FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema na parte frontal - Suspensão ou folga? Bateria e buzinha!

3 participantes

Ir para baixo

Problema na parte frontal - Suspensão ou folga? Bateria e buzinha! Empty Problema na parte frontal - Suspensão ou folga? Bateria e buzinha!

Mensagem  Camilo Qui Mar 01, 2012 5:33 pm

Boa tarde a todos!
Antes de mais nada, obrigado! Me desculpe a carta mas preciso colocar alguns detalhes sobre a minha moto.

Sou novo no fórum (fiz o meu registro hoje), porém já o acompanho há muito tempo. Já li vários tópicos antes de postar o meu problema, entretanto não consegui encontrar a resposta da minha dúvida.
Minha Speed é de janeiro de 2010 (09/10) e deve estar com aproximadamente 24.000 km. Fiz somente as revisões na autorizada no primeiro ano, após a garantia passei a levar em um mecânico de confiança. Já troquei a relação, bateria, vela, pastilhas de freio, retentor (19.000 aproximadamente) e recentemente o conjunto de freio (esqueci de tirar a trava, o disco ficou torto, o reparo do burrinho travou com o tempo e depois o vidro trincou) tudo com as dicas do fórum. Minha buzina apresentava problemas na chuva e recentemente sem chuva também(não sai nenhum som), mas já achei uma possível solução para esse problema aqui mesmo.

No começo do ano comecei a perceber que a bengala estava batendo, aparentemente no retorno e não quando ela afunda. Percebo essa batida quando passo em emendas no asfalto (buraco em cima de buraco emendado) mas quando passo em lombada não tenho esse problema. Minha suspeita é que possa ter entrado água da chuva, ar, ou excesso de óleo fazendo aumentar a pressão no retorno batendo no limite da bengala, mas como eu disse é somente uma suspeita.

Outro problema referente a dianteira da moto é que se eu forçar para baixo sinto alguma coisa pegando (lembra folga no garfo de bicicleta). Perguntei para o mecânico se a moto estava com folga e ele disse que não. (colocou a moto no cavalete central e puxou pela roda para frente e para trás). Perguntei sobre essa pegada quando afunda o garfo e ele me disse que poderia ser a mola gasta, mas teria que desmontar para olhar.
Minhas dúvidas:

1º Qual é o problema da dianteira da minha moto? Molas, óleo, folga etc...?
2º O que é recomendado fazer de revisão para a minha Km atual 24.000Km (só troco óleo, estico a corrente e lubrifico). Em volta da vela tem um pouco de manha de óleo e no cabeçote também (pequena mancha)
3º A moto fica com o farol extremamente forte somente com a chave ligada, mas a partida elétrica as vezes (1x)pega e outras (10x) não (a luz do neutro da uma piscada forte durante a tentativa) . Pode ser a bateria? Se sim, uma bateria por ano é normal? (sempre ligo a moto com o farol apagado)
4º Aconteceu hoje pela quarta vez (duas somente hoje) um barulho tipo arrastando lata de cerveja não sei se é da roda ou do motor, o que poderia ser? Com a moto ligada no cavalete acelerando não ouço barulho, mas em movimento (neutro) com a moto desligada sim. O barulho apareceu do nada e sumiu.

Alguém poderia me ajudar a resolver esse problema? Pretendo deixar a moto no sábado no oficina, mas gostaria de ter uma idéia do que possa estar ocorrendo.

Muito obrigado a todos!

Camilo
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 40
Localização : Praia Grande
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na parte frontal - Suspensão ou folga? Bateria e buzinha! Empty Re: Problema na parte frontal - Suspensão ou folga? Bateria e buzinha!

Mensagem  Familia Qui Mar 01, 2012 11:08 pm

Por items:
1º) Para saber exatamente do que se trata tem que desmontar a frente toda, pois assim da pra verificar mesa e rolamentos, na suspenção dianteira tem que verificar molas o oleo deve ser trocado, pois ja passou da hora.

2º) Pode ser junta estragada, ou ate mesmo folga dos parafusos, aproveita e abre a tampa do motor para verificar como estão as folgas dos comandos, em todo o caso se a junta estiver estragada troca por uma nova, use tambem junta liquida pois ajuda a vedar bem as partes.

3º) Quase 100% de ser bateria mesmo, uma bateria por ano? Pode ser normal sim, depende de como a bateria e exigida por voce, mais voce informa que desliga o farol para ligar a moto, então neste caso verifica a parte eletrica, voce mesmo pode fazer isso e so buscar por fios soltos ou desencapados que posam esta causando algum tipo de curto.

4º) Barulho de lata de cerveja foi bem especifico, nem sei como seria este barulho, mais para todos os casos o bom seria identificar o local exato ou aproximado, pois ai sim poderia ter uma melhor ideia, mais a dica que dou e verificar rolamentos das rodas pois dependendo de como eles estejam estragados podem emitir varios tipos de barulhos, desde um grilo a uma possivel lata de cerveja.

OBS: Sua moto ja tem 24000 como voce informa, e pelo que li, nunca foi feita uma revisao mais detalhada nela, ja esta na hora de fazer isso, parte da revisao voce mesmo poderá fazer, tem muito material que pode lhe ajudar aqui no forun, va em oficina mecanica que voce vai encontra muita coisa boa, segue o link: https://dafra.forumeiros.com/f71-oficina-mecanica
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na parte frontal - Suspensão ou folga? Bateria e buzinha! Empty Re: Problema na parte frontal - Suspensão ou folga? Bateria e buzinha!

Mensagem  Camilo Sex Mar 02, 2012 6:32 am

Familia, muito obrigado!

Vou seguir as suas orientações.

Apenas para conhecimento: Troquei o cabo original da embreagem com 23.000 (fios cortados) e aproveitei e troquei o do acelerador. Com 23.500 estourou o cabo do velocimentro e já foi substituido.

Valeu!

Camilo
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 40
Localização : Praia Grande
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na parte frontal - Suspensão ou folga? Bateria e buzinha! Empty Re: Problema na parte frontal - Suspensão ou folga? Bateria e buzinha!

Mensagem  Camilo Ter Mar 06, 2012 10:12 am

Levei a moto na oficina ontem e parte dos problemas foram resolvidos.

1º Bengala batendo no retorno - O mecânico disse poderia ter entrado ar. Desmontou as bengalas trocou o óleo. A suspensão ficou zerada!
2º Problema na Buzina - O mecânico ajustou o parafuso e a buzina ficou uma beleza, nunca escultei a minha buzina como hoje. (conforme encontrado aqui no fórum)
3º Bengala batendo quando afunda - Conforme eu suspeitava, realmente existia uma folga na parte frontal (semelhante a folga de garfo de bicicleta),aparentemente não existia nenhum problema na bengala. O mecânico apertou uma trava em seguida o parafuso grande que segura o garfo. A moto não bate mais nada porém ainda existe uma pequena folga. Apesar da folga (balanço quando freia (afunda)) acho que o garfo ficou um pouco apertado, pois estou com um pouco de dificuldade na hora de pilotar. (Preciso voltar lá para soltar um pouco) O rolamento pode ter estragado?
4º Barulho estranho - O mecânico disse que poderia estar com folga nas vávulas - Ajustou as válvulas porém o barulho não sumiu. Acredito que possa ser o rolamento ou pinça de freio ou o paralama raspando. No caso do paralama é um pouco estranho pois o barulho aparece depois de alguns km rodados e para. Hoje notei que o paralama não esta corretamente centralizado, soltei um pouco o parafuso de um dos lados para tentar acertar. Quando fui levar a minha esposa o barulho voltou e parou do nada. Depois que soltei o paralama fui trabalhar. Não fez o barulho até o momento.

Custo na manutenção (ajuste da foga das válvulas): R$30,00 + R$5,00 de caixinha - A bengala ficou como garantia da troca do retentor.

Valeu!

Camilo
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 40
Localização : Praia Grande
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na parte frontal - Suspensão ou folga? Bateria e buzinha! Empty Camilo...

Mensagem  Gabriel Nogueira Seg Abr 09, 2012 7:47 am

Minha speed também estava com o paralama descentralizado...

Resolvi o problema, tirando a roda dianteira e puxando o paralama no aperto dos parafusos...

Quanto ao barulho estranho, experimente colocar um calço DISCRETO, entre a bengala e o lado que está mais puxado do paralama... Uma dica: corte um pedaço de câmara de ar de bicicleta e encaixe entre aquela parte superior da bengala e o paralama...

Eu também apliquei uma fita na região do cabo de freio dianteiro, que fica raspando no paralama, pois com o tempo, esse raspa-raspa tira até tinta do paralama...

Espero ter sido útil...

Abraços!!!
Gabriel Nogueira
Gabriel Nogueira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 175
Idade : 35
Localização : São Vicente - SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na parte frontal - Suspensão ou folga? Bateria e buzinha! Empty Re: Problema na parte frontal - Suspensão ou folga? Bateria e buzinha!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos