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Mensagem  Gilberto Crespo Dom Jul 17, 2011 7:30 pm

Amigos "kanseiros"

Estou abrindo este tópico inspirado no programa "Auto-Esporte" que a TV Globo passa todos os domingos.
Houve uma matéria (17/07/11) sobre motos onde o foco era "dicas para deixar sua moto" e muito foi falado em óleo do motor, lubrificação da corrente/relação e fluído do freio.
Pensei em criar uma relação de ítens que são indispensáveis em manutenção preventiva da motocicleta.
Podemos começar pelos pontos que o programa focou:
a) óleo do motor;
b) limpesa e lubrificação da corrente/relação;
c) fluído de freio
d) pneus

Claro que, se alguém achar algum ítem que deva entrar na lista, vamos incorporar.

Para quem não viu o programa, abaixo o link da matéria sobre as dicas para motos

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1567212-7823-APRENDA+A+CUIDAR+BEM+DA+SUA+MOTO,00.html
Abraços
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Mensagem  wagner mota Dom Jul 17, 2011 7:51 pm

Ae brother

mto legal essa matéria!
confesso...saio pela manhã e nunca faço essa "checagem"
preciso começar a mudar esse hábito!

abs
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Mensagem  Marcos Augusto Dom Jul 17, 2011 8:37 pm

Boa noite a todos

A poucos dias comprei a minha Kansas e não vejo a hora de ir buscar. Já li diversos tópicos e tenho vocês como meus amigos, mesmo sem ninguém nuca ter ouvido falar o meu nome.

Gilberto este é um assunto muito importante e devemos dar muita importância, hoje eu esta assistindo alguns vídeos sobre pilotagem defensiva e encontrei dois ótimos vídeos da Honda que também fala sobre o check list.

segue link

https://www.youtube.com/watch?v=uOeYKFbDz-8&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=NyQ3VRJHLdM&feature=related

e para concluir gostaria de acrescentar na lista conferir a calibragem dos pneus que é um item importante para segurança e para o conforto do condutor.
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Mensagem  Gilberto Crespo Seg Jul 18, 2011 12:25 am

Galera.

Então já temos
a) Nível de óleo do motor
b) Limpesa e lubrificação da corrente/transmissão
c) Nível de fluído de freio
d) Calibragem/condições dos pneus

O que mais podemos colocar?

Abraços
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Mensagem  felipe_neo Seg Jul 18, 2011 6:13 am

Não podemos esquecer de verificar a tensão da corrente, porque se ela estiver frouxa pode soltar.
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Mensagem  Convidado Seg Jul 18, 2011 11:11 am

-- Verificar o funcionamento de todas as lâmpadas: farol (alto/baixo), lanterna, luz de freio (acionar o freio traseiro e dianteiro), piscas;
-- Verificar o desgaste das borrachas guias da corrente;
-- Inspecionar a bateria (verficar se não há vazamentos ou oxidação nos polos)
-- Verificar não diariamente, mas pelo menos uma vez por mês o filtro de ar (se muito sujo limpar ou substituir);
-- Empenamento das rodas dianteira e traseira;
-- Verificar as suspensões dianteiras e traseiras, verificar se não está muito macia, excessivamente dura, ou apresenta rangindo (ajustar, troca de fluido, substituição das buchas ou da suspensão se necessário)

Estes ítens fazem parte das minhas verificações periódicas (diárias, semanais e mensais) somandas ao que já foi listado!
Wink

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Mensagem  Gilberto Crespo Seg Jul 18, 2011 12:05 pm




Última edição por Gilberto Crespo em Seg Jul 18, 2011 3:54 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  Gilberto Crespo Seg Jul 18, 2011 12:05 pm

É galera, parece que a lista é longa, mas muito útil. Até o momento, temos:

Então já temos
1) Nível de óleo do motor
2) Limpesa e lubrificação da corrente/transmissão
3) Nível de fluído de freio
4)Calibragem/condições dos pneus
5) Verificar o funcionamento de todas as lâmpadas: farol (alto/baixo), lanterna, luz de freio (acionar o freio traseiro e dianteiro), piscas;
6) Verificar o desgaste das borrachas guias da corrente;
7) Inspecionar a bateria (verficar se não há vazamentos ou oxidação nos polos)
8 ) Verificar não diariamente, mas pelo menos uma vez por mês o filtro de ar (se muito sujo limpar ou substituir);
9) Empenamento das rodas dianteira e traseira;
10) Verificar as suspensões dianteiras e traseiras, verificar se não está muito macia, excessivamente dura, ou apresenta rangindo (ajustar, troca de fluido, substituição das buchas ou da suspensão se necessário)
11) Tensão da corrente para não afrouxar e soltar.
12) Verificar junto com o filtro de ar o filtro de combustível, quanto a vazamentos avarias e condições gerais.


O que mais podemos colocar?



Última edição por Gilberto Crespo em Seg Jul 18, 2011 5:51 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem  Marcos Augusto Seg Jul 18, 2011 4:40 pm

Verificar junto com o filtro de ar o filtro de combustível, quanto a vazamentos avarias e condições gerais.
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Mensagem  Gilberto Crespo Sáb Jul 30, 2011 6:38 pm

Amigos.

Será que podemos dividir esta lista em períodos?
Diariamente
Semanalmente
Mensalmente

Abraços.
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Mensagem  Marcos Augusto Sáb Jul 30, 2011 8:59 pm

Que tal dividir desta forma?

Diaria

Nível de óleo do motor
Nível de fluído de freio
Verificar as suspensões dianteiras e traseiras, verificar se não está muito macia, excessivamente dura, ou apresenta rangindo (ajustar, troca de fluido, substituição das buchas ou da suspensão se necessário)
Tensão da corrente para não afrouxar e soltar.

Semanal

Limpesa e lubrificação da corrente/transmissão
Calibragem/condições dos pneus
Verificar o funcionamento de todas as lâmpadas: farol (alto/baixo), lanterna, luz de freio (acionar o freio traseiro e dianteiro), piscas
Verificar o desgaste das borrachas guias da corrente
Inspecionar a bateria (verficar se não há vazamentos ou oxidação nos polos)
Verificar não diariamente, mas pelo menos uma vez por mês o filtro de ar (se muito sujo limpar ou substituir)
Empenamento das rodas dianteira e traseira
Verificar junto com o filtro de ar o filtro de combustível, quanto a vazamentos avarias e condições gerais
E uma bela de uma lavada
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Mensagem  Cássio Fernandes Dom Jul 31, 2011 2:29 pm

Acho que verificar todas as luzes precisa ser diario, principalmente luz de freio e piscas traseiros, pois acho que é importante pra qualquer voltinha de moto. Meu ritual é deixar a moto dormindo no cavalete central, quando vou sair verifico óleo, ligo o pisca alerta, verifico se a corrente ainda está em boas condições e devidamente lubrificada e com a folga legal, verifico luz de freio, dou aquela mechidinha na roda traseira e dianteira pra ver se não tem nenhuma folga nem na roda nem na balança, e todas as segundas-feiras eu dou uma passada no posto que fica a uns 2 km de casa e calibro os pneus, depois disso eu saio, antes de chegar na primeira esquina eu testo se os freios estão freando e sem barulho estranho, se estiver ok, eu sigo, se não, eu paro, verifico as regulagens, se não resolver, ai já dou uma passadinha na oficina de confiança.

Abraços
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Mensagem  Gilberto Crespo Dom Jul 31, 2011 5:39 pm

Marcos Augusto escreveu:Que tal dividir desta forma?

Diaria

Nível de óleo do motor
Nível de fluído de freio
Verificar as suspensões dianteiras e traseiras, verificar se não está muito macia, excessivamente dura, ou apresenta rangindo (ajustar, troca de fluido, substituição das buchas ou da suspensão se necessário)
Tensão da corrente para não afrouxar e soltar.

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Empenamento das rodas dianteira e traseira
Verificar junto com o filtro de ar o filtro de combustível, quanto a vazamentos avarias e condições gerais
E uma bela de uma lavada

Marcos,valeu pelas dicas, mas eu tenho algumas considerações a fazer sobre o que vc escreveu.
Não creio que verifica o nível de óleo do motor diariamente é necessário, tendo em vista que o óleo não se vai à toa. Salvo se houver vazamentos.
O mesmo eu digo para o fluído dos freios.
Creio que verificação das luzes (todas) é mais importante no dia-a-dia.

Abraços.
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Mensagem  Marcos Augusto Dom Jul 31, 2011 9:35 pm

Concordo.

Essa minha mania de verificar o nível de olho diariamente veio da minha fase de caminhoneiro. já para moto concordo que a iluminação é muito importante, pois é bem mais fácil ver um caminhão do que uma moto
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Mensagem  Convidad Ter Ago 02, 2011 6:21 pm

A questão do óleo ser verificado todos os dias, é mais para manter um hábito do que uma necessidade. Quem vai lembrar de verificar todas as segundas feiras, por exemplo? Olhar todos os dias, pelo menos na janelinha do motor, já é alguma coisa. Como estes motores tem pouco óleo, baixar o nível é muito fácil!

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Mensagem  Dan Floripa Ter Ago 02, 2011 10:59 pm

Olhar o óloe todos os dias antes de dar a partida a frio já é rotina pra mim, no carro eu até batia pneu (é mole!), heranças do trabalho com uma Scania 113.

Abraço!

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Mensagem  ripizud Qua Nov 16, 2011 9:41 am

O que passo para lubrificação das correntes?
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Mensagem  Gilberto Crespo Qua Nov 16, 2011 4:19 pm

Já li relatos aqui para usarem o WD40.
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Mensagem  Cássio Fernandes Qua Nov 16, 2011 6:00 pm

Outro item:
(x) Verificar se a moto ainda está onde deixou pale pale

Explico

Hoje dei carona pra um colega meu que teve a moto levada por preguiça de colocar dentro da empresa, eita preguiça que vai custar caro.
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Mensagem  Péricles Qua Nov 16, 2011 6:11 pm

A trava de disco é um importante item de segurança, e como ñ posso instalar nenhum alarme na M250 acabei comprando uma trava de disco com alarme, foi a melhor coisa que eu poderia ter feito, pois ontem eu já ia saindo com a moto sem tirá-la, mas assim que destravei e virei o guidon ela disparou os bips de alerta, sem dúvida isso evitou um possível capote e podemos considera-la como "auto-check" hehehehehe....
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Mensagem  Convidad Qui Nov 17, 2011 6:21 am

Opa,

Péricles, o pior é que além desse "possível capote", dependendo da posição onde estava a trava, você poderia ter saído e estourado a pinça do freio, com o tranco que ela ia dar... Ainda mais sendo a M250 uma moto pesada (mais que as xalmosas).

Já vi amigos estourando essa trava numa DT200. O cara esqueceu e foi sair com tudo, daí estourou a trava e junto foi a carcaça da pinça.

Essa trava "com alarme" foi uma grande sacada...


Abraço,

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Mensagem  Péricles Qui Nov 17, 2011 7:50 am

Rapaz... Nem quero pensar numa arrancada nessa moto estando com a roda travada pale
Andei observando e notei que pela largura do disco a trava acertaria bem em cima do L do flexível do freio, e se não arrebentasse a pinça com tudo, no mínimo quebraria a conexão e vazaria todo o fluido por ali, eu colei uma proteção de borracha na trava, bem na parte que encosta na bengala e na pinça, depois eu ponho um "antes e depois" pra ver se serve de idéia pra quem usa também...

Abraço!
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Mensagem  lord_nyo Qui Nov 17, 2011 5:00 pm

Caro colega essa trava de freio com alerme saiu em conta R$ ?

O que pode me falar dela de beneficios e talz.

Desde ja agradeço.
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Mensagem  Péricles Qui Nov 17, 2011 5:58 pm

lord_nyo escreveu:Caro colega essa trava de freio com alerme saiu em conta R$ ?

O que pode me falar dela de beneficios e talz.

Desde ja agradeço.

Bom, no meu caso foi a única alternativa que encontrei porque a Kasinski simplesmente não homologou nenhum alarme, ou seja, se eu instalar algum perco a garantia da moto (e são 3 anos). Realmente funciona e estou muito satisfeito, se alguém mexer na trava, virar o guidon ou qq outro tipo de movimento na moto, ela dá 3 bips bem altos de advertência, caso os movimentos continuem ela dispara uma sirene bem alta por 30 segundos e depois volta pro modo de alerta e assim sucessivamente...
Eu coloquei uma proteção de borracha pra evitar de machucar a tinta da bengala e da pinça de freio, mas só funciona pra pequenas manobras empurrando a moto, caso o sujeito arranque com a trava engatada não vai adiantar de muita coisa! hehehehe...

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É essa aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-206422387-trava-de-disco-com-alarme-_JM

Abraço
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Mensagem  Maozinha03 Sex Nov 18, 2011 11:30 pm

é verificar os pneus! chego a ver isso várias vezes ao dia!

não vejo problema em parar na estrada, mas agora um pneu estourar ou cambalear e me levar ao chão ja vejo como um problema!
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