+ DICAS: Técnicas de Pilotagem.
+2
jeff
Paulinho Alma
6 participantes
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Todas :: Todas :: Temas Gerais :: Legislação e segurança
Página 1 de 1
+ DICAS: Técnicas de Pilotagem.
Essa eu aprendi há pouco tempo com o pessoal do Moto Grupo Viagens (link abaixo):
8. ESTERÇAR - Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidão ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidão para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade, trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mate-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade). Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! a moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas. Obs: Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes. Para fazer isso em uma curva, ao começá-la torça suavemente o guidão no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente como você sempre fez, verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais ou menos, Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!
FONTE: http://paginas.terra.com.br/esporte/motogrupoviagem/motodica.htm[i]
8. ESTERÇAR - Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidão ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidão para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade, trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mate-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade). Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! a moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas. Obs: Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes. Para fazer isso em uma curva, ao começá-la torça suavemente o guidão no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente como você sempre fez, verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais ou menos, Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!
FONTE: http://paginas.terra.com.br/esporte/motogrupoviagem/motodica.htm[i]
Paulinho Alma- Forista
- Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008
Re: + DICAS: Técnicas de Pilotagem.
Paulinho,
Essa eu faço questão de experimentar... nunca tinha ouvido falar dessa técnica.
Mas não sei se vou conseguir pensar para fazer uma curva... isso dá um trabalho....
Um abraço,
jeff
Essa eu faço questão de experimentar... nunca tinha ouvido falar dessa técnica.
Mas não sei se vou conseguir pensar para fazer uma curva... isso dá um trabalho....
Um abraço,
jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: + DICAS: Técnicas de Pilotagem.
Experimente! É sensacional!! Abracos.
Paulinho Alma- Forista
- Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008
Re: + DICAS: Técnicas de Pilotagem.
imagino q seja um efeito similar ao q s tem em caso de derrapagem do carro
pros mais novos, eh dificil identificar s eh a frente ou traseira q s desprendeu
mas em caso de derrapagem de traseira, o contra esterço eh a unica saida
a tendencia natural eh puxar mais o volante, o q vai fazer o carro girar mais. mas quem jah andou d qq veiculo de tracao traseira (como as motos), sabe q a saida d traseira eh mais comum e q essa manobra pode t salvar d boas (msm em carros d tracao dianteira isso ocorre)
agora ter esse tipo d reflexo sobre uma moto ainda eh d+ pra mim
ainda tem coisa d+ acontecendo pra mim.
qnd eu parar d pensar pra pilotar serah a hora d experimentar
[]s
pros mais novos, eh dificil identificar s eh a frente ou traseira q s desprendeu
mas em caso de derrapagem de traseira, o contra esterço eh a unica saida
a tendencia natural eh puxar mais o volante, o q vai fazer o carro girar mais. mas quem jah andou d qq veiculo de tracao traseira (como as motos), sabe q a saida d traseira eh mais comum e q essa manobra pode t salvar d boas (msm em carros d tracao dianteira isso ocorre)
agora ter esse tipo d reflexo sobre uma moto ainda eh d+ pra mim
ainda tem coisa d+ acontecendo pra mim.
qnd eu parar d pensar pra pilotar serah a hora d experimentar
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: + DICAS: Técnicas de Pilotagem.
Will, é mais simples do que vc imagina; vc não fará mais força e nem ficará em apuros quando errar a entrada de alguma curva. Não precisa (e nem deve) VIRAR o guidon, é só por um pouco de força contrária à curva. Leia com atenção a matéria antes de tentar. Abração.
Paulinho Alma- Forista
- Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008
Re: + DICAS: Técnicas de Pilotagem.
maluco.... testei em uma rotatória e a moto fez mais fechada ainda (e ainda com mais velocidade na curva, uns 73km axo...)... e ainda raspou o pezinho no chao... nunka mais.... deu medinho... pensei que ia perder a traseira... se colocar um 100/90 atras eu faço a curva relando a mao no chao...
Re: + DICAS: Técnicas de Pilotagem.
xello escreveu:.... deu medinho... pensei que ia perder a traseira...
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: + DICAS: Técnicas de Pilotagem.
viu a voh pela greta, xello?
eheheheh
imagina na kansas q a pedaleira eh BEM mais baixa e jah raspa mais facil
tem q estar mais esperto. e eu q sou 1 anta ainda nao tenho reflexo pra isso
mas sem duvida o controle avancado sobre qq veiculo eh importantissimo e pode salvar vidas, especialmente a sua propria
[]s
eheheheh
imagina na kansas q a pedaleira eh BEM mais baixa e jah raspa mais facil
tem q estar mais esperto. e eu q sou 1 anta ainda nao tenho reflexo pra isso
mas sem duvida o controle avancado sobre qq veiculo eh importantissimo e pode salvar vidas, especialmente a sua propria
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: + DICAS: Técnicas de Pilotagem.
Pessoal, o contraesterço não traz problema algum na curva, se aplicado corretamente; é uma técnica que facilita muito a pilotagem e pode até ser aplicado para corrigir trajetórias. Treinem aí! Abraços.
Paulinho Alma- Forista
- Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008
Re: + DICAS: Técnicas de Pilotagem.
olha ... to fazendo contra-esterço direto... (portugues novo -> contraesteço) =] com a manha vc faz de olho fechado...
Re: + DICAS: Técnicas de Pilotagem.
Xello, parabéns por sua atenção com a nossa língua - além, é claro, de sua preocupação com técnicas de aprimoramento na pilotagem!Abraços.
Paulinho Alma- Forista
- Número de Mensagens : 333
Idade : 62
Localização : Casa Branca-SP
Data de inscrição : 06/09/2008
Re: + DICAS: Técnicas de Pilotagem.
jeff escreveu:xello escreveu:.... deu medinho... pensei que ia perder a traseira...
Dessas coisas eu tb tenho medinho
Fernando Moreira- Forista
- Número de Mensagens : 317
Idade : 42
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: + DICAS: Técnicas de Pilotagem.
Não é que o bichinho funciona mesmo, o nome é meio esquisito mas ajuda bastante, hoje botei minha Kansas na estrada e dei uma testada, é muito mais fácil de fazer as curvas fechadas, com o treino acostuma a usar direto.
Cuidado para não esqueçer a çedilha senão já viu (contra-esterço).
Abraço a todos.
Cuidado para não esqueçer a çedilha senão já viu (contra-esterço).
Abraço a todos.
edu.ramos- Forista
- Número de Mensagens : 196
Idade : 43
Localização : David Canabarro - RS
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 20/01/2009
Tópicos semelhantes
» [justify][b]Dicas e Técnicas de Pilotagem [/b][/justify]
» a lógica dos acidentes de trânsito
» Dicas de pilotagem
» VAI SAIR DE LINHA ???
» curso de pilotagem defensiva
» a lógica dos acidentes de trânsito
» Dicas de pilotagem
» VAI SAIR DE LINHA ???
» curso de pilotagem defensiva
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Todas :: Todas :: Temas Gerais :: Legislação e segurança
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos