FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Roda dianteira...

5 participantes

Ir para baixo

Roda dianteira... Empty Roda dianteira...

Mensagem  Beto Pesca Ter Set 30, 2008 9:56 am

Oi amigos estou com uma duvida e por isso posto esse topico sobre a roda dianteira me digam por favor, coloquei a moto no cavalete e suspendi a dianteira rodando o pneu percebi que ele corre amarrado, isso é normal por causa do freio a disco ou ela tem que correr livre?

Abraço a todos!
Beto Pesca
Beto Pesca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Recife
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Roda dianteira... Empty Re: Roda dianteira...

Mensagem  marcelo_rsb Ter Set 30, 2008 10:06 pm

Talvez seja questão de soltar o eixo um pouco e colocar em uma posição que agarre menos(seria um micro ajuste), um atrito mínimo é esperado de um freio a disco, porém coisa bem pequena, nada tão forte que a roda nem dê uma volta com um impulso moderado...
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Roda dianteira... Empty Roda traseira

Mensagem  firefox Ter Nov 17, 2009 8:46 pm

Galera tenho percebido q apos rodar poucos kms, tipo uns 80, a roda traseira fica muiiito quente, sei q tem a ver com o freio, mas a pergunta: isso é normal? c for pode prejudicar a roda? gostaria de saber tb c é possivel adaptar um freio a disco traseiro?
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Roda dianteira... Empty Re: Roda dianteira...

Mensagem  Fuzzy Logic Ter Nov 17, 2009 11:09 pm

Firefox escreveu:Galera tenho percebido q apos rodar poucos kms, tipo uns 80, a roda traseira fica muiiito quente, sei q tem a ver com o freio, mas a pergunta: isso é normal? c for pode prejudicar a roda? gostaria de saber tb c é possivel adaptar um freio a disco traseiro?
Boa coisa não é, seu freio pode travar por causa disto e até a roda partir, agora tem que ver se este muito quente é muito quente quanto... Agora, a pergunta pode ser idiota mas tem que ser feita: Você já conferiu se seu freio traseiro não está muito justo e com seu peso, e o movimento da balança, seu freio não está ficando puxado o suficiente para as lonas rasparem?... Só acontece contigo sozinho, ou com garupa a coisa fica pior? Com garupa fica mais quente ainda?... Uma coisa é simples, basta você afrouxar o freio (a ponto de praticamente ficar sem freio) e ver se esquenta, se não esquentar é realmente má regulagem, regula isso direito e seja feliz!

Abraços!


Última edição por Fuzzy Logic em Qua Nov 18, 2009 7:19 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Roda dianteira... Empty Re: Roda dianteira...

Mensagem  jeff Qua Nov 18, 2009 2:43 pm

O sintoma é de contato das sapatas com o tambor do freio.

Existem três causas possíveis relacionadas ao freio, pela ordem de probabilidade:

1) Essa que o Fuzzy apontou: O pedal do freio está muito alto, então as lonas ficam em atrito com o tambor do freio traseiro. Isso é fácil de acontecer porque você regula a vareta sem ninguém em cima da moto, e na hora que senta o freio começa a pegar.

2) Você pilota com o pé apoiado no pedal do freio, sem perceber. É sério, muita gente faz isso por costume. Se a regulagem estiver justa, vai causar o aquecimento. E quanto mais esquentar, mais preso vai ficar.

3) Pode ter havido um problema de fixação das sapatas dentro do tambor do freio. Se não for nenhuma das duas acima, mande desmontar a roda traseira e inspecione. E aproveite para ver aquela questão da bucha do braço do freio traseiro.

A quarta possibilidade seria um problema de travamento de um dos rolamentos da roda. Mas nesse caso o sintoma mais provável seria o giro ruidoso e áspero da roda.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Roda dianteira... Empty Re: Roda dianteira...

Mensagem  firefox Qua Nov 18, 2009 7:46 pm

OOO galera valeu mi ajudou e muito, minha pretinha ta no mecanico agora, nesse momento deve ta toda pelada!!!mas amanha vo pegar ela, e vai ta justinha!! incrivel como pegamos zelo pelos nosso veiculo srrsrrsr
Vo usar o freio bem baixo, ai caso eu deixe o pé no freio sem perceber não vai afetar tanto, vo fazer esse teste....
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Roda dianteira... Empty Re: Roda dianteira...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos