duvida sobre o motor. Empty Duvida sobre o motor.

Mensagem  lord_nyo Qua Fev 22, 2012 4:21 pm

Muito é dito sobre óleo e o perigo da incorreta quantidade na hora da troca .

Mas me respondam uma duvida aki ...

Com o tempo o motor irá para o brejo com certeza, certo ?
O que mais ocorrerá?

Hje vi uma kansas parada e pasmen, o pedal de partida tinha travado embaixo da moto como se estivesse dado a volta ao contrario.

Ele estava embaixo do motor e o motor travadinho, a moto so podia ser empurrada com o motor engrenado.

deu um certo receio ao ver aquilo.

O dono so fazia revisão n CC sempre colocaram 1 L. na moto.

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Mensagem  matheus.dias Qua Fev 22, 2012 6:14 pm

Puxa, isso não parece ter nada a ver com o óleo do motor... ali tem um estriado onde é encaixado o pedal e apertado com um parafuso lateral. Ele deve ter afrouxado o parafuso e rodou, ficando lá embaixo. Mas porque o motor ficou trancado, não faço idéia.
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Mensagem  Kashi Qua Fev 22, 2012 8:41 pm

Parado em alguma marcha ? , nao consegui entender direito isso de ter rodado e ido para baixo O.o
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Mensagem  jeff Qui Fev 23, 2012 1:57 am

Bom, Nyo...

Precisa ver se foi somente isso que aconteceu, ou se foi somente isso que o dono acha que aconteceu... podem aparecer novidades na hora que o motor for aberto.

Somente esse deslocamento do pedal de partida não travaria o motor, a não ser que o eixo interno tenha se quebrado.

O que está me parecendo é que a moto travou por algum motivo, muito provavelmente por falta de óleo, e o dono tentou fazer a moto funcionar subindo em cima do pedal, daí o pedal escalavrou o estriado e ele ficou travado para baixo. Ou o pedal podia estar trincado, na mesma condição do meu. Aliás, agora de manhã estou indo lá na oficina para instalar um novo.

Quando encontramos aquela kansas com o motor fundido lá na rodovia Osvaldo Cruz, era possível ficar de pé sobre o pedal com ela em neutro que o motor não se mexia, mas acionando a embreagem era possível empurrar a moto normalmente. A diferença é que nela os anéis do pistão ficaram encravados na parede derretida do cilindro, então o travamento estava antes da embreagem.

No caso dessa moto que o Nyo encontrou, provavelmente houve um problema no câmbio, mas com base no relato não dá para saber se o pedal deslocado foi a causa ou uma consequência.

Travamentos de motor e câmbio têm 90% de chance de serem causados pela falta de óleo: o clássico motor fundido ou algum rolamento ou dente de engrenagem que se quebrou porque superaqueceu.

Uma vez forcei a Jezebel no limite, rodovia Bandeirantes com garupa e bagagem, devia ter uns 200 kg sobre a moto (o limite é 150 kg, nunca é recomendável ultrapassá-lo, mas sabe como é...).

Teve um trecho que fiquei emparelhado com um caminhão, sem conseguir ultrapassá-lo, com outro caminhão colado na traseira. Sem chance de ir para a terceira pista com os carros passando a 120 km/h( reais, não os do meu velocímetro).

Não tinha como sair dali e ficamos nessa situação uns 5 minutos. Na primeira chance que tive, joguei a moto para o acostamento e fiz de conta que queria visitar um shopping que tinha ali com a minha garupa (eu não podia falar pra ela que eu estava era com receio de o motor travar).

Pois bem, não consegui reduzir para a terceira marcha, tive que parar a moto no meio da via de acesso, colocar no neutro e forçar para as marchas entrarem. Na kansas, o primeiro sintoma de que o motor está com excesso de temperatura é a dificuldade de passar marchas por causa da dilatação térmica excessiva dos componentes.

Imagino que se o câmbio ficasse muito tempo nessas condições, ele poderia abrir o bico antes do pistão, porque a marcha lenta estava normal.

Não sei se esclareci ou confundi mais ainda... mas a esta hora não estou com as ideias muito claras...

Um abraço,

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Duvida sobre o motor. Empty Problemas com o motor

Mensagem  Alexandre_geof Sáb Out 13, 2012 11:45 am

Olá senhores, bom dia. Meu nome é Alexandre, sou de Belém do Pará. Gostei da interação e das boas informações técnicas do fórum. Estou aqui para pedir esclarecimentos, que na verdade, se traduzem em um pedido de ajuda! Estou enfrentando uma problema no motor pela 2° vez. A descrição do problema é a seguinte:

Ao engatar a 1°, 3° e a 4° marcha percebi que o pedal de partida se move "sozinho" ,ele baixa rápido e faz o mesmo barulho de quando agente da a partida no pedal e seguramos o pedal em baixo com o motor em funcionamento. Acontece repentinamente durante as acelerações, e como já aconteceu isso ano passado, eu sei que o motor vai travar. Levei a oficina mecânica para que fizessem o diagnóstico do problema. Foi observado que o rolamento tipo agulha com a especificação "nk 13x12 jgc" da caixa de embreagem, ligado a um eixo de transmissão do motor e de alguma forma ao perdal de partida, se "espedaçou" ! vindo a travar o motor. Com certeza é o mesmo problema, a solução foi relativamente "simples", substituimos o rolamento. O transtorno é que a moto ficou parada vários dias, o motor teve que ser "bandado", no tempo eu tive que levar a parte do motor em que fica esse rolete a um torneiro mecânico para ele tirar a parte mais externa desse rolete, pois foi impossível de tirar na oficina, o gasto financeiro foi alto,esse rolete não existe em nem em lojas mais especialistas em roletes e rolamentos de Belém e muito menos na assistência da Dafra, além disso esse rolete deve ser muito frágil. E o que mais me preocupa é que se não for diagnosticado o real motivo desse rolete espedaçar, vai acontecer denovo, e denovo....

Eu cuido dessa moto com se fosse a minha filha!!! assim descarta-se o mau uso. Portanto necessito de ajuda, amo a minha moto, apostei na Dafra, fui contra todas as opiniões pessimistas, e estou ai na luta com ela, mas estou precisando de ajuda. E logo agora que estou precisando MUITO, MAIS MUITO mesmo dela...

Conto com os senhores. Abraço.

Alexandre_geof
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Mensagem  jeff Sáb Out 13, 2012 12:21 pm

Olá, Alexandre

Rolamentos são componentes universais, certamente você encontrará um rolamento de agulhas de dimensões idênticas.

O que pode estar acontecendo é você não estar encontrando o rolamento com o código nk 13x12 jgc, mas isso pode ser simplesmente por estratégia comercial do fabricante chinês, que pode ter criado um código diferente para ter a exclusividade de fornecimento.

O que determina o rolamento são suas dimensões: diâmetro externo e largura (você pode medir o alojamento na carcaça) e diâmetro interno (você pode medir o alojamento no eixo). Dê uma olhada se ele não tem nenhuma outra característica exclusiva, tipo uma ranhura para encaixar anel de trava. Mas nunca vi isso nesses rolamentos que vão no motor/câmbio em outras motos.

Encontrando um rolamento de mesmas dimensões e características, você poderá instalá-lo no mesmo lugar, a capacidade mecânica é determinada pelas dimensões e qualidade do aço, então todos são mais ou menos equivalentes.

Agora, o motivo de ele não durar, pode ser o seguinte:

Você já sabe do problema do óleo que afeta esses motores. Então estas perguntas são fundamentais:

Qual a quilometragem de sua moto? Quanto óleo você coloca nas trocas? Confere o nível de óleo a quente ou a frio? Realiza o procedimento recomendado no manual do proprietário, ou só retira a vareta para medir?

Faz viagens longas? Viaja sempre com o acelerador no máximo ou mantém o ritmo pouca coisa menos intenso? Confere o nível de óleo após viagens de 200 km?

Um abraço,

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Mensagem  jeff Sáb Out 13, 2012 12:41 pm

Xiii, más notícias....

Dei uma conferida nos rolamentos da carcaça do motor no manual da speed (por dentro é similar, se não idêntico, à kansas).

Esse rolamento que você fala talvez seja do mecanismo da catraca do eixo de partida. Se for ele mesmo, então é rolamento especial, você não vai encontrar no mercado.

A dafra tem obrigação de fornecer esse componente, se a concessionária não tem ela tem que providenciá-lo para você, isso é lei. Eles não podem colocá-lo a fazer o trabalho deles.

Recorra ao SAC da dafra, parece que é o único departamento empenhado em fazer as coisas acontecerem naquela empresa.

A propósito, se o SAC estiver lendo, já aproveito para reclamar que a concessionária de Florianópolis não dispunha à pronta entrega de vareta medidora do nível de óleo (a primeira coisa que quebra na kansas) e pedaleira do piloto, uma coisa que se quebra em caso de tombo.

Ridículo isso, não ter esse tipo de componente à pronta entrega.

A catraca de partida original comprada na concessionária que instalei na minha moto começou a fazer barulho no mesmo dia em que foi instalada. Duplamente ridículo, mas aí a culpa é da zongshen.

Boa sorte, Alexandre

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Mensagem  andré Dom Out 14, 2012 9:11 am

pois é Jeff
lembra da lâmpada da seta que comentei que não tinha na cc , então ainda não tem !
quando queimar vou ter que trocar o soquete dos piscas para poder encontrar lâmpadas compatíveis
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Mensagem  jeff Dom Out 14, 2012 11:41 am

André,

Não sei quem te passou a informação de que a lâmpada da kansas seria especial.

Ela é do tipo mais comum, encontrável em qualquer motopeças.

Um abraço,

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Mensagem  Cássio Fernandes Dom Out 14, 2012 1:18 pm

O único cuidado a se tomar antes de fazer a troca é relacionado a potência, pois, na seta ela pode piscar mais rápido ou mais lentamente. Mas geralmente utilizam a lampada T10, ou pra quem preferir "pingo esmagadinho".

Abraços
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Duvida sobre o motor. Empty Dúvida sobre aumentar a potencia do motor

Mensagem  Francelino Guilherme de O Seg Dez 30, 2013 10:58 am

Estou com uma dúvida muito séria sobre o motor da Jurema ( minha kansas 150 ) é sobre a potência real deste motor.
É uma excelente moto gosto muito do conforto e da estabilidade que ela me dá inclusive algumas viagens curta que fiz não tenho o que reclamar porém a força do motor é lamentável e em vias de trafego rápido ( rodovias ) em que isto se torna um perigo para nós motociclistas, e, pensando nisso estive pesquisando na net uma forma de deixar o motor mais forte nas subidas e com uma velocidade mais precisa - esquece o velocímetro estou me aferindo pelo GPS, e encontrei vários sites falando sobre um kit 200cc e até mesmo sobre a troca do motor por um da CB200, mas meu objetivo não é velocidade mas sim estabilidade na velocidade de cruzeiro, se ela anda a 100km/h pra mim esta perfeito! Inclusive vendi minha CB450 porque não me ligo em velocidade.
Estive falando com meu mecânico e ele me garantiu que retificando o cabeçote trocando o virabrequim e mais algumas peças a moto fica com maior potência sem ganhar velocidade isto é se estou a 90km/h na subida ela vai manter este 90km/h sem perder grande coisa como acontece hoje, começa a subir a 90 e termina a 40 dependendo do tamanho da subida.
A dúvida é a seguinte estes kits são reais? São confiáveis? Isto pode trazer danos a curto ou médio prazo ao motor? o que o mecânico falou tem lógica ou esta furando meu zóio, porque 850 pilas é muito dinheiro, outra coisa fazer este tipo de alteração no motor pode gerar vibração excessiva no motor e comprometer a estrutura do quadro?
Desculpem o ter escrito tanto mas queria deixar claro minha dúvida, e se estiver no post errado me desculpem também mas fiz uma busca anterior e não encontrei nada que diz respeito a este assunto.

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Mensagem  Cássio Fernandes Seg Dez 30, 2013 8:29 pm

Francelino Guilherme de O escreveu:Estou com uma dúvida muito séria sobre o motor da Jurema ( minha kansas 150 ) é sobre a potência real deste motor.
É uma excelente moto gosto muito do conforto e da estabilidade que ela me dá inclusive algumas viagens curta que fiz não tenho o que reclamar porém a força do motor é lamentável e em vias de trafego rápido ( rodovias ) em que isto se torna um perigo para nós motociclistas, e, pensando nisso estive pesquisando na net uma forma de deixar o motor mais forte nas subidas e com uma velocidade mais precisa - esquece o velocímetro estou me aferindo pelo GPS, e encontrei vários sites falando sobre um kit 200cc e até mesmo sobre a troca do motor por um da CB200, mas meu objetivo não é velocidade mas sim estabilidade na velocidade de cruzeiro, se ela anda a 100km/h pra mim esta perfeito! Inclusive vendi minha CB450 porque não me ligo em velocidade.
Estive falando com meu mecânico e ele me garantiu que retificando o cabeçote trocando o virabrequim e mais algumas peças a moto fica com maior potência sem ganhar velocidade isto é se estou a 90km/h na subida ela vai manter este 90km/h sem perder grande coisa como acontece hoje, começa a subir a 90 e termina a 40 dependendo do tamanho da subida.
A dúvida é a seguinte estes kits são reais? São confiáveis? Isto pode trazer danos a curto ou médio prazo ao motor? o que o mecânico falou tem lógica ou esta furando meu zóio, porque 850 pilas é muito dinheiro, outra coisa fazer este tipo de alteração no motor pode gerar vibração excessiva no motor e comprometer a estrutura do quadro?
Desculpem o ter escrito tanto mas queria deixar claro minha dúvida, e se estiver no post errado me desculpem também mas fiz uma busca anterior e não encontrei nada que diz respeito a este assunto.

Então, esta questão de aumentar a cilindrada, pode ser uma boa ideia, esteja ciente que o motor vai se desgastar mais rápido, cilada é trocar somente a parte de cima do motor sem se preocupar com a parte de baixo, em especial com a lubrificação, os kits que são vendidos, aumentam a cilindrada, mas, acredito que o ganho é extremamente pequeno com o gasto, eu investiria na troca do motor por um de strada, que tem 19 cavalos, enquanto a kansas possui 13, com o aumento de cilindrada, só com o dinamometro mesmo para aferir a potência. Verifique a legislação para fazer a documentação, pode sair mais que 850 pilas mas fica um serviço garantido, quanto ao quadro, faça um reforço por garantia.

Abraços
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Mensagem  jeff Ter Dez 31, 2013 5:17 am

Andei pesquisando isso e o Edson, mecânico em quem confio, me contou uns casos sobre o aumento de cilindrada esforçar demais a biela e ela se quebrar/dobrar, travando totalmente o motor/câmbio, algo potencialmente mortal se acontece numa BR da vida.

Ele que seria o maior interessado recomendou não fazer, e eu acredito nele.

Um abraço,

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Duvida sobre o motor. Empty Dúvida sobre motor

Mensagem  Francelino Guilherme de O Qui Jan 02, 2014 5:52 am

jeff escreveu:Andei pesquisando isso e o Edson, mecânico em quem confio, me contou uns casos sobre o aumento de cilindrada esforçar demais a biela e ela se quebrar/dobrar, travando totalmente o motor/câmbio, algo potencialmente mortal se acontece numa BR da vida.

Ele que seria o maior interessado recomendou não fazer, e eu acredito nele.

Um abraço,

Jeff

Então, mas se vai trocar toda a parte interna, este risco não existe correto pois todo conjunto é projetado para este novo torque, o mecânico me disse que retificaria a parte interna para colocar uma camisa maior logo o pistão vai ser mais largo e a biela será outra e não a mesma, inclusive segundo informação dele a moto não vai ganhar velocidade mas terá mais força que é o meu objetivo.
Estive pensando em aumentar a coroa mas ai tenho força mas não tenho final que com certeza vai reduzir ainda mais a velocidade de cruzeiro, mas ganharia força na subida.... é osso não quero uma moto mais forte estou feliz com o que tenho, mas vamos continuar pesquisando!

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Mensagem  jeff Sáb Jan 04, 2014 7:35 am

O cilindro é maior, a explosão é mais forte, a biela é mais forte, mas a carcaça do motor continua a mesma; será que os mancais do virabrequim no fundido da carcaça vão aguentar esse novo regime de trabalho?


Se não aguentarem, um dia a carcaça vai rachar ao meio.


Um abraço,


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Duvida sobre o motor. Empty aumentar a potencia do motor Kansas 150

Mensagem  Francelino Guilherme de O Seg Jan 06, 2014 7:02 am

jeff escreveu:O cilindro é maior, a explosão é mais forte, a biela é mais forte, mas a carcaça do motor continua a mesma; será que os mancais do virabrequim no fundido da carcaça vão aguentar esse novo regime de trabalho?


Se não aguentarem, um dia a carcaça vai rachar ao meio.


Um abraço,


Jeff

neste ponto vc tem plena razão meu amigo Jeff,
inclusive estive conversando sobre este mesmo assunto com um mecânico da cidade de Carlópolis que é meu amigo e é especialista em motor e fabricar moto custon ( as famosas chopper ) e me disse que teria também problema de vazamento no cabeçote, problema com a lenta que dificilmente vai dar boa regulagem resumindo fica uma mercadoria por melhor que seja o mecânico porque é um motor que ja esta no limite não tem mais onde mexer o ideal neste caso seria colocar o motor de uma titã 150 mas teria que fazer as devidas adaptações o quadro porque a furação não bate porém não teria problema de documentação pois não foi alterado a potência que é característica original da moto.
Um grande abraço e muito obrigado a todos que me ajudaram nesta questão e que venham outras para deixar minha kansas mais com a minha cara gosto dela mas se tiver que trocar vou partir para uma shandow 600 que é uma custon muito show de bola!

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Duvida sobre o motor. Empty Re: Duvida sobre o motor.

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