FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TUDO SOBRE VELAS

+8
wagner mota
HiSPEED
nego
Fuzzy Logic
marcelo_rsb
xello 81
coyote182
davidevh
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Vela DP8EA-9 ?

Mensagem  davidevh Dom Ago 03, 2008 10:26 am

Li no orkut q esse vela aumenta muito o rendimento, eae conhecem ? isso procede ?
davidevh
davidevh
Novato
Novato

Número de Mensagens : 30
Idade : 41
Localização : São Paulo/SP
Data de inscrição : 28/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  coyote182 Dom Ago 03, 2008 11:46 am

davidevh escreveu:Li no orkut q esse vela aumenta muito o rendimento, eae conhecem ? isso procede ?

Cara já teve uma discussão sobre isso, e a conclusão q chegaram é q ñ aumentaria em nada nas motos, mas señ me engano o Roch@ chegou a trocar a vela, e ñ lembro dele ter relatado alguma melhora em rendimento.
coyote182
coyote182
Admin
Admin

Número de Mensagens : 407
Idade : 43
Data de inscrição : 07/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  xello 81 Qui Out 09, 2008 5:54 am

olha.. sobre vela... nao sei se eu estou certo mas.. pra ter uam faísca boa o cabo tem q ser revestido de ouro... porque o ouro é um bom condutor de energia... ahi a indução eletrica da bobina até a vela nao fika no meio do caminho
study
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  marcelo_rsb Qui Out 09, 2008 12:33 pm

Um bom cabo de vela talvez melhore, mas desde que o atual não seja muito vagabundo ficará quase imperceptivel...
O cabo de vela conduz uma "potência" baixa, pois apesar de a tensão ser alta a corrente é baixa, logo não precisa de muita coisa pra moto funcionar direitinho... e inclusive um cabo resistivo que na verdade filtre um pouco de ruidos seja sim uma vantagem, caso o cabo atual já não seja...

*novamente a mesma questão de até onde houve eng na hora do projeto dessa moto...
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Out 09, 2008 12:43 pm

Boa tarde a todos!

Só a troca da vela não melhorará em nada o desempenho... Desde seja utilizada vela com dimensões corretas e de boa qualidade, está beleza.

Tipo, não adianta usar velas "especiais" e continuar com o mesmo cabo de vela, o cabo também teria de ser trocado por um "esportivo", como nos carros que têm cabos esportivos de 8.8mm e 9mm, que permitem maior passagem de corrente para as velas.

Mas aí tem outra coisa, se a mistura é a mesma não adianta colocar um maçarico dentro da câmara de combustão, pois o desempenho será o mesmo que o desempenho com os componentes padrão em bom estado.

Também acho que não adianta mexer na mistura sem alterar a câmara de combustão, e se alterar a câmara de combustão provavelmente terá de alterar a entrada de ar e também o escapamento a fim de facilitar ainda mais a estrada e saída dos gases. É praticamente um efeito dominó.


Abraços a todos!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Out 09, 2008 1:53 pm

marcelo_rsb escreveu:Um bom cabo de vela talvez melhore, mas desde que o atual não seja muito vagabundo ficará quase imperceptivel...
O cabo de vela conduz uma "potência" baixa, pois apesar de a tensão ser alta a corrente é baixa, logo não precisa de muita coisa pra moto funcionar direitinho... e inclusive um cabo resistivo que na verdade filtre um pouco de ruidos seja sim uma vantagem, caso o cabo atual já não seja...

*novamente a mesma questão de até onde houve eng na hora do projeto dessa moto...
Existem cabos resistivos, espirais, supressivos e diretos, mas hoje em dia o mais comum são os cabos supressivos pois não roubam corrente elétrica que é dirigida para a as velas. Vela que dentro das velas os elétrons ficam se chocando na velocidade da luz, isto produz o ruído, e na tentativa de eliminar este ruído que pode interferir nas partes eletrônicas do veículo, como rádio e injeção, foi colocada uma resistência no cabo (um resistor interno) e isto fornece resistência a passagem dos elétrons o que reduz sua velocidade de deslocamento dos mesmos e assim reduz o rudío, em contrapartida devido esta resistência parte desta corrente é roubada das velas e transformada em calor pela resistência. A mesma perda ocorre quando se usa velas resistivas, que são velas que possuem internamente um resistor.
O mesmo ocorre com os cabos espirais, pois por serem espirais têm um comprimento maior, formando assim uma resistência por comprimento, já que quanto mais material utilizado maior será a resistência para a corrente poder percorrer os dois pontos deste material, então a corrente tem uma maior resistência entre o ponto A (início) e B (final) do cabo, que resulta na mesma ocorrência de perda como no cabo resistivo.
Não estou aqui dizendo que valha a pena trocar os cabos resistivos ou espirais por cabos diretos, pois devido a possível interferência (ruído), pode trazer complicações com a injeção eletrônica.

"A corrente elétrica é diretamente proporcional à tensão aplicada e inversamente proporcional á resistência do circuito" - Lei de Ohm

Em algum lugar li uma vez que dizia: Cabos resistivos são para carros de rua, cabos supressivos para carros sport e cabos diretos (sem resistência) para carros a alta performance (corrida/arrancada).

Agora, como nas motos não temos rádios e não temos a injeção eletrônica (ao menos atualmente), a utilização de cabos diretos (sem resistência) pode ser uma solução viável.


E a respeito do meu "post" anterior, onde citava os cabos de velas esportivos que têm bitola maior, de 8.0mm, 8.8mm ou 9.0mm, ao contrário dos cabos comuns (6.0mm até 7.0mm aproximadamente), neste caso não significa maior resistência a passagem de corrente, é até pelo contrário, conforme outra Lei de Ohm:

"A resistência de um condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua seção transversal." - Lei de Ohm

Então a área transversal do condutor não representa aumento de resitência e sim maior passagem de corrente, e essa Lei ainda explica porque os cabos espirais citados acima, mesmo não tendo resistência interna, produzem resistência a passagem da corrente, pois além do comprimento dele ser maior ele também é enrolado, como se fosse um indutor, e tudo isso aumenta a resistência da passagem da corrente.


Abraços a todos!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  marcelo_rsb Qui Out 09, 2008 2:22 pm

A questão é que o ruido pode dar problema com o alarme da moto(bem comum), e talvez com outras coisas elétricas como o conta giros digital, talvez quem sabe até o CDI não dê pepino...
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  nego Qui Out 09, 2008 3:19 pm

olá pessoal, boa tarde, eu li o post de cada um de vocês e o que notei é que o assunto foi desviando por tabela, pois o tópico referia-se a vela, pois bem a vela é o estopim para o acendimento do combustivel, e neste item ela é analizada pela engenharia conforme a construção do motor, refrigerado a ar ou a água, alta ou baixa performance e muitos outros pontos a considerar; as velas são classificadas por grau térmico, ( isto é ; o quanto ela podem dissipar o calor sem super aquecer o motor), também são identificadas por numeros e letras que as definem qual uso. só para ilustrar a matéria queria dizer que para o acendimento da vela, inicial em baixa rotação é preciso mais de 10000 volts. isto mesmo dez mil volts, só pra começar indo até trinta mil, por isso não só a vela tem que ser boa más tambem o estator o volante magnético e o CDI (antes era bobina de força), quanto aos cabos este já vem fixado de fábrica junto ao CDI, pois foi projetado em conjunto, o terminal de velas conhecido como cachimbo, este sim deve ser dado uma atenção especial pois se for de má qualidade interfere na qualidade de faísca, eu acho que é isto, será Jeff?


Última edição por nego em Qui Out 09, 2008 4:45 pm, editado 1 vez(es)
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Out 09, 2008 3:56 pm

nego escreveu:olá pessoal, boa tarde, eu li o post de cada um de vocês e o que notei é que o assunto foi desviando por tabela, pois o tópico referia-se a vela, pois bem a vela é o estopim para o acendimento do combustivel, e neste item ela é analizada pela engenharia conforme a construção do motor, refrigerado a ar ou a água, alta ou baixa performance e muitos outros pontos a considerar; as velas são classificadas por grau térmico, ( isto é ; o quanto ela podem dissipar o calor sem super aquecer o motor), também são identificadas por numeros e letras que as definem qual uso. só para ilustrar a matéria queria dizer que para o acendimento da vela, inicial em baixa rotação é preciso mais de 10000 volts. isto mesmo dez mil volts, só pra começar indo até trinta mil, por isso não só a vela tem que ser boa más tambem o estator o volante magnético e o CDI (antes era bobina de força), quanto aos cabos este já vem fixado de fábrica junto ao CDI, pois foi projetado em conjunto, o terminal de velas conhecido como cachimbo, este sim deve ser dado uma atenção especial pois se for de má qualidade interfere na qualidade de faísca, eu acho que é isto, será Jeff?
No caso, meu "post" foi mais relacionado com preparação de carros, já que de motos não entendo muito pois a minha primeira foi este ano, então ainda não tive tempo de futucar, pois nos carros principalmente carburados você pode trocar o cabo tranquilo, o desempenho vai depender do que você fizer, não só do novo cabo mas também no resto do conjunto.

Como ocorre com o pessoal que gosta de descarga livre, achando que isso vai aumentar o desempenho do carro, só que muitas vezes ou ficar a mesma coisa só que mais barulhento ou então piora trazendo perda de potência, pois a alteração na descarba influencia na potência do motor, então não é a troca de um ítem que vai dar rendimento maior ao veículo.


Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  HiSPEED Sáb Jan 31, 2009 7:43 pm

Dafreiros...

Há possibilidade de fazer um cabo de vela em casa? Acho os cabos de vela de silicone muito estilosos e além de tudo, conduzem melhor a energia (carros preparados usam). Tipo comprar um cabo de um carro qquer e cortar uma das pontas e colocar a ponta cortada com as devidas adaptações no CDI?

Abraços!
HiSPEED
HiSPEED
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 66
Idade : 45
Localização : Águas Lindas / GO
Data de inscrição : 26/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  HiSPEED Dom Fev 08, 2009 1:17 pm

HiSPEED escreveu:Dafreiros...
Há possibilidade de fazer um cabo de vela em casa? Acho os cabos de vela de silicone muito estilosos e além de tudo, conduzem melhor a energia (carros preparados usam). Tipo comprar um cabo de um carro qquer e cortar uma das pontas e colocar a ponta cortada com as devidas adaptações no CDI?
Abraços!

Pessoal? bounce
HiSPEED
HiSPEED
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 66
Idade : 45
Localização : Águas Lindas / GO
Data de inscrição : 26/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  wagner mota Ter Jul 14, 2009 1:16 pm

galera, voltando nesse tópico

acontece que na revisão de 6.000 da minha kansas não tinham a vela pra trocar.
fui num auto peças e pelo número de código que vem no manual, os caras não tinham a vela.
alguem sabe que vela genérica posso colocar na Kansas?

abs
wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Idade : 60
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  Fuzzy Logic Ter Jul 14, 2009 1:43 pm

Tem que tomar cuidado com a troca das velas, conforme suas características, pois podem também ferrar o motor pois tem a questão da profundidade da vela, distância entre eletrodos e as características da rosca.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  amsbetinho Qua Set 23, 2009 11:28 pm

Voltando ao velho assunto da vela... Resolvi não mais usar a DP8EA-9 e comprei duas D8EA. Vou explicar...

Quando minha moto fez 18.000km, não quis comprar a vela vendida na Dafra, por custar muito mais do que o valor real (R$23,00 a unidade); então saí pelas lojas de motopeças a procura da D8EA, mas ninguém vende (tem vendedor que nunca ouviu falar dessa especificação); para minha surpresa, várias motos conhecidas usam a mesma vela especificada para a Speed, mas estranhamente aqui em Salvador só se encontra a DP8EA-9, que é usada nas Titans; pois bem, comprei esta segunda e coloquei em minha moto; a princípio, nada de diferente, mas fiquei encucado com o fato dela não ter as mesmas dimensões da indicada pelo fabricante da moto e resolvi encomendar pela internet duas unidades da D8EA (R$9,00 cada no site cityparts); a moto completou 21.000km e, pela primeira vez, não vou fazer revisão na Dafra, resolvi verificar no manual tudo o que deve ser feito nesta revisão e estou fazendo numa oficina de confiança; como as velas chegara agora, instalei logo uma e a outra deixo guardada para usá-la daqui a 6.000km (mesmo não sendo necessário trocar a vela agora, apenas para deixar de usar a DP8EA-9); e a partir daí é que eu notei que não vale a pena usar a DP8EA-9, pois, apesar de mínima, a diferença no tamanho da vela e abertura do eletrodo deve sim prejudicar, pelo menos, a vida útil do motor. Vejam na foto a seguir a D8EA (nova) ao lado da DP8EA-9 (usada). Como não faz diferença no rendimento, pra quê mudar a especificação por conta própria? Se tiverem dificuldade em encontrar a vela correta em suas cidades, vale a pena encomendar pela internet no mínimo 2 para deixar guardado em casa, pois o valor das velas + o frete sai mais barato que a compra na Dafra.

TUDO SOBRE VELAS Dafravela004
Vejam a diferença no tamanho do eletrodo entre as velas. Vamos usar a D8EA mesmo, pessoal!

Um abraço e até mais!
amsbetinho
amsbetinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 496
Idade : 45
Localização : Salvador - Bahia
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  jeff Qui Set 24, 2009 10:14 am

Pois é....

Essa diferença parece mínima, mas é o suficiente para provocar um ponto quente na cabeça do pistão. Quem roda percursos curtos, pode até sentir uma diferença para melhor no desempenho da moto.

Mas na hora que pegar uma estrada e rodar mais de uma hora, vai parar no acostamento, xingar a coitada da dafra e pedir carona pra casa...

Aliás, eu já havia alertado sobre esse risco. Só não tinha visto as duas velas comparadas.

Valeu pelo alerta, Betinho!

Tudo de bom,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Set 24, 2009 11:01 am

Tem que tomar cuidado que as diferenças podem não ficar somente no eletrodo... Tem vela que tem diferença na rosca e também diferença nesta arruela de vedação (ou seja lá o nome específico disto).

Por isso fico incomodado quando o pessoal fica dizendo que trocou de vela e, invés de dizer o modelo da vela, fica dizendo o modelo da moto para qual comprou a vela, por exemplo "coloquei vela de Titan"... Ridículo!... Pessoal também faz isso com pneus... Pow! Se a parada tem o modelo escrito (no próprio corpo), custa se referir ao modelo?!... Não dá pra entender.


Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  Kaiser Marcellus Qua Out 28, 2009 8:11 am

pessoal aviso não adianta trocar a vela pela dp8ea ela carboniza facil o correto mesmo e a vela indicada pela dafra d8ea fiz a troca pela que se encontra mais facil a moto tah bebendo pacas e falando que soh sem falar que a vela fica fria não queima bem combustível.
Kaiser Marcellus
Kaiser Marcellus
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 72
Idade : 38
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  Kaiser Marcellus Qua Out 28, 2009 10:22 am

resposta que obtive da ngk atraves de e-mail enviado.

Marcelo, bom dia!

As velas do tipo "DP" são velas que possuem o isolador projetado, ou seja, a ponta ignífera da vela é projetada para dentro da câmara de combustão. De acordo com o projeto do motor é dimensionado a vela correta, no seu caso não é possível precisar que o problema de carbonização seja decorrente da aplicação incorreta, mas com certeza o funcionamento não vai ser o mesmo em relação a vela original (D8EA).

É importante checar se a folga entre o eletrodos estão dentro do especificado(0,6mm) e se a regulagem da mistura esta correta bem como o nível de óleo do motor.

Caso necessite de maiores informações sinta-se a vontade em entrar em contato conosco através do 0800 197 112 ou dúvidas@ngkntk.com.br.

Atenciosamente,

__________________
Anderson Soares
Depto Assistência Técnica NGK
Com: +55 11 3053 9519
Cel: +55 11 8785 5453
andersonsoares@ngkntk.com.br
________________________
Kaiser Marcellus
Kaiser Marcellus
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 72
Idade : 38
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Contato com a NGK

Mensagem  amsbetinho Qui Jan 21, 2010 3:43 am

Esses dias também entrei em contato por e-mail com a NGK e minha pergunta pra eles foi com relação a utilização da vela resistiva DR8EA, se teria alguma consequência negativa para a Dafra e etc. O mesmo Anderson que atendeu ao Kaiser no e-mail acima ligou para mim para responder a dúvida e disse que as velas resistivas não interferem em nada na explosão do combustível, sendo apenas projetadas para causar menos interferência em componentes eletrônicos de carros e motos, portanto, por possuir as mesmas dimensões da D8EA, não teria nenhum problema ao ser utilizada na Speed.
Gostei da rapidez e profissionalismo do atendimento da NGK. Não sabia que eles tinham um canal de comunicação com o cliente tão eficiente.

Portanto, na falta da D8EA e para não usar a DP8EA-9, utilizem a DR8EA. Essa sim eu consigo achar no mercado de motos aqui de Salvador (pelo menos na Cadu Moto Peças que fica na Av. Djalma Dultra - para quem interessar) e custa R$12,00, diferente dos R$23,00 cobrados pela Dafra na D8EA.

Um abraço, pessoal!
amsbetinho
amsbetinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 496
Idade : 45
Localização : Salvador - Bahia
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  jeff Qua Out 20, 2010 4:27 pm

Bom, ressuscitei este tópico porque me parece o que melhor se encaixa no assunto.

Seguinte:

Bebél foi para a revisão e voltou perfeitamente regulada. Entretanto, percebi que o motor estava mais "duro" que o normal, vibrando um pouco, o que não acontecia antes, não com essa intensidade.

Reconheci o sintoma de motor adiantado. O que é motor adiantado?

O ponto de ignição (a faísca da vela) tem de acontecer no momento exato que a mistura ar-gasolina foi comprimida ao máximo, ou seja, no ponto morto superior do pistão durante o tempo de compressão.

Se ocorrer depois, o motor está "atrasado", a explosão ocorre quando o pistão já está descendo e o motor perde um pouco da força. Mas é muito pior quando a faísca ocorre antes da hora (motor adiantado), porque a faísca acontece enquanto o pistão ainda não chegou ao máximo, e vai ter de terminar o percurso vencendo a explosão que está acontecendo antes da hora.

Isso faz com que o motor fique "duro", vibrando além do normal e, se estiver muito adiantado, batendo pino. Nessa última condição o motor acaba rapidinho, biela vai para as cucuias.

Isso era muito comum em motores com platinado, que era um dispositivo mecânico que adiantava o ponto de ignição em função da rotação do motor para que ele sempre funcionasse perfeitamente. Hoje, com CDI, o motor não tem esse problema, certo? Errado, e vou explicar porque.

Há um detalhe fundamental que precisa ser considerado: a folga dos eletrodos da vela de ignição. Se a folga for menor que o especificado, a faísca vai levar um cabelésimo a menos de tempo para saltar entre os eletrodos, fazendo com que a explosão da mistura ar-gasolina aconteça antes da hora.

A folga correta é predeterminada para cada motor. Nos nossos motores, deve ficar entre 0,7 e 0,8 milímetro. Só que toda vela vem do fabricante com uma folga padrão de 0,5 mm, e o mecânico não costuma olhar esse tipo de detalhe. Pega da caixa e instala direto.

Essa diferença de 0,2-0,3 mm parece insignificante, mas é a diferença para a faísca ocorrer no momento exato ou adiantada por uma fração de segundo, fazendo o motor ficar "adiantado".

Pois bem, voltei à oficina e mandei tirar a vela, não deu outra, estava com 0,5 mm. Eu mesmo afastei um pouco o eletrodo com um alicate, não lembrava a medida, mas o calibrador 0,7 mm passou, o 0,75 mm não, então estimo que ficou com 0,72 mm.

Ficou bom, mas não perfeito. Perfeito deve ser na casa de 0,75-0,8 mm. Mas considerando o trabalho que deu tirar aquela maldita vela, vai ficar assim por algum tempo.

Meu conselho a quem achar que sua moto vibra mais que o razoável: na troca da vela, acompanhe o mecânico para ver se ele faz esse ajuste, ou se ele instala a vela do jeito que sai da caixa. Exija que ele faça a coisa certa, a moto fica outra, muito mais agradável.

Outra dica: não pense em levar vela reserva para trocar na estrada. Faça sempre revisão prévia. Com as ferramentas originais, a troca da vela da Kansas somente é possível com a remoção de banco e tanque de gasolina. É um pé.

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  will_santana Qua Out 20, 2010 5:05 pm

tenho q comprar 1 kit de gabatiros desses...
sao uteis pras velas e tb pra regular as valvulas

alias, suspeito d q a minha vela esta errada desde o dia q comprei
mas a moto ateh melhorou o desempenho depois da troca jah q a coitada da original tava no osso

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Out 20, 2010 11:32 pm

Pra trocar uma vela pracisa tirar o banco e o tanque de combustível??... Tá de sacanagem, né?!!!

Pow! Sinistra esta informação... Caraca!... Se ainda fosse um motorzão, "pow! falta de espaço pra tanta cilindra"... Mas é um 150cc... Bolei! hehehe

Abraços!


Ps.: Então é preciso fazer um tutorial com vídeo no YouTube para poder explicar como trocar uma vela na Kansas, e ainda emitir certificado! kakaka
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  jeff Qui Out 21, 2010 10:14 am

Vou rogar uma praga nocê:

A vela de ignição da sua Fazer vai fazer você passar o maior carão lá em Paraty e você vai ter que mostrar pra gente como fazer a troca... hehehe Twisted Evil

Só complementando a sério agora:

Talvez seja possível trocar a vela somente removendo o enfeite embaixo do tanque. Nunca tentei porque esse enfeite é complicado de mexer. Para fixá-lo, somente com uma chave philips bem longa, que não faz parte do jogo de ferramentas original.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Out 21, 2010 10:18 am

jeff escreveu:Vou rogar uma praga nocê:

A vela de ignição da sua Fazer vai fazer você passar o maior carão lá em Paraty e você vai ter que mostrar pra gente como fazer a troca... hehehe Twisted Evil
Acho que na Fazer não precisa ter certificado de curso de desmanche, não... No máximo retirar a aba esquerda do tanque... tongue


Última edição por Fuzzy Logic em Qui Out 21, 2010 10:19 am, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  jeff Qui Out 21, 2010 10:19 am

Complementei o texto enquanto você respondia...
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TUDO SOBRE VELAS Empty Re: TUDO SOBRE VELAS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos