FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CDI para Dafra Speed...

+5
nandinho
diegocolvara
Fuzzy Logic
marcelo_rsb
Beto Pesca
9 participantes

Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty CDI para Dafra Speed...

Mensagem  Beto Pesca Sex Out 31, 2008 7:12 am

Awe galera, tava vendo um topico na comu do orkut Dafra e queria saber o que é isso CDI e pra que serve? o que muda na motoca? se alguem souber me digam valeu! Very Happy
Beto Pesca
Beto Pesca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Recife
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty Re: CDI para Dafra Speed...

Mensagem  marcelo_rsb Sex Out 31, 2008 10:48 am

CDI é a peça que comanda pulsos de energia para a vela que por sua vez é a responsável pelas faisca que resultam na combustão da gasolina dentro do cilindro.

Quanto aos estouros, é que alguns CDI possuem limitador de giro, pois giros(RPM) muito altos são prejudiciais e danosos ao motor, na Speed teoricamente não tem limitador, principalmente por ela ter conta-giros(meio lerdo, mas existe) e então se você quiser que o motor gire à 12mil RPM você está consciente que está em tal rotação.... quando tem o limitador, o CDI em determinada rotação para de mandar faiscas e então o combustivel não é queimado e quando vem outra faisca ele queima no escape dando os tais estouros... o que vc ganha com os estouros? NADA, porém segundo alguns essa pressão vinda da combustão de gasolina de dentro do escapamento pode estragar uma válvula de escape.

É isso.
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty Re: CDI para Dafra Speed...

Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Nov 01, 2008 3:04 pm

Completando a informação do Marcelo, CDI é o Sistema de Ignição por Descarga Capacitiva, onde através da carga e descarga do capacitor que compõe o circuito há o centelhamento da vela, ao descarregar esta centelha é dirigida através do cabo até a vela e provoca a combustão. Quando a moto chega na faixa vermelha do contagiros, o sistema corta a descarga do capacitor o que impedi a combustão, ao retornar para a faixa abaixo do limite vermelho o motor torna a funcionar, equivalente a fazer pegar no tranco, e assim retorna o ciclo da combustão com a liberação da descarga do capacitor.

Todos sabem que não se deve chegar a faixa vermelha, pois gera um desgaste excessivo do motor e sua temperatura eleva acima do nível normal, além de aumentar o consumo de óleo e combustível, tudo sem necessidade e reduzindo a vida útil do mesmo.
Em motos com contagiros não há necessidade da existência do limitador de giros, já que o usuário pode controlar os giros através do contagiros, já em motos sem contagiros é normal, e muito importante, a existência do limitador de giros já que na inexistência do contagiros fica complicado ao usuário identificar o uso correto do produto, saber o local exato da troca de marchas, e assim, a fim de preservar a vida útil do motor e os interesses do usuário, fora educá-lo quanto ao limite do motor, o correto é fazer uso do limitador.

Exemplo:
- Speed e Super100: Não precisam de limitador por ter contagiros.
- Kansas: Precisa de limitador, primeiro por não ter o contagiros e segundo por ser uma estradeira.


Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty Re: CDI para Dafra Speed...

Mensagem  diegocolvara Sex Fev 19, 2010 6:10 pm

A kansas corta sim.só nao sei a quantos rpm..deve de ser +/- 10500 RPM

Very Happy

diegocolvara
Forista
Forista

Número de Mensagens : 140
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 28/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty Re: CDI para Dafra Speed...

Mensagem  Convidad Sex Fev 19, 2010 6:44 pm

diegocolvara escreveu:A kansas corta sim.só nao sei a quantos rpm..deve de ser +/- 10500 RPM

Very Happy


Geralmente em motocicletas em que o motor “gira” mais é necessário um limitador para não exceder nas rotações. Motores que desenvolvem mais têm de “cortar” o giro ou excedera a rotação causando sérios danos ao motor por excesso de rotação.

Existem motocicletas que não tem limitador simplesmente porque não precisa o motor não consegue alcançar muitas rotações, o CDI não precisa ser programado para “cortar” em determinada rotação porque simplesmente não chega em determinadas rotações.

E por fim. Existe motor que “naturalmente” cortam em rotações muito altas, o motor não agüenta altas rotações e falha, parecendo que tem limitador de rotação. Mais simplesmente não agüentam rotação muito alta e ficam falhando. Menos mal, pelo menos não estouram o motor por “sair de giros” como muitos motoboys cachorro louco que pegam as suas CG e colocam CDI sem limitador de RPM e andam com excesso de RPM e velocidade.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty Re: CDI para Dafra Speed...

Mensagem  nandinho Sex Jul 08, 2011 9:35 pm

Não encontrei no manual de serviços da Speed o Avanço Inicial e Final da Ignição. Será que é Igual o das CG's 125 (15 a 35º APMS)?

Vi na net que dá pra colocar o CDI da CG 99 ou da CBX 150 Aero. Alguém sabe dizer se precisa alguma adaptação para essa mudança, ou se tem melhora de desempenho pelo simples fato da susbstituição, mesmo se o CDI for com limitador?

Valeu!
nandinho
nandinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 118
Idade : 38
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty cdi

Mensagem  franciclebio Dom Jul 10, 2011 7:35 am

Amigo estou também querendo trocar o cdi, as 6 meses atrás comprei um cdi da servitec sem limitador de giro, mais não sei o que aconteceu a moto não conta direito com ele, ai preferir deixar de lado, mais um amigo meu disse que o melhor cdi para dafra speed e o da cbx 150 aero da certinho sem adaptações, eu vou comprar um amanha, eu também comprei para minha moto, vela iradium, cabo eboster F3, filtro de ar esportivo, misturmax, coloquei também o piston da strada mais ultimamente ela esta com desempenho muito baixo ai vou trocar o cdi e mandar um mecânico regular ela, sim estou usando um carburador de fan 2098, pois passa mais gasolina do que o original, mais na frente vou ver se encontro um coletor que de para colocar o carburador da 150 sport. obrigado, aceito opiniões
obrigado

franciclebio
Novato
Novato

Número de Mensagens : 22
Idade : 34
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 22/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty Re: CDI para Dafra Speed...

Mensagem  nandinho Dom Jul 10, 2011 6:12 pm

O CDI da Speed e o da CBX AERO são digitais ou analógicos? Qual a Diferença entre digital e analógico?

O CDI tipo original da AERO tem limitador?

Valeu galera!



nandinho
nandinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 118
Idade : 38
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty cdi

Mensagem  franciclebio Seg Jul 11, 2011 6:51 am

amigo um amigo meu colocou o cdi original da 150 earo e disse que a moto da 140km na reta, muito bom, vou colocar para ver

franciclebio
Novato
Novato

Número de Mensagens : 22
Idade : 34
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 22/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty Re: CDI para Dafra Speed...

Mensagem  firefox Ter Jul 12, 2011 10:17 am

Só alertando que o cdi e peça crucial pra manter a vida util do motor, vc colocando um cdi sem limitador, a chance de vc estourar o motor é grande!! e nossos motores não são hondas
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty Re: CDI para Dafra Speed...

Mensagem  Familia Ter Jul 12, 2011 11:44 pm

firefox escreveu:Só alertando que o cdi e peça crucial pra manter a vida util do motor, vc colocando um cdi sem limitador, a chance de vc estourar o motor é grande!! e nossos motores não são hondas

Semana passada comprei outra speed, como todos ja sabem eu tenho outra, esta, a antiga ja tem 87.000 quilometros rodados, tem cerca de 1 mes abri o motor para limpar dutos e pistão, o motor por dentro esta totalmente novo, apresenta apenas pequenos desgastes em alguns pontos que apresentariam em qualquer moto com esta quilometragem, fora isso o motor esta tinindo.
Esta mesma moto ja rodou com um cdi da 150 por 3 meses, melhora a velocidade da moto, importante coloquei outro cdi apenas para testar, depois tirei e coloquei o original que esta la ate hoje.
Moto sem limitador de giros realmente e perigoso pois pode estragar o motor da moto, fiz esta citação no que o firefox escreveu apenas para descordar em um ponto, os motores hondas nao sao estas coisas todas nao, pois esta moto que tenho com mais de 87.000 km prova que os motores usados nas speeds tambem sao bons caso contrario esta minha moto ja tinha aberto o bico a muito tempo, vale informar tambem que esta moto tem apenas 2 anos e 8 meses.

O cdi pode ser usado mais com cautela, nao andar com a moto o tempo todo no limite e um deles.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty Re: CDI para Dafra Speed...

Mensagem  firefox Qua Jul 13, 2011 7:24 am

opss.. falou e disse familia, eu tb não tenho oq reclamar do motor dafra, a minha tem 3 anos, 55.000km rodados e até agora sem problemas NUNCA mi deixou na mão.....
quanto ao utilizar cdi, tenho vontade, porem fico com o pé atraz
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty Re: CDI para Dafra Speed...

Mensagem  nandinho Qua Jul 13, 2011 5:29 pm

Coloquei um CDI original usado de NX 150 na minha Speed, particularmente, não notei melhora significativa.

nandinho
nandinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 118
Idade : 38
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty CDI TITAN 99

Mensagem  franciclebio Sex Ago 19, 2011 8:43 am

AMIGOS MANDEI UM MECANICO COLOCAR O CDI DA TITAN 99 NA DAFRA SPEED, MAIS NAO FUNCIONOU TESTAMOS TODOS OS MODOS DE CONEXAO, MAIS NAO IA FOGO PARA A VELA, TESTEI DOIS CDI-S E NADA, AMIGOS VCS TEM ALGUMA DICA PARA ME PASSAR, OBRIGADO.

franciclebio
Novato
Novato

Número de Mensagens : 22
Idade : 34
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 22/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty Re: CDI para Dafra Speed...

Mensagem  xazinho Sex Ago 19, 2011 10:58 am

franciclebio escreveu:AMIGOS MANDEI UM MECANICO COLOCAR O CDI DA TITAN 99 NA DAFRA SPEED, MAIS NAO FUNCIONOU TESTAMOS TODOS OS MODOS DE CONEXAO, MAIS NAO IA FOGO PARA A VELA, TESTEI DOIS CDI-S E NADA, AMIGOS VCS TEM ALGUMA DICA PARA ME PASSAR, OBRIGADO.
A minha aconteceu a mesma coisa . MAnda ele da uma olhada no estator ,o estator pode ter dado problema.
Eu troquei o meu estator na segunda feira!!
xazinho
xazinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 215
Idade : 44
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty CDI TITAN 99

Mensagem  franciclebio Sex Ago 19, 2011 7:23 pm

mais amigo quando eu coloco o cdi original ele funciona normal só nao passa de 120km, me indicaram para colocar o cdi da titan 99, mais nao deu certo o que pode ser amigo.

franciclebio
Novato
Novato

Número de Mensagens : 22
Idade : 34
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 22/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CDI para Dafra Speed... Empty Re: CDI para Dafra Speed...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos