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Borra preta no escapamento.

4 participantes

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Borra preta no escapamento. Empty Borra preta no escapamento.

Mensagem  Branco Melo Ter Abr 22, 2014 12:20 pm

Salve.
Pessoal ontem quando estava limpando minha moto, notei que havia uma especie de borra ou pó preto no escapamento. Com alguma experiencia sei que em motos da Honda de motores com baixa cilindrada isso é um mau sinal, pois quando isso acontece significa que o oleo lubrificante esta queimando na combustão, significa tambem que o problema são nos aneil do pistão. Sei tambem que o oleo baixa rapido tambem e a moto começa a fumaçar. Porem isso não esta acontecendo com minha moto. Não notei nenhuma fumaça e hoje medi o oleo e esta tudo normal, sem baixa mesmo depois de 1200km rodados.
Nota: A moto esta com 2182km, sendo que fiz a 1ª troca do oleo com 1000km e usei o oleo Petronas Sytium 10w-40 como recomenda o manual.
Então eis a minha duvida, e pergunta: A moto de voces tambem acontece isso? Essa borra ou pó é normal para motores maiores? Será o tipo de oleo que estou usando?
Ao que entende da coisa, agradeço o esclarecimento.
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Borra preta no escapamento. Empty Re: Borra preta no escapamento.

Mensagem  martt Ter Abr 22, 2014 3:05 pm

Em qual parte do escapamento?! Na ponta, na parte preta da saída???
Não percebi isso na minha ainda não,,,

Valew

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Mensagem  Branco Melo Ter Abr 22, 2014 6:28 pm

martt escreveu:Em qual parte do escapamento?! Na ponta, na parte preta da saída???
Não percebi isso na minha ainda não,,,

Valew
Na ponta e no meio, pois desparafusei a parte cromada do cano duplo para tirar o amortecedor, e percebi que lá tambem esta com a borra.
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Mensagem  YgorP Qua Abr 23, 2014 9:19 am

Branco Melo não sei se é exclusividade da Horizon, mas tem de ver a quantidade toda moto nova independente de marca queima óleo, a minha está com quase 9500km percebi um pequeno acumulo no começo hoje a ponta de saida (parte interna) esta toda preta de fuligem a minha tambem não sai fumaça e nem abaixa o óleo.
 
Acho que o problema não é nem a marca do óleo e sim o problema dele ser multi viscoso 10w40, quando a moto está esquentando ele está mais fino e passa pela vedação e queima um pouco (mas queimando ele protege o motor mesmo que por excesso de lubrificação) e com o tempo vai acumulando agora se o acumulo estiver muito rápido tem de se verificar, a parte externa entre o orificio de saida de gases e a parte cromada na minha está marrom de sujeira que acumula e não de fumaça ou óleo.

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Mensagem  Branco Melo Qui Abr 24, 2014 7:44 pm

YgorP escreveu:Branco Melo não sei se é exclusividade da Horizon, mas tem de ver a quantidade toda moto nova independente de marca queima óleo, a minha está com quase 9500km percebi um pequeno acumulo no começo hoje a ponta de saida (parte interna) esta toda preta de fuligem a minha tambem não sai fumaça e nem abaixa o óleo.
 
Acho que o problema não é nem a marca do óleo e sim o problema dele ser multi viscoso 10w40, quando a moto está esquentando ele está mais fino e passa pela vedação e queima um pouco (mas queimando ele protege o motor mesmo que por excesso de lubrificação) e com o tempo vai acumulando agora se o acumulo estiver muito rápido tem de se verificar, a parte externa entre o orificio de saida de gases e a parte cromada na minha está marrom de sujeira que acumula e não de fumaça ou óleo.
Ygor, valeu pela ajuda. Hoje estive na cc da Dafra onde comprei a moto e conversei com o mecanico e falei pra ele sobre a minha preocupação. E ele me tranquilizou dizendo que é normal, e que essas motos que tem injeção eletronica fazem isso a dele tambem é assim. Aproveitando que estou aqui quero tentar pelo menos amenizar a má impressão que muitos tem da cc Dafra no pos venda. Estive la ontem e hoje e fui bem recebido e tratado pelos atendentes e mecanicos da loja SP Motos. A cc autorizada da Dafra em São Luis-MA. Quando comprei a minha moto la a gerente me autorizou a fazer a revisão de 1000k com um mecanico que eu confiasse e depois era só levar o manual para carimbar lá quando eu fosse em São Luis, a visto que moro em outra cidade ha 250k de distancia. Estava meio desconfiado, confeço, porem quando cheguei lá ontem correu tudo normal. O manual foi carimbado e a garantia continua valenndo. A proveitei e comprei o oleo e o filtro para a proxima revisão.
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Mensagem  Dan Floripa Sex Abr 25, 2014 3:00 pm

Branco Melo escreveu:Salve.
Pessoal ontem quando estava limpando minha moto, notei que havia uma especie de borra ou pó preto no escapamento. Com alguma experiencia sei que em motos da Honda de motores com baixa cilindrada isso é um mau sinal, pois quando isso acontece significa que o oleo lubrificante esta queimando na combustão, significa tambem que o problema são nos aneil do pistão. Sei tambem que o oleo baixa rapido tambem e a moto começa a fumaçar. Porem isso não esta acontecendo com minha moto. Não notei nenhuma fumaça e hoje medi o oleo e esta tudo normal, sem baixa mesmo depois de 1200km rodados.
Nota: A moto esta com 2182km, sendo que fiz a 1ª troca do oleo com 1000km e usei o oleo Petronas Sytium 10w-40 como recomenda o manual.
Então eis a minha duvida, e pergunta: A moto de voces tambem acontece isso? Essa borra ou pó é normal para motores maiores? Será o tipo de oleo que estou usando?
Ao que entende da coisa, agradeço o esclarecimento.

Olá Branco Melo!

Hoje em dia temos que olhar atentamente para ver se é borra (resíduo de óleo queimado) ou se é carvão (resíduo da queima de gasolina) misturado com água (resultante da queina do combustível, já que 1/4 do que se compra como gasolina, é álcool).
É normal ter fuligem no escapamento (pó preto).
Quanto ao motor queimar óleo é normal, e quando passa do normal, podem ser muitas coisas nem sempre graves ou caras (anéis como você citou, retentor de válvulas, junta do cabeçote queimada/danificada, anéis com ranhuras alinhadas, cilindro danificado, etc...).

Um abraço!

Dan.
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Mensagem  Branco Melo Sáb Abr 26, 2014 5:59 pm

Dan Floripa escreveu:
Branco Melo escreveu:Salve.
Pessoal ontem quando estava limpando minha moto, notei que havia uma especie de borra ou pó preto no escapamento. Com alguma experiencia sei que em motos da Honda de motores com baixa cilindrada isso é um mau sinal, pois quando isso acontece significa que o oleo lubrificante esta queimando na combustão, significa tambem que o problema são nos aneil do pistão. Sei tambem que o oleo baixa rapido tambem e a moto começa a fumaçar. Porem isso não esta acontecendo com minha moto. Não notei nenhuma fumaça e hoje medi o oleo e esta tudo normal, sem baixa mesmo depois de 1200km rodados.
Nota: A moto esta com 2182km, sendo que fiz a 1ª troca do oleo com 1000km e usei o oleo Petronas Sytium 10w-40 como recomenda o manual.
Então eis a minha duvida, e pergunta: A moto de voces tambem acontece isso? Essa borra ou pó é normal para motores maiores? Será o tipo de oleo que estou usando?
Ao que entende da coisa, agradeço o esclarecimento.

Olá Branco Melo!

Hoje em dia temos que olhar atentamente para ver se é borra (resíduo de óleo queimado) ou se é carvão (resíduo da queima de gasolina) misturado com água  (resultante da queina do combustível, já que 1/4 do que se compra como gasolina, é álcool).
É normal ter fuligem no escapamento (pó preto).
Quanto ao motor queimar óleo é normal, e quando passa do normal, podem ser muitas coisas nem sempre graves ou caras (anéis como você citou, retentor de válvulas, junta do cabeçote queimada/danificada, anéis com ranhuras alinhadas, cilindro danificado, etc...).

Um abraço!

Dan.
Agora a tarde, fui lavar a moto e depois medi o oleo e tomei até um susto, estava abaixo do meio do nivel medidor. Eu completei cerca de 300 a 400ml, acham isso normal para quem ja rodou 1750kl? Digo, não é uma baixa muito expressiva? Ou esta dentro dos parametros de tolerancia?
Branco Melo
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Mensagem  Dan Floripa Dom Abr 27, 2014 11:46 am

Branco Melo escreveu:
Dan Floripa escreveu:
Branco Melo escreveu:Salve.
Pessoal ontem quando estava limpando minha moto, notei que havia uma especie de borra ou pó preto no escapamento. Com alguma experiencia sei que em motos da Honda de motores com baixa cilindrada isso é um mau sinal, pois quando isso acontece significa que o oleo lubrificante esta queimando na combustão, significa tambem que o problema são nos aneil do pistão. Sei tambem que o oleo baixa rapido tambem e a moto começa a fumaçar. Porem isso não esta acontecendo com minha moto. Não notei nenhuma fumaça e hoje medi o oleo e esta tudo normal, sem baixa mesmo depois de 1200km rodados.
Nota: A moto esta com 2182km, sendo que fiz a 1ª troca do oleo com 1000km e usei o oleo Petronas Sytium 10w-40 como recomenda o manual.
Então eis a minha duvida, e pergunta: A moto de voces tambem acontece isso? Essa borra ou pó é normal para motores maiores? Será o tipo de oleo que estou usando?
Ao que entende da coisa, agradeço o esclarecimento.

Olá Branco Melo!

Hoje em dia temos que olhar atentamente para ver se é borra (resíduo de óleo queimado) ou se é carvão (resíduo da queima de gasolina) misturado com água  (resultante da queina do combustível, já que 1/4 do que se compra como gasolina, é álcool).
É normal ter fuligem no escapamento (pó preto).
Quanto ao motor queimar óleo é normal, e quando passa do normal, podem ser muitas coisas nem sempre graves ou caras (anéis como você citou, retentor de válvulas, junta do cabeçote queimada/danificada, anéis com ranhuras alinhadas, cilindro danificado, etc...).

Um abraço!

Dan.
Agora a tarde, fui lavar a moto  e depois medi o oleo e tomei até um susto, estava abaixo do meio do nivel medidor. Eu completei cerca de 300 a 400ml, acham isso normal para quem ja rodou 1750kl? Digo, não é uma baixa muito expressiva? Ou esta dentro dos parametros de tolerancia?


Isso depende muito de alguns fatores, Temperatura de trabalho, temperatura ambiente, tipo de óleo.
Motor novo, tende consumir um pouco mais de óleo, devido ao brunimento do cilindro. Veja no manual do proprietário, se fala sobre o consumo de óleo. (no manual do motores FIAT que é um dos mais realistas quanto ao consumo de óleo, vem que o motor pode consumir até um litro a cada mil quilômetros rodados).

Um abraço!

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Mensagem  Branco Melo Dom Abr 27, 2014 3:30 pm

Dan, La não especifica quanto a quantidade de oleo a ser consumido. Só fala que deve-se varificar o nivel de oleo a cada 1000 km, e que deve ser completado se preciso for, ou seja, ja alerta quanto ao consumo de oleo, mas não faz referencia alguma quanto a quantia. Estou pensando em ligar amanhã para cc e pedir para falar com o mecanico deles para saber sobre isso.
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