RECALL DAFRA
+2
A Matraca
gustavoom88
6 participantes
Página 1 de 1
RECALL DAFRA
Minha noiva disse que apareceu ontem um comercial da dafra convocando quem comprou um super 100 para a troca de um parafuso. Vocês tem informação de alguma coisa?
gustavoom88- Novato
- Número de Mensagens : 32
Idade : 35
Localização : Goiânia - GO
Data de inscrição : 15/09/2008
Recall da Super 100
No sábado à noite recebi um telefonema de um amigo avisando-me sobre o recall na Super 100.
Hoje, por volta das 9h30, liguei pra Dafra (Recife) e, de fato, me confirmaram o tal recall.
Segundo a atendente, trata-se da substituição do parafuso da balança, porém, me garantiu que não há motivo para pânico.
Contudo, a troca do parafuso de minha Super ficou agendado para o dia 21 de janeiro(!). Apesar da informação sobre o descarte da preocupação, confesso que estou sim preocupado.
A Matraca
Hoje, por volta das 9h30, liguei pra Dafra (Recife) e, de fato, me confirmaram o tal recall.
Segundo a atendente, trata-se da substituição do parafuso da balança, porém, me garantiu que não há motivo para pânico.
Contudo, a troca do parafuso de minha Super ficou agendado para o dia 21 de janeiro(!). Apesar da informação sobre o descarte da preocupação, confesso que estou sim preocupado.
A Matraca
A Matraca- Forista
- Número de Mensagens : 130
Idade : 44
Localização : Recife
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008
Re: RECALL DAFRA
É verdade, a notícia está confirmada no blog Advogado de Defesa do jornal Estado de São Paulo.
O recall se refere ao risco de ruptura da ponta do parafuso (eixo de articulação) da balança traseira. Em caso de ruptura desse parafuso, a moto não vai se desmanchar, mas a balança vai começar a oscilar nas curvas, podendo causar perda de estabilidade e queda.
A dafra informa que não existe risco. Eu diria que isso depende MUITO de outros fatores, como o local onde você se encontra quando descobre que sua balança está solta. Agora que você sabe que o risco realmente existe, tome extremo cuidado.
Coisas que devem ser esclarecidas pelos proprietários, e acho que de todas as motos chinesas, não somente da dafra:
1) Qual a causa da ruptura do eixo? É um problema de material?
2) O mais importante: Essa ruptura é a causa primeira e única do problema, ou apenas uma decorrência de outro problema relatado aqui no fórum, o da folga e desgaste excessivo das buchas da balança? Porque existe o risco de não terem considerado essa possibilidade.
Isso é fundamental porque, no segundo caso, a mera substituição do eixo sem a correta substituição das buchas e a eliminação da causa do desgaste prematuro apenas adiará uma nova ocorrência do problema.
Segue o link:
http://blog.estadao.com.br/blog/advdefesa/?title=dafra_chama_super_100_a_oficina_para_rec&more=1&c=1&tb=1&pb=1
O recall se refere ao risco de ruptura da ponta do parafuso (eixo de articulação) da balança traseira. Em caso de ruptura desse parafuso, a moto não vai se desmanchar, mas a balança vai começar a oscilar nas curvas, podendo causar perda de estabilidade e queda.
A dafra informa que não existe risco. Eu diria que isso depende MUITO de outros fatores, como o local onde você se encontra quando descobre que sua balança está solta. Agora que você sabe que o risco realmente existe, tome extremo cuidado.
Coisas que devem ser esclarecidas pelos proprietários, e acho que de todas as motos chinesas, não somente da dafra:
1) Qual a causa da ruptura do eixo? É um problema de material?
2) O mais importante: Essa ruptura é a causa primeira e única do problema, ou apenas uma decorrência de outro problema relatado aqui no fórum, o da folga e desgaste excessivo das buchas da balança? Porque existe o risco de não terem considerado essa possibilidade.
Isso é fundamental porque, no segundo caso, a mera substituição do eixo sem a correta substituição das buchas e a eliminação da causa do desgaste prematuro apenas adiará uma nova ocorrência do problema.
Segue o link:
http://blog.estadao.com.br/blog/advdefesa/?title=dafra_chama_super_100_a_oficina_para_rec&more=1&c=1&tb=1&pb=1
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: RECALL DAFRA
Olá amigos,
Confesso a você que fiquei um tanto decepcionado com o responsável pela mecânica aqui na concessionária que me atente, ele simplesmente me disse que não tinha nada a fazer e não estava sabendo de nada, não é a primeira reclamação feita pelo pessoal em relação a assistência daqui de Goiânia que não é muito boa.
Mas o que eu queria mesmo e saber de meus colegas mais experientes, como eu posso saber se ele (o parafuso da balança) pode estar correndo o risco de romper? A pouco tempo atrás (uma semana) eu retirei o parafuso apenas para a lubrificação das buchas com graxa, até então estava tudo ok.
Queria também tirar uma dúvida: o risco é do próprio parafuso da balança romper? Ou seja, seria inviável andar assim, porque minha dúvida está em saber se esse parafuso está quebrado já ou não.
Confesso a você que fiquei um tanto decepcionado com o responsável pela mecânica aqui na concessionária que me atente, ele simplesmente me disse que não tinha nada a fazer e não estava sabendo de nada, não é a primeira reclamação feita pelo pessoal em relação a assistência daqui de Goiânia que não é muito boa.
Mas o que eu queria mesmo e saber de meus colegas mais experientes, como eu posso saber se ele (o parafuso da balança) pode estar correndo o risco de romper? A pouco tempo atrás (uma semana) eu retirei o parafuso apenas para a lubrificação das buchas com graxa, até então estava tudo ok.
Queria também tirar uma dúvida: o risco é do próprio parafuso da balança romper? Ou seja, seria inviável andar assim, porque minha dúvida está em saber se esse parafuso está quebrado já ou não.
gustavoom88- Novato
- Número de Mensagens : 32
Idade : 35
Localização : Goiânia - GO
Data de inscrição : 15/09/2008
Re: RECALL DAFRA
Gustavo,
Obrigado pelo alerta, todo o pessoal do fórum te deve essa.
Pelo que está dito na matéria do jornal, o risco é de rompimento da ponta do parafuso. Essa inspeção e a lubrificação que você fez são os únicos recursos disponíveis para os usuários. Entretanto, é necessário lembrar que a remoção do eixo acarreta perda da garantia, e a empresa poderá se isentar de qualquer responsabilidade em relação à sua moto.
Se o problema for de fragilidade do parafuso devido à qualidade do material (aço quebradiço), a ruptura poderá ocorrer de maneira súbita, sem possibilidade de detecção prévia.
Entretanto, como o caso está aparecendo agora, é de se supor que o problema leve algum tempo para se manifestar, o que indica duas possibilidades:
1) ruptura por fadiga do material (muito pouco provável em motos tão novas, a menos que o material apresente problemas de qualidade). Neste caso, ao contrário do anterior, o aço não seria quebradiço, e haveria uma fissura (trinca) de evolução lenta, possível de ser detectada em uma inspeção cuidadosa. Essa trinca pode ter a espessura de um fio de cabelo, de modo que a detecção pode ser bastante difícil sem o uso de técnicas de detecção empregadas na indústria.
2) ruptura por desgaste causado por falta de lubrificação/folga excessiva das buchas. Se este for o caso, e se sua moto não apresenta folga excessiva da balança, sua iniciativa de lubrificar as buchas pode impedir o surgimento do problema.
O que eu faria?
Ficaria extremamente cauteloso quanto a qualquer mudança de atitude da moto, tipo tendências a mudar de trajetória em curvas ou acelerações até realizarem a troca do eixo. E não sairia com garupa, é mais fácil controlar a moto sozinho em caso de emergência.
Um abraço,
Jeff
Obrigado pelo alerta, todo o pessoal do fórum te deve essa.
Pelo que está dito na matéria do jornal, o risco é de rompimento da ponta do parafuso. Essa inspeção e a lubrificação que você fez são os únicos recursos disponíveis para os usuários. Entretanto, é necessário lembrar que a remoção do eixo acarreta perda da garantia, e a empresa poderá se isentar de qualquer responsabilidade em relação à sua moto.
Se o problema for de fragilidade do parafuso devido à qualidade do material (aço quebradiço), a ruptura poderá ocorrer de maneira súbita, sem possibilidade de detecção prévia.
Entretanto, como o caso está aparecendo agora, é de se supor que o problema leve algum tempo para se manifestar, o que indica duas possibilidades:
1) ruptura por fadiga do material (muito pouco provável em motos tão novas, a menos que o material apresente problemas de qualidade). Neste caso, ao contrário do anterior, o aço não seria quebradiço, e haveria uma fissura (trinca) de evolução lenta, possível de ser detectada em uma inspeção cuidadosa. Essa trinca pode ter a espessura de um fio de cabelo, de modo que a detecção pode ser bastante difícil sem o uso de técnicas de detecção empregadas na indústria.
2) ruptura por desgaste causado por falta de lubrificação/folga excessiva das buchas. Se este for o caso, e se sua moto não apresenta folga excessiva da balança, sua iniciativa de lubrificar as buchas pode impedir o surgimento do problema.
O que eu faria?
Ficaria extremamente cauteloso quanto a qualquer mudança de atitude da moto, tipo tendências a mudar de trajetória em curvas ou acelerações até realizarem a troca do eixo. E não sairia com garupa, é mais fácil controlar a moto sozinho em caso de emergência.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: RECALL DAFRA
Muito obrigado Jeff pelos esclarecimentos.
Concessionárias já confirmaram o Recall aqui em Goiânia e vai ser a partir do dia 5 de janeiro.
Bom, quando retirei o eixo eu também conversei com o mecânico da concessionária ele disse que não havia problema nisso (expliquei o motivo, pelo barulho que fazia sem lubrificação), estou sim com um pouco de medo da perda da garantia, mas visto o recall creio eu que se eu conversar com o próprio não venha gerar problemas, mas estou com o pé atrás.
Concessionárias já confirmaram o Recall aqui em Goiânia e vai ser a partir do dia 5 de janeiro.
Bom, quando retirei o eixo eu também conversei com o mecânico da concessionária ele disse que não havia problema nisso (expliquei o motivo, pelo barulho que fazia sem lubrificação), estou sim com um pouco de medo da perda da garantia, mas visto o recall creio eu que se eu conversar com o próprio não venha gerar problemas, mas estou com o pé atrás.
gustavoom88- Novato
- Número de Mensagens : 32
Idade : 35
Localização : Goiânia - GO
Data de inscrição : 15/09/2008
Re: RECALL DAFRA
Olá Jeff.. Tudo bom??
Por acaso esse tal parafuso não é o mesmo que quebrou na minha moto??
Cheguei a fazer um tópico e postei as fotos.
Eles tinham soldado mas não foi suficiente. Mês passado quebrou denovo.
Se for isso, lamento informar, mas há motivo para pânico sim!
O banco fica seguro apenas pelo ferro (super-mega-hiper-vagabundo) do bagageiro, aquele que vai preso na suspensão. Se por acaso quebrar, é queda na certa!
Até mais!
Por acaso esse tal parafuso não é o mesmo que quebrou na minha moto??
Cheguei a fazer um tópico e postei as fotos.
Eles tinham soldado mas não foi suficiente. Mês passado quebrou denovo.
Se for isso, lamento informar, mas há motivo para pânico sim!
O banco fica seguro apenas pelo ferro (super-mega-hiper-vagabundo) do bagageiro, aquele que vai preso na suspensão. Se por acaso quebrar, é queda na certa!
Até mais!
nortonkroth- Novato
- Número de Mensagens : 28
Idade : 35
Localização : Porto Alegre
Data de inscrição : 26/06/2008
Re: RECALL DAFRA
Olá, Norton
Somente hoje vi seu post (férias, sabe como é...)
Esse parafuso do recall não é o mesmo que quebrou na sua moto.
Trata-se do eixo que faz a articulação entre o quadro (chassi) e a balança (braço ou garfo oscilante) da suspensão traseira. Caso se quebre, a moto poderá perder a estabilidade em uma curva. É uma situação perigosa e todos devem levar a moto à concessionária o quanto antes.
Um abraço,
Jeff
Somente hoje vi seu post (férias, sabe como é...)
Esse parafuso do recall não é o mesmo que quebrou na sua moto.
Trata-se do eixo que faz a articulação entre o quadro (chassi) e a balança (braço ou garfo oscilante) da suspensão traseira. Caso se quebre, a moto poderá perder a estabilidade em uma curva. É uma situação perigosa e todos devem levar a moto à concessionária o quanto antes.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: RECALL DAFRA
obrigado Jeff, mais uma vez!
já levei a minha pra trocar!
Abraço
já levei a minha pra trocar!
Abraço
nortonkroth- Novato
- Número de Mensagens : 28
Idade : 35
Localização : Porto Alegre
Data de inscrição : 26/06/2008
Recall Super 100
Gostaria de relatar sobre a troca do parafuso da balança:
No dia 06/01 entrei em contato com a concessionária de Goiânia (Renauto) para agendar o Recall. Me disseram que somente iriam agendar apartir do dia 12 pois ainda não havia chegado as peças para o recall. Mas quando citei que o parafuso da minha moto estava quebrado, eles pediram para que levasse a moto imediatamente à concessionária para a substituição do mesmo. A moto estava com a balança "balançando" muito e sem qualquer estabilidade em curva mas ainda andava. Como no dia não poderia levá-la, agendei para o próximo dia. Chegando na concessionária, pela primeira vez das acho que de 10 vezes que fui até lá, me atenderam com a maior rapidez e atenção e em menos de 30 minutos já haviam substituído o tal parafuso e reapertaram a moto toda pois reclamei que estava vibrando muito. Analisando só este atendimento, daria nota 10 para a concessionária, mas o seu histórico não ajuda muito, então a nota ainda é 2.
Deixo uma questão no ar... O recall é preventivo, ou seja, não há registros de quebra, somente estão trocando porque o parafuso "pode" quebrar. Por que o atendimento da concessionária e da Dafra não é satisfatório nos defeitos que relatamos? Somente quando a corda pode arrebentar para o lado deles é que fazem a coisa direito? Reclamo sempre e todo mês levo ela na concessionária para tentar fazer com que eles troquem a tampa do tanque, resolvam o problema do curto na chave de seta que queima fusível, porca do parafuso do amortecedor que caiu, paralama traseiro solto, setas que se quebram com facilidade e vibração excessiva.
Sempre quando me perguntam sobre a moto digo que é boa e atende bem ao que se propõe mas a assistência técnica e falta de peças é que contribui para a negativação do nome Dafra.
Obrigado pela atenção e reclamem sempre.
Flaviano.
No dia 06/01 entrei em contato com a concessionária de Goiânia (Renauto) para agendar o Recall. Me disseram que somente iriam agendar apartir do dia 12 pois ainda não havia chegado as peças para o recall. Mas quando citei que o parafuso da minha moto estava quebrado, eles pediram para que levasse a moto imediatamente à concessionária para a substituição do mesmo. A moto estava com a balança "balançando" muito e sem qualquer estabilidade em curva mas ainda andava. Como no dia não poderia levá-la, agendei para o próximo dia. Chegando na concessionária, pela primeira vez das acho que de 10 vezes que fui até lá, me atenderam com a maior rapidez e atenção e em menos de 30 minutos já haviam substituído o tal parafuso e reapertaram a moto toda pois reclamei que estava vibrando muito. Analisando só este atendimento, daria nota 10 para a concessionária, mas o seu histórico não ajuda muito, então a nota ainda é 2.
Deixo uma questão no ar... O recall é preventivo, ou seja, não há registros de quebra, somente estão trocando porque o parafuso "pode" quebrar. Por que o atendimento da concessionária e da Dafra não é satisfatório nos defeitos que relatamos? Somente quando a corda pode arrebentar para o lado deles é que fazem a coisa direito? Reclamo sempre e todo mês levo ela na concessionária para tentar fazer com que eles troquem a tampa do tanque, resolvam o problema do curto na chave de seta que queima fusível, porca do parafuso do amortecedor que caiu, paralama traseiro solto, setas que se quebram com facilidade e vibração excessiva.
Sempre quando me perguntam sobre a moto digo que é boa e atende bem ao que se propõe mas a assistência técnica e falta de peças é que contribui para a negativação do nome Dafra.
Obrigado pela atenção e reclamem sempre.
Flaviano.
Flaviano- Novato
- Número de Mensagens : 1
Idade : 47
Localização : Goiânia / GO
Data de inscrição : 15/01/2009
Recall da Super
Olá pessoal!
Seguinte, minha motoca (Super 100) está chegando a segunda revisão, ou seja, aos 3.000km´s.
Liguei esses dias pra Dafra Imbiribeira aqui em Recife para fazer o agendamento da revisão e, aproveitando a oportunidade, para também fazer o recall, quando, para a minha surpresa, a atendente informou:"ainda não temos os parafusos senhor, estamos aguardando" !!! Fiquei pasmo, contudo, a troca ficou também agendada para o mesmo dia revisão, 21 de janeiro.
Como é que a Dafra convoca os proprietários da Super 100 para um recall se nem ao menos as oficinas estão prontas para atender o público?
Bom, após o dia 21, mando notícias.
Abraço
A Matraca
Seguinte, minha motoca (Super 100) está chegando a segunda revisão, ou seja, aos 3.000km´s.
Liguei esses dias pra Dafra Imbiribeira aqui em Recife para fazer o agendamento da revisão e, aproveitando a oportunidade, para também fazer o recall, quando, para a minha surpresa, a atendente informou:"ainda não temos os parafusos senhor, estamos aguardando" !!! Fiquei pasmo, contudo, a troca ficou também agendada para o mesmo dia revisão, 21 de janeiro.
Como é que a Dafra convoca os proprietários da Super 100 para um recall se nem ao menos as oficinas estão prontas para atender o público?
Bom, após o dia 21, mando notícias.
Abraço
A Matraca
A Matraca- Forista
- Número de Mensagens : 130
Idade : 44
Localização : Recife
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008
recal
gustavoom88 escreveu:Minha noiva disse que apareceu ontem um comercial da dafra convocando quem comprou um super 100 para a troca de um parafuso. Vocês tem informação de alguma coisa?
ola soube da troca do parafuso e fui procura saber e o tracaram
santana-angelo- Novato
- Número de Mensagens : 14
Localização : salvador /bahia
Data de inscrição : 01/10/2008
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos