FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DICA] Como emplacar sua moto em Belo Horizonte

3 participantes

Ir para baixo

[DICA] Como emplacar sua moto em Belo Horizonte Empty [DICA] Como emplacar sua moto em Belo Horizonte

Mensagem  tonywalker Ter Abr 29, 2008 7:14 am

Eu tinha pedido ajuda aos amigos do fórum sobre informações do emplacamento. Apesar das respostas, a maioria mora no estado de São Paulo e sendo assim, os procedimentos são um pouco diferentes.
Com este tópico espero ajudar os Belo-horizontinos a emplacar por conta própria suas motos e economizar por volta de R$ 100,00! Wink Não quero de forma alguma desmerecer o trabalho dos despachantes, é só uma questão de economia de dinheiro.
O processo todo, demora por volta de 4 horas se a sua documentação estiver toda correta, então reserve um período do seu dia para fazer tudo com calma. Eu prefiro o período da manhã.

INGREDIENTES:
- Carteira de Habilitação
- Carteira de Identidade (Original e cópia)
- CPF (Original e cópia)
- Comprovante de residência (Não me pediram, mas consta como necessário portanto leve original e cópia)
- Nota fiscal original - Aqui uma coisa importante, confira os dados da nota para não ter que voltar na concessionária e perder tempo, verifique se seu nome está correto e completo, se o nº do chassi está correto (fica na coluna de direção próximo ao guidom), se consta a data de saída da loja (caso não conste vale a data da emissão da nota).

Você irá precisar pagar:
- R$ 55,00 mais ou menos pela placa e parafusos
- R$ 88,80 da taxa de primeiro emplacamento
- R$ 192,00 do Seguro Obrigatório DPVAT
- R$ 71,00 do IPVA
TOTAL EM DINHEIRO: R$ 406,80
Estes valores são referentes a Speed 150,00 hoje (28/04/2008) e o IPVA pode variar um pouco para mais ou para menos nos outros modelos da Dafra.

MODO DE FAZER:
- A primeira coisa que você precisa é entrar no site do DetranNet, preencher e imprimir as guias. Para ir direto ao ponto clique no link:
https://wwws.detrannet.mg.gov.br/
Clique em VEÍCULOS, e depois em "Emissão do Documento de Cadastro", e preencha APENAS O Nº DO CHASSI. Em seguida vai aparecer o formulário para você preencher.

Não tem segredo, alguns dados mais complicados vou explicar abaixo:

VALOR DO RECIBO - É o valor total da moto que consta na nota fiscal
DADOS DO PROPRIETARIO - Deve ser completo e igual ao seu comprovante de residencia
DADOS DO PROPRIETÁRIO ANTERIOR - São os dados da concessionária que você comprou e estão na nota

CARACTERÍSTICAS DO VEÍCULO:
TIPO: Passageiro
MARCA: DAFRA / SPEED 150 (Preencha de acordo com seu modelo)
ESPÈCIE: Passageiro
ANO FABRICAÇÂO: 2008 (Ou o ano em que comprou)
ANO MODELO: 2008 (Ídem acima)
COR: A cor da moto
POTÊNCIA: 13,2 (Ou de acordo com seu modelo)
NÚM CILINDROS: 1 (Ou de acordo com seu modelo)
CILIDRADA: 149,5 CC (Atenção, não é 150!)
CAP PASS: 2
COMBUSTÍVEL: Gasolina
FABRICAÇÃO: NACIONAL
CATEGORIA: PARTICULAR (ou de acordo com o uso da sua moto, mas não sei se outros tipos exigem algum procedimento extra como veículos de aluguel por exemplo)

CARACTERÍSTICAS DE VEÍCULO DE CARGA
Não é necessário preencher

RESTRIÇÕES À VENDA
MODALIDADE DE RESTRIÇÕES : Se você comprou à vista escolha "NÃO HÁ", se comprou financiada, escolha "ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA".
FINANCEIRA : Se houver alienação preencha com o nome da instituição financeira, no meu caso é o ITAU CARD S/A. Mas pode ser BV Financeira, etc...
ISENTO/IMUNE IPVA : Caso seja coloque aqui, por exemplo deficientes físicos não pagam IPVA.

Mande visualizar e será gerado duas folhas para imprimir, uma é o documento de cadastro, a outra é um DAE no valor de R$88,80.

- Você deverá se dirigir ao DETRAN com estas guias e os documentos citados acima.
Caso não saiba o caminho é fácil, o DETRAN em BH fica no bairro Nova Gameleira, próximo do Parque de exposições. Você pode pegar a Av. Amazonas sentido bairro direto e quando chegar em frente ao Parque de exposições permanecer à esquerda, até chegar ao local apropriado para convergir. Veja as setas no mapa:

[DICA] Como emplacar sua moto em Belo Horizonte Detran10

Note que existem duas entradas no DETRAN. A primeira (nº1 no mapa) é onde você entra para fazer a documentação, a segunda (nº5 no mapa) é onde você entra com seu veículo para tirar o decalque do chassi e fazer o emplacamento (a fixação da placa).

- Chegando ao local, informe-se onde você deverá retirar o decalque do Chassi (é de grátis), com um dos funcionários que ficam dentro do galpão.
Para poupar tempo, procure nos arredores do DETRAN um local para confeccionar sua placa, e peça a eles que tirem o decalque do chassi para você, e pode aproveitar e conferir se os documentos estão corretamente preenchidos. Eu recomendo o "Manoel Despachante" do outro lado do DETRAN, (nº6 no mapa) quase na esquina. Eles conferiram para mim e deram estas informações todas e foi lá também onde também fiz minha placa. Tudo por R$ 50,00 (placa, parafusos, decalque e informações).

- Dirija-se ao Banco Itau dentro do DETRAN que abre às 08:20hs da manhã (nº2 no mapa), e pague a guia DAE. Certifique-se de que a guia DAE está correta antes de pagar pois depois de pago não tem volta. O formulário de cadastro pode ser corrigido, mas a guia DAE depois de paga não.

- Agora dirija-se ao Atendimento do DETRAN (nº3 no mapa) ao lado do banco, pegue uma senha e aguarde.......... aguarde mesmo pois aqui demora mais ou menos umas duas horas. Se tiver mulher grávida em casa ou idoso bem disposto, vale a pena levar Laughing

- Quando for atendido, vão conferir seus papéis e gerar o documento da moto, já com o número da sua placa e a guia do IPVA e do seguro obrigatório.
DICA: Se por acaso houver problemas com seus documentos e você tiver que voltar em casa ou mesmo na concessionária, não se desespere, você não precisa pegar a fila de novo, basta pedir uma senha de retorno que vale até às 14:00hs do mesmo dia. Por isto é bom ir pela manhã.

- Volte ao Bando Itaú, e pague os documentos da moto (R$ 192,00 o seguro e 70,00 o IPVA para a SPEED 150, pode variar um pouco para os outros modelos).

- Volte ao despachante com o documento da moto para que ele possa fazer a placa, que fica pronta em mais ou menos uma hora. Não se esqueça dos parafusos caso sua moto não tenha vindo com eles.

- Dirija-se novamente para dentro do DETRAN pela segunda entrada (nº5 no mapa) com sua moto e aguarde ser chamado para a colocação da placa na local apropriado (nº4 no mapa).

- Pronto, estando emplacado agora é só alegria.

Espero ter ajudado. Apesar de parecer complicado no início foi fácil demais. E se não fosse o problema com minha nota fiscal preenchida errada, eu não teria gastado nem 3 horas direito.
Apesar de lotado existem muitos atendentes no DETRAN e também no banco Itaú.

Qualquer dúvida ou correções coloquem aqui por favor!


Última edição por tonywalker em Sex maio 09, 2008 1:35 am, editado 1 vez(es)
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Como emplacar sua moto em Belo Horizonte Empty Re: [DICA] Como emplacar sua moto em Belo Horizonte

Mensagem  tonywalker Dom maio 04, 2008 5:02 pm

Na verdade não, apesar de que me pediram a carteira na hora de emplacar. Mas você pode ir acompanhado de qualquer pessoa que possua habilitação que não interfere. O dono da moto, ou seja, a pessoa cujo nome está na nota fiscal é que deve obrigatoriamente estar presente.

Falows
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Como emplacar sua moto em Belo Horizonte Empty Re: [DICA] Como emplacar sua moto em Belo Horizonte

Mensagem  Fernando Moreira Qua Set 17, 2008 2:53 pm

camilaacolide escreveu:Oi pessoal!
Achei essas dicas no forum da fazeronline também!
http://www.fazeronline.com/forum/index.php?showtopic=7629

Lembrando que os valores são proporcionais.

Abraço
Fernando Moreira
Fernando Moreira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 317
Idade : 41
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Como emplacar sua moto em Belo Horizonte Empty Re: [DICA] Como emplacar sua moto em Belo Horizonte

Mensagem  mi_jones Qua Set 17, 2008 4:04 pm

Paguei foi 25 reais pelo preenchimento!
Não tive tempo de preencher e achei que valia a pena, hoje sei que 25 reais eu trabalharia uma semana e meia! Very Happy Very Happy
Devia faltar uma semana e meia no trabalho pra compensar a balança universal! Cool
mi_jones
mi_jones
Forista
Forista

Número de Mensagens : 477
Localização : OSASCO
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DICA] Como emplacar sua moto em Belo Horizonte Empty Re: [DICA] Como emplacar sua moto em Belo Horizonte

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos