FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RECALL DAFRA

+2
A Matraca
gustavoom88
6 participantes

Ir para baixo

RECALL DAFRA Empty RECALL DAFRA

Mensagem  gustavoom88 Dom Dez 28, 2008 10:50 am

Minha noiva disse que apareceu ontem um comercial da dafra convocando quem comprou um super 100 para a troca de um parafuso. Vocês tem informação de alguma coisa?

gustavoom88
Novato
Novato

Número de Mensagens : 32
Idade : 35
Localização : Goiânia - GO
Data de inscrição : 15/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RECALL DAFRA Empty Recall da Super 100

Mensagem  A Matraca Seg Dez 29, 2008 8:11 am

No sábado à noite recebi um telefonema de um amigo avisando-me sobre o recall na Super 100.
Hoje, por volta das 9h30, liguei pra Dafra (Recife) e, de fato, me confirmaram o tal recall.
Segundo a atendente, trata-se da substituição do parafuso da balança, porém, me garantiu que não há motivo para pânico.
Contudo, a troca do parafuso de minha Super ficou agendado para o dia 21 de janeiro(!). Apesar da informação sobre o descarte da preocupação, confesso que estou sim preocupado.

A Matraca
A Matraca
A Matraca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 130
Idade : 43
Localização : Recife
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RECALL DAFRA Empty Re: RECALL DAFRA

Mensagem  jeff Seg Dez 29, 2008 8:49 am

É verdade, a notícia está confirmada no blog Advogado de Defesa do jornal Estado de São Paulo.

O recall se refere ao risco de ruptura da ponta do parafuso (eixo de articulação) da balança traseira. Em caso de ruptura desse parafuso, a moto não vai se desmanchar, mas a balança vai começar a oscilar nas curvas, podendo causar perda de estabilidade e queda.

A dafra informa que não existe risco. Eu diria que isso depende MUITO de outros fatores, como o local onde você se encontra quando descobre que sua balança está solta. Agora que você sabe que o risco realmente existe, tome extremo cuidado.

Coisas que devem ser esclarecidas pelos proprietários, e acho que de todas as motos chinesas, não somente da dafra:

1) Qual a causa da ruptura do eixo? É um problema de material?

2) O mais importante: Essa ruptura é a causa primeira e única do problema, ou apenas uma decorrência de outro problema relatado aqui no fórum, o da folga e desgaste excessivo das buchas da balança? Porque existe o risco de não terem considerado essa possibilidade.

Isso é fundamental porque, no segundo caso, a mera substituição do eixo sem a correta substituição das buchas e a eliminação da causa do desgaste prematuro apenas adiará uma nova ocorrência do problema.

Segue o link:

http://blog.estadao.com.br/blog/advdefesa/?title=dafra_chama_super_100_a_oficina_para_rec&more=1&c=1&tb=1&pb=1
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RECALL DAFRA Empty Re: RECALL DAFRA

Mensagem  gustavoom88 Seg Dez 29, 2008 9:13 am

Olá amigos,

Confesso a você que fiquei um tanto decepcionado com o responsável pela mecânica aqui na concessionária que me atente, ele simplesmente me disse que não tinha nada a fazer e não estava sabendo de nada, não é a primeira reclamação feita pelo pessoal em relação a assistência daqui de Goiânia que não é muito boa.
Mas o que eu queria mesmo e saber de meus colegas mais experientes, como eu posso saber se ele (o parafuso da balança) pode estar correndo o risco de romper? A pouco tempo atrás (uma semana) eu retirei o parafuso apenas para a lubrificação das buchas com graxa, até então estava tudo ok.
Queria também tirar uma dúvida: o risco é do próprio parafuso da balança romper? Ou seja, seria inviável andar assim, porque minha dúvida está em saber se esse parafuso está quebrado já ou não. pale

gustavoom88
Novato
Novato

Número de Mensagens : 32
Idade : 35
Localização : Goiânia - GO
Data de inscrição : 15/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RECALL DAFRA Empty Re: RECALL DAFRA

Mensagem  jeff Seg Dez 29, 2008 9:52 am

Gustavo,

Obrigado pelo alerta, todo o pessoal do fórum te deve essa.

Pelo que está dito na matéria do jornal, o risco é de rompimento da ponta do parafuso. Essa inspeção e a lubrificação que você fez são os únicos recursos disponíveis para os usuários. Entretanto, é necessário lembrar que a remoção do eixo acarreta perda da garantia, e a empresa poderá se isentar de qualquer responsabilidade em relação à sua moto.

Se o problema for de fragilidade do parafuso devido à qualidade do material (aço quebradiço), a ruptura poderá ocorrer de maneira súbita, sem possibilidade de detecção prévia.

Entretanto, como o caso está aparecendo agora, é de se supor que o problema leve algum tempo para se manifestar, o que indica duas possibilidades:

1) ruptura por fadiga do material (muito pouco provável em motos tão novas, a menos que o material apresente problemas de qualidade). Neste caso, ao contrário do anterior, o aço não seria quebradiço, e haveria uma fissura (trinca) de evolução lenta, possível de ser detectada em uma inspeção cuidadosa. Essa trinca pode ter a espessura de um fio de cabelo, de modo que a detecção pode ser bastante difícil sem o uso de técnicas de detecção empregadas na indústria.

2) ruptura por desgaste causado por falta de lubrificação/folga excessiva das buchas. Se este for o caso, e se sua moto não apresenta folga excessiva da balança, sua iniciativa de lubrificar as buchas pode impedir o surgimento do problema.

O que eu faria?

Ficaria extremamente cauteloso quanto a qualquer mudança de atitude da moto, tipo tendências a mudar de trajetória em curvas ou acelerações até realizarem a troca do eixo. E não sairia com garupa, é mais fácil controlar a moto sozinho em caso de emergência.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RECALL DAFRA Empty Re: RECALL DAFRA

Mensagem  gustavoom88 Seg Dez 29, 2008 11:44 am

Muito obrigado Jeff pelos esclarecimentos.

Concessionárias já confirmaram o Recall aqui em Goiânia e vai ser a partir do dia 5 de janeiro.

Bom, quando retirei o eixo eu também conversei com o mecânico da concessionária ele disse que não havia problema nisso (expliquei o motivo, pelo barulho que fazia sem lubrificação), estou sim com um pouco de medo da perda da garantia, mas visto o recall creio eu que se eu conversar com o próprio não venha gerar problemas, mas estou com o pé atrás. Sad

gustavoom88
Novato
Novato

Número de Mensagens : 32
Idade : 35
Localização : Goiânia - GO
Data de inscrição : 15/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RECALL DAFRA Empty Re: RECALL DAFRA

Mensagem  nortonkroth Ter Dez 30, 2008 8:38 am

Olá Jeff.. Tudo bom??

Por acaso esse tal parafuso não é o mesmo que quebrou na minha moto??

Cheguei a fazer um tópico e postei as fotos.

Eles tinham soldado mas não foi suficiente. Mês passado quebrou denovo.

Se for isso, lamento informar, mas há motivo para pânico sim!
O banco fica seguro apenas pelo ferro (super-mega-hiper-vagabundo) do bagageiro, aquele que vai preso na suspensão. Se por acaso quebrar, é queda na certa!

Até mais!
nortonkroth
nortonkroth
Novato
Novato

Número de Mensagens : 28
Idade : 35
Localização : Porto Alegre
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RECALL DAFRA Empty Re: RECALL DAFRA

Mensagem  jeff Qua Jan 07, 2009 7:19 am

Olá, Norton

Somente hoje vi seu post (férias, sabe como é...)

Esse parafuso do recall não é o mesmo que quebrou na sua moto.

Trata-se do eixo que faz a articulação entre o quadro (chassi) e a balança (braço ou garfo oscilante) da suspensão traseira. Caso se quebre, a moto poderá perder a estabilidade em uma curva. É uma situação perigosa e todos devem levar a moto à concessionária o quanto antes.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RECALL DAFRA Empty Re: RECALL DAFRA

Mensagem  nortonkroth Qua Jan 07, 2009 10:39 am

obrigado Jeff, mais uma vez!

já levei a minha pra trocar!

Abraço
nortonkroth
nortonkroth
Novato
Novato

Número de Mensagens : 28
Idade : 35
Localização : Porto Alegre
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RECALL DAFRA Empty Recall Super 100

Mensagem  Flaviano Qui Jan 15, 2009 9:22 am

Gostaria de relatar sobre a troca do parafuso da balança:
No dia 06/01 entrei em contato com a concessionária de Goiânia (Renauto) para agendar o Recall. Me disseram que somente iriam agendar apartir do dia 12 pois ainda não havia chegado as peças para o recall. Mas quando citei que o parafuso da minha moto estava quebrado, eles pediram para que levasse a moto imediatamente à concessionária para a substituição do mesmo. A moto estava com a balança "balançando" muito e sem qualquer estabilidade em curva mas ainda andava. Como no dia não poderia levá-la, agendei para o próximo dia. Chegando na concessionária, pela primeira vez das acho que de 10 vezes que fui até lá, me atenderam com a maior rapidez e atenção e em menos de 30 minutos já haviam substituído o tal parafuso e reapertaram a moto toda pois reclamei que estava vibrando muito. Analisando só este atendimento, daria nota 10 para a concessionária, mas o seu histórico não ajuda muito, então a nota ainda é 2.
Deixo uma questão no ar... O recall é preventivo, ou seja, não há registros de quebra, somente estão trocando porque o parafuso "pode" quebrar. Por que o atendimento da concessionária e da Dafra não é satisfatório nos defeitos que relatamos? Somente quando a corda pode arrebentar para o lado deles é que fazem a coisa direito? Reclamo sempre e todo mês levo ela na concessionária para tentar fazer com que eles troquem a tampa do tanque, resolvam o problema do curto na chave de seta que queima fusível, porca do parafuso do amortecedor que caiu, paralama traseiro solto, setas que se quebram com facilidade e vibração excessiva.
Sempre quando me perguntam sobre a moto digo que é boa e atende bem ao que se propõe mas a assistência técnica e falta de peças é que contribui para a negativação do nome Dafra.

Obrigado pela atenção e reclamem sempre.

Flaviano.

Flaviano
Novato
Novato

Número de Mensagens : 1
Idade : 46
Localização : Goiânia / GO
Data de inscrição : 15/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RECALL DAFRA Empty Recall da Super

Mensagem  A Matraca Qui Jan 15, 2009 7:39 pm

Olá pessoal!

Seguinte, minha motoca (Super 100) está chegando a segunda revisão, ou seja, aos 3.000km´s.
Liguei esses dias pra Dafra Imbiribeira aqui em Recife para fazer o agendamento da revisão e, aproveitando a oportunidade, para também fazer o recall, quando, para a minha surpresa, a atendente informou:"ainda não temos os parafusos senhor, estamos aguardando" !!! Fiquei pasmo, contudo, a troca ficou também agendada para o mesmo dia revisão, 21 de janeiro.
Como é que a Dafra convoca os proprietários da Super 100 para um recall se nem ao menos as oficinas estão prontas para atender o público?
Bom, após o dia 21, mando notícias.

Abraço
A Matraca
A Matraca
A Matraca
Forista
Forista

Número de Mensagens : 130
Idade : 43
Localização : Recife
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RECALL DAFRA Empty recal

Mensagem  santana-angelo Qui Fev 26, 2009 9:55 am

gustavoom88 escreveu:Minha noiva disse que apareceu ontem um comercial da dafra convocando quem comprou um super 100 para a troca de um parafuso. Vocês tem informação de alguma coisa?


ola soube da troca do parafuso e fui procura saber e o tracaram
santana-angelo
santana-angelo
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Localização : salvador /bahia
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RECALL DAFRA Empty Re: RECALL DAFRA

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos