FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

+4
Spazo_CWB
will_santana
jeff
edimars
8 participantes

Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  edimars Dom Set 05, 2010 10:57 am

Pensei até que era a bengala, devido ao tempo quase dois anos sem trocar o fluido oleo!
Mas com uma ligação na oficina o mecanico disse que o problema de barulho na frente da speed acontecia devido a ao vazamento do retentor "não sei nem o que e isso" mais não tinha nada vazando. Ele sugeriu uma revisão, ja que tem 1 ano que não faço revisão na concessionaria!

Mas no mês de julho eu levei na concessionaria da dafra pra trocar a pastilha de freio, e andando no transito reparei que o barulho realmente vinha na hora das frenagens era justamente no sistema do freio Diant! o Barulho e parecido com batida de carenagens!!!

Alguém ja passou por essa situação? e como solucionou o problema?
edimars
edimars
Novato
Novato

Número de Mensagens : 41
Localização : Goiânia - Goiás
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  jeff Dom Set 05, 2010 4:28 pm

Edimars,

Nunca desmontei as da minha, mas as pinças de freio costumam ter umas molas de chapa de aço encaixadas entre a pastilha e a pinça para manter as pastilhas pressionadas justamente para evitar ruído durante a frenagem.

Eu apostaria que essa mola quebrou, daí o ruído durante as frenagens, as pastilhas ficam batendo dentro da pinça. Não é algo grave em si, mas falou em sistema de freio, não vacile, faça uma inspeção e troque o que tiver que trocar.

Vai que não é isso e é algo mais grave, tipo disco de freio trincado... nenhuma peça pode custar tão caro quanto sua vida.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  edimars Ter Set 07, 2010 5:46 pm

A revisão será cobrado R$ 70,00 mangos meu! e ainda se tiver que trocar peças pagarei o excedente!
edimars
edimars
Novato
Novato

Número de Mensagens : 41
Localização : Goiânia - Goiás
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  Convidado Qua Set 08, 2010 7:08 am

A minha speed estava com u problemas quand freiava parecia que eu estava parano uma carreta a 100 km/h, fazia um barulho agudo, isto é um sintoma de pastilha cristalizada, mas eu já tinha lixado algumas vezes as pastilhas sem desmontar a pinça, o barulho sumia mas poucos dias depois voltava. Depois verifiquei quando eu estava empurrando a moto para guardar, que ela estava fazendo um pequeno barulho, muito fraco mas deu para perceber que a pastilha estava roçando no disco de freio. Levei no oficina pensando que o problema eram as pastilhas e para minha surpresa, o pistão que movimenta-se empurando a pinça não estava voltando a posição original, estava totalmente sem lubrificação e quase preso, ele saiu na "base da porrada", foi limpo e lubrificado e agora o sistema está silencioso e eficiente.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  jeff Qua Set 08, 2010 8:35 am

Mas você descobriu porque isso aconteceu?

O fluido era de má qualidade, ou lavou o freio com pistola de vapor/alta pressão?

Porque não é normal o pistão travar desse jeito, o próprio fluido de freio (se for de boa qualidade) deve lubrificar/proteger o pistão contra corrosão...

Falando nisso, já está na hora de trocar o fluido de freio da minha, está com 15 mil km, não posso deixar passar de 20 mil. O problema é que as pastilhas estão com cara de que vão durar ainda um bom tempo... mas é uma economia que não vale a pena.

Melhor trocar as pastilhas um pouco antes da hora, inclusive porque isso preserva o fluido de freio que se aquece menos e assim se degrada menos a cada freada.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  will_santana Qua Set 08, 2010 10:27 am

acho q estou nesse mesmo barco

banguela nunca foi d reclamar e as pastilhas estao com menos de 4000km
mas alem do "apito" classico, girando a roda com a mao dah pra ouvir nitidamente o barulho das pastilhas roçando no disco (tanto roda qnt disco nao estao empenados)

o fluido de freio eh o originial, de 2008 mas acredito q esteja bem pq a moto ainda freia normalmente e sem nada de "borrachuda"
parece realmente o pistonete da pastilha q nao quer mais recuar... agora eh ver qnt dah essa brincadeira

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  jeff Qua Set 08, 2010 10:32 am

Então o fluido original não deve ser lá essas coisas... será que é chinês?

No meu caso, vale a pena trocar preventivamente, então.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  will_santana Qua Set 08, 2010 10:37 am

acho q o fluido tah bem, jeff
o meu ao menos parece
nao tem a sensacao de borracha d fluido d freio bichado
acho q o caso eh soh o pistonete msm

mas s for trocar, ve s acha logo fluido DOT5
acho q o nosso eh DOT 3

pra quem nao sabe, DOT estah para fluidos de freio assim como o API tah para oleo de motor

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  jeff Qua Set 08, 2010 10:41 am

É, mas usar DOT 5 ou DOT 4 em nossas motos é que nem gasolina podium....

é o tipo de coisa que só vai mostrar vantagem realmente em uso intensivo, tipo moto esportiva que realmente é usada como esportiva, e não para servir de coxinha...

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  will_santana Qua Set 08, 2010 10:44 am

mas o custo eh tao baixo e as trocas tao espalhadas q vale
alem disso, os DOT4 e 5 sao menos higroscopicos (absorvem menos agua)

s eu for trocar, vou procurar deles com certeza

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  Spazo_CWB Qua Set 08, 2010 11:36 am

Oi galera!
Tem um maluco por estas bandas que dizia ter barulho
de freio na frente, e ele solucionó sabem como? puliu o disco com Kaol!!!
Já viram uma coisa assim??? se ele freia depois disso eu não sei!!!
Spazo_CWB
Spazo_CWB
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 71
Localização : Curitiba
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 30/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  edimars Qua Set 08, 2010 12:09 pm

esse bagulho ai é muito usado na oficina de aviação!
Será que funciona mesmo?
+ meu dot é 3
vou colocar um mais avançado pra ver tbm o resultado
edimars
edimars
Novato
Novato

Número de Mensagens : 41
Localização : Goiânia - Goiás
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  jeff Qua Set 08, 2010 12:13 pm

Mas lembre-se de nunca misturar fluidos de especificações diferentes.

Quando trocar por um fluido de especificação diferente, esvazie o fluido antigo, lave internamente com o novo fluido, jogue fora e abasteça novamente com o novo fluido.

Também não esqueça de descartar os fluidos de maneira ecologicamente correta no posto de gasolina.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  oalexandre Qua Set 08, 2010 7:54 pm

E aí Edimars, na minha kansas tava tendo um barulho sempre que eu andava em rua de calçamento. Era como batidas no freio da frente, todo o conjunto estava com folga. Faça o teste no seu, basta segurar aquela parte de fora que fica em volta do disco de freio e tentar movimentá-la. O certo é que não tenha nenhuma folga. Levei na oficina e o rapaz refez o embuchamento (a parte onde entra o parafuso) e o barulho sumiu.

Dá uma olhada nesse tópico, talvez seja o mesmo problema que aparece em sua moto: https://dafra.forumeiros.com/defeitos-f32/barulho-na-parte-frontal-da-moto-t2584.htm
oalexandre
oalexandre
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 881
Idade : 41
Localização : divinópolis-mg
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 04/10/2008

http://www.reclameaqui.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  Convidado Qui Set 09, 2010 10:48 am

O problema aqui jeff é poeira mesmo, apesar do meu percurso ser quase todo asfaltado, a grande parte das vias urbanas coletoras não é. O que faz com que se forme sempre uma camada de poeira muito fina no asfalto, já que o solo da minha região é composto basicamente de argila amarela, com aspecto de talco.
Para piorar quando a poeira está para cobrir tudo, cai aquelas chuvas de lascar (para jumento beber de pé) o que forma uma lama viscosa que invade o disco de freio fazendo um barulho dos pastilhas arranhando nas frenagens.
E isto é o que traz danos ao sistema de freios.
O concerto me custou Ct$ 10,00 (dez contos) de mão de obra do mecanico.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  jeff Qui Set 09, 2010 12:04 pm

é, a gente esquece das particularidades regionais.

por isso que não se pode afirmar nada sem conhecer todos os detalhes, às vezes a origem de um problema é completamente diferente do que se supõe no início.

um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Disco de freio raspando

Mensagem  Eidi Cleiton Dom Nov 07, 2010 8:53 pm

Olá a todos, quero primeiro pedir desculpas por ter sumido do forum, mas trabalho em supermercado e o serviço tava me deixando sem muito tempo, bem estou com os mesmos problemas, o disco de freio ta raspando em fazendo muito barulho, e percebi que as pastilhas não volta pro lugar que devem, enfim, vou levar a moto pra concessionária e fazer os reparos, mesmo porque na quinta eu vou encarar duzentos kilometros de estrada.
Abraço a todos
Eidi Cleiton
Eidi Cleiton
Novato
Novato

Número de Mensagens : 48
Idade : 38
Localização : São José do Rio Preto, São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009

http://www.animalfriend.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  jeff Seg Nov 08, 2010 7:05 pm

Olá, Eidi Cleiton!

Trabalho é fogo, devia ser proibido por lei. A vida devia ser só viagem e lazer... seria bom!!!

E viagem, posso garantir, renova a alma. Mas não se preocupe muito excessivamente com esse barulho do disco de freio dianteiro, Jezebel vem fazendo nhénhénhé a cada freada jaz quase um mês, no meu caso é apenas sintoma de pastilha meia-vida.

Já comprei para trocar, mas estou com dó porque ainda tem um bom pedaço para desgastar. Se o barulho aumentar ou eu perceber que o disco está começando a riscar, troco na hora.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  Familia Seg Nov 08, 2010 9:32 pm

Então.
O barulho e pastilha gasta mesmo, se as suas motos começarem com este barulho de algo solto na frente, apito quando freia, impressao que tem areia sendo moida na frente, e sinal que as pastilhas tem que ser trocadas mesmo, existem algumas dicas como lixar a pastilha para sumir o barulho, mais isso adianta muito pouco pois depois o barulho volta.
Solução: trocar mesmo

Quando começa este barulho e sinal que a mesma ja esta ruim mesmo, na pior das hipoteses pode o composto que pega no disco quebrar e voce ficar com a moto sem freio dianteiro, pastilha e baratinha, eu ate ja postei aqui no forum uma que da na medida e que e muito boa, da marca cobreq.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  jeff Ter Nov 09, 2010 5:22 am

Está certo, Família

Com segurança não se faz economia.

Entre poupar uma merreca e ficar sem freios, não há dúvida quanto ao que escolher.

Melhor política é trocar lonas e pastilhas ao mesmo tempo, se uma gastou a outra também já está a ponto de ir embora. Era o que eu pretendia fazer, mas o mecânico insistiu que a pastilha ainda tinha muito chão pela frente. E agora fico na dúvida quanto à segurança.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Barulho Resolvido

Mensagem  Eidi Cleiton Ter Nov 09, 2010 9:09 am

Depois de inumeras visitas a concessionaria da minha cidade e de um telefonema que me deixou de cabelo em pé (fui dar uma olhada no preço da peça caso precisasse trocar R$160,00) resolvi ir a um mecanico que me havia sido indicado pelo dono da auto escola que tirei habilitação, resultado, o pistão tava meio enferrujado e travando, uma boa engrachada depois e tudo estava ok de novo, gosto muito dos mecanicos da minha concessionaria, mas o mais simples els não fizeram, mas ficou a lição pra mim e depios que me apaixonei por motos, procuro aprender com todos so defeitos da minha amarela.
Eidi Cleiton
Eidi Cleiton
Novato
Novato

Número de Mensagens : 48
Idade : 38
Localização : São José do Rio Preto, São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009

http://www.animalfriend.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  will_santana Ter Nov 09, 2010 9:23 am

pastilhas de xtz e q tem em qq lugar
15 reais pagando caro lah perto de casa e instalacao gratis

lona fischer pra speed e kansas 150
30 reais pagando caro tb e instalacao mais 10 reais

55 reais o conjunto todo novo

jah troquei as pastilhas 2x e a lona apenas uma
a lona ainda aguentaria FACIL mais 30 mil
troquei pq sempre achei ruins e nao queria pegar estrada assim

lembrem-se q as pastilhas sofrem bem mais q as lonas e tendem a acabar antes msm
assim como as pastilhas dos freios dianteiros dos carros

qnt ao barulho, banguela comecou com isso depois da chegada a paraty
o barulho foi identificado na revisao antes da volta
resultado: a pinça está com uma folga ou está faltando ou desgastado algum coxim
ela bate com a trepidação
essa semana eu dou 1 jeito nisso
o meu nao eh o primeiro caso q vejo disso. entao fiquem atentos

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  nandinho Sáb Jul 16, 2011 11:59 am

to precisando de um tutorial de como trocas as pastilhas de freio.. Alguém tem ou sabe onde tem?
nandinho
nandinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 118
Idade : 38
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no Disco de Freio Dianteiro! Empty Re: Barulho no Disco de Freio Dianteiro!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos