FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que acontece com essa Marcha?????

+7
Speed
Silask
xello 81
Fuzzy Logic
jeff
firefox
Careca
11 participantes

Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  Careca Seg Nov 16, 2009 5:52 pm

Olá amigos!
Sou novo no fórum, e espero que vcs possam me ajudar: minha Speed está com 1900 km rodados. Tá nova, mas surgiu um probleminha: ao passar da segunda para a terceira marcha (É SEMPRE NA 3ª), a moto dá um pequeno solavanco, tipo uma falha rápida, que resulta num pequeno "pulinho". Não sei se já aconteceu com vcs, mas eu acredito que isso não seja normal. E aí dafreiros, alguém já viu isso? Obs: isso acontece com muita frequencia, tanto fria como quente, também começou a apresentar uma travada no neutro da 1ª para a segunda. Eu to resolvendo isso passando sempre a 7000 RPM. Valeu!!!!!
Careca
Careca
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 38
Localização : Maceió
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  firefox Seg Nov 16, 2009 7:25 pm

firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  Careca Seg Nov 16, 2009 7:53 pm

Tem um post do Genildo Amorim que fala de algo parecido. Mas no meu caso, o soquinho é só na terceira marcha, e somente um soquinho. Várias vezes que passo a marcha isso acontece. Pode ser o óleo que puseram na moto? Um tal de "Selenia"? A corrente tá ok, lubrifico direitinho, nível do óleo ok tb...
Careca
Careca
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 38
Localização : Maceió
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  jeff Ter Nov 17, 2009 7:03 am

Careca,

Dá uma ajustada no cabo da embreagem, pode ser que resolva.

Quando começar a ter dificuldade para engatar qualquer marcha, a primeira coisa a verificar é o nível de óleo, como você fez.

A segunda é verificar o ajuste da embreagem, que parece que não está desacoplando completamente o motor, por isso o tranco mais perceptível nessa marcha por causa do escalonamento da redução.

O manete tem de ter um curso morto (antes de desacoplar) de uns 10 a 15 mm na ponta do manete e o motor tem que ficar totalmente livre antes dele encostar na manopla.

Se não der mais regulagem no ajustador do manete, retorne ele para a posição mais recuada e regule no ajustador inferior do cabo, junto do motor.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  Fuzzy Logic Ter Nov 17, 2009 2:33 pm

Careca,

Selenia é um lixo... Se você está com 1900Km rodados, deduzo que tenha saído com Selenia da revisão dos 1000Km, então tu já andou 900Km com ele e já está na hora de trocar... Coloca um Repsol, Castrol Activeo, Havoline, Lubrax, Mobil... Fuja do Selenia e simpatizantes (ex.: VS ou VS Plus / FL Brasil).
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  xello 81 Ter Nov 17, 2009 6:17 pm

outra coisa que ninguem mencionou... a embreagem... quando a embreagem nao cola legal acontece isso tbm... aconteceu comigo... a embreagem nao cola legal na hora do arranque ou retomada... bom... isso evite q vc empine na hora... mas tbm a moto demora pra responder quando vc ultrapassa um carro na rodovia... o melhor é dar uma olhada na regulagem e altura da embreagem...

study
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  jeff Ter Nov 17, 2009 6:28 pm

É mesmo, ninguém mencionou a embreagem...

Como fui esquecer dela? ;-)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  Silask Ter Nov 17, 2009 6:55 pm

Jeff,

Uma vez vc menciou que marcha de moto deve ser trocada com a mesma em movimento, né?
Exemplo: quando está chegando perto de um farol fechado, já vai reduzindo até chegar na primeira, sempre em movimento, por menor que seja.

Isso vale tambem para ajudar nosso amigo aí em cima?

Vejo alguns caras se matando as vezes, para mudar a marcha com a moto parada no farol.
As vezes (quando paro com 2ª ou 3ª marcha) tenho que dar uma aceleradinha para a moto dar aquele movimento de uns 20cm para frente, para a marcha "desencavalar", e eu poder voltar para 1ª ou colocar no neutro... As vezes erro mesmo... Hehehe
Nessa revisão vou colocar Castrol Actevo, e espero que as marchas fiquem mais suaves...

Abraços!
Silask
Silask
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 35
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 08/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  Fuzzy Logic Ter Nov 17, 2009 7:09 pm

Silask escreveu:...Vejo alguns caras se matando as vezes, para mudar a marcha com a moto parada no farol.
As vezes (quando paro com 2ª ou 3ª marcha) tenho que dar uma aceleradinha para a moto dar aquele movimento de uns 20cm para frente, para a marcha "desencavalar"...
Não precisa nem acelerar a moto para isso, basta andar com ela empurrando com o pé mesmo, e é coisa de bem menos de 20cm... Um toquezinho pra frente, pra trás, e tal e você já vai acertando as marchas... Essa andadinha é para as engrenagens se alinharem, e isso pode ocorrer conforme reduzida de marcha.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  Silask Ter Nov 17, 2009 7:13 pm

Valew Fuzzy!!!

Vivendo e aprendendo!!! Hehehe

Acho que exagerei com os 20 cm, né?? Se eu andar tudo isso, bato no cara que está parado na minha frente... KKKKK
As vezes vc tem que freiar tão rapido, que nem dá tempo de reduzir as marchas... Neutral

Abraços,
Silask
Silask
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 35
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 08/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  firefox Ter Nov 17, 2009 8:35 pm

Cara isso é rotina d qualquer um q anda d moto, vim reduzindo marcha a marcha ate chegar na primeira!!!nunca para na 2ª,3ª.... a não ser q seja urgencia, tipo uma freiada brusca ou coisa do tipo.... quanto ao óleo, gosto é gosto mas aconselho o repsol, OTIMO!!!!
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  Careca Sex Nov 20, 2009 7:17 am

Bom, eu acredito que seja na embreagem, talvez a terceira tenha algum problema de encaixe, já que é só nela. O Selenia realmente é um LIXO, pois a concessionária aqui em Maceió o pôs com 1186 KM rodados, e eu troquei com 1997 Km, e o que eu vi? Um óleo mais preto que petróleo, parecia que eu tinha rodado 3.000 Km com ele!!!!! Valeu pelas dicas, gente, vou na concessionária ver o que se passa com essa terceira, um Abraço!!!!!

Obs: Agora troquei no Mobil, ok??
Careca
Careca
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 38
Localização : Maceió
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  Silask Sex Nov 20, 2009 7:32 am

Olha só que bom, na concessionária aqui da Robert Kennedy, eles estão usando Havoline.

Levei a motoca para a revisão dos 3000KM ontem, e os mecânicos estão agora só usando esse óleo.
Bem melhor que Selenia, mas ainda quero colocar o Castrol Actevo, mas agora só nos 4000KM

Resumo da revisão: https://dafra.forumeiros.com/revisoes-f8/3000-segunda-revisao-t166-105.htm#31713

Abraços galera!

lol!
Silask
Silask
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Idade : 35
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 08/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  jeff Sex Nov 20, 2009 7:34 am

A causa desse óleo preto em um motor novo deve ser a queima dos discos de embreagem. Rodar com o cabo desregulado faz com eles fiquem atritando e queimando, quando deveriam estar acoplados firmemente.

O resultado é que os discos de fricção de cortiça (isso mesmo, cortiça, como em toda moto 125/150, e até em algumas maiores) ficam pretos (viram carvão) e acabam contaminando o óleo.

Isso também aumenta a temperatura de trabalho do motor, fazendo com que a moto morra com mais frequência no semáforo.

Por tudo isso que não pode descuidar da regulagem do cabo.

Seu caso, agora, só se resolve com a troca do pacote de embreagem. Se foi a concessionária que sempre regulou essa embreagem, reclame com eles, devem existir outros casos iguais ao seu e vai ser fácil achar um grupo para reivindicar um ressarcimento. Mas se foi descuido seu, bem, valeu pelo aprendizado.

Aproveitando para responder ao Silask, eu não tinha visto seu comentário antes. Ir trocando a marcha sempre ajuda, mas não depois que o pacote foi queimado.

Um abraço a todos,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  Speed Qua Dez 16, 2009 3:42 pm

jeff escreveu:A causa desse óleo preto em um motor novo deve ser a queima dos discos de embreagem. Rodar com o cabo desregulado faz com eles fiquem atritando e queimando, quando deveriam estar acoplados firmemente.
O resultado é que os discos de fricção de cortiça (isso mesmo, cortiça, como em toda moto 125/150, e até em algumas maiores) ficam pretos (viram carvão) e acabam contaminando o óleo.
Isso também aumenta a temperatura de trabalho do motor, fazendo com que a moto morra com mais frequência no semáforo.
Por tudo isso que não pode descuidar da regulagem do cabo.
Seu caso, agora, só se resolve com a troca do pacote de embreagem. Se foi a concessionária que sempre regulou essa embreagem, reclame com eles, devem existir outros casos iguais ao seu e vai ser fácil achar um grupo para reivindicar um ressarcimento. Mas se foi descuido seu, bem, valeu pelo aprendizado.
Aproveitando para responder ao Silask, eu não tinha visto seu comentário antes. Ir trocando a marcha sempre ajuda, mas não depois que o pacote foi queimado.
m abraço a todos,
Jeff

Interesante!!!!Eu vejo os hondeiro passarem as marcha com o manete muito proximo da manopla. Isso com minha Speed não rola. As marchas ficam travando, horrivel mesmo.
E eu creio que se deixar a embreagem muito baixa acontece isso que vc fala de "queimar os discos". Todo mundo que anda na minha moto estrenha a altura da embreagem. Mas como é a minha primeira moto(não foi uma boa escolha, eu confeço), eu ja to acostumado.
Sem falar que no manete da embreagem tem um dispositivo que evita da moto dar a partida se ela estiver em marcha( ou é em neutro ou com a embreagem assionada). E isso so é possivel se a embreagem estiver "alta" para assionar o dispositivo.



lol! lol!
Speed
Speed
Forista
Forista

Número de Mensagens : 229
Idade : 41
Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  jeff Qua Dez 16, 2009 7:13 pm

Seu cabo de embreagem deve estar a ponto de quebrar.

Quando ele solta alguns fios, os restantes vão se alongando, você não consegue encontrar o ponto certo da regulagem e a mudança fica realmente ruim, do jeito que você falou.

Experimente desencaixar a extremidade do cabo do manete (ele é apenas encaixado) e inspecionar, e aproveite para aplicar um lubrificante de cabos. Ou trocar, se ele realmente estiver ruim.

Aposto 10 reais como você vai confirmar o que eu disse.

Inté,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  firefox Ter Nov 29, 2011 7:52 pm

Galera, depois q troquei os discos de embreagem, minha moto ta com um tranco horrivel na primeira marcha, e só acontece quando ela ta com o motor friu, ja deixei esquentar bem, mas na hora de engartar da um "trancão"...como posso resolver isso?? abraço
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  Dan Floripa Ter Nov 29, 2011 8:19 pm

firefox escreveu:Galera, depois q troquei os discos de embreagem, minha moto ta com um tranco horrivel na primeira marcha, e só acontece quando ela ta com o motor friu, ja deixei esquentar bem, mas na hora de engartar da um "trancão"...como posso resolver isso?? abraço

Oi Fire!

Enquanto o motor aquece, experimente ficar acionando e soltando a embreagem, isso faz os discos se soltarem, diminuindo bastante o tranco quando for engatar a marcha.

Abraço!

Dan.

Ps. veja também se a embreagem não está muito baixa.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  Cássio Fernandes Ter Nov 29, 2011 8:21 pm

Dan Floripa escreveu:
firefox escreveu:Galera, depois q troquei os discos de embreagem, minha moto ta com um tranco horrivel na primeira marcha, e só acontece quando ela ta com o motor friu, ja deixei esquentar bem, mas na hora de engartar da um "trancão"...como posso resolver isso?? abraço

Oi Fire!

Enquanto o motor aquece, experimente ficar acionando e soltando a embreagem, isso faz os discos se soltarem, diminuindo bastante o tranco quando for engatar a marcha.

Abraço!

Dan.

Ps. veja também se a embreagem não está muito baixa.
Esses discos são tão brincalhões...
Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz
Aposto uma rodada de pastel que este procedimento vai resolver !

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  Pasetto Sáb Abr 14, 2012 2:39 pm

Olha não sei se posso te ajudar......

Mas uma coisa eu sei leva na oficina.... não tente fazer em casa....


Detalhe> Tenho problemas no neutro, meu deus pra acertar ela num farol parada, não tem cristo.

Tipo só andando e fazendo as marchas em 4,3,2 e neutro.....pra acaba veio.....

Ate la de vez em quando vai, mas machuca o pé da gente viu...flow


abraços....

Pasetto
Pasetto
Forista
Forista

Número de Mensagens : 225
Idade : 53
Localização : Videira - SC
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 02/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  fredsilvaborges Sáb Abr 14, 2012 3:33 pm

Pessoal tava dando uma olhada no topico aqui e estou querendo saber se tem algo aqui no fórum sobre regulagem correta de embreagem para frangos novatos assim como eu.
Abraços
fredsilvaborges
fredsilvaborges
Forista
Forista

Número de Mensagens : 103
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  Dan Floripa Sáb Abr 14, 2012 5:28 pm

Pasetto escreveu:Olha não sei se posso te ajudar......

Mas uma coisa eu sei leva na oficina.... não tente fazer em casa....


Detalhe> Tenho problemas no neutro, meu deus pra acertar ela num farol parada, não tem cristo.

Tipo só andando e fazendo as marchas em 4,3,2 e neutro.....pra acaba veio.....

Ate la de vez em quando vai, mas machuca o pé da gente viu...flow


abraços....



Já experimentou regular a embreagem?
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  firefox Dom Abr 15, 2012 6:23 pm

como assim " corrente da embreagem??" qual é o seu problema??
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  jeff Dom Abr 15, 2012 10:59 pm

fredsilvaborges escreveu:Pessoal tava dando uma olhada no topico aqui e estou querendo saber se tem algo aqui no fórum sobre regulagem correta de embreagem para frangos novatos assim como eu.
Abraços
Fred, você tem o manual do proprietário da sua moto?

Lá está explicado o procedimento de regulagem da embreagem.

Procure deixar o manete com uma folga livre de uns 5 a 10 mm para ter um bom controle. Faça a regulagem com o motor aquecido, colocando a moto sobre o cavalete central.

Nessas condições, uma embreagem bem regulada não deixará a roda girar com o motor em neutro.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  fredsilvaborges Seg Abr 16, 2012 3:50 pm

jeff escreveu:
fredsilvaborges escreveu:Pessoal tava dando uma olhada no topico aqui e estou querendo saber se tem algo aqui no fórum sobre regulagem correta de embreagem para frangos novatos assim como eu.
Abraços
Fred, você tem o manual do proprietário da sua moto?

Lá está explicado o procedimento de regulagem da embreagem.

Procure deixar o manete com uma folga livre de uns 5 a 10 mm para ter um bom controle. Faça a regulagem com o motor aquecido, colocando a moto sobre o cavalete central.

Nessas condições, uma embreagem bem regulada não deixará a roda girar com o motor em neutro.

Um abraço,

Jeff
Obrigado jeff.
Vou fazer ao chegar em casa.
fredsilvaborges
fredsilvaborges
Forista
Forista

Número de Mensagens : 103
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O que acontece com essa Marcha????? Empty Re: O que acontece com essa Marcha?????

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos