FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PERIGO NAS ESTRADAS

+8
Puma
jeff
wagner mota
LinusBR
mauricio
LUCAS TADEU
will_santana
SergioSSR
12 participantes

Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  SergioSSR Qui Jan 15, 2009 8:04 am

Pessoal,

Hoje estava voltando da praia e peguei a Imigrantes. Estava a 100Km/h (no velocímetro Crying or Very sad ) e fui surpreendido por uma rajada de vento absurda na serra, quase cai um tombo. Então diminuí para 60km/h e nada mudou, a Kansas parecia um pêndulo, balançava muito. Então insisti em 60km/h e quase fui ao chão. Um cara numa TITAN estava próximo e acompanhou minha velocidade, ele também tinha problemas. Fiquei impressionado que um cara passou por nós, estava a uns 120km/h numa Twister 250. Será que nossa moto é tão ruim assim de aerodinamica ou isto é assim mesmo? Como a Twister 250 tinha equilíbrio na mesma situação com o dobro de velocidade? Pessoal, se isso acontecer com vocês, não tentem vencer o vento, ele certamente irá derrubá-los!!!!
SergioSSR
SergioSSR
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 517
Idade : 55
Localização : São Paulo - Capital
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  will_santana Qui Jan 15, 2009 8:25 am

jah peguei fortes rajadas d vento com a kansas tb
nao cheguei a qse cair, mas coisa d desestabilizar BEM

o peso da moto e o projeto dela tb ajudam bastante
outra coisa eh a posicao d pilotagem. numa custom vc fica sentado parecendo 1 vela d barco. numa esportiva vc fica qse deitado, diminuido a resistencia do vento
alem disso, as 100cc a mais ajudam a twister a vencer a força do vento frontal com maior facilidade

jah aconteceu deu estar penando com a kansas contra o vento a 80 e passar uma bandit a (pelo menos) 150 do meu lado
mas o cara tava colado no tanque e a "motinha" tem "soh" 1250cc, neh...

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  LUCAS TADEU Qui Jan 15, 2009 11:22 am

Amigo, obviamente, nossa moto não foi para uma "supervelocidade". É isso mesmo, 110Km ou 120Km já é uma velocidade elevada para ela. Fora isso, nosso corpo influencia em 70% o equilíbrio da moto, já que o vento cria resistência de nosso quadril para cima, devido a posição de pilotagem. A melhor dica para estas situações, é diminuir a velocidade e evitar vácuos de veículos grandes (caminhões e ônibus). Nunca lute contra o vento, porque até carros leves sofrem com a ação destas rajadas. Além de se manter bem atento e com as mãos firmes no guidão.

Abraço!

LUCAS TADEU
Novato
Novato

Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  mauricio Seg Jan 19, 2009 8:08 pm

Olha ... a melhor coisa quando você se depara com rajadas laterais ou mesmo vento forte frontal é diminuir a velocidade e aguardar o momento para voltar a sua condição de cruzeiro.

Em geral motos pequenas e pilotos mais leve tem maiores problemas com isso...
mauricio
mauricio
Novato
Novato

Número de Mensagens : 13
Idade : 56
Localização : campinas
Data de inscrição : 01/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Ventos fortes é assim mesmo

Mensagem  LinusBR Sex Jun 11, 2010 8:42 am

Ta certo que a estrutura do moto não ajuda muito, mas a um tempo atrás estava lendo um relato de viajem o cara estava indo do sul para Chile, Argentina e Uruguai com uma Suzuki GSX-1300R Hayabusa e o mesmo teve problemas com vento tendo que andar quase a 90º e baixa velocidade para compensar o vento lateral.

LinusBR
Novato
Novato

Número de Mensagens : 1
Localização : Brasília-DF
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 10/06/2010

http://infoboxnews.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  wagner mota Sex Jun 11, 2010 8:58 am

galera

quando fui pro interior de São Paulo numa das minhas ultimas viagens, em algumas partes do trajeto, principalmente em ultrapassagens, eu me "deitava" (posição com o corpo todo pra frente) na moto, justamente pra não ficar na posição de parecer uma "vela de barco" como bem disse o Will num post acima.

ajuda bastante a manter equilibrio e ganha um pouco mais de velocidade nas ultrapassagens.

em certo trecho, quanto peguei uma rodovia com pistas unicas (ida/volta), a medida que percebia caminhões e ônibus em sentido inverso, já mantinha mta atenção, reduzia a velocidade e me mantinha quanto mais possível a direita para evitar o vácuo sentido contrário.

mas o negócio é de dar medo as vezes!

abraços
wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Idade : 60
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  jeff Sex Jun 11, 2010 1:50 pm

Esse é um problema que não sinto muito, justamente porque o meu peso está acima da média.

Pelo mesmo motivo, a Twister do primeiro post também não sente, quanto maior o peso do conjunto moto+piloto+malas+garupa, maior a tendência de a moto manter a trajetória.

E olha que já peguei algumas tempestades, com direito a árvores se retorcendo e tudo. Sinto a força do vento, mas não chego a mudar significativamente de trajetória.

Taí a única vantagem de ser obeso gordinho.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  Convidad Sex Jun 11, 2010 5:41 pm

Amigos.

Já tomei alguns sustos com “rajadas” de vento lateral em plena BR, é o Jeff tem toda razão quando diz que o peso influi.

Uma vez estava numa 125 e tomei um susto grande, já com motos maiores a estabilidade é bem superior, Talvez pelo efeito giroscopico das rodas ou pelo “volume” , “peso” em movimento. È com lembrar que a Twister citada no primeiro post tem uma estabilidade muito boa, alem de ser mais pesada e ter um motor muito bom.



Very Happy Very Happy Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  Puma Dom Jul 04, 2010 6:46 pm

Amigo nao vou nem tao longe... eu moro em SALVADOR e por estes dias estava vindo do trabalho pela ORLA.
e bateu uma Rajada tao forte que 2 motoboys com CG´s mudaram de faixa com o vento um perigo fora do comum...
Eu sou gordinho e eu e minha Kansas 150 sentimos um BAQUE que me deu medo na hora...
Nao cheguei a Mudar de Faixa com o vento mais senti de perto um bom TOMBO!
No jornal na mesma noite foi materia dos ventos em Salvador e litoral. 19km/h
Imagine isso em um lugar livre como BR.. realmente um bom empurrão.
Agora quando eu fiquei mais lento eu sentia mais os empurrões... Sera que é so impressão?
Ate mais e gostei do Topico.. bem util...
Puma
Puma
Novato
Novato

Número de Mensagens : 18
Idade : 42
Localização : Salvador - BA
Data de inscrição : 01/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  Convidad Dom Jul 04, 2010 10:17 pm

Amigo.

Acho que não é impressão não. Comigo já aconteceu de pegar um vento lateral forte, estava a 100 km mais ou menos, como o vento era lateral e estável, inclinei a moto contra o vento e acelerei ate os 120/130 mais ou menos......e senti que a moto ganhou estabilidade, mais é meio “estranho” a moto fica de lado, inclinado.

Minha moto pesa uns 170, eu peso 75 a mulher pesa uns 60 e tinha bagagem, acho que o peso ajuda na estabilidade como afirma o Jeff.


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  alex china Dom Jul 04, 2010 10:43 pm

isso já aconteceu comigo quando eu costumava pegar o rodoanel,vindo de Cotia sentido zona norte de são paulo tava na segunda faixa da esquerda pra pra direita a 130km/h quando bateu uma rajada de vento do lado direito me jogando pra faixa esquerda fazendo eu trocar de faixa sem querer,eu estava sozinho na moto pense no susto parecia que eu estava montado numa folha de papel e pra minha sorte isso ocorreu eem um domingo não tinha quase carro nenhum no rodoanel.
alex china
alex china
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 65
Idade : 41
Localização : jd carumbé São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 24/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  Colla Ter Jul 13, 2010 5:53 pm

Fala galera. Eu pego 30 km de BR todo dia, é bem comum eu pegar esses ventos laterais, eu pelo menos tento ver se tem moto na frente pra eu ver se tem uma mudança repentina, geralmente tb deixo os manos das Titans passarem e vou tentao ficar no vácuo dos caras, eles vao cortando o vento e eu na rabeira hehehe abraço.

Colla
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 51
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 24/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Comprei uma Kansas hj! fiquei um pouko com medo deste risco, pois minha intenção ao compra

Mensagem  Rodolfo mota de Carvalho Qui maio 26, 2011 8:52 pm

Comprei uma Kansas hj! fiquei um pouko com medo deste risco, pois minha intenção ao compra-la é ir visitar minha namo em são josé do rio preto, moro em suzano sp. +/- 500km, agradeço muito por saber os riscos que corremos, por pessoas que já testemunharão tais situações! ficarei esperto assim que pegar minha motoca!

Rodolfo mota de Carvalho
Novato
Novato

Número de Mensagens : 2
Idade : 33
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 26/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  jeff Sex maio 27, 2011 12:15 am

Bem-vindo, Rodolfo

O vento lateral aparece em áreas descampadas ou quando os morros canalizam o vento, mas é um evento relativamente raro. Tenho a impressão que aqueles 19 km/h que o Puma falou é uma velocidade baixa, não deveria causar um grande impacto. Só percebemos ventos fortes quando eles passam de 40 km/h, normalmente antes de uma tempestade.

Agora mais comum é o deslocamento de ar provocado por ônibus. Nessas estradas que você vai pegar, encontrará muitos ônibus e caminhões, quando eles passam por você dão uma desestabilizada, mas nada que chegue a assustar muito.

Uma coisa que você precisa saber pegando estrada é que a kansas é uma moto que tende a esquentar quando forçada na velocidade máxima (lógico, né?)... mas esse aquecimento causa uma dificuldade para passar as marchas, o que pode causar uma situação perigosa se você precisar reduzir e ganhar velocidade novamente. A permanência por longo tempo na velocidade máxima pode até fundir o motor. Não dá para acompanhar o ritmo de outras motos 150, como as titans, porque o motor delas é mais moderno e elas andam uns 10 km/h mais rápido que nossas kansas.

Para não acontecer o superaquecimento, é essencial manter uma velocidade de cruzeiro um pouco abaixo da velocidade máxima. A velocidade máxima real da kansas é 95 km/h, e os caminhões andam perto de 90 km/h quando a polícia não está olhando, e passam dos 110 com a pista livre. Se você tentar andar no mesmo ritmo que eles, o motor irá superaquecer. Experiência própria...

Durante o período de amaciamento, evite forçar o motor. Depois que o motor estiver amaciado, mantenha no máximo 100/110 km/h no velocímetro, que você estará a 80/90 km/h reais. Evite permanecer mais do que alguns poucos minutos a 110, a velocidade de cruzeiro da kansas realmente é 100 por hora no velocímetro (80km/h reais).

E não descuide do óleo. Alguns óleos abaixam bastante em uma viagem, sempre verifique o nível de acordo com o procedimento descrito no manual do proprietário ao chegar a seu destino. Numa viagem de 500 km, ele pode abaixar o suficiente para fundir o motor na volta, caso você não reponha o óleo por lá.

Qualquer dúvida, é só perguntar.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  Colla Sex maio 27, 2011 8:20 pm

Fala Jeff, fala galera blz?
Bom, quando eu fiz Brasília Aparecida do Norte-SP(1200 km ida e o mesmo de volta), tive essa dificuldade pra passar as marchas quando reduzia pros pedágios, mas nao sei se é pq eu tava com pinhao 16 e coroa 38(coroa da titan antiga) mas minha velocidade de cruzeiro com giro até baixo era no velocímetro de 130 (real ????) mas tive um problema ao voltar, a engrenagem da 5 marcha estourou na volta(isso pq troquei o óleo antes de ir e antes de voltar) quando eu ja tava chegando ela me arrumou essa, ficava fazendo um croc croc na p......., bem troquei logo o cambio inteiro, 220 na dafra, dai pra frente aconsselho todos a usar a relação mais original possivel, no maximo aumentar 1 dente no pinhao, ou diminuri 2 na coroa, mas o que eu quero dizer com isso é que, mantendo a moto direitinho e seguindo as regras da Kansas vc tem moto pro resto da vida, aprenda com os erros dos outros que vc nunca vai passar raiva, eu troquei o cambio por ser teimoso e usar relaçao curta demais(dava final ótima mas tava lascando com a 5 marcha), coloque sempre 1l e 100ml de óleo(e ainda ta no osso, eu colocava 1 e 200, dava nivel certinho), eita acho que falei demais, esse texto ta ficando chato, pra finalizar, os vácuos maiores que peguei em sentido contrário foi das cegonhas, nada de colar em trazeira de caminhão(piloto motos e dirijo caminhao, entao sei bem que la da cabine tem lugar que agente nao ve nem carro), quando vc vir um caminhao ou carreta em sentido contrário, mantenha o máximo a direita que vc conseguir e se prebpare pro vento que vem, se nao se preparar direito vc pode descontrolar a moto, no mais, curta a rodovia, respeita as regras de estrada e boa viagem, até mais galera.

Colla
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 51
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 24/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  jeff Sex maio 27, 2011 8:49 pm

Valeu, Colla

Sou suspeito pra falar, mas não acho que fique chato não... quanto mais experiência a gente puder passar para a turma, melhor.

Legal seu depoimento, exemplifica na prática os cuidados a serem tomados com motos em geral e com a kansas em particular. 130 no velocímetro é ±110 km/h reais, certamente é o máximo que esse motor aguenta dar.

Mas é aquela história, dá para arrancar o máximo de um motor em uma corrida, mas ele vai aguentar só aquela corrida. Mas se você rodar a 80% do que ele é capaz, consegue ir de uma América a outra, sem problemas.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  Colla Dom maio 29, 2011 6:56 pm

Falou e disse mano, Dallila deixou saudades, quando u arrumar um emprego de novo vou comprar outra Kansas com certeza.
Abraço a todos.

Colla
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 51
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 24/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  ALLT Qui Jan 05, 2012 7:01 pm

O will disse tudo, em motos custom, o piloto recebe todo o vento no peito, e as esportivas tem um desenho de aerodinâmica feito para cortar o vento!!!
ALLT
ALLT
Forista
Forista

Número de Mensagens : 465
Idade : 37
Localização : Sorocaba - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  jeff Sex Jan 06, 2012 7:12 am

Tivemos uma experiência boa com o vento dos caminhões na ida a Foz.

Rodovia simples, uma mão para cada lado, cada carreta que vinha em sentido contrário era uma pancada e tanto. Recomendável se abaixar antes de tomar o golpe de vento, ajuda um pouco.

Um abraço,

Jeff
PS: Bem vindo ao fórum, ALLT!
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  Convidad Sex Jan 06, 2012 7:48 am

Opa,

jeff escreveu:Tivemos uma experiência boa com o vento dos caminhões na ida a Foz.

Rodovia simples, uma mão para cada lado, cada carreta que vinha em sentido contrário era uma pancada e tanto. Recomendável se abaixar antes de tomar o golpe de vento, ajuda um pouco.

Um abraço,

Jeff
PS: Bem vindo ao fórum, ALLT!

Foi justamente nesses trechos da viagem que percebi o quão era boa a bolha instalada na motoca, apenas com a finalidade estética. Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  Convidado Sex Jan 06, 2012 8:28 am

jeff escreveu:Tivemos uma experiência boa com o vento dos caminhões na ida a Foz.

Rodovia simples, uma mão para cada lado, cada carreta que vinha em sentido contrário era uma pancada e tanto. Recomendável se abaixar antes de tomar o golpe de vento, ajuda um pouco.

Um abraço,

Jeff
PS: Bem vindo ao fórum, ALLT!

Ajuda bastante, tanto no conforto quanto na aerodinâmica

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  ALLT Sex Jan 06, 2012 4:03 pm

Obrigado jeff, e so para completar, a nova NEXT 250 ta ai para fazer bonito, e em partes de aerodinamica, veremos a Roadwin 250!!!
ALLT
ALLT
Forista
Forista

Número de Mensagens : 465
Idade : 37
Localização : Sorocaba - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

PERIGO NAS ESTRADAS Empty Re: PERIGO NAS ESTRADAS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos