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Desabafo - Arrependimento - Partida Elétrica - Dafra Nunca Mais

4 participantes

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Mensagem  marcelinux Qui Jan 13, 2011 8:30 am


Bom dia a todos.

Nem sabia da existência deste fórum, mas como irei daqui a pouco fazer uma última tentativa de manutenção na minha Speedy 150, revolvi dar uma pesquisada na internet e encontrei 'vocês'. Fiquei por duas horas mais ou menos (manhã de hoje) lendo quase todos os tópicos de usuários e realmente acho que fui "sorteador", tantos passaram por problema e conseguiram soluções, que chego a pensar em algum "castigo Divino" o que ocorreu comigo.

Bem, tenho uma 2008 e desde o primeiro dia tenho problemas com ela.

Cheguei da loja, no portão da minha casa (já vi este relato por aqui tbm) a moto não pegava mais na partida elétrica, bom fiz pegar no pedal, voltei a loja e pediram pra deixa-la por la para darem uma carga, porque estava muito tempo desligada e tal, e como eu instalei um alarme nela talvez teria influênciado mais ainda, poderia ter dado algum problema na carga da bateria.

Dia seguinte volto la pra buscar, belezeira total!
Andei com a moto praticamente uma semana inteira sem um probleminha. Quando de repente, de forma intermitente (hora pegava na partida elétrica, hora no pedal), começou a minha novela!!!
A partir daí meus colegas, começou o verdadeiro "parto da bezerra" como dizem aqui no interior.
Foram todas as revisões, garantias, brigas, xingamentos, troca de concessionária (levei em uma cidade aqui perto), levei em mecânicos particulares, um deles inclusive especialista em elétrica, troquei fiação. Na loja chegaram a trocar a bateria e... hoje, janeiro de 2011, continou com o mesmo problema, que aliás só não joguei ela no lixo ou botei fogo porque é óbvio, sou pobre e financiei, pra poder adquiri-la (maldito dia que tive esta idéia).

Mandei email para fábrica, fui ao procon, cheguei a montar um processo com um advogado amigo, mas como muitos eu além de não ter dinheiro pra entrar numa briga judicial, quis a paz e acabeim, como disse acima tentar solucionar eu mesmo com alguma mecânica particular.
No último parecer do mecânico, uma semana antes do natal 2010, ele condenou novamente a bateria, que tem 8 meses de uso (lembrando que: a partida elétrica durava no máximo dois dias, nas manutenções, revisões, etc) o restante era no pedal por um tempo, até só pegar no tranco. Pra variar minha esposa as vezes tentava pegar a moto e muitas, muitas e muitas vezes tive que ir atrás dela pra socorrê-la ou ainda pedir a algum amigo pra fazer isso, porque além de não conseguir fazer pegar no pedal, ela não conseguia dar tranco na moto.

Revisão de motor, motor de arranque, cabos, conectores, vela, enfim, tudo que me falaram eu fiz. O que gastei com ela, entre transtornos, dinheiro, mecânica, "semi-revisões", já daria pra eu ter pago um carro ou qualquer outra moto de uma concorrente.
Faltam 12 prestações e logo acabará de vez este embrólio, mas ainda terei que aturá-la por este ano. Como sugeriu meu mecânico, lá vou eu trocar a "bendita" bateria hoje. Sem esperança alguma de que funcione, mas que ao menos volte a pegar no pedal, pois de 3 meses pra cá, somente no tranco, quando há sorte vez ou outra, ai sim pega no pedal. Partida elétrica nem me iludo mais.

Bom, como disse, posso ter sido "premiado" com este infortúnio, mas fica aqui meu desabafo e no que depender de mim NUNCA, NUNCA MAIS NA MINHA VIDA terei qualquer pingente, moto, carro, camisa seja la o que for, que venha desta marca! Sei que podem me excluir também deste, mas não tem problema, vou entender se assim o fizerem. Afinal foi tanto descaso comigo até agora, que nada mais me surpreende.

Aqui na minha cidade, com outros dois infelizes, nos encarregamos de salvar pessoas que por algumas vezes tentaram-se em ter uma moto destas. Detalhe legal é que nos conhecemos em uma de minhas brigas na loja e eles, por pura "coincidência" também estavam brigando por lá, mas fizeram um casamento como o meu, com data certa pra terminar, enquanto durarem as parcelas, temos que suportá-las.

Quando a comprei, passou pela minha cabeça e de minha esposa que finalmente abandonaríamos o transporte coletivo, hoje, após três anos, ando mais de ônibus que de moto, pois não posso pensar em atrasos mais!

Um grande abraço e sorte a de vocês que estão bem com este verdadeiro trambolho!
Mad Sad Sad Sad Sad

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Mensagem  Dan Floripa Qui Jan 13, 2011 9:45 am

Olá Marcelino!, vamos ver se te ajudo;

Para a bateria estar descarregando, 2 motivos principais:

1° Regulador retificador com defeito (ele pode estar sem problemas para carregar a bateria, mas está deixando a energia voltar para o estator, ou pode não estar carregando a bateria);

2° Tem outro lugar dando fuga de corrente podendo até mesmo ser o alarme, sei que os problemas apareceram desde antes do alarme, mesmo assim ele pode estar interferindo ou algum outro curto no sistema.

Faça o teste (para fazer o teste a bateria tem que estar com carga), pegue um multímetro e meça a energia da bateria (durante 5 min.) tem que estar acima de 12,8v e veja se ela baixa, ela tem que se manter estável, mas caso ela esteja baixando, desconecte o plug do estator, ele fica preso no direito da moto próximo ao pedal de partida tem essas cores preto, vermelho, amarelo, verde e rosa, solte-o e volte a medir a bateria, se não houver fuga ali está o problema.
Outro teste ligue a moto, acelere e deixe-a com +ou- 5.000rpm e meça a energia na bateria tem que estar dando algo entre 13v a 14v (esse é para ver se o estator está carregando e o regulador mandando a energia de carga para bateria.

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Mensagem  Dan Floripa Qui Jan 13, 2011 9:47 am

Com relação ao "trambolho", não acho isso não, o que falta para você é uma boa oficina mecânica para resolver isso para você, pois a Speed é muito boa.

Abraço!

Dan.
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Mensagem  cristianobj470 Qui Jan 13, 2011 10:50 am

estranho mesmo 3 anos com esse defeito sem resolver nunca vi um caso desses, quem sabe você foi premiado mesmo porque nunca vi um relato desses mas como dan falou voce precisa de um mecanico bom deve haver fuga de corrente em algum lugar até agora no forum estamos para ajudar não para criticar mais cada um tem sua historia a minha até agora tem cido boa comprei em fevereiro do ano passado vai faze um ano sem encomodações

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Mensagem  marcelinux Qui Jan 13, 2011 12:02 pm

Obrigado pela resposta....

Duas coisas, o alarme veio com ela desde o início, desde o primeiro dia, realmente a única coisa que ainda não fiz foi desligar ele, bom, troquei a bateria agora pouco, aguardei um pouco, pois me recomendaram dar uma pequena carga de 40 minutos, na bateria nova, e assim preferi também.

Pra variar, veio que veio, to "animado" rs rs.... (impossível)...

Mas pegou na primeira na partida, até a semana que vem acho que dura. Mas no primeiro transtorno desligarei o alarme pra ver, no mais o teste na elétrica já tinha sido feito e a parte de carga estava ok, tenho certeza que é alguma fuga de corrente mesmo e só me resta o dito cujo do alarma.. vamos ver.

abraços

Dan Floripa escreveu:Olá Marcelino!, vamos ver se te ajudo;

Para a bateria estar descarregando, 2 motivos principais:

1° Regulador retificador com defeito (ele pode estar sem problemas para carregar a bateria, mas está deixando a energia voltar para o estator, ou pode não estar carregando a bateria);

2° Tem outro lugar dando fuga de corrente podendo até mesmo ser o alarme, sei que os problemas apareceram desde antes do alarme, mesmo assim ele pode estar interferindo ou algum outro curto no sistema.

Faça o teste (para fazer o teste a bateria tem que estar com carga), pegue um multímetro e meça a energia da bateria (durante 5 min.) tem que estar acima de 12,8v e veja se ela baixa, ela tem que se manter estável, mas caso ela esteja baixando, desconecte o plug do estator, ele fica preso no direito da moto próximo ao pedal de partida tem essas cores preto, vermelho, amarelo, verde e rosa, solte-o e volte a medir a bateria, se não houver fuga ali está o problema.
Outro teste ligue a moto, acelere e deixe-a com +ou- 5.000rpm e meça a energia na bateria tem que estar dando algo entre 13v a 14v (esse é para ver se o estator está carregando e o regulador mandando a energia de carga para bateria.


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Mensagem  Dan Floripa Qui Jan 13, 2011 12:26 pm

Hum, pode ser o alarme mas tem que ver se o regulador/retificador não está descarregando a bateria quando o motor está desligado, e por via das dúvidas retire o alarme. A minha não tem alarme, uso uma corrente na roda traseira e um cadeado de 2,5mm no disco de freio. Como te falei a moto é boa, falta um mecânico que faça as coisas com cuidado e atenção e investigue o porque do problema.

Abraço!

Dan.

Ps. As motos de hoje em dia ficam muito ruim de ligar sem bateria (elas funcionam mas fica ruim de pegar pois a bateria alimenta o cdi sendo necessário uma maior rotação para que o estator gere energia para alimentar o cdi e fazer o motor funcionar).
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Mensagem  jeff Qui Jan 13, 2011 12:30 pm

O que eu tenho visto nas concessionárias daqui da região é vendedorzinho muito burro tentando fazer a moto pegar insistindo por vários minutos na partida elétrica. Ficam longos minutos tentando fazer ela pegar, quando obviamente há algum problema, tipo falta de gasolina ou marcha lenta muito baixa. Isso acaba com a bateria e com o motor de partida antes mesmo de a moto ser entregue para o dono.

Os mecânicos da concessionária insistem em deixar a marcha lenta muito baixa (questão de orgulho profissional, para mostrar que a moto está bem regulada), então liberam a moto com a marcha lenta mal chegando a 1000 rpm. Isso transforma a partida das dafra no verdadeiro parto da bezerra.

Então o proprietário já pega a bateria e o motor de partida pré-detonados na concessionária, com a marcha lenta muito baixa, e inocentemente vai tentar ligar a moto desconhecendo essas particularidades. Acaba cometendo os mesmos erros, de insistir na partida acima da capacidade do equipamento. Não é culpa do proprietário, ele nem tem obrigação de conhecer esses detalhes e macetes. Ele compra a moto zero km e quer que ela funcione perfeitamente, é pleno direito.

O resultado é que a bateria e o motor de partida vão pro espaço rápido mesmo, e o cliente herda essa dor de cabeça. É uma pena, porque o proprietário é penalizado por uma situação que não foi criada por ele, que não era necessário que ele passasse, tudo por falta de treinamento adequado e exigência de profissionalismo de quem vende o produto.

Marcelinux, mecanicamente essas motos chinesas que a dafra está trazendo não são ruins quanto se fala. Algumas peças realmente são mais frágeis, algumas francamente de qualidade inferior. Mas conhecendo um pouco de mecânica de motos e alguns macetes, elas podem ser bastante satisfatórias. Mais ou menos como o linux... hehehe

Experimente manter a marcha lenta de sua moto próxima dos 1500 rpm e sua partida será mais fácil, exigindo menos e prolongando a vida da bateria. Farol sempre apagado para dar partida. Claro que isso só funcionará se você consertar o que já foi danificado, inclusive trocando as escovas do motor de partida, que devem estar gastas.

Um abraço, e boa sorte com sua moto,

Jeff
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Mensagem  Dan Floripa Qui Jan 13, 2011 12:46 pm

Só complementando o que o Jeff falou, marcha lenta de moto principalmente monocilíndrica carburada é entre 1.300rpm a 1.500rpm isso com motor quente (regulagem de carburador seja mistura ou lenta sempre com o motor quente).

Abraço

Dan.
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Mensagem  marcelinux Qui Jan 13, 2011 2:07 pm

jeff escreveu:

Claro que isso só funcionará se você consertar o que já foi danificado, inclusive trocando as escovas do motor de partida, que devem estar gastas.

Um abraço, e boa sorte com sua moto,

Jeff

Trocar as escovas do motor de arranque da trampo? Tenho que levar em algum lugar especializado, ou será que compensa me atrever a tentar fazer sozinho?, digo por dificuldade e/ou ferramentas necessárias... e porque vi em um tópico que um dos colegas sugeriu tentar a "bricolagem".. rs rs

https://dafra.forumeiros.com/t2515-minha-moto-nao-pega-na-partida-so-no-pedal?highlight=moto

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Mensagem  Dan Floripa Qui Jan 13, 2011 2:11 pm

As escovas só se troca quando apresenta defeito, não é difícil não, mas é chatinho de trocar
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