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LAVAGEM

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Mensagem  woody1sp Seg Ago 30, 2010 2:32 pm

Amigos,
como mencionei em outro tópico, esta é minha primeira moto, então sou super cabaço nisso.
Li o manual e eles falam sobre lavagem e lubrificação. Dizem para borrifar querosene nas rodas e no motor, mas para tomarmos cuidado com as peças de borracha. Isso me parece estranho, pois as mangueiras são de borracha e estão em toda parte. Como devo fazer para manter a motoca em ordem? Como lubrifico a corrente?
Uma outra questão no manual é quando diz para lubrificarmos os cabos de embreagem e acelerador (se não me engano). O que querem dizer com isso?

abç
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Mensagem  Dan Floripa Seg Ago 30, 2010 4:10 pm

woody1sp escreveu:Amigos,
como mencionei em outro tópico, esta é minha primeira moto, então sou super cabaço nisso.
Li o manual e eles falam sobre lavagem e lubrificação. Dizem para borrifar querosene nas rodas e no motor, mas para tomarmos cuidado com as peças de borracha. Isso me parece estranho, pois as mangueiras são de borracha e estão em toda parte. Como devo fazer para manter a motoca em ordem? Como lubrifico a corrente?
Uma outra questão no manual é quando diz para lubrificarmos os cabos de embreagem e acelerador (se não me engano). O que querem dizer com isso?

abç

Para lavar use água e sabão!!, pode usar diesel ou querosene para lavar a corrente para retirar o óleo e areia que se acumula na corrente. Lavo minha moto 1 vez por semana e lubrifico a corrente 2 vezes por semana, e em dias de chuva lubrifico todos os dias, pois a água da chuva retira o óleo da corrente e gruda muita areia.
Para lubrificar a corrente, você pode usar o mesmo óleo que você põe no motor, eu passo o óleo na corremte com um pincel.
Mantenha a corrente esticada (conforme manda o manual).
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Mensagem  lucasmeca3 Seg Ago 30, 2010 4:11 pm

Sobre lubrificar a corrente eu aconcelho a lubrificação pelo menos uma vez por semana e depois da chuva para evitar o desgaste rapido da coroa e do pinhão. Sobre o que usar tenho usado na minha a famosa graça maritima ou graça branca que tem maior resistencia em casos de chuva, oleos são bons mas quando chove sai com muita facilidade, a gracha apesar de parecer melhor tem um incoveniente, ela esta sujeita ao acumulo de residuos como areia e pequenas pedras que estão soltas no asfalto, por isso é necessario toda troca uma lavada na correia para tirar a gracha suja o meu jogo transmição dura muito com essas manutenções, rodo 100 km por dia aproximadamente...
qualquer duvida estamos ae....
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Mensagem  woody1sp Seg Ago 30, 2010 8:38 pm

E vocês recomendam aqueles sprays lubrificantes tipo WD40? Podem ser usados na corrente, rodas e motor, como sugere o manual?

Mais uma coisa, é normal em meio à buraqueira das ruas de São Paulo a moto ficar fazendo "nheco-nheco-nheco" ou isso indica que é preciso lubrificar amortecedores, suspensões ou sei lá o que?

Pra finalizar, que óleo vocês sugerem para completar o óleo do motor quando for necessário?

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Mensagem  lucasmeca3 Ter Ago 31, 2010 11:59 am

o Nheco Nheco na minha tambem tem vou trocar os amortecores originais da minha pelo da estrada ela fica um pouco mais alta mas melhra muito o barulho e a carona agradece de mais rs....
Em relação o oleo do motor use o melhor possivel pois oleo não é caro perto da manutenção do motor caso o oleo usado seja ruim, na minha uso o Mobil pago 16 reais o litro, o que não é dos mais baratos...
lembrando que sempre deve fazer a troca nos mil km se não me engano no manual da dafra esta 1500 o que é um absurdo, pois não encontramos oleo para moto de 1500 rs... apenas de mil então a troca correta é de 1000, ok?
nos outros itens que perguntou não me considero ter conhecimento suficiente para responder e passo a bola para os mais experientes do forum ..
eu uso gracha branca que não é cara e dura mesma na corrente.
um abraço espero ter ajudado...
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Mensagem  woody1sp Ter Ago 31, 2010 4:03 pm

Galera, já ouviram falar em spray lubrificante à base de teflon?
Ainda tenho dúvida sobre a lubrificação dos cabos da embreagem e acelerador que o manual diz.

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Mensagem  jeff Ter Ago 31, 2010 5:35 pm

Olá, Woody

Teflon é bom, mas é caro. Tem a vantagem de permanecer por um bom tempo porque é um lubrificante sólido e não faz sujeira.

Quando a minha estava na revisão eles deram uma lubrificada. Mas lubrificar os cabos realmente é um porre, faz décadas que não lembro de fazer isso, foi bom você ter falado... Embarassed

Deixo para fazer isso quando levo a moto para revisão no mecânico de confiança. Ele já está com a mão na massa, mesmo... Razz

Um abraço,

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Mensagem  will_santana Ter Ago 31, 2010 5:43 pm

os meus eu dou 1 jato d wd d vez em nunca e pronto
o ideal pros 2 seria graxa spray. ai ficaria show

pra corrente eh qq tipo de GRAXA. d preferencia a grafitada ou a branca
limpa qnd tiver tempo a corrente com querosene pra tirar a areia, lubrifique denovo e seja feliz Wink

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Mensagem  jeff Ter Ago 31, 2010 10:50 pm

para a corrente estou usando graxa branca em aerossol. não deve durar nada, mas dá uma proteção melhor que o wd-40, que matou minha corrente em 3 tempos. O lobo usava graxa branca antes, mas eu abandonei porque a sujeira era muita e era difícil de aplicar.

a graxa em aerossol até agora é o melhor dos dois mundos.

um abraço,

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Mensagem  woody1sp Qua Set 01, 2010 8:14 am

Acabei não perguntando o principal: peguei a moto quinta passada e já rodei 190km. Está na hora de lubrificar a corrente? Com que frequência devo fazer isso em quilômetros?

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Mensagem  will_santana Qua Set 01, 2010 8:24 am

calma q isso eh 1 correcorrente e nao um c*
hehehhe

nao precisa lubrificar tanto assim pra usar Razz
uhauhauhuhahuauhauha

d tempos em tempos dah 1 conferida, fim d semana e tal
nao precisa deixar d dormir por isso

tem gente por ai q nunca lubrificou a corrente e tah rodando ateh hj
isso eh soh manutencao preventiva e prolonga a vida da relacao (nao sexual, a d transmissao msm)
hehehehe

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Mensagem  oalexandre Qui Set 02, 2010 9:18 pm

Já ví várias aplicações para o WD-40, mas nunca pensei que servisse para "àquilo" também.
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http://www.reclameaqui.com.br/

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Mensagem  jeff Qui Set 02, 2010 9:57 pm

Falando em uso diferente para o wd-40 (sem pensar em bobagem), o pessoal da oficina usa para limpar a moto de marcas de óleo/dedos depois dos serviços. É aplicar e passar um paninho, as marcas gordurosas saem de primeira.
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Mensagem  woody1sp Sex Set 03, 2010 3:57 pm

Vocês passam WD-40 nas partes cromadas ou no cavalete ou sei lá?

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Mensagem  jeff Sex Set 03, 2010 4:19 pm

Com certeza.

Evita ferrugem e deixa a moto com cara de recém-saída da loja.

Um abraço,

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Mensagem  will_santana Sex Set 03, 2010 4:20 pm

wd eh oleo desengrimpante
entao cuidado onde passa ou vai destravar e corre risco de soltarem varios parafusos com a trepidacao

use nas partes moveis, especialmente nas articulacoes do cambio (sob a campana de borracha)

cromado eh kaol assim q comecar a escurerece e/ou aparecer pontos d ferrugem (especialmente as hastes do espelho) e ai sim wd depois pra proteger
nao s esqueça q praticamente td q tem d cromado na kansa eh plastico, entao nao vai enferrujar nunca
no q for de metal, um jatinho de wd d leve e espalhar com 1 flanela dah 1 ajudada a manter

dica pra sua q tah novinha, pra proteger os parafusos cromados (varios ali na regiao do guidao) eh passar base de unha ANTES q enferrugem
rouba da sua mae, namorada (ou sua, sei lah Razz)
passa 1 demao ou 2 e seja feliz com parafusos cromados pro resto da vida

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Mensagem  jeff Sex Set 03, 2010 4:22 pm

Apliquei wd nesses parafusos uma única vez e até hoje estão tinindo.

Mas já está na hora de aplicar de novo.
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Mensagem  will_santana Sex Set 03, 2010 4:30 pm

jeff escreveu:Apliquei wd nesses parafusos uma única vez e até hoje estão tinindo.

Mas já está na hora de aplicar de novo.

os meus do manicoto do acelerador parece q sairam da fabrica ontem
os do manicoto da embreagem parece q sairam da fabrica na decada de 30 :S

e olha q jah manipulei ambos. eh diferenca no material msm

procurei na dafra hj na rua das marrecas mas nao tinham esses parafusos
solucao q arrumei, tem algum tempo, eh lixar e pintar com esmalte prata.
mas com o tempo descasca e solta. ai tem q fz denovo

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Mensagem  woody1sp Dom Set 05, 2010 10:44 am

E no motor em si? Lava-se apenas ou devemos jogar algo nele tipo WD?
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Mensagem  jeff Dom Set 05, 2010 11:37 am

O motor você lava com água, sabão, querosene, uma boa escova e alguns comprimidos de dorflex. O dorflex é para você, depois que acabar.

Mas uma boa escova ajuda muito, recomendo a Escova para Azuleijos e Cantinhos (não ria, o nome é esse mesmo) da Betanin, referência 9139. Parece uma escova de dentes, mas tem 27 cm de comprimento, e ajuda muito a limpar entre as aletas de refrigeração.

LAVAGEM Escova

Uploaded with ImageShack.us

Descrição completa no site:

http://www.bettanin.com.br/produtos_detalhes.php?tipo=2&id=235

Ah, um banquinho bem baixo também ajuda.

Um abraço,

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Mensagem  Spazo_CWB Dom Set 05, 2010 1:25 pm

jeff escreveu:O motor você lava com água, sabão, querosene, uma boa escova e alguns comprimidos de dorflex. O dorflex é para você, depois que acabar.

Jeff

DORFLEX!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso não é problema nem de motor nem de escova
é IDADE!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem  jeff Dom Set 05, 2010 4:19 pm

Bom, não posso negar.

Mas vá preparando seu dorflex, que um dia essa idade chega.... Twisted Evil
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Mensagem  Convidado Seg Set 06, 2010 7:44 am

Ha ha ha hah! Razz
A dica da escova é legal, pois sempre que lavo o motor, fico com as mão cheias de pequenos cortes, já que uso uma esponja.
O jeff, na hora de lavar o motor use um banquinho, pde ajudar bastante para não forçar muito a coluna, e neste mundo moderno, ja é normal ter problemas de coluna muito cedo. Isto tudo por causa da pressa de fazer as coisas

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Mensagem  jeff Seg Set 06, 2010 9:24 am

hehehe

No meu caso, acho que só banquinho não ajuda, tem que ser uma coluna de adamantium.... Razz
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Mensagem  Spazo_CWB Seg Set 06, 2010 10:16 am

jeff escreveu:hehehe

No meu caso, acho que só banquinho não ajuda, tem que ser uma coluna de adamantium.... Razz

Cuidado X-Man !!! não fica nervoso, que com as garrinhas pode furar o Pneu!!! KKKKKKKKKKK
Qualquer coisa, lava a motoca encima de uma mesa!!!! KKKKKK
Abraço
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