FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Combustivel ALE

+5
jamerson rezende
Garoto Enxaqueca
Vinicius Araujo
Fuzzy Logic
tiagho
9 participantes

Ir para baixo

Combustivel ALE Empty Combustivel ALE

Mensagem  tiagho Dom Abr 19, 2009 3:16 pm

aew galera tudo bem com vcs???/

bom a parada eh a seguinte, vcs jah ouviram falar desse combustivel ALE?????

eh pq semana passada abasteci la e acreditem, a minha moto tah muito economica......

eu abastecia com o techron e com 20 reais dava 8 litros, rodava 237,4 litros.... com esse tal de ALE kra ela passou de 280 km e nem pedia reserva, e essa gasolina eh comum, eu abasteci 20 conto la, sem contar q a gasosa tah de R$ 2,27 nesse posto, os 20 coonto de gasosa deu 8,6 litros.... Shocked


sem contar q a minha kansas consome mais gasolina comum, com a aditivada ela eh mais economica!

qual será a composiçao dessa gasolina?
tiagho
tiagho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 152
Idade : 34
Localização : Caucaia
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 22/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Combustivel ALE Empty Re: Combustivel ALE

Mensagem  Fuzzy Logic Dom Abr 19, 2009 5:55 pm

Se a gasolina é comum ela não pode ter nada de diferente na composição, pois se tiver alteração já deixa de ser gasolina comum Very Happy

Agora, você sabe que o recomendável para essas motos é gasolina aditivada, e não gasolina com alta octanagem, talvez a diferença de consumo seja devido estas características (não conheço a tal techron).

Mas você também pode optar por colocar aditivo na gasolina comum, assim se a gasolina for realmente de boa qualidade (todos os postos são obrigados a realizar o teste de qualidade do combustível quando solicitado pelo consumidor) você terá certeza de não estar comprando gato por lebre, saberá que a gasolina é realmente pura e saberá que está realmente aditivada (digo isto porque até hoje não conheço nenhum teste que comprove que uma determinada gasolina é realmente aditivada ou comum, e não dá para basear-se pela coloração do combustível).

Se for colocar aditivos nas gasolinas comuns coloque os de limpeza, lubrificação e coisas assim (no website www.bardhal.com.br tem bons exemplos), mas nunca coloque aditivo para aumentar a octanagem da gasolina, pois como disse acima isto não coincide com o tipo de motor destas motos.

Comentário a parte:
Esta minha desconfiança sobre a gasolina ser realmente aditivada ou não parte do princípio de várias postos estarem cobrando o mesmo preço tanto para aditivada quanto para a comum, quando muito estão com diferença de R$0,05 (cinco centavos!)... Acho estranho pois uma gasolina aditivada envolve muito mais tecnologia e pesquisa, e no mundo capitalista isto requer um valor maior na venda.

Atenção: Nunca coloque aditivos em gasolinas aditivadas, pois a química pode não bater, pode ser incompatível, e acabará tendo que jogar toda a gasolina fora.


Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Combustivel ALE Empty Re: Combustivel ALE

Mensagem  Vinicius Araujo Dom Abr 19, 2009 6:55 pm

A minha vou abastecer somente com comum inicialmente, motor novo não há necessidade de aditivos.
Vinicius Araujo
Vinicius Araujo
Forista
Forista

Número de Mensagens : 430
Idade : 33
Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Combustivel ALE Empty Aditivada

Mensagem  Garoto Enxaqueca Seg Abr 20, 2009 9:30 am

Vinícius, tem só um ponto nessa questão da aditivada: se você abastecer somente com comum, se for abastecer com aditivada, deve ter cuidado para não encher o tanque de uma vez (no caso de muito tempo usando somente comum). Com os aditivos da aditivada pode acontecer de vc soltar partículas acumuladas da gasolina comum e ter probleminhas com o carburador (engasgando e tal). Quando passar para a aditivada faça gradualmente, 1/4 de aditivada e o restante de comum, dai vai aumentando o percentual da aditivada. Wink
Garoto Enxaqueca
Garoto Enxaqueca
Novato
Novato

Número de Mensagens : 45
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Combustivel ALE Empty Re: Combustivel ALE

Mensagem  tiagho Seg Abr 20, 2009 11:11 am

eu jah ouvi gente dizer q a gasolina pra moto eh a comum e naum aditivada.......

e eh por isso q eu sempre fico variando entre comum e aditivada!
tiagho
tiagho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 152
Idade : 34
Localização : Caucaia
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 22/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Combustivel ALE Empty Re: Combustivel ALE

Mensagem  jamerson rezende Seg Abr 20, 2009 5:38 pm

eu so coloquei duas vezes a gasolina comum, e ja tenho 2000km rodados, uma delas foi o primeiro tanque que tem que ser comum. So uso a aditivada da texaco.
jamerson rezende
jamerson rezende
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 56
Idade : 38
Localização : Alagoinhas BA
Data de inscrição : 02/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Combustivel ALE Empty Re: Combustivel ALE

Mensagem  will_santana Seg Abr 20, 2009 11:00 pm

especialmente nas motos muito novas o uso de gasolina aditivada eh importante para retirar a gosma protetora do inteior do tanque de combustivel
os 4 ou 5 primeiros tanques devem ser SIM d aditivada
depois, soh s vc for chato como eu q nao quer velas carbonizadas e carburador entupido

mas nada d tacar podium ou vpower. eh jogar dinheiro fora jah q nossas motos nao tem tacha d compressao suficiente pra aproveitar a octanagem extra

qnt ao combustivel, o caminho eh o inverso. aumentam o preco da comum a ponto d nao valer nao colocar a aditivada
nao eh q estejam barateando a aditivada, apenas super-faturando a comum Wink

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Combustivel ALE Empty combustivel

Mensagem  Robson Sex maio 01, 2009 3:19 pm

Dê preferência desde o começo à gasolina aditivada. Lembre-se que manter todo o conjunto limpo desde o começo é melhor que ter que limpa-lo depois.
Um grande abraço!
Robson
Robson
Novato
Novato

Número de Mensagens : 7
Idade : 50
Localização : Taquara, RJ
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 26/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Combustivel ALE Empty Re: Combustivel ALE

Mensagem  nego Sex maio 01, 2009 4:23 pm

Me desculpe Robson por discordar, aditivada quer dizer mais octanas, o que nossos motores não precisam pois passaram por nacionalização, portanto com taxa de compressão adequadas para nossa gasolina comum, o que deixa motor sujo(carbonizado) é conjunto desregulado( carburador,valvulas e vela), não justifica gastar mais por um combustivel que não te dê retorno em rendimento. espero ter ajudado.


José luiz.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Combustivel ALE Empty Gasolina Comum, Aditivada ou Premium?

Mensagem  Fuzzy Logic Sex maio 01, 2009 10:01 pm

nego escreveu:Me desculpe Robson por discordar, aditivada quer dizer mais octanas, o que nossos motores não precisam pois passaram por nacionalização, portanto com taxa de compressão adequadas para nossa gasolina comum, o que deixa motor sujo(carbonizado) é conjunto desregulado( carburador,valvulas e vela), não justifica gastar mais por um combustivel que não te dê retorno em rendimento. espero ter ajudado.


José luiz.
Venho discordar de você, como já havia informado em poste anterior, existe a Gasolina Comum, a Gasolina Aditivada e a "Gasolina Especial" (agora descobri que o correto é chamar de Gasolina Premium). Gasolina Comum e Aditivada possuem mesma octanagem, o diferencial fica na capacidade de limpeza existente na Aditivada devido aos aditivos adicionados a mesma, já a Premium nada mais é que uma Gasolina Aditivada de Alta Octanagem para motores de Alta Performance.

Em busca de algo com conteúdo sério e completo, catei na internet algum texto para podermos dar um fim, de certa forma, a esta discursão sobre Gasolina Comum, Aditivada e Premium, e também assim trazer mais conteúdo tanto para os mais experientes quanto para os novatos.

Abraços a todos!



Gabriella Sandoval
Do G1, em São Paulo


Gasolina Comum, Aditivada ou Premium?

A poucos metros do posto de gasolina, a dúvida: em que bomba eu vou? E é aí que, muitas vezes, a escolha errada pode acarretar em um menor aproveitamento da potência do motor ou mesmo em problemas mecânicos. Isso mesmo. Abastecer subitamente com gasolina aditivada um carro que há anos recebe apenas a comum pode causar o entupimento dos bicos injetores e dos carburadores.

Na relação custo-benefício, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) afirma que, em grandes centros urbanos, onde é comum a situação “anda e pára”, vale à pena abastecer o carro com gasolina aditivada. Entretanto, as vantagens são reduzidas consideravelmente quando as velocidades médias são altas, como nas viagens em auto-estradas. Neste caso, recomenda-se o uso da gasolina comum.

Já a BR, distribuidora da Petrobras, garante que a gasolina com maior octanagem é mais econômica quando recomendada. Não utilizá-la causa aumento do consumo, redução da potência e possíveis danos ao motor do veículo.

Por estas e outras, a escolha não é tão simples. No Brasil, existem três tipos de gasolina: a comum, a comum aditivada e a premium. Diferente do que acontece nos Estados Unidos e na Europa, por força de uma lei federal, ela recebe a adição de álcool anidro, cujo percentual, hoje, é de 25%.

Mas, afinal, um carro acostumado a ‘beber’ gasolina comum, poderá um dia se dar ao luxo de experimentar uma aditivada? Há algum mal em andar com o carro quase na reserva? Para responder a estas e outras perguntas, consultamos Izabel Tereza Lacerda Dutra, gerente de Marketing de Produtos da BR, distribuidora da Petrobras. Confira:

1. Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?
A gasolina aditivada é a gasolina comum que recebe um pacote de aditivos detergente/dispersante, que mantém limpo todo o sistema de alimentação do combustível, incluindo bicos injetores e válvulas de admissão. A octanagem da comum e da aditivada é a mesma: 87, no mínimo. Já a gasolina premium possui octanagem superior quando comparada à comum: 91, no mínimo.

2. Como saber qual o melhor combustível para o meu carro?
A potência de um carro já foi definida no projeto do motor. Portanto, o desempenho dele vai depender da gasolina. Para saber qual o tipo de combustível mais indicado, deve-se consultar o manual do proprietário, que visa o total aproveitamento da potência do motor. Alguns fabricantes, principalmente de veículos importados, informam o valor da octanagem, cabendo ao usuário a escolha do tipo da gasolina dentre as opções disponíveis no país.

3. Um carro de alta performance pode receber gasolina comum?
Se veículos que exigem gasolinas de alta octanagem forem abastecidos com gasolina comum não terão um total aproveitamento da potência do motor.

4. A gasolina premium pode ser usada em qualquer carro?
Sim. A gasolina Podium, nome dado à premium da BR, por exemplo, traz benefícios ao motor pelo baixo nível de depósito, maior desempenho, menor impacto ambiental e pela baixa emissão de poluentes. O melhor desempenho nas retomadas de velocidade, porém, só será percebido pelos veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem.

5. Um carro acostumado com gasolina comum pode experimentar a aditivada?
Sim, no entanto, recomendamos usar inicialmente uma mistura gradativa de ambas. Portanto, não encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento. Comece colocando uma mistura de, aproximadamente, 10% de gasolina aditivada e, a cada abastecimento, eleve este percentual, até atingir 100%. Uma outra alternativa é efetuar uma limpeza no sistema de combustão (tanque, tubulações e bicos injetores) antes de utilizá-la.

6. Por que o reservatório de partida a frio deve receber gasolina aditivada?
Porque a gasolina aditivada evita o acúmulo no reservatório de goma, conhecida também como verniz, fruto de um processo natural de oxidação da gasolina.

7. Sempre abasteço com gasolina aditivada. Preciso usar aditivos?
Não. A gasolina aditivada já possui aditivos na medida certa.

8. Posso misturar álcool e gasolina em iguais proporções nos carros flex?
Sim. A tecnologia de motores flex permite qualquer combinação de álcool e gasolina.

9. Se eu misturar a gasolina ao álcool, qual o tipo mais recomendado?
Não há nenhuma recomendação. No entanto, teoricamente, seriam mais indicadas as gasolinas aditivadas e de alta octanagem pelos benefícios já apresentados.

10. Posso misturar gasolina comum à aditivada?
As gasolinas comum e aditivada podem ser misturadas. O único problema nessa mistura é que haverá uma diluição dos aditivos, causando uma redução do poder de limpeza do sistema de alimentação do veículo. Dependendo da quantidade de gasolina comum adicionada, o pacote de aditivos pode até perder o efeito.

11. Posso andar com o carro quase na reserva?
Não é recomendado andar com o combustível na reserva, tendo em vista que o usuário corre o risco de vir a ficar sem combustível. Caso isso aconteça, os seguintes transtornos e prejuízos podem ocorrer: queima da bomba de combustível, ficar parado em local não apropriado e aplicação de multa.

12. Por que não existe álcool aditivado?
Provavelmente porque não existe ainda nenhum aditivo que possa agregar algum benefício aos motores a álcool.

Um outro problema enfrentado pelo consumidor é a adulteração do combustível. Em geral, os produtos mais utilizados para adulterar gasolina são o álcool e solventes, como aguarrás e solvente para borracha. Também conhecido como benzina industrial, este último é citado informalmente como um dos mais empregados para uso fraudulento em gasolina, depois do álcool.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Combustivel ALE Empty Re: Combustivel ALE

Mensagem  nego Sex maio 01, 2009 10:51 pm

Venho por meio deste post, me redimir de um erro cometido, pedindo desculpas aos usuários deste forum, pois ao dar meu depoimento em favor do uso da gasolina comum, comparei a gasolina aditivada com a premium, sendo que deveria ser ao contrário, esperando ser perdoado, agradeço.


José Luiz.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Combustivel ALE Empty combustivel

Mensagem  Robson Sáb maio 02, 2009 2:53 pm

Parabéns fuzzy pela explicação e ao amigo nego digo que essa confusão é comum, mas é atravez desses bate-papos é que solucionaremos as nossas duvidas.
Um grande abraço à todos!
Robson
Robson
Novato
Novato

Número de Mensagens : 7
Idade : 50
Localização : Taquara, RJ
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 26/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Combustivel ALE Empty Re: Combustivel ALE

Mensagem  amsbetinho Qua maio 06, 2009 7:19 am

tiagho escreveu:(...), vcs jah ouviram falar desse combustivel ALE?????
eh pq semana passada abasteci la e acreditem, a minha moto tah muito economica......
eu abastecia com o techron e com 20 reais dava 8 litros (...) eu abasteci 20 conto la, sem contar q a gasosa tah de R$ 2,27 nesse posto, os 20 coonto de gasosa deu 8,6 litros.... Shocked
(...)qual será a composiçao dessa gasolina?

Existe uma explicação matemática para a questão levantada, que não tem nada a ver com a composição da gasolina...
Se o preço do combustível no posto ALE é mais barato que no posto onde você costumava abastecer, logicamente a quantidade de gasolina vai ser maior com o mesmo valor utilizado (no seu exemplo, R$20,00). Sendo assim, a diferença adicional de gasolina é diretamente proporcional aos quilômetros percorridos a mais. Como na medição de consumo podem existir variações (tempo, pista, carga na moto, estilo de pilotagem, etc.), então esses 0,6 litros a mais do seu exemplo podem parecer que rederam mais km rodados.
O cálculo de consumo deve ser feito em cima da quantidade de gasolina pela quilometragem percorrida, e não com o valor utilizado no abastecimento, pois cada posto pratica um valor diferente.
Espero que tenham entendido.
amsbetinho
amsbetinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 496
Idade : 45
Localização : Salvador - Bahia
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Combustivel ALE Empty Re: Combustivel ALE

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos