FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA]COMO SABER SE A EMBREAGEM ESTA BEM REGULADA?

+2
jeff
scssba
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

[DÚVIDA]COMO SABER SE A EMBREAGEM ESTA BEM REGULADA? - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA]COMO SABER SE A EMBREAGEM ESTA BEM REGULADA?

Mensagem  nego Sáb Out 11, 2008 11:31 am

E aí grande Jeff, só uma parte se me permite; com cambio sequencial rotativo da super 100, não há o perigo de voce passar direto , com a moto em movimento ela só aceita acoplar com a roda parada, ok um abraço.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA]COMO SABER SE A EMBREAGEM ESTA BEM REGULADA? - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA]COMO SABER SE A EMBREAGEM ESTA BEM REGULADA?

Mensagem  jeff Sáb Out 11, 2008 1:36 pm

nego escreveu:E aí grande Jeff, só uma parte se me permite; com cambio sequencial rotativo da super 100, não há o perigo de voce passar direto , com a moto em movimento ela só aceita acoplar com a roda parada, ok um abraço.
Nego,

Super100 é contigo. Desconheço o funcionamento do câmbio dela.

Aproveitando, a edição da Duas Rodas deste mês tem uma Fazer 250 toda desmontada. Excelente oportunidade para ver essas peças em detalhes.

E para nós, Nego, 34 capas de edições significativas da revista. Tem o lançamento da CG, da CB400... Bons tempos aqueles, não tinha celular, internet, videocassete... vixi, esse durou pouco...

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA]COMO SABER SE A EMBREAGEM ESTA BEM REGULADA? - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA]COMO SABER SE A EMBREAGEM ESTA BEM REGULADA?

Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Out 11, 2008 4:32 pm

Boa tarde... Olha o pentelho ai de novo! hehehe

Bom, então temos:

Câmbio normal: Primeira para baixo e o resto pra cima, depois reduz para baixo e ponto neutro pra cima.
Tipo: N, 1ª (baixo), 2ª, 3ª, 4ª (cima)... 4ª, 3ª, 2ª (baixo), 1ª, N (cima)

Câmbio Sequencial: Tudo para baixo e reduz tudo para cima, sendo que na quarta e nao passa para neutro, como no neutro trava e nao passa para quarta.
Tipo: N, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª - 4ª, 3ª, 2ª, 1ª, N

Câmbio Sequencial Rotativo: Tudo para baixo e reduz tudo para cima, sendo que há possibilidade de passar da quarta para a neutra diretamente, assim como da neutra pode-se engatar a quarta diretamente.
Tipo: N, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª - N


nego escreveu:
E aí grande Jeff, só uma parte se me permite; com cambio sequencial rotativo da super 100, não há o perigo de voce passar direto , com a moto em movimento ela só aceita acoplar com a roda parada, ok um abraço.
Neste caso, eu tenho uma Sundown Hunter 100cc, e vou testar para ver se isso confere, claro que atento para não soltar a embragem, pois o tombo será chato né... Mas eu sei que da 4ª andando passa para N, só não sei se daí passa para 1ª (pois nunca testei), mas parada dá sim para girar tudas as marchas num mesmo sentido (todas para baixo ou todas para cima).

Só explicando, da 4ª passa para a N andando (com as rodas girando) e usando embreagem, não sei se passa direto (por erro) sem o uso da embreagem. Mas as outras marchas passam sem usar embreagem (por erro, digamos), pois já aconteceu comigo no início de passar tipo, de uma 2ª para uma 3ª sem usar a embreagem (esquecimento).


Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA]COMO SABER SE A EMBREAGEM ESTA BEM REGULADA? - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA]COMO SABER SE A EMBREAGEM ESTA BEM REGULADA?

Mensagem  jeff Sáb Out 11, 2008 5:49 pm

Tá, entendi.

Esse negócio da 1a para baixo e o resto para cima é uma das formas construtivas, mas é tudo câmbio sequencial. É o mesmo esquema de tambor e ranhuras de guia, só que o ponto da 1a marcha na ranhura é diferente. Desconheço o motivo dessa forma construtiva, mas a construção do câmbio em si é basicamente a mesma.

E como você comprovou, no câmbio das motos é mais fácil trocar de marchas sem embreagem do que no câmbio sincronizado dos carros. Mas não é recomendável abandonar o uso da embreagem, ocorre o desgaste de componentes mais caros que a embreagem.

E cuidado com esse teste que pretende fazer, uma travada do câmbio pode até rachar a carcaça do motor.

Inté,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA]COMO SABER SE A EMBREAGEM ESTA BEM REGULADA? - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA]COMO SABER SE A EMBREAGEM ESTA BEM REGULADA?

Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Out 11, 2008 6:50 pm

jeff escreveu:Tá, entendi.

Esse negócio da 1a para baixo e o resto para cima é uma das formas construtivas, mas é tudo câmbio sequencial. É o mesmo esquema de tambor e ranhuras de guia, só que o ponto da 1a marcha na ranhura é diferente. Desconheço o motivo dessa forma construtiva, mas a construção do câmbio em si é basicamente a mesma.

E como você comprovou, no câmbio das motos é mais fácil trocar de marchas sem embreagem do que no câmbio sincronizado dos carros. Mas não é recomendável abandonar o uso da embreagem, ocorre o desgaste de componentes mais caros que a embreagem.

E cuidado com esse teste que pretende fazer, uma travada do câmbio pode até rachar a carcaça do motor.

Inté,

Jeff
Já testei e realmente, conforme Nego disse, com a roda em movimento não tem como engrenar as marchas após a 4ª sem ser reduzindo... Você aperta o câmbio o marcador de marcha apaga e quando solta o pé do câmbio ele reacende na 4ª marcha... E o tal tranquinho do engreno da marcha, só acontece ao engrenar a primeira marcha, nas demais marchas não se senti nada.

O teste foi o seguinte, trepei na moto e dei um embalo de 1ª marcha, e enquanto estava no embalo fui trocando as marchas até chegar na 4ª e tentei passar desta para Neutro ou 1ª de novo, só que não deu (conforme informei acima) e então tive que reduzir.

Agora, com a roda em movimento, estando na 4ª marcha você não consegue passar para N ou 1ª sem ser reduzindo, mas você consegue reduzir da 1ª para 4ª mesmo com a roda em movimento.
Tipo: N, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, N ou 1ª não dá, você tem que reduzir.
Tipo: N, 1ª, N, 4ª já dá, só que a moto morre (dããããã)


Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA]COMO SABER SE A EMBREAGEM ESTA BEM REGULADA? - Página 2 Empty Re: [DÚVIDA]COMO SABER SE A EMBREAGEM ESTA BEM REGULADA?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos