FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Talvez, adeus Kansas...

+2
Dan Floripa
Vicentão
6 participantes

Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  Vicentão Ter Fev 26, 2013 12:01 pm

Bom gente, venho aqui despejar minha decepção e indignação com a Forty Motos de Recife, mais precisamente no bairro de casa amarela. Como falei há mais de um mês atrás, adquiri uma Kansas, porém como a moto não tinha mais em estoque, concordei em aguardar um pouco até que a Olyvia chegasse.
Paguei a segunda (e última) parcela da mesma no dia 23/01, conversei com a proprietária, onde ela me pediu um pouco de paciência pois ainda iria faturar a moto e que a logística da Dafra é lenta, tendo que vir de balsa uma parte do percurso, que demora cerca de doze dias, blá blá blá...

Concordei com ela, acertamos os detalhes, etc. Pois bem, passaram mais de quinze dias, nada de resposta da CC, liguei para saber em que pé estava e nenhuma resposta. Ligamos e o vendedor, de nome Salles, me cozinhando em banho maria... Comentei várias vezes da dificuldade em ir ao trabalho, horário e demais empecilhos do dia a dia e ele sempre dizendo que a moto estava a caminho, até que hoje, dia 26/02, mais de um mês após o pagamento da motoca, a Iara, dona da loja, falou com minha esposa e disse que só faturaram a moto no último dia 22...

Aí é F%#@!!! Explodi na grande !!! PQP !! Se você não tem condição de vender um produto, ou está em falta, que seja, fale, conta a verdade ao consumidor, pois assim ele vai te respeitar !!! Caramba, mais de 30 dias e só agora é que vem me dizer que só faturaram agora ??? Tenha cunhão de titânio pra aguentar !! Saí disparando mesmo !!! Mentiram, enrolaram, tudo pô !!!!

Não sei como vou resolver a pendência, pedi o dinheiro de volta. Eles tem uma semana pra resolver tudo e me dar a grana, senão o tempo vai fechar !!

Valeu mesmo por me "escutarem".

Abraços a todos

Vicentão
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 61
Idade : 51
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  Dan Floripa Ter Fev 26, 2013 1:25 pm

Vicentão escreveu:Bom gente, venho aqui despejar minha decepção e indignação com a Forty Motos de Recife, mais precisamente no bairro de casa amarela. Como falei há mais de um mês atrás, adquiri uma Kansas, porém como a moto não tinha mais em estoque, concordei em aguardar um pouco até que a Olyvia chegasse.
Paguei a segunda (e última) parcela da mesma no dia 23/01, conversei com a proprietária, onde ela me pediu um pouco de paciência pois ainda iria faturar a moto e que a logística da Dafra é lenta, tendo que vir de balsa uma parte do percurso, que demora cerca de doze dias, blá blá blá...

Concordei com ela, acertamos os detalhes, etc. Pois bem, passaram mais de quinze dias, nada de resposta da CC, liguei para saber em que pé estava e nenhuma resposta. Ligamos e o vendedor, de nome Salles, me cozinhando em banho maria... Comentei várias vezes da dificuldade em ir ao trabalho, horário e demais empecilhos do dia a dia e ele sempre dizendo que a moto estava a caminho, até que hoje, dia 26/02, mais de um mês após o pagamento da motoca, a Iara, dona da loja, falou com minha esposa e disse que só faturaram a moto no último dia 22...

Aí é F%#@!!! Explodi na grande !!! PQP !! Se você não tem condição de vender um produto, ou está em falta, que seja, fale, conta a verdade ao consumidor, pois assim ele vai te respeitar !!! Caramba, mais de 30 dias e só agora é que vem me dizer que só faturaram agora ??? Tenha cunhão de titânio pra aguentar !! Saí disparando mesmo !!! Mentiram, enrolaram, tudo pô !!!!

Não sei como vou resolver a pendência, pedi o dinheiro de volta. Eles tem uma semana pra resolver tudo e me dar a grana, senão o tempo vai fechar !!

Valeu mesmo por me "escutarem".

Abraços a todos


Que chato Vicentão!

A Dafra continua pecando muito infelizmente e, acaba afastando cada vez mais os clientes das concessionárias Dafra.

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  Vicentão Ter Fev 26, 2013 2:35 pm

Nem fala meu caro, tô até agora com dor de cabeça.

Vicentão
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 61
Idade : 51
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  Cássio Fernandes Ter Fev 26, 2013 3:13 pm

A Dafra só vendia, agora nem isso... Bem, algumas empresas deveriam ser banidas do país.
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  Convidad Qua Fev 27, 2013 8:57 am

Opa,

Vicentão, tomei a liberdade e joguei sua postagem no facebook, é lamentável um comportamento desse naipe!

Boa sorte e que seu problema se resolva da melhor forma possível!


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  Dan Floripa Qua Fev 27, 2013 10:23 am

Cássio Fernandes escreveu:A Dafra só vendia, agora nem isso... Bem, algumas empresas deveriam ser banidas do país.


Concordo!!
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  wagner mota Qua Fev 27, 2013 11:49 am

Brother

sinceramento fico tão chateado quanto você pois imagino (e sinto) a decepção!

aconteceu situação semelhante comigo numa aquisição que fiz pela internet por uma televisão Sony 42 pol a tempos atrás.
o cara vendeu...ficou dias me enrolando..enrolando..dizia que estava a caminho e nunca chegava....até que consegui com que fizesse a devolução da grana.
fiquei sem a TV grande que queria na época e decepcionado.
é triste!

fosse você não aceitaria a moto....pegaria e grana de volta e partiria pra outra moto!
afinal..quando a coisa começa errado...

boa sorte!

abraços
Wagner
wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Idade : 60
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  alex.ilha Qua Fev 27, 2013 12:39 pm

É rapaz, realmente é horrível passar por uma situação dessas. Continuam fazendo uma boa venda e um péssimo pós-venda. No seu caso nem foi um pós direito, pois demorou mais de 30 dias para faturarem e vc nem a moto recebeu.

Lamentável esse pós-venda Dafra, mais uma vez!!!!
alex.ilha
alex.ilha
Forista
Forista

Número de Mensagens : 279
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro, RJ
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 25/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  jeff Qua Fev 27, 2013 4:28 pm

Poxa, Vicentão, que coisa decepcionante...

Mas foi para você que eu avisei que eles só botam as motos na linha de montagem a cada 3 ou 4 meses, não foi?

Detesto prever coisas ruins que acabam acontecendo.

Essa é mais uma das coisas que a gente vê e lamenta.

Tivessem te avisado, "podemos pegar seu pedido, mas a moto somente será entregue em 90 dias", você não estaria revoltado.

Mas enrolar, tapear, chamar os clientes de trouxas está se tornando uma especialidade do mercado brasileiro como um todo, e de algumas empresas em especial.

Mas não deixe que essa experiência ruim tire sua empolgação por motocicletas, nem pela kansas!

Seja otimista, há malas que vêm para bem.

Conhecendo os macetes que você viu aqui no fórum, uma kansas usada bem cuidada com pouca quilometragem pode ser um ótimo negócio.

Comprei Jezebel com 3350 km, e foi a melhor coisa que fiz na vida.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  Vicentão Qui Fev 28, 2013 6:03 pm

Bom, encontrei uma luz no fim do túnel. Uma CC de Natal-RN, a qual fiz um contato me retornou com uma Kansas, preta. O vendedor foi muito atencioso, presenteou-me com um capacete, conversou sobre a empresa e me passou uma série de detalhes. Já reservei e estou esperando a Forty Motos de Recife me ressarcir (espero até amanhã) para que eu conclua a transação. Eles irão me entregar a motoca em João Pessoa, 120 km de casa. Bom que eu já volto com ela montado !! Bom, como não sei como postar as fotos, fico devendo ou alguém me orienta !!

Abraços e vamos ver no que dá.

Vicentão
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 61
Idade : 51
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  alex.ilha Sex Mar 01, 2013 7:30 am

Vicentão escreveu:Bom, encontrei uma luz no fim do túnel. Uma CC de Natal-RN, a qual fiz um contato me retornou com uma Kansas, preta. O vendedor foi muito atencioso, presenteou-me com um capacete, conversou sobre a empresa e me passou uma série de detalhes. Já reservei e estou esperando a Forty Motos de Recife me ressarcir (espero até amanhã) para que eu conclua a transação. Eles irão me entregar a motoca em João Pessoa, 120 km de casa. Bom que eu já volto com ela montado !! Bom, como não sei como postar as fotos, fico devendo ou alguém me orienta !!

Abraços e vamos ver no que dá.

Que boa notícia, Vicentão!

Espero que dê tudo certo e que vc aproveite bastante sua Kansas preta!!!!!!
alex.ilha
alex.ilha
Forista
Forista

Número de Mensagens : 279
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro, RJ
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 25/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  Dan Floripa Sex Mar 01, 2013 8:03 am

Vicentão escreveu:Bom, encontrei uma luz no fim do túnel. Uma CC de Natal-RN, a qual fiz um contato me retornou com uma Kansas, preta. O vendedor foi muito atencioso, presenteou-me com um capacete, conversou sobre a empresa e me passou uma série de detalhes. Já reservei e estou esperando a Forty Motos de Recife me ressarcir (espero até amanhã) para que eu conclua a transação. Eles irão me entregar a motoca em João Pessoa, 120 km de casa. Bom que eu já volto com ela montado !! Bom, como não sei como postar as fotos, fico devendo ou alguém me orienta !!

Abraços e vamos ver no que dá.

Estamos torcendo para que dê certo!!

Um abraço e boa sorte!!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  Vicentão Sex Mar 01, 2013 10:48 am

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=534506576594787&set=pcb.534506776594767&type=1&theater

Taí as fotos da danada !!

Vicentão
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 61
Idade : 51
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  jeff Sex Mar 01, 2013 11:15 am

Ótimo, pelo menos essa aí está na concessionária!

Parabéns, Vicentão!

Um abraço,

Jeff
PS: Só por curiosidade, na hora da entrega da moto, pergunta para eles algumas coisas:

1) Como você faz para medir o nível de óleo da moto;

2) Quanto óleo vai no motor.

Eu já sei o que eles vão dizer, mas nunca me canso de ouvir, assim tenho oportunidade de alertar ainda mais pessoas que eventualmente venham a ler esta postagem.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  Vicentão Sex Mar 01, 2013 11:52 am

Jeff,

É eu pegar a moto e partir pra uma troca de óleo na hora!! 1,4 l conforme orientação sua. Depois ir na manha até amaciar.

Vicentão
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 61
Idade : 51
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  jeff Sex Mar 01, 2013 12:01 pm

Opa,

Muita gente pensa isso, que sou eu que falo para colocar 1,3 ou 1,4 litro de óleo, mas não é bem assim.

Para que fique bem claro para todo mundo:

A orientação não é minha, é do manual do proprietário.

Leia a página 40 do manual e faça o procedimento exatamente conforme descrito ali, e meça o nível com a moto fria, que você constatará por você mesmo a quantidade necessária para chegar até o nível de óleo recomendado.

Isso se não tiverem trocado a vareta medidora, como disseram para o Ministério Público que iam fazer.

Se por acaso tiverem trocado, e ela for diferente daquela que é mostrada no manual, me informe que entro com outra ação contra eles. Se bem que já se passou um ano e até agora o processo está parado, parece que o procurador ficou satisfeito com a resposta da dafra.

O que para mim é inimaginável.

E também não digo que é necessário trocar o óleo de imediato, basta apenas completar o nível com óleo igual ou compatível até chegar no nível recomendado.

Algumas concessionárias não usam a marca recomendada pelo fabricante, de repente você pode estar jogando fora um óleo bom sem necessidade.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  Vicentão Sex Mar 01, 2013 12:22 pm

jeff escreveu:Opa,

Muita gente pensa isso, que sou eu que falo para colocar 1,3 ou 1,4 litro de óleo, mas não é bem assim.

Para que fique bem claro para todo mundo:

A orientação não é minha, é do manual do proprietário.

Leia a página 40 do manual e faça o procedimento exatamente conforme descrito ali, e meça o nível com a moto fria, que você constatará por você mesmo a quantidade necessária para chegar até o nível de óleo recomendado.

Isso se não tiverem trocado a vareta medidora, como disseram para o Ministério Público que iam fazer.

Se por acaso tiverem trocado, e ela for diferente daquela que é mostrada no manual, me informe que entro com outra ação contra eles. Se bem que já se passou um ano e até agora o processo está parado, parece que o procurador ficou satisfeito com a resposta da dafra.

O que para mim é inimaginável.

E também não digo que é necessário trocar o óleo de imediato, basta apenas completar o nível com óleo igual ou compatível até chegar no nível recomendado.

Algumas concessionárias não usam a marca recomendada pelo fabricante, de repente você pode estar jogando fora um óleo bom sem necessidade.

Um abraço,

Jeff

Jóia, entendi. Vou levar um litro de yamalube ou da petrobras que tenho aqui no posto. Lá completo e venho na bichinha. Posso colocar podium ???

Vicentão
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 61
Idade : 51
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  jeff Sex Mar 01, 2013 12:33 pm

Se você misturar óleos, eles serão capazes de encrencarem com a garantia de seu motor.

Se você colocar mais óleo na concessionária, eles serão capazes de encrencarem com a garantia de seu motor, apesar de você estar fazendo o certo e eles o errado.

Mesmo porque provavelmente vão te entregar a moto com o motor quente (eles costumam sair com a moto para dar uma volta na quadra antes da entrega, faz parte da rotina de testes de entrega).

E com o motor quente, o óleo estará dilatado, dando a impressão de que a moto já está com muito óleo, então eles poderão dizer que é errado colocar mais óleo do que o recomendado, blablablá. Aliás, mexânicos e frentistas vivem dizendo isso.

A BR supra e a shell v-power dão o mesmo resultado que a gasolina podium e saem mais em conta. A ipiranga aditivada também vai bem.

O motor roda muito bem com a podium, mas ela só é vantajosa para motores de alta compressão ou turbinados.

Você nota uma diferença significativa entre gasolina comum e aditivada, mas muito pouca entre aditivada e podium.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  Vicentão Sex Mar 01, 2013 12:56 pm

jeff escreveu:Se você misturar óleos, eles serão capazes de encrencarem com a garantia de seu motor.

Se você colocar mais óleo na concessionária, eles serão capazes de encrencarem com a garantia de seu motor, apesar de você estar fazendo o certo e eles o errado.

Mesmo porque provavelmente vão te entregar a moto com o motor quente (eles costumam sair com a moto para dar uma volta na quadra antes da entrega, faz parte da rotina de testes de entrega).

E com o motor quente, o óleo estará dilatado, dando a impressão de que a moto já está com muito óleo, então eles poderão dizer que é errado colocar mais óleo do que o recomendado, blablablá. Aliás, mexânicos e frentistas vivem dizendo isso.

A BR supra e a shell v-power dão o mesmo resultado que a gasolina podium e saem mais em conta. A ipiranga aditivada também vai bem.

O motor roda muito bem com a podium, mas ela só é vantajosa para motores de alta compressão ou turbinados.

Você nota uma diferença significativa entre gasolina comum e aditivada, mas muito pouca entre aditivada e podium.

Um abraço,

Jeff

Bom, a moto vai ser entregue em uma loja de móveis (?!) em João Pessoa, pois a CC é de Natal-RN, esta empresa é do ramo de eletro, porém investe também em CCs, já tem oito delas, trabalham com a Dafra há 2 anos. Consegui o frete gratuito até JP, de lá pego a moto e vou até Recife. Acho que não vão esquentar a moto antes, já que não será em uma concessionária a entrega da moto, mas em outro segmento.

Então, não devo colocar outro óleo ? Dá pra seguir viagem de boa e só depois trocar ?? De gasolina comum pra podium deve ser uma ignorância né ??

Abraços

Vicentão
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 61
Idade : 51
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  jeff Sex Mar 01, 2013 1:19 pm

Aguenta sim, só não esqueça de completar o nível corretamente antes de pegar a estrada e na chegada depois que a moto tiver esfriado.

Você vai fazer as revisões na sua concessionária local, né?

Fique atento à primeira troca de óleo, ela é importantíssima porque elimina um monte de sujeira normal da produção.

Olha só o que aconteceu com o dono de uma next que não entendia nada de moto, falharam com ele na revisão (não trocaram o filtro) e ele abusou da moto sem amaciar corretamente o motor:

[youtube][/youtube]

Só lembrando, o filtro de óleo da kansas não é desse tipo, ele não precisa ser trocado, apenas limpo.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  Vicentão Sex Mar 01, 2013 1:37 pm

jeff escreveu:Aguenta sim, só não esqueça de completar o nível corretamente antes de pegar a estrada e na chegada depois que a moto tiver esfriado.

Você vai fazer as revisões na sua concessionária local, né?

Fique atento à primeira troca de óleo, ela é importantíssima porque elimina um monte de sujeira normal da produção.

Olha só o que aconteceu com o dono de uma next que não entendia nada de moto, falharam com ele na revisão (não trocaram o filtro) e ele abusou da moto sem amaciar corretamente o motor:

[youtube]<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/yAt28u-Wlcw?feature=player_embedded" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>[/youtube]

Só lembrando, o filtro de óleo da kansas não é desse tipo, ele não precisa ser trocado, apenas limpo.

Um abraço,

Jeff

Vou fazer em uma CC da região, menos a Forty... Bem, não entendo de motos também, problema, né ?? Vou levar um óleo de mesma especificação, lá eu ponho mais 400 ml, ao chegar em Recife, faço toda a troca. Melhor prevenir, que me arrepender.
Vou acompanhar o processo de limpeza e troca do óleo por lá. Nesse caso, ao fazer a troca por minha conta, devo pedir a limpeza do filtro ou é desnecessário ???

Abs

Vicentão
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 61
Idade : 51
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  jeff Sex Mar 01, 2013 2:34 pm

Essa troca que você fala será antes de rodar com a moto?

Não acho necessário trocar o óleo ou limpar o filtro antes de a moto chegar aos 1000 km, o que não pode é deixar de fazer isso na primeira revisão.

A limpeza do filtro é fundamental para remover as impurezas normais de fabricação, é um procedimento obrigatório da primeira revisão, mas que eventualmente pode ser negligenciado, como você viu no filme.

Atente que esse filtro é o filtro de tela facilmente acessível e removível no lado esquerdo do motor, não é o filtro centrífugo interno do lado direito.

Outra coisa:

Você não deve se preocupar com a quantidade, mas sim com o nível de óleo.

Por exemplo, você chega e coloca mais 400 ml de óleo no motor por conta própria, sem verificar o nível.

E se de repente nesse meio tempo a dafra percebeu a burrada que estava fazendo e a fábrica/concessionária já colocou a quantidade certa?

Se houve alguma mudança do procedimento interno da dafra, e ela não foi tornada pública, aí você estará colocando óleo em excesso e prejudicando o motor.

O certo é fazer exatamente o procedimento recomendado no manual do proprietário, nem mais, nem menos.

Mesmo porque, quando você estiver rodando com sua moto, terá de verificar o nível e repor a quantidade certa.

Dependendo da distância percorrida, de estar com ou sem garupa, da temperatura ambiente, do tipo de óleo, do ritmo mantido na estrada, o consumo de óleo irá variar e aí não é questão de colocar 100 ou 400 ml, é questão de completar até atingir o nível correto de óleo.

E para isso não adianta pensar em quantidades, você precisará conhecer o procedimento correto de medição do nível.

É igual nos carros, a diferença é que nos carros o nível pode abaixar 0,5 litro em 3,5 litros, que não dá problema algum (isso equivale a uma redução de 14%).

Nas nossas motos, 0,2 litro em 1,4 litro (o nível máximo correto) representa os mesmos 14%.

Agora imagina o estrago quando a moto já sai da concessionária com 1 litro (ou seja, ela sai de fábrica e das revisões com 71% do que deveria) e o óleo abaixa mais 0,2 litro.

Isso dá 0,8 / 1,4 = 57%, ou seja, o óleo está 43% abaixo do que deveria.

Assim não tem motor que aguente.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  alex.ilha Sex Mar 01, 2013 2:38 pm

jeff escreveu:Essa troca que você fala será antes de rodar com a moto?

Não acho necessário trocar o óleo ou limpar o filtro antes de a moto chegar aos 1000 km, o que não pode é deixar de fazer isso na primeira revisão.

A limpeza do filtro é fundamental para remover as impurezas normais de fabricação, é um procedimento obrigatório da primeira revisão, mas que eventualmente pode ser negligenciado, como você viu no filme.

Atente que esse filtro é o filtro de tela facilmente acessível e removível no lado esquerdo do motor, não é o filtro centrífugo interno do lado direito.

Outra coisa:

Você não deve se preocupar com a quantidade, mas sim com o nível de óleo.

Por exemplo, você chega e coloca mais 400 ml de óleo no motor por conta própria, sem verificar o nível.

E se de repente nesse meio tempo a dafra percebeu a burrada que estava fazendo e a fábrica/concessionária já colocou a quantidade certa?

Se houve alguma mudança do procedimento interno da dafra, e ela não foi tornada pública, aí você estará colocando óleo em excesso e prejudicando o motor.

O certo é fazer exatamente o procedimento recomendado no manual do proprietário, nem mais, nem menos.

Mesmo porque, quando você estiver rodando com sua moto, terá de verificar o nível e repor a quantidade certa.

Dependendo da distância percorrida, de estar com ou sem garupa, da temperatura ambiente, do tipo de óleo, do ritmo mantido na estrada, o consumo de óleo irá variar e aí não é questão de colocar 100 ou 400 ml, é questão de completar até atingir o nível correto de óleo.

E para isso não adianta pensar em quantidades, você precisará conhecer o procedimento correto de medição do nível.

É igual nos carros, a diferença é que nos carros o nível pode abaixar 0,5 litro em 3,5 litros, que não dá problema algum (isso equivale a uma redução de 14%).

Nas nossas motos, 0,2 litro em 1,4 litro (o nível máximo correto) representa os mesmos 14%.

Agora imagina o estrago quando a moto já sai da concessionária com 1 litro (ou seja, ela sai de fábrica e das revisões com 71% do que deveria) e o óleo abaixa mais 0,2 litro.

Isso dá 0,8 / 1,4 = 57%, ou seja, o óleo está 43% abaixo do que deveria.

Assim não tem motor que aguente.

Um abraço,

Jeff

Jeff,

Aproveitando o assunto, eu não conheço bem, mas como q se verifica o óleo pelo marcador lateral do motor? É normal quando ligamos a moto aquele nível baixar ou até mesmo sumir?
alex.ilha
alex.ilha
Forista
Forista

Número de Mensagens : 279
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro, RJ
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 25/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  jeff Sex Mar 01, 2013 2:50 pm

Perfeitamente normal, significa que sua bomba de óleo está funcionando bem.

O procedimento de medição pela vareta ou pelo visor apresenta resultados iguais, o visor tem duas marcas, H (alto) e L (baixo), correspondentes às marcações de nível máximo e mínimo da vareta.

Fazendo o procedimento exatamente de acordo com o manual, olhar o visor é até mais prático.

Mas nem o pessoal da dafra sabe disso, tanto é que o manual não fala nada sobre o visor, e quem perguntou recebeu respostas incorretas.

Com a moto desligada nivelada no cavalete central, aquele visor tem que estar sempre cheio, nunca pode aparecer bolha. Se chegar a aparecer a mínima bolha, seu motor estará com menos óleo do que o suficiente para o bom funcionamento.

Com o motor ligado em marcha lenta, o nível de óleo tem que sumir ou ficar muito baixo, não pode passar da marca L (baixo).

Se passar, é sintoma de bomba de óleo desgastada, melhor trocar antes que o motor se danifique.

Cara, vou voltar a trabalhar, se tiver mais algum dúvida vou deixar para responder só à noite.

Se eu continuar respondendo tantas perguntas, é capaz de a dafra querer me contratar, não quero isso não... hahahaha

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  alex.ilha Sex Mar 01, 2013 3:06 pm

jeff escreveu:Perfeitamente normal, significa que sua bomba de óleo está funcionando bem.

O procedimento de medição pela vareta ou pelo visor apresenta resultados iguais, o visor tem duas marcas, H (alto) e L (baixo), correspondentes às marcações de nível máximo e mínimo da vareta.

Fazendo o procedimento exatamente de acordo com o manual, olhar o visor é até mais prático.

Mas nem o pessoal da dafra sabe disso, tanto é que o manual não fala nada sobre o visor, e quem perguntou recebeu respostas incorretas.

Com a moto desligada nivelada no cavalete central, aquele visor tem que estar sempre cheio, nunca pode aparecer bolha. Se chegar a aparecer a mínima bolha, seu motor estará com menos óleo do que o suficiente para o bom funcionamento.

Com o motor ligado em marcha lenta, o nível de óleo tem que sumir ou ficar muito baixo, não pode passar da marca L (baixo).

Se passar, é sintoma de bomba de óleo desgastada, melhor trocar antes que o motor se danifique.

Cara, vou voltar a trabalhar, se tiver mais algum dúvida vou deixar para responder só à noite.

Se eu continuar respondendo tantas perguntas, é capaz de a dafra querer me contratar, não quero isso não... hahahaha

Um abraço,

Jeff

Valeu Jeff, fiquei aliviado, pois sempre ao ligar a moto via o nível de óleo sumir do visor, rsrs. Pelo menos está com o nível ótimo ainda. Se bem q já está na hora da troca. Segunda ou terça vou trocar o óleo, pois vai completar os 1500 KM desde a ultima vez.

Abraço!!!!
alex.ilha
alex.ilha
Forista
Forista

Número de Mensagens : 279
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro, RJ
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 25/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Talvez, adeus Kansas... Empty Re: Talvez, adeus Kansas...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos