FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!

+3
Lobo & Loba
tecnicomauricio
Fuzzy Logic
7 participantes

Ir para baixo

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Empty Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Jul 23, 2009 1:54 am

Pessoal, não sei a quem vai interessar, mas achei interessante... Esta é a mais nova tecnologia em função de Velas de Ignição... IRIDIUM... Achei vários relatos em fóruns a respeito, muitos falando muito bem deste produto, inclusive há relatos de que pode chegar a durar 100.000Km rodados!

O que achei de experiência inicial foi aumento do torque, com retomadas e arrancadas melhores, nada extraordinária, mas foram relatadas melhorias neste fator em vários tópicos.

Quanto ao consumo, há relatos de que o consumo continuou o mesmo de antes, e há relatos onde houve um aumento no consumo, mas neste caso são bem poucos os relatos e também o aumento foi pouco com diferença entre 1 e 2 litros a mais no consumo aferido.

Lá fora está custando em torno de U$29,95 (dólares), mas já vi relatos em que pagaram R$52,00, isso o preço para cada vela de ignição.

No caso da Kansas 150cc, da Speed 150cc e da minha Green Sport 150cc, achei as velas Iridium equivalentes as comuns, que são:

Iridium: NGK DR8EIX / Comum: NGK D8EA, NGK DR8EA
Iridium: NGK DR9EIX / Comum: NGK D9EA, NGK DR9EA
Para outros modelos comuns e suas equivalentes Iridium acesse:

Motos: http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/2rodas_2007-2008.pdf
Automóveis: http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/4rodas_2008-2009.pdf
Náutica e Prquenos Motores: http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/Catalogo1.pdf

Abaixo seguem algumas palavras repassadas pelo fabricante a respeito do produto.



Velas de Ignição de Iridium

Melhora na combustão através da melhor ignibilidade

A nova vela de ignição NGK IRIDIUM IX com corte cônico no eletrodo lateral e com eletrodo central fino, minimiza o efeito extintor e permite uma excelente expansão da chama durante a combustão.

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Iridiumfig1w

Eletrodo central com 2 degraus

A vela NGK IRIDIUM IX possui um eletrodo central patenteado com dois degraus, proporcionando uma melhor característica de anti-carbonização sob todas as condições de funcionamento do motor. Os dois degraus do eletrodo central facilitam uma microdescarga secundária que queima o carvão depositado assim que ele se forma.

Redução da voltagem requerida

O eletrodo central fino e o corte cônico do eletrodo lateral aumentam a força do campo elétrico formado na região da folga, reduzindo a voltagem requerida para o início da centelha. Obtém-se assim, uma melhor partida a frio e respostas mais rápidas durante a aceleração.

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Iridiumfig2



P24. Qual a vantagem em usar velas de Iridium?

As velas de Iridium apresentam uma ótima ignibilidade e durabilidade, pois o Irídio é um material extremamente duro e resistente a altas temperaturas.

Com este material, podemos produzir eletrodos com 0,6 mm de diâmetro, resultando em uma vela de ignição com maior vida útil e melhor ignibilidade (melhoria em acelerações e retomadas).


Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Pg242

Fontes:
http://www.ngkntk.com.br/velas/iridium.html
http://www.ngkntk.com.br/direct/p24.html




Bem, a dica está aí... Cabe agora a gente correr atrás de informações pela internet, pois dependendo do desempenho destas velas, elas podem ser interessantes e o valor cobrado por elas compensar em função de durabilidade e ganhos no desempenho do motor.

Quem tiver informações sobre estas velas, a fim de concentrar as informações e organizá-las, coloque as dicas aqui neste tópico.


Abraços a todos!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Empty Re: Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!

Mensagem  tecnicomauricio Qui Jul 23, 2009 9:59 am

Alguem consegui levantar o comparativo de preço entre a convencional e essa vela de alta performance?
paguei 12 reais da NGK comum pra minha speed 150 ..
tecnicomauricio
tecnicomauricio
Forista
Forista

Número de Mensagens : 355
Idade : 47
Localização : Piracicaba-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 10/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Empty Re: Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Jul 23, 2009 1:42 pm

No MercadoLivre está R$54,00 cada Iridium... E é anúncio de loja de São Paulo.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Empty Re: Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!

Mensagem  Lobo & Loba Qui Jul 23, 2009 8:12 pm

Caro Fuzzy. não estou aqui para complicar, e sim tentar explicar(quando souber) e aprender(sempre e sempre). Gostei do tópico sobre as velas de iridium, um pouco de reservar de potência sempre é bem vinda. Então bateu a curiosidade de verificar o manual da kansas e constatei que a especificação da vela é a seguinte : NGK DB8A - folga do eletrodo 0,8 mm. Como DB8A? Não achei nada na tabela comparativa da NGK. Ai, fui verificar a vela da minha kansas "in loco" e constatei a seguinte especificação : NGK D8EA - A mesma especificação que sabiamente o amigo já havia postado. Voltei a verificar a tabela comparativa da NGK e constatei que a vela compatÍvel de iridium é DR8EIX (o mesmo que o amigo tb havia postado study study study ) porém a folga do eletrodo é de 0,6 mm. Essa diferença da folga dos eletrodos podem ocasionar estragos interno ao moto? Ou essa diferença é somente devido a construção desta vela de iridium? Não sei se estou falando besteira scratch scratch scratch .
Lobo & Loba
Lobo & Loba
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 70
Idade : 63
Localização : Anchieta - RJ
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 14/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Empty Re: Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Jul 23, 2009 10:56 pm

lobo_solitário escreveu:Caro Fuzzy. não estou aqui para complicar, e sim tentar explicar(quando souber) e aprender(sempre e sempre). Gostei do tópico sobre as velas de iridium, um pouco de reservar de potência sempre é bem vinda. Então bateu a curiosidade de verificar o manual da kansas e constatei que a especificação da vela é a seguinte : NGK DB8A - folga do eletrodo 0,8 mm. Como DB8A? Não achei nada na tabela comparativa da NGK. Ai, fui verificar a vela da minha kansas "in loco" e constatei a seguinte especificação : NGK D8EA - A mesma especificação que sabiamente o amigo já havia postado. Voltei a verificar a tabela comparativa da NGK e constatei que a vela compatÍvel de iridium é DR8EIX (o mesmo que o amigo tb havia postado study study study ) porém a folga do eletrodo é de 0,6 mm. Essa diferença da folga dos eletrodos podem ocasionar estragos interno ao moto? Ou essa diferença é somente devido a construção desta vela de iridium? Não sei se estou falando besteira scratch scratch scratch .
No caso, você está certo quanto a folga poder trazer estragos internos ao motor, tanto que não sou muito fã do pessoal aqui no fórum ficar trocando idéia sobre velas dizendo assim "coloquei a vela da suzuki, deu certinho"... Isso não significa nada, tem que ser vistas as outras características da vela, como a que você citou sobre folga entre eletrodos.

Mas no caso em questão, a própria NGK diz que a substituta da D8EA é a DR8EIX, então entende-se que todas as duas têm mesmas características com excessão do material o qual é utilizado na fabricação do eletrodo interno (o pininho central).

Eu ainda não peguei nesta vela, no caso minha moto utiliza D8EA ou D9EA, com folga entre eletrodos de 0,6mm até 0,7mm, e no caso a NGK dá como subistitutas DR8EIX ou DR9EIX... Não acredito que teria problemas, já que a NGK fabrica ambas as velas e então o próprio fabricante é quem está citando a substituta.

Talvez esta diferença se dê pela construção da vela, já que utiliza um eletrodo central bem menor que o comum utilizado em velas padrão, mas no caso com condutividade e resistência bem superiores devido a ser de Iridium, como o fabricane mesmo informa.

É aquilo, é um material novo e diferente do normalmente utilizado, então pode ter necessidade de características diferentes na construção, mas se o fabricante indica é porque tem rendimento igual ou superior ao padrão utilizado nos componentes comuns.

Talvez, na embalagem possa vir informando, por exemplo, DR8EIX de 0,6mm e DR8EIX de 0,7mm, como podemos ver na tabela há referência para a DR8EIX de 0,6mm e de 0,7mm, no caso da DR9EIX só há referência para 0,7mm, mas como eu disse não tive a oportunidade de ter caixa das velas nas mãos.

Mas quem pode realmente tirar esta dúvida, a qual eu também não tinha me atentado muito, é o próprio fabricante, bastando entrar em contato com a NGK através do telefone 0800 deles ou por e-mail (SAC: 0800-197-112 / distribuidor@ngkntk.com.br), e assim questionar diretamente a quem tem o poder de esclarecer.

Eu só não trocaria agora para estas velas porque acho que os preços estão muito salgados, e daí não compensa a troca, pois aqui no Rio num tem em lugar nenhum, e no MercadoLivre só achei um vendedor oferecendo (EletrocarSP) por R$54,00 cada unidade, acredito que este preço possa baixar ainda, e baixar bem, pelos menos ente 30% e 40%, mas para isso depende da oferta e da procura.


Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Empty Re: Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!

Mensagem  Lobo & Loba Sex Jul 24, 2009 8:09 am

Esse Fuzzy responde sempre logic(amente).

Valeuuuuuuuuuuuu..


Um abraço.
Lobo & Loba
Lobo & Loba
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 70
Idade : 63
Localização : Anchieta - RJ
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 14/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Empty Re: Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!

Mensagem  will_santana Sex Jul 24, 2009 10:09 am

carissimas

troquei as do tigra tem algum tempo por velas bosch de 4 eletrodos e platina
acho q custou 80 reais a caixa
54 a unidade eh 1 roubo

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Empty Re: Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!

Mensagem  tecnicomauricio Sex Jul 24, 2009 10:30 am

num sei... scratch mais acho q prefiro pagar 12 a cada 3.000 Km e ter 1 vela reserva no kit de ferramentas Basketball (eu troco a vela a cada 6 meses sempre, fica então uns 25 por ano.. já me atende!)
54 mangos é caro pra 1 vela de moto mesmo que seja pra 100.000 Km é caro affraid
até lá .. o motor já vai quase estar dando 1 retifica, ou na mnelhor das possibilidades espero que antes desse prazo eu já esteja com uma moto mais nova.. bounce cheers
tecnicomauricio
tecnicomauricio
Forista
Forista

Número de Mensagens : 355
Idade : 47
Localização : Piracicaba-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 10/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Empty Re: Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!

Mensagem  L340 Seg maio 16, 2011 4:09 pm

Vou relatar minha experiência com a tal Iridium na Kansas 150.
Primeira mudança foi em relação à partida, que acontece mais fácil.
A marcha lenta melhorou bastante, agora consigo ligar a moto e deixar esquentando enquanto coloco as luvas e capacete, antigamente tinha que aumentar a lenta para que ela não morresse.
Não ouvi mais pipocos no escape nas reduzidas.
Ela parece estar com mais força nas subidas, hoje de manhã eu encarei uma ladeira de segunda.
Na estrada está como uma 150 mesmo, não tive ganho de final, apenas menos perda nos trechos de subida leve.
Paguei 37 reais e acho que valeu a pena, pois uma vela comum de Intruder custa lá pelos seus 25. Só pela durabilidade já vale a pena.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Empty Velas Iridium Speed 150

Mensagem  luckmca Qui Ago 04, 2011 6:26 am

Boa tarde galera..

Sou totalmente (ou quase) leigo tratando se de modificaçoes na moto.

Estou querendo colocar a Iridium na minha speed.

Recentemente troquei o pinhao da minha, por um de 16 dentes. Ela ganhou final, mas perdeu força na subida.

Com essa vela, talvez melhore um pouco a força na subida?

E colocando a iridium, eu tenho que colocar também o tal cabo Ibooster?

Abs!!! farao

luckmca
Novato
Novato

Número de Mensagens : 16
Idade : 32
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 25/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Empty Re: Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!

Mensagem  Dan Floripa Qui Ago 04, 2011 10:26 am

luckmca escreveu:Boa tarde galera..

Sou totalmente (ou quase) leigo tratando se de modificaçoes na moto.

Estou querendo colocar a Iridium na minha speed.

Recentemente troquei o pinhao da minha, por um de 16 dentes. Ela ganhou final, mas perdeu força na subida.

Com essa vela, talvez melhore um pouco a força na subida?

E colocando a iridium, eu tenho que colocar também o tal cabo Ibooster?

Abs!!! farao


A Vela Iridium, vai melhorar a queima de combustível dentro do cilindro, com isso tu melhora um pouco a força (torque) do motor. Colocando o cabo Ibooster vai ajudar mais na queima de combustível que ajuda no desempenho (nos carros usamos módulos de amplificação de centelha MSD que já dá um ganho considerável. Na F1 usa o KERS que tem a mesma função de amplificar a centelha de ignição, que gera um ganho de 90cv em alguns motores.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Empty Re: Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!

Mensagem  luckmca Ter Ago 09, 2011 5:41 am

nossa, muito massa, valeu dan.

vou colocar a vela, e o cabo tambem...
ai vou testar e coloco aqui os resultados.

Abraços!

luckmca
Novato
Novato

Número de Mensagens : 16
Idade : 32
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 25/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Empty Re: Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!

Mensagem  luckmca Qua Ago 31, 2011 3:02 pm

Finalamente coloquei a iridium DR8EIX.

Acabei de colocar, ainda nao testei, mas na partida a marcha lenta já melhorou bastante. Encaixou perfeitamente. paguei 35 reais aqui em bh, vou testar hoje a noite e colocar aqui pra voces.

luckmca
Novato
Novato

Número de Mensagens : 16
Idade : 32
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 25/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Empty Re: Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!

Mensagem  Dan Floripa Qua Ago 31, 2011 3:44 pm

Dan Floripa escreveu:
luckmca escreveu:Boa tarde galera..

Sou totalmente (ou quase) leigo tratando se de modificaçoes na moto.

Estou querendo colocar a Iridium na minha speed.

Recentemente troquei o pinhao da minha, por um de 16 dentes. Ela ganhou final, mas perdeu força na subida.

Com essa vela, talvez melhore um pouco a força na subida?

E colocando a iridium, eu tenho que colocar também o tal cabo Ibooster?

Abs!!! farao


A Vela Iridium, vai melhorar a queima de combustível dentro do cilindro, com isso tu melhora um pouco a força (torque) do motor. Colocando o cabo Ibooster vai ajudar mais na queima de combustível que ajuda no desempenho (nos carros usamos módulos de amplificação de centelha MSD que já dá um ganho considerável. Na F1 usa o KERS que tem a mesma função de amplificar a centelha de ignição, que gera um ganho de 90cv em alguns motores.

Abraço!

Dan.



Só adicionando informação no que eu postei, o Kers é um gerador/motor, gera eletricidade para a bancada de baterias, e quando é utilizado, o gerador se torna um motor para dar uma forcinha extra para o motor, a energia extra das baterias é usada na amplificação de centelha.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade! Empty Re: Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos