FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

+11
mais um cara
rsilva223
fpinto
thiago
rmneto
mcaccia
Vinicius Araujo
Prado
Marcelo Soares Calçada
m_m_almeida
HEITOR CARVALHO
15 participantes

Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  HEITOR CARVALHO Sex Out 03, 2008 8:04 am

Olá para Todos,

Quero dizer que continuo achando que fiz um BOM NEGÓCIO!!! Very Happy Sabendo respeitar o "conceito" da scooter, sem querer pilotar como se motocicleta fosse, qualquer um pode compartilhar esta sensação!!! Nunca mais tive problemas com a bateria, nem peça nenhuma. Volto a afirmar... comparando SCOOTER COM SCOOTER, a LASER não deixa nada a desejar em relação a outras marcas. Sou uma pessoa extremamente crítica e com certeza se tiver alguma coisa para criticar (motor, peças, revisão, atendimento, serviços em geral) eu criticarei. Esta história de ficar falando de forma pejorativa "china", "chinesinha" não leva a lugar algum... a China hoje é uma das maiores economias do mundo e tem a maior taxa de crescimento do Planeta!!! Pq a taxa de crescimento da China é tão alta??? Nos dias atuais 99,99% de todos os bens duráveis vendidos no mundo são fabricados lá ou nos chamados "tigres asiáticos" (coréia, taiwan entre outros). Verifiquem seus produtos eletrônicos... celular, MP3, DVD, Computador, Notebook, iPod... garanto que não estará escrito "Made in USA", "Made in UK", "Made in France" ou outros... As marcas podem ser Americanas, Inglesas, Francesas, Finlandesas ou de outro país de 1º mundo, mas a fabricação é asiática. Afinal, por ter uma popução tão grande a Ásia (principalmente) a China tem a mão de obra mais barata do mundo. Existem muitas empresas no 1º mundo, que em seus países de origem só tem as sedes (administrativa, comercial, contábil e etc...) a área de fabricação fica inteiramente nestes países asiáticos. Então quem não quer comprar pruduto "chinesinho", terá que voltar a idade da pedra...
HEITOR CARVALHO
HEITOR CARVALHO
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 52
Idade : 56
Localização : Méier - RJ
Data de inscrição : 14/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  m_m_almeida Sex Out 03, 2008 11:05 am

Olá Heitor.

Eu tambens estou bem satisfeito com a minha Laser!!! Os probleminhas que eu tive com a minha, foi de vacilos dos mecanicos como guidão solto, manete solto, essas besteiras!!!

No inicio eu estava com um pé atras em relação a Dafra, mas agora eu to bem confiante!!!

Abraços.
m_m_almeida
m_m_almeida
Forista
Forista

Número de Mensagens : 219
Idade : 49
Localização : São Paulo - Zona Sul
Data de inscrição : 23/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Tenho certeza que fiz um bom negócio

Mensagem  Convidad Ter Abr 14, 2009 1:01 pm

Concordo com o Heitor quando ele diz ¨comparando com outros scooters a Laser não deixa a desejar¨
Hoje fazem 34 dias que comprei a minha, tive problemas de bateria e marcador de combustível os quais foram solucionados. Estou muito satisfeito

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  HEITOR CARVALHO Ter Abr 14, 2009 2:38 pm

Bem... eu já estou fazendo 7 meses de LASER... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Eu troco a minha, só se lançarem uma LASER 250cc, fora isso Evil or Very Mad
HEITOR CARVALHO
HEITOR CARVALHO
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 52
Idade : 56
Localização : Méier - RJ
Data de inscrição : 14/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Ter Abr 14, 2009 5:24 pm

Eu tenho 12 meses com ela!!! nao esquento a cabeça!!! problemas todas tem e são tao pequenos que nem esquento.... a ultima foi o interruptor de freio. Viajo com ela sem medo de ser feliz!!
Marcelo Soares Calçada
Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Idade : 57
Localização : Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  Prado Qua Abr 22, 2009 1:19 pm

Galera, tô nessa lista!!

Os problemas que tive (aliás, meu tópico desapareceu!! mas tudo bem..) que eram o silenciador riscado, manete riscado e mancha branca na lateral direita, estão tiodos sendo resolvidos. Fui na loja do bairro do Ipiranga, atendido pela Renata e tudo será trocado na garantia. Aliás, a moto está lá agora.

Tirando os ruídos de vibração na parte frontal (acredito eu, até característico do modelo), não tenho absolutamente NADA a reclamar.

Estou bem contente e tranquilo com a Scooter.

Abração! Cool

Prado

Prado
Novato
Novato

Número de Mensagens : 12
Idade : 50
Localização : São Paulo - SP
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 15/03/2009

http://www.renato-prado.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  Vinicius Araujo Qua Abr 22, 2009 8:53 pm

Nem ligo pras opiniões irrelevantes de muitos que só sabem criticar, gosto de informação sem impressão, o melhor lugar foi aqui no fórum falando com proprietários das motos, me ajudou a decidir, em Julho tiro minha Speed.
Vinicius Araujo
Vinicius Araujo
Forista
Forista

Número de Mensagens : 430
Idade : 33
Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  mcaccia Qua Abr 22, 2009 9:10 pm

Amigo Vinicius, o que está esperando para mudar de sessão????
Já decidiu? Ótimo, boa sorte com sua Speed e deixe que continuemos com nossas impressões irrelevantes. Very Happy
mcaccia
mcaccia
Forista
Forista

Número de Mensagens : 106
Localização : Fortaleza
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  Vinicius Araujo Qua Abr 22, 2009 9:13 pm

mcaccia escreveu:Amigo Vinicius, o que está esperando para mudar de sessão????
Já decidiu? Ótimo, boa sorte com sua Speed e deixe que continuemos com nossas impressões irrelevantes. Very Happy

Amigo mccaccia, acho que temos um "pequeno" mal entendido.

Eu não falei de absolutamente ninguém do fórum, pelo contrário, a galera aqui é gente boa e foi baseada NELA QUE EU CRIEI MINHA DECISÃO DE COMPRAR UMA DAFRA.

As opiniões-impressões irrelevantes à que eu me refiro é de Hondeiros, Yamaheiros e demais ignorantes pela internet, experimenta digitar "Dafra" no Google e entra nos links do Yahoo Answers (Yahoo respostas), o povo critica sem nem ter ciência sobre se quer quem é o dono da Dafra, sem nunca ter nem sentado em uma.

Resumindo, não falei sobre ninguém aqui do fórum, e sim, sei que estou na área errada, postei aqui pois me identifiquei com o post do criador, justamente falando do preconceito que rodeia a marca.

Agora acho que expliquei, hehe, abraço.
Vinicius Araujo
Vinicius Araujo
Forista
Forista

Número de Mensagens : 430
Idade : 33
Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  mcaccia Qua Abr 22, 2009 9:17 pm

Amigo, segue minhas sinceras desculpas, achei que estava falando de nossas opniões.
Tb fico P... da vida com quem não tem Dafra e tem vontade de ter ficar sacaneando no Fórum!!!
Desculpe mesmo o mal entendido.
Abraços.
mcaccia
mcaccia
Forista
Forista

Número de Mensagens : 106
Localização : Fortaleza
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  Vinicius Araujo Qua Abr 22, 2009 9:18 pm

mcaccia escreveu:Amigo, segue minhas sinceras desculpas, achei que estava falando de nossas opniões.
Tb fico P... da vida com quem não tem Dafra e tem vontade de ter ficar sacaneando no Fórum!!!
Desculpe mesmo o mal entendido.
Abraços.

Tranquilo, acontece, internet não dá pra se expressar muito bem.

Enfim, quando eu comprar minha Speed a gente marca um pega e deixo tua Laser pra trás e fica tudo certo.

Laughing
Vinicius Araujo
Vinicius Araujo
Forista
Forista

Número de Mensagens : 430
Idade : 33
Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  mcaccia Qua Abr 22, 2009 9:21 pm

HEHEHEHE..... Olha que uma Laser afinadinha dá trabalho!!!!!!!!! Abraços.
mcaccia
mcaccia
Forista
Forista

Número de Mensagens : 106
Localização : Fortaleza
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  rmneto Qua Abr 29, 2009 12:12 pm

Da trabalho mesmo...

Já andei com as duas na fábrica e me arrisco a dizer que em determinadas situações a Laser anda mais que a Speed.
E nem precisa trocar as marchas... hahahaha


RMNeto.

mcaccia escreveu:HEHEHEHE..... Olha que uma Laser afinadinha dá trabalho!!!!!!!!! Abraços.
rmneto
rmneto
Novato
Novato

Número de Mensagens : 27
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 12/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty uma dúvida

Mensagem  thiago Sex maio 01, 2009 10:00 pm

é aí galera blz? quero tirar uma dúvida com voces que já são proprietários da laser bom assim como eu já disse e expliquei no blog da kansas :
eu tenho um amigo que mora em uma rua que é muita subida muita mesmo e eu costumo ir com frequencia até a casa dele e as vezes vou na garupa de uma cg 150 de um amigo meu . bom na hora da volta ela se comporta muito bem naquela subida mesmo comigo atrás e olha que eu so pesado eim hehe e eu costumo sempre andar com um garupa atrás e queria saber de voces que já tem uma laser se ela se comporta bem em uma subida muito ingrime com um garupa atrás desde já agredeço a atenção de voces e espero uma resposta se possível for ok? t+
thiago
thiago
Novato
Novato

Número de Mensagens : 22
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  Vinicius Araujo Sáb maio 02, 2009 6:39 pm

A Laser é ligeira, mas vamos esperar as afirmações dos proprietários. De qualquer forma outro dia vi aqui na rodovia perto de casa (Raposo Tavares) voltando do trabalho no ônibus dois caras numa Burgman, o cara enrolou o cabo pra passar por um carro, a motenha foi ligeira, fiquei surpreso.

As 125/150cc não andam mal, claro, dentros dos parâmetros de comparação.
Vinicius Araujo
Vinicius Araujo
Forista
Forista

Número de Mensagens : 430
Idade : 33
Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Laser péssimo negócio!!! Agora vou de NEO

Mensagem  fpinto Sex Set 18, 2009 8:17 pm

ou recente usuário de scooter, em abril/09 comprei a Dafra Laser, pelo preço, pelo motor, pelo porte e pelo design. No segundo dia de uso deu defeito na seta, trocaram no dia seguinte, ainda bem....Ao longo dos últimos meses, sempre tive os cuidados com limpeza, reaperto de parafusos, etc. Mas mesmo assim com as ondulações, buracos, etc, foram-se perdendo parafusos,kkkk....Na última revisão de 3000km, ok, quando chegou nos 3600km, começou-se os dramas. De manhã cedo, liguei a moto, andei 30 metros e de repente a moto morreu e não ligou mais, ainda bem que estava perto de casa. Liguei para a concessionária e informei o problema. A assistência técnica, com a cara de pau, queria que eu levasse a moto para conserto. Eles pensam que somos bestas né? rss...Eu exigi que eles fossem na minha casa buscar a moto para revisar em garantia...eles levaram 2 dias para ir buscar...agora já estou há 5 dias sem a moto...
Ao sair do trabalho, com meu carro, passei em uma concessionária yamaha apenas como curiosidade..Conheço bem o processo produtivo da Yamaha e posso garantir que eles disciplinarmente buscar a qualidade de seus produtos. A empresa cresceu muito nos últimos anos, foi-se o tempo dos péssimos motores 2 tempos, a Yamaha buscar competir com a Honda pau a pau nos próximos anos...resumindo com a oferta de 850,00 de entrada, 1a parcela, 99,00 a 2a 137,00 a 3a 170,00 e 45x de 185,00, decidi na hora comprar a NEO 2010 azul, bonita a lambreta, TOTAL a prazo 9500 reais...
vou quitar a Laser e passar pelo martírio de tentar revender.....Mas agora vou para o trabalho de NEO, pois o transito aqui em manaus está uma catástrofe....Acho que agora fiz uma boa compra!!!!!

fpinto
Novato
Novato

Número de Mensagens : 2
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 12/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  rsilva223 Dom Set 20, 2009 9:19 am

thiago escreveu:é aí galera blz? quero tirar uma dúvida com voces que já são proprietários da laser bom assim como eu já disse e expliquei no blog da kansas :
eu tenho um amigo que mora em uma rua que é muita subida muita mesmo e eu costumo ir com frequencia até a casa dele e as vezes vou na garupa de uma cg 150 de um amigo meu . bom na hora da volta ela se comporta muito bem naquela subida mesmo comigo atrás e olha que eu so pesado eim hehe e eu costumo sempre andar com um garupa atrás e queria saber de voces que já tem uma laser se ela se comporta bem em uma subida muito ingrime com um garupa atrás desde já agredeço a atenção de voces e espero uma resposta se possível for ok? t+

Olá Thiago,

Tenhos uma laser e moro em uma rua bem ingrime, ela responde muito bemna subida e não somos leves não..e nem precisa embalar para subir e sobe muito bem..
rsilva223
rsilva223
Novato
Novato

Número de Mensagens : 18
Idade : 42
Localização : Blumenau
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 31/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty laser

Mensagem  mais um cara Dom Fev 14, 2010 9:10 pm

fala marcelo td bem? sou novo aqui no forum e fiquei acho que uns 3 dias lendo e relendo muito interessante cara da pra gente tirar muitas de nossas duvidas .
agora pelo que li vc tem uma laser e parece ter bastante experiancia com ela , eu estou pensando em comprar uma daqui mais ou menos uns 3 meses pq pretendo pagar a vista .axei ela muito linda e vi varios comentarios bons dela agora oq me deixou assustado foram os defeitos apresentados , dai vem minhas perguntas hehe se vc não quiser e não tiver tempo naum precisa responder mais se puder eu agradeço . a quanto tempo vc esta com sua moto? e com relação a barulhos na carenagem a sua tem algum? e com relação a peças ela da muito gasto? e apresentou algum ponto de ferrugem durante esse tempo que esta com ela? .
MARCELO se vc puder tirar essas duvidas minhas com relação a sua laser eu estarei muito grato sei que estão postadas muitas dicas e orientações aqui mais se vc puder me fala sobre a sua sera um grande favor cara t+ e boa sorte com sua moto. ricardo

mais um cara
Novato
Novato

Número de Mensagens : 1
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 14/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty [b] MUITO SATISFEITO COM MINHA LASER 150[/b]

Mensagem  fkruschel Dom maio 16, 2010 11:46 am

MINHA LASER VERMELHA JA POSSUI 4.030 KM, nunca deu problema de pane elétrica, nunca queimou uma lâmpada, nunca deu problema no motor (não vasa ou apaga em esquinas), uso somente GASOLINA ADITIVADA ou PODIUM e o óleo que utilizo é o CASTROL ACTEVO EXTRA 4T (R$ 16,00 1 litro), o qual considero o melhor óleo de uso extremo e utilizado por motos de grande porte, pois ele tem moléculas "magnéticas" que realmente grudam nas paredes do motor, garantindo a melhor lubrificação.

Lavo com shampoo da 3M que alem de neutro não retira a cera e garante no mínimo umas 17 lavagens (R$ 9,00 1tubo), e após a cada lavagem utilizo uma leve burrifada na parte da carenagem onde fica os joelhos com a dianteira e as laterais traseiras para dar um toque de brilho com a cera em Lata Spray da 3M (R$ 19,00 tubo) (mas é só para uma leve, bem leve mesmo uma unica passada e de longe o jato só para acabamento mesmo e depois um pano para espalhar a fina camada de cera) o qual dura por meio ano tranquilamente a lata, somente para proteger a careganem de piche da estrada, ou outras sujeiras mais grudentas.

O motor da minha moto é um relógio. deixo meu carro em casa e uso diariamente a moto para ir para o trabalho que fica na cidade vizinha e até nos finais de semana acabo usando a moto e deixando o carro na garagem a semana inteira, e olha que meu carro é um Astra modelo dos novos.

Boa para estrada, subo a serra para passeio com minha namorada, ótima e forte.

Minha moto é a mais zerada da minha região. A surdina agora que começou a encomodar um pouquinho devido aos rebites, mas vou trocar por uma outra surdina de outra marca para motor 150 e que não tenha rebite e toda cromada.

Só tenho elogios desta moto. cheers

fkruschel
Novato
Novato

Número de Mensagens : 10
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 16/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  ALVARITO Dom maio 16, 2010 4:50 pm

Bem amigos,

Fucei o google todo atras de problemas e reclamacoes sobre todos os tipos de motos, desde a Traxx até a Honda e posso responder a todos vocês: Moto é cuidado. Cuidado do dono. Nao existe essa de "ah porque a Honda é melhor e bla, bla ,bla..". Vi cada relato de proprietários de Honda que me deixaram com medo.

Entao concluí que, se você cuida de sua moto, você a terá por um bom tempo sem problemas maiores. É como um carro. Já vi Chevette com mais de 26 anos, impecável, pega de primeira de manha cedo, roda macio e tudo. Assim como já vi Fox 2008 fumando o motor, com rangido nas portas e engasgando. Tudo em nossa vida necessita de cuidados. Até nós mesmo. Fica sentado muito tempo em uma só posiçao pra você ver o que acontece com sua coluna vertebral. Vamos cuidar mais de nossas motos, sejam quais forem e parar de inventar defeitos nas dos outros.

E nao esqueçam do capacete. Abraços
ALVARITO
ALVARITO
Novato
Novato

Número de Mensagens : 41
Idade : 51
Localização : Belém
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 09/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  oalexandre Dom maio 16, 2010 6:41 pm

É, acho que não só cuidado, também sorte e uma boa assistencia técnica.
oalexandre
oalexandre
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 881
Idade : 41
Localização : divinópolis-mg
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 04/10/2008

http://www.reclameaqui.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty resposta

Mensagem  lucio mauro Seg Ago 16, 2010 6:18 pm

thiago escreveu:é aí galera blz? quero tirar uma dúvida com voces que já são proprietários da laser bom assim como eu já disse e expliquei no blog da kansas :
eu tenho um amigo que mora em uma rua que é muita subida muita mesmo e eu costumo ir com frequencia até a casa dele e as vezes vou na garupa de uma cg 150 de um amigo meu . bom na hora da volta ela se comporta muito bem naquela subida mesmo comigo atrás e olha que eu so pesado eim hehe e eu costumo sempre andar com um garupa atrás e queria saber de voces que já tem uma laser se ela se comporta bem em uma subida muito ingrime com um garupa atrás desde já agredeço a atenção de voces e espero uma resposta se possível for ok? t+


a laser e mais forte que a cg 125 em subidas; sei disso porque eu carregava um colega que andava de CG e o levava até a casa dele que tem uma subida e ele sempre comentava que quando possuia a CG ñ conseguia subir com um carona,só se pegar embalo. uma vez havia um caminhão manobrando no topo da subida e eu tive que parar,meu amigo ñ acreditou que eu subi c/ ele sem nenhum problema e olha que ele é o maior criticador da dafra que eu conheço evive dizendo que a leser ñ é moto é scooter(fala assim em tom de ironia)mal sabe ele que só possuo ELA porque sou fã do modelo. pirat
lucio mauro
lucio mauro
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 95
Idade : 57
Localização : sao paulo
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 24/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Continuo achando que fiz um bom negócio!!! Empty Re: Continuo achando que fiz um bom negócio!!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos