FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eixo e bucha da 3 marcha

5 participantes

Ir para baixo

Eixo e bucha da 3 marcha Empty Eixo e bucha da 3 marcha

Mensagem  Ceifeiro Qui maio 31, 2012 2:12 pm

Galerinha, é o seguinte minha moto estrego a 3ª marcha as esngrenagen mastigo, como meu mecanico de confiança tem ex-funcionarios dele na Dafra ele foi atras e o pessoal dela falo que algumas motos realmente estao gastando as buchas do eixo, fazendo ele ter folga e estragar as engrenagens, fica a dica para quem for fazer revisao, dar uma checada nao custa nada.
Ceifeiro
Ceifeiro
Forista
Forista

Número de Mensagens : 141
Data de inscrição : 25/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Eixo e bucha da 3 marcha Empty Re: Eixo e bucha da 3 marcha

Mensagem  Cássio Fernandes Qui maio 31, 2012 2:22 pm

Mas pra ver o eixo do cambio não teriamos que abrir o motor?

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Eixo e bucha da 3 marcha Empty Re: Eixo e bucha da 3 marcha

Mensagem  Dan Floripa Qui maio 31, 2012 3:57 pm

Cássio Fernandes escreveu:Mas pra ver o eixo do cambio não teriamos que abrir o motor?

Abraços


Sim, tem que abrir o motor.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Eixo e bucha da 3 marcha Empty Re: Eixo e bucha da 3 marcha

Mensagem  nego Qui maio 31, 2012 5:09 pm

Olá boa noite, Ceifeiro o seu mecanico falou que esta havendo desgastes de eixos e buchas do cambio, então eu fui pesquisar e no conj. do cambio da kansas não visualizei bucha, assim como no cambio das cgs, o conj é composto por eixos, primário e secundário, engrenagens movidas e motoras, arruelas de encosto e aneis trava, buchas não. acredito ainda que estes desgastes resultam em não se usar a quantidade de óleo recomendada aqui e que a dafra erroneamente não assume.
José Luiz.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Eixo e bucha da 3 marcha Empty Re: Eixo e bucha da 3 marcha

Mensagem  Dan Floripa Qui maio 31, 2012 5:23 pm

nego escreveu:Olá boa noite, Ceifeiro o seu mecanico falou que esta havendo desgastes de eixos e buchas do cambio, então eu fui pesquisar e no conj. do cambio da kansas não visualizei bucha, assim como no cambio das cgs, o conj é composto por eixos, primário e secundário, engrenagens movidas e motoras, arruelas de encosto e aneis trava, buchas não. acredito ainda que estes desgastes resultam em não se usar a quantidade de óleo recomendada aqui e que a dafra erroneamente não assume.
José Luiz.

Tem buchas sim Nego nas engrenagens do eixo secundário da 1º e 2° marchas.

Abraço!

Dan.


Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Eixo e bucha da 3 marcha Empty Re: Eixo e bucha da 3 marcha

Mensagem  Dan Floripa Qui maio 31, 2012 5:36 pm


Para não restar dúvidas esse vídeo mostra a montagem de um câmbio:


Mas para gastar as buchas só havendo falta de lubrificação ou metal inadequado para esse fim.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Eixo e bucha da 3 marcha Empty Re: Eixo e bucha da 3 marcha

Mensagem  nego Qui maio 31, 2012 6:09 pm

Realmente existem as buchas, eu tinha me esquecido das ditas cujas, que são de aço e que eu me lembre nunca troquei uma dessas se quer, por isto eu peço deculpas pela falha e continuo acreditando que o problema é falta de bubrifc, um abraço e obrigado pela correção Dan.
José Luiz.



Ps; eu acho que tô ficando velho! Crying or Very sad drunken affraid cheers
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Eixo e bucha da 3 marcha Empty Re: Eixo e bucha da 3 marcha

Mensagem  Dan Floripa Qui maio 31, 2012 6:20 pm

nego escreveu:Realmente existem as buchas, eu tinha me esquecido das ditas cujas, que são de aço e que eu me lembre nunca troquei uma dessas se quer, por isto eu peço deculpas pela falha e continuo acreditando que o problema é falta de bubrifc, um abraço e obrigado pela correção Dan.
José Luiz.



Ps; eu acho que tô ficando velho! Crying or Very sad drunken affraid cheers



Velho nada!!, é que realmente é muito difícil de ver essa bucha se desgastar em motos relativamente novas, mas já isso acontecer lá na oficina do Edson, em uma CG quadrada 1987 (mas era uma moto que era muito judiada) a uns 3 anos, mas não me recordo de nenhum outro caso, já vi engrenagem quebrar dentes, desgastar os alojamentos de acoplagem das engrenagens, e algumas quebras por tranco.
Teria que analisar o eixo e a bucha para ver se não tem sinais de superaquecimento (azulado), o que indicaria falta de lubrificação, ou o metal das buchas é mole demais para essa função.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Eixo e bucha da 3 marcha Empty Re: Eixo e bucha da 3 marcha

Mensagem  Ceifeiro Qui maio 31, 2012 8:40 pm

segundo o que ele me falo as que estavam ou estao em garantia, eles trocavam na revisão (tipo recall, mas interno da Dafra, igual ao lance dos 2 furos no punho de partida) e o resto nego SE F@&* com a moto e torce pra nao se dar mal.


PS: Oleo motor OK, a cada 1500 totalmente sintetico 15w50 da Motul <<< gosto da marca, nada contra os demais.
Ceifeiro
Ceifeiro
Forista
Forista

Número de Mensagens : 141
Data de inscrição : 25/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Eixo e bucha da 3 marcha Empty Re: Eixo e bucha da 3 marcha

Mensagem  Cássio Fernandes Qui maio 31, 2012 9:13 pm

Ceifeiro escreveu:
PS: Oleo motor OK, a cada 1500 totalmente sintetico 15w50 da Motul <<< gosto da marca, nada contra os demais.
Use sempre óleo 20W50.

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Eixo e bucha da 3 marcha Empty Re: Eixo e bucha da 3 marcha

Mensagem  jeff Sex Jun 01, 2012 8:59 am

Ceifeiro escreveu:segundo o que ele me falo as que estavam ou estao em garantia, eles trocavam na revisão (tipo recall, mas interno da Dafra, igual ao lance dos 2 furos no punho de partida) e o resto nego SE F@&* com a moto e torce pra nao se dar mal.


PS: Oleo motor OK, a cada 1500 totalmente sintetico 15w50 da Motul <<< gosto da marca, nada contra os demais.

dafra, UMA EMPRESA NA QUAL VOCÊ PODE CONFIAR.... QUE FARÃO TUDO NA SURDINA PARA NÃO ASSUMIR SEUS ERROS.

Esse é outro caso para recall que a dafra empurra pra baixo do tapete.

É assim que você NÃO ganha a confiança do mercado.

Um abraço,

Jeff

PS: Nego, você não está ficando velho não, eu também ia dizer que não tem bucha lá dentro...

Humm... acho que isso não ajudou muito... farao
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Eixo e bucha da 3 marcha Empty Re: Eixo e bucha da 3 marcha

Mensagem  nego Sex Jun 01, 2012 12:40 pm

Olá Jeff, é nós não ficamos velhos é o tempo que leva nós a pensar isto,hehehe, cheers , Ceifeiro, a troca de óleo e a especificação e marca, você está procedendo certo e quanto a quantidade?, veja que já houve relatos de motor travando e cambios quebrando por uso de óleo na quantidade recomendada pela Dafra e que os membros do forum contestaram e por razões óbvias resolveram colocar uma quantidade maior e os motores tiveram uma sobrevida moior e mais suavidade no cambio, veja relatos de usuários que adotaram este método e tire suas conclusões, um abraço.
José Luiz.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Eixo e bucha da 3 marcha Empty Re: Eixo e bucha da 3 marcha

Mensagem  jeff Sex Jun 01, 2012 2:13 pm

Liga não, Nego, podemos por a culpa no excesso de informações ao longo da vida... hehehe

Só lembrando...

Há uns 3 anos, ainda antes de eu comprar minha moto, tivemos aqui o caso do Paulinho Alma.

Ele foi um dos primeiros a adotar a quantidade de 1,2 litro de óleo no motor, e mesmo assim o motor dele travou duas vezes. Era um dos caras que mais defendia a dafra e a kansas aqui neste espaço, e acabou abandonando decepcionado.

Eu insisto nisso, o mínimo de óleo é 1,2 litro, mas motores não devem trabalhar no nível mínimo. O certo é trabalhar da metade da vareta para cima, porque é normal consumir óleo, e se você já está no mínimo, o motor passará a trabalhar no sacrifício assim que o óleo der uma abaixadinha.

O nível ideal é 1,3 litro, que corresponde à metade da vareta. Rodando com 1,2 litro e usando a moto só para passeios curtos, você não notará diferença. Mas pegar a estrada para trajetos longos com apenas 1,2 litro pode fazer o motor trabalhar no sacrifício se você descuidar do nível.

Presumo que tenha sido isso que aconteceu com a moto do Paulinho, o óleo foi consumido pelo uso intenso diário em estradas e ele não atentou para o nível, de onde o motor travado.

O Ceifeiro poderá dizer como ele usa a moto dele, e qual a marca do óleo, e aí poderemos avaliar melhor se o principal suspeito é o material da bucha ou se continua sendo o pouco óleo no motor.

Só lembrando, a dafra afirma no manual que é 1 litro ou 900 ml, ou seja, menos que o mínimo. E não assume que está errado.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Eixo e bucha da 3 marcha Empty Re: Eixo e bucha da 3 marcha

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos