Fluido do Freio a Disco - Diferenças entre DOT-3, DOT-4, DOT-5 e DOT-5.1
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Fluido do Freio a Disco - Diferenças entre DOT-3, DOT-4, DOT-5 e DOT-5.1
Bom galera... Eu estou sumido, mas não estou distante!
Seguinte... Tava fazendo uma pesquisa na Internet e esbarrei com uma matéria que achei interessante postar aqui, pode servir para alguém e, no mínimo, serve de conhecimento ao pessoal... Então, vou colar abaixo:
Fluido de freio: as diferenças entre os tipos DOT-3, 4, 5 e 5.1.
por Fabrício Samahá
fonte: Best Cars Web Site
O fluido de freio é o líquido responsável por transmitir a força sob pressão do sistema de freios até os mecanismos de frenagem (pastilhas nos sistemas a disco, lonas nos a tambor) junto às rodas. Por estar sujeito a condições severas de temperatura, não é possível usar líquidos à base de água para essa finalidade, pois poderiam congelar sob frio rigoroso ou entrar em ebulição em temperatura elevada.
O Department of Transportation (DOT), departamento de transportes dos Estados Unidos, estabeleceu critérios para classificar os fluidos de freio conforme sua formulação e seu desempenho. O nível 3, ou DOT-3, é há tempos o mínimo exigido para automóveis, enquanto alguns fabricantes requerem os mais evoluídos DOT-4, DOT-5 e DOT-5.1. O DOT-5 é baseado em silicone, e os demais (5.1 incluído), compostos por óleos minerais, ésteres e ésteres de glicol. Os veículos militares americanos usam sempre DOT-5, enquanto os fabricantes de automóveis recorrem normalmente aos demais tipos. Misturar fluidos de diferentes padrões nunca é recomendável, mas é especialmente desaconselhado no caso de mistura do DOT-5 aos demais tipos.
O fluido à base de glicol tem sobre o de silicone a vantagem da resistência bem maior à compressão, o que deixa mais firme o pedal de freio. Sua desvantagem é ser higroscópico, isto é, absorver umidade do ar. Isso reduz o ponto de ebulição (que, se muito baixo, pode levar o fluido a perder suas propriedades sob intenso aquecimento), prejudica sua eficiência de transmitir força hidráulica e, por causa da umidade, pode causar corrosão nos componentes metálicos do sistema. Por isso é necessário substituir o fluido periodicamente, em geral a cada dois anos, a não ser o do tipo DOT-5. Pela mesma razão, o fluido a ser colocado no sistema deve ser sempre novo, nunca de uma embalagem aberta há muito tempo.
Informações Complementares Importantes:
1°: Nunca miture fluidos DOT-3, 4 e 5.1 com fluidos DOT-5, pois além a incompatibilidade entre glicol e silicone, descrita no texto acima, também, em teoria e pelo que pesquisei na Internet, os fluidos DOT-5 são mais espessos e não são compatíveis com os sistemas de freios projetados para os fluidos a base de glicol (mangueiras, cilindros, servo, etc), podendo ocorrer vazamentos e entupimentos que provocarão a ineficácia do sistema.
2°: Referente aos fluidos DOT-5.1, além da vantagem de terem um ponto de ebulição mais elevado, eles também possuem menor viscosidade, praticamente a metade da viscosidade se comparados aos fluidos DOT-3 e 4, o que representa melhor fluidez ao líquido por todo o sistema.
Tabela Bosch - Fluidos de Freio - Características Técnicas
Para quem quiser ler mais sobre o assunto, pode dar uma olhada no folder da Bosch clicando no link abaixo, não é propaganda da Bosch, mas foi o único conteúdo que encontrei disponível para linkar aqui:
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/downloads/folder_fluidos_freios_2007.pdf
Agora, quem quiser conhecer todos os componentes de um sistema de freio, no caso freio de carros, pode clicar no link abaixo:
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/inftec.htm
Bem, apesar de neste fórum só ter fera, acredito que estas informações serão úteis para alguém ou no mínimo será um local onde poderão ficar reservadas, todas juntas em um só fórum, para alguém que necessite futuramente, ou que faça buscas no Google por exemplo.
Abraços a todos!
Seguinte... Tava fazendo uma pesquisa na Internet e esbarrei com uma matéria que achei interessante postar aqui, pode servir para alguém e, no mínimo, serve de conhecimento ao pessoal... Então, vou colar abaixo:
Fluido de freio: as diferenças entre os tipos DOT-3, 4, 5 e 5.1.
por Fabrício Samahá
fonte: Best Cars Web Site
O fluido de freio é o líquido responsável por transmitir a força sob pressão do sistema de freios até os mecanismos de frenagem (pastilhas nos sistemas a disco, lonas nos a tambor) junto às rodas. Por estar sujeito a condições severas de temperatura, não é possível usar líquidos à base de água para essa finalidade, pois poderiam congelar sob frio rigoroso ou entrar em ebulição em temperatura elevada.
O Department of Transportation (DOT), departamento de transportes dos Estados Unidos, estabeleceu critérios para classificar os fluidos de freio conforme sua formulação e seu desempenho. O nível 3, ou DOT-3, é há tempos o mínimo exigido para automóveis, enquanto alguns fabricantes requerem os mais evoluídos DOT-4, DOT-5 e DOT-5.1. O DOT-5 é baseado em silicone, e os demais (5.1 incluído), compostos por óleos minerais, ésteres e ésteres de glicol. Os veículos militares americanos usam sempre DOT-5, enquanto os fabricantes de automóveis recorrem normalmente aos demais tipos. Misturar fluidos de diferentes padrões nunca é recomendável, mas é especialmente desaconselhado no caso de mistura do DOT-5 aos demais tipos.
O fluido à base de glicol tem sobre o de silicone a vantagem da resistência bem maior à compressão, o que deixa mais firme o pedal de freio. Sua desvantagem é ser higroscópico, isto é, absorver umidade do ar. Isso reduz o ponto de ebulição (que, se muito baixo, pode levar o fluido a perder suas propriedades sob intenso aquecimento), prejudica sua eficiência de transmitir força hidráulica e, por causa da umidade, pode causar corrosão nos componentes metálicos do sistema. Por isso é necessário substituir o fluido periodicamente, em geral a cada dois anos, a não ser o do tipo DOT-5. Pela mesma razão, o fluido a ser colocado no sistema deve ser sempre novo, nunca de uma embalagem aberta há muito tempo.
Informações Complementares Importantes:
1°: Nunca miture fluidos DOT-3, 4 e 5.1 com fluidos DOT-5, pois além a incompatibilidade entre glicol e silicone, descrita no texto acima, também, em teoria e pelo que pesquisei na Internet, os fluidos DOT-5 são mais espessos e não são compatíveis com os sistemas de freios projetados para os fluidos a base de glicol (mangueiras, cilindros, servo, etc), podendo ocorrer vazamentos e entupimentos que provocarão a ineficácia do sistema.
2°: Referente aos fluidos DOT-5.1, além da vantagem de terem um ponto de ebulição mais elevado, eles também possuem menor viscosidade, praticamente a metade da viscosidade se comparados aos fluidos DOT-3 e 4, o que representa melhor fluidez ao líquido por todo o sistema.
Tabela Bosch - Fluidos de Freio - Características Técnicas
Para quem quiser ler mais sobre o assunto, pode dar uma olhada no folder da Bosch clicando no link abaixo, não é propaganda da Bosch, mas foi o único conteúdo que encontrei disponível para linkar aqui:
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/downloads/folder_fluidos_freios_2007.pdf
Agora, quem quiser conhecer todos os componentes de um sistema de freio, no caso freio de carros, pode clicar no link abaixo:
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/inftec.htm
Bem, apesar de neste fórum só ter fera, acredito que estas informações serão úteis para alguém ou no mínimo será um local onde poderão ficar reservadas, todas juntas em um só fórum, para alguém que necessite futuramente, ou que faça buscas no Google por exemplo.
Abraços a todos!
Fuzzy Logic- Guru
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Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
ALLT- Forista
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Moto : Kansas 150cc
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