[TUTORIAL] Protetor de escapamento
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alexvoxdei
will_santana
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[TUTORIAL] Protetor de escapamento
Cansado de quase ou de literalmente se queimar no escapamento da kansas?
Cansado de ouvir a dona encrenca reclamando que se queimou, estragou o sapato ou a calça de tecido sintético?
Não aguenta mais danificar suas calças de microfibra ou a sola de borracha de alguns sapatos?
"Seus pobrema si acabaru-si"
Tio Will, mais um P... da vida com o escapamento da kansas tava a meses bolando como colocar um protetor nele. Mas tinha que ser algo bonito e funcional.
Já vi no orkut e aqui msm algumas opções, mas sinceramente (desculpem os que tem), achei muito feio
Tipo esse daqui (me desculpe o dono, apenas não gosto):
Então fiquei procurando na rua e o protetor que mais m agradou e que tinha um formato legal era o da CG 150. Cromado, moderno e com formato condizente com o nosso escapamento. Soh faltava adaptar.
Entao, sem mais delongas, o passo-a-passo com fotos e custos:
O que vamos precisar:
Protetor de escapamento da CG 150 (eu comprei original na honda) - R$ 63,00
Buchas e parafusos de fixação do protetor (tb originais na honda - NÃO INCLUEM AS PORCAS) - R$, 22,25
Duas abraçadeiras sem fim (uma grande e outra menor) - R$ 2,20
Cortiça 5mm (eu comprei 1 folha, mas usa-se bem pouco. duas rolhas grandes podem resolver) - R$ 16,00
Tiras de couro (usei 1 cinto velho) - R$ 0,00
Cola de contato (sapateiro. Já tinha) - R$ 0,00
Tinta spray cromo (pro acabamento das abraçadeiras - opcional) - R$ 19,00
Cola trava-parafusos (já tinha. usei para garantir q os parafusos nao afrouxem com a vibração - opcional) - R$ 0,00
Ferramentas e insumos:
-Chaves d fenda e philips
-Furadeira
-Alicate
-Estilete
-Lixa
-Duas porcas de 5mm de espessura para os parafusos
Executando:
Como eu esqueci d medir as abraçadeiras e seus respectivos furos, vocês vão ter q fazer isso denovo.
O primeiro passo é ir até a moto e medir a localização das abraçadeiras.
A maior fica cerca de 1cm atrás do suporte do escape. A maior alguns centimetros na frente do cone (já no tubo) - mas isso vcs verão nas fotos mais na frente
O importante nessa etapa é, com o auxílio de um lápis marcar onde as abraçadeiras serão furadas. Vc deve tentar esconder o parafuso da abraçadeira atrás do cano, mas tomar cuidado para ele não pegar na balança.
Para não arranhar o escapamento todo nessa etapa, use uma flanela ou pano sobre o cano e só então coloque a abraçadeira sobre eles (eu avisei...)
Marque em q altura serão feitos os furos, retire tudo e volte pra bancada
Outra coisa importante é lembrar que o protetor tem 1 direção (só encaixa nela, mas vale lembrar) que é com os furos para baixo e com o "calombo" para cima. Esse "calombo" deve seguir a linha do suporte do escapamento, protegendo mais a parte superior do escapamento após o suporte (bem onde ele fica mais exposto).
Já sabendo a altura onde serão feitos os furos, marque o meio da abraçadeira nessa altura com um prego e martelo (ajuda para a furadeira não patinar e fure)
Faça furos progressivamente maiores (2 ou três etapas bastam) para facilitar
Aqui, a maior já furada e a menor com a marca (ponto azul mais a direita) pronta para ser furada:
Agora vamos pra cortiça.Ela vai fazer o papel de enchimento entre a porca e o couro (que falaremos depois). Assim teremos 1 boa base pra fixar o protetor.
Cortamos 1 pedaço de uns 5cm, e marcamos seu centro, bem como aproximadamente meio centimetro a mais pra cada lado.
As marcas laterais serão o limite do corte em cunha que faremos. Após o corte em cunha, partimos a peça ao meio (a porca ficará entre essas duas metades)
Abaixo fotos de uma tira de cortiça já cortada e outra por cortar.
Agora faremos as tiras de couro. Elas servirão para não arranhar o escape e suportar a dilatação do escapamento sem arrebentar.
Não usaremos cortiça em tudo porque a cortiça vai ressecar com o tempo, se esfarelar e cair, deixando folga no conjunto e arranhando o escapamento.
Também não podemos usar borracha porque derrete. O couro suporta bem altas temperaturas e vai demorar bem mais que a cortiça pra se degradar.
No meu caso, minhas abraçadeiras tinham 1,2cm de largura. Cortei as tiras com cerca de 1cm de largura. Assim as laterais não ficam aparecendo (acabamento é importante).
Um cinto velho foi o doador neste caso. Abaixo a foto das tiras (no canto o estilete amigo que ajuda MUITO nessa etapa):
Bom, agora é hora de fazer o suporte em si. fazer o nosso sanduiche(iche)
Coloque a bucha metálica dentro da de borracha, coloque o parafuso, atravesse a abraçadeira e prenda a porca (essa é a forma correta d montar como veremos mais a frente).
Agora vamos colar as cunhas de cortiça.
Pra quem não sabe, deve-se passar cola de contato nos DOIS objetos a serem colados (neste caso, a abraçadeira e a cunha de cortiça), esperar um tempo (uns 30 seg) e só então juntar as partes.
Como as abraçadeiras são muito lisas e ainda por cima devem vir com gordura de dedos ou da fabricação, uma lixadinha por dentro ajuda a cola a fixar.
ATENÇÃO: DEVE-SE COLAR O LADO INCLINADO DA CUNHA NA ABRAÇADEIRA, DEIXANDO O LADO LISO EXPOSTO. DEIXE TAMBÉM UM ESPAÇO DE UNS 2MM PARA CADA LADO DA PORCA PARA PODER TRABALHAR COM ELA.
Se a cola não conseguir segurar direito, use uns pregadores de roupa para ajudar a fixar até que fique firme.
Agora é a vez do couro. novamente, cola nos dois (abraçadeira e couro), espera e junta, tomando cuidado para centralizar o couro para nao ficar aparecendo
Dois detalhes sórdidos:
- deixar a parte "aveludada" do couro aparente (para nao colar nem arranhar o escapamento)
- não colar o couro na parte raiada da abraçadeira (essa parte q vai ser puxada pelo parafuso e se o couro estiver aí, não vai entrar no mecanismo
Pode deixar couro sobrando alem do comprimento da abraçadeira, nao faz mal
A foto de como deve ficar tudo montado (com um close do sanduiche - a porca fica no espaço que sobra entre a cortiça nas fotos):
Esta etapa é opcional e eu também não tenho fotos
Mas desmontei os parafusos e porcas e pintei a parte superior das abraçadeiras com tinta cromo.
Não fica tão brilhante como cromo d verdade, mas fica melhor que o metal vagabundo e q oxida facil das abraçadeiras.
Algumas dicas pra pintura:
-Não exagere na quantidade, de varias demãos. Assim seca mais rapido e não escorre
-Se escorrer, nao toque. Deixe secar assim mesmo. Se não quiser, lixe TUDO e recomeçe. Tinta cromo não tolera retoques
-Deixe secar BEM. Se vc encostar antes, vai marcar a tinta q vai ficar com aparência cinza chumbo e vai ter q pintar denovo
Bom, agora estamos perto. Vamos a montagem final.
Retire as buchas metalicas de dentro das de borracha (colocamos na etapa da montagem, lembra?)
coloque as buchas de borracha no protetor e recoloque as buchas metalicas no lugar
Deve ficar assim:
Agora, coloque a porca no lugar dela no espaço do sanduiche e, se tiver optado pela trava d parafusos, coloque uma gota dentro (pelo furo por cima da abraçadeira)
Fixe o parafuso no conjunto segurando a porca na posição com o alicate e apertando o parafuso. Aperte BEM. Essa será a montagem final
Preste atenção para a posição de montagem das abraçadeiras. Vc mediu os furos escondendo o mecanismo das abraçadeiras, então elas devem estar para um certo lado.
Cuidado também para não arranhar a tinta cromo que é BEM sensível. Verniz ajudaria, mas é mais trabalho do que estava disposto.
Na empolgação também esqueci de tirar fotos dessa fase.
Dois últimos detalhes:
-Na ponta traseira do protetor existe 1 alça. Ela é feita para ser fixada num gancho que existe nas CG. no nosso caso nao existe. Por prevenção eu forrei ela com couro para caso a trepidação seja grande demais, não pegue no escape.
-Achei que a outra ponta (a fina) ficou raspando no escape. Para evitar arranhões e ruídos, coloquei 3 camadas d couro (pra ficar bem alto) coladas bem antes do chanfro do metal. Não aparece olhando d fora e afasta essa parte do cano.
Estamos prontos para montar tudo na moto
Empolgação é normal, mas tenha paciência. Se fez tudo com calma até agora, não vá estragar tudo justo no final
Monte com cuidado para não arranhar o escapamento
Se sobrar couro na montagem quando começar a apartar as abraçadeiras, passe ele por dentro, engrossando o conjunto, o que vai facilitar e firmar mais a coisa toda.
É IMPORTANTE MONTAR O CONJUNTO COM O ESCAPAMENTO FRIO. PRINCIPALMENTE POR SEGURANÇA
Mas além da segurança, é importante a montagem com ele frio para que o escapamento não esteja dilatado e o conjunto fiquei folgado qnd esfriar.
Se você fez tudo direitinho, o resultado agora deve ser esse:
Reparem na abraçadeira por baixo ou por trás do escapamento
NÃO reparem os ralados na ponta do escapamento (resultados do único e fatídico tombo)
Mas ainda não acabou. Não está pronto. Se na etapa anterior era importante o motor estar frio, nessa é importante esquentar.
Isso vai dilatar o escapamento e vibrar a moto para tirarmos as folgas que VÃO aparecer.
De uma BOA volta d moto. Coisa de 20 minutos ou mais. Para o escapamento ficar pelando.
Agora pare e escute a moto tilintar como é clássico. Provavelmente o protetor vai estar ligeiramente torto.
Encoste (com cuidado) nele. Deve estar morno, mas completamente palpável.
Ajuste e reaperte.
Agora temos que esperar a moto esfriar denovo. O escapamento vai sofrer a dilatação negativa (encolher) e dar nova folga.
Reaperte novamente.
Esse processo deve ser repetido algumas vezes até que tudo se assente. Mas deve ser feito no dia-a-dia.
Para um primeiro ajuste já está bom.
Agora sim é se divertir e esquecer as queimaduras.
Desculpem se o tutorial foi longo demais, mas pra explicar tem q ter detalhes.
Sei que vão dizer: "não era mais facil ter soldado duas porcas no escapamento e aparafuzado?"
A ideia aqui é reversibilidade. A solda é factivel, mas é cara e irreversível.
Aproveitem
Nos vemos na estrada.
[]s
Cansado de ouvir a dona encrenca reclamando que se queimou, estragou o sapato ou a calça de tecido sintético?
Não aguenta mais danificar suas calças de microfibra ou a sola de borracha de alguns sapatos?
"Seus pobrema si acabaru-si"
Tio Will, mais um P... da vida com o escapamento da kansas tava a meses bolando como colocar um protetor nele. Mas tinha que ser algo bonito e funcional.
Já vi no orkut e aqui msm algumas opções, mas sinceramente (desculpem os que tem), achei muito feio
Tipo esse daqui (me desculpe o dono, apenas não gosto):
Então fiquei procurando na rua e o protetor que mais m agradou e que tinha um formato legal era o da CG 150. Cromado, moderno e com formato condizente com o nosso escapamento. Soh faltava adaptar.
Entao, sem mais delongas, o passo-a-passo com fotos e custos:
O que vamos precisar:
Protetor de escapamento da CG 150 (eu comprei original na honda) - R$ 63,00
Buchas e parafusos de fixação do protetor (tb originais na honda - NÃO INCLUEM AS PORCAS) - R$, 22,25
Duas abraçadeiras sem fim (uma grande e outra menor) - R$ 2,20
Cortiça 5mm (eu comprei 1 folha, mas usa-se bem pouco. duas rolhas grandes podem resolver) - R$ 16,00
Tiras de couro (usei 1 cinto velho) - R$ 0,00
Cola de contato (sapateiro. Já tinha) - R$ 0,00
Tinta spray cromo (pro acabamento das abraçadeiras - opcional) - R$ 19,00
Cola trava-parafusos (já tinha. usei para garantir q os parafusos nao afrouxem com a vibração - opcional) - R$ 0,00
Ferramentas e insumos:
-Chaves d fenda e philips
-Furadeira
-Alicate
-Estilete
-Lixa
-Duas porcas de 5mm de espessura para os parafusos
Executando:
Como eu esqueci d medir as abraçadeiras e seus respectivos furos, vocês vão ter q fazer isso denovo.
O primeiro passo é ir até a moto e medir a localização das abraçadeiras.
A maior fica cerca de 1cm atrás do suporte do escape. A maior alguns centimetros na frente do cone (já no tubo) - mas isso vcs verão nas fotos mais na frente
O importante nessa etapa é, com o auxílio de um lápis marcar onde as abraçadeiras serão furadas. Vc deve tentar esconder o parafuso da abraçadeira atrás do cano, mas tomar cuidado para ele não pegar na balança.
Para não arranhar o escapamento todo nessa etapa, use uma flanela ou pano sobre o cano e só então coloque a abraçadeira sobre eles (eu avisei...)
Marque em q altura serão feitos os furos, retire tudo e volte pra bancada
Outra coisa importante é lembrar que o protetor tem 1 direção (só encaixa nela, mas vale lembrar) que é com os furos para baixo e com o "calombo" para cima. Esse "calombo" deve seguir a linha do suporte do escapamento, protegendo mais a parte superior do escapamento após o suporte (bem onde ele fica mais exposto).
Já sabendo a altura onde serão feitos os furos, marque o meio da abraçadeira nessa altura com um prego e martelo (ajuda para a furadeira não patinar e fure)
Faça furos progressivamente maiores (2 ou três etapas bastam) para facilitar
Aqui, a maior já furada e a menor com a marca (ponto azul mais a direita) pronta para ser furada:
Agora vamos pra cortiça.Ela vai fazer o papel de enchimento entre a porca e o couro (que falaremos depois). Assim teremos 1 boa base pra fixar o protetor.
Cortamos 1 pedaço de uns 5cm, e marcamos seu centro, bem como aproximadamente meio centimetro a mais pra cada lado.
As marcas laterais serão o limite do corte em cunha que faremos. Após o corte em cunha, partimos a peça ao meio (a porca ficará entre essas duas metades)
Abaixo fotos de uma tira de cortiça já cortada e outra por cortar.
Agora faremos as tiras de couro. Elas servirão para não arranhar o escape e suportar a dilatação do escapamento sem arrebentar.
Não usaremos cortiça em tudo porque a cortiça vai ressecar com o tempo, se esfarelar e cair, deixando folga no conjunto e arranhando o escapamento.
Também não podemos usar borracha porque derrete. O couro suporta bem altas temperaturas e vai demorar bem mais que a cortiça pra se degradar.
No meu caso, minhas abraçadeiras tinham 1,2cm de largura. Cortei as tiras com cerca de 1cm de largura. Assim as laterais não ficam aparecendo (acabamento é importante).
Um cinto velho foi o doador neste caso. Abaixo a foto das tiras (no canto o estilete amigo que ajuda MUITO nessa etapa):
Bom, agora é hora de fazer o suporte em si. fazer o nosso sanduiche(iche)
Coloque a bucha metálica dentro da de borracha, coloque o parafuso, atravesse a abraçadeira e prenda a porca (essa é a forma correta d montar como veremos mais a frente).
Agora vamos colar as cunhas de cortiça.
Pra quem não sabe, deve-se passar cola de contato nos DOIS objetos a serem colados (neste caso, a abraçadeira e a cunha de cortiça), esperar um tempo (uns 30 seg) e só então juntar as partes.
Como as abraçadeiras são muito lisas e ainda por cima devem vir com gordura de dedos ou da fabricação, uma lixadinha por dentro ajuda a cola a fixar.
ATENÇÃO: DEVE-SE COLAR O LADO INCLINADO DA CUNHA NA ABRAÇADEIRA, DEIXANDO O LADO LISO EXPOSTO. DEIXE TAMBÉM UM ESPAÇO DE UNS 2MM PARA CADA LADO DA PORCA PARA PODER TRABALHAR COM ELA.
Se a cola não conseguir segurar direito, use uns pregadores de roupa para ajudar a fixar até que fique firme.
Agora é a vez do couro. novamente, cola nos dois (abraçadeira e couro), espera e junta, tomando cuidado para centralizar o couro para nao ficar aparecendo
Dois detalhes sórdidos:
- deixar a parte "aveludada" do couro aparente (para nao colar nem arranhar o escapamento)
- não colar o couro na parte raiada da abraçadeira (essa parte q vai ser puxada pelo parafuso e se o couro estiver aí, não vai entrar no mecanismo
Pode deixar couro sobrando alem do comprimento da abraçadeira, nao faz mal
A foto de como deve ficar tudo montado (com um close do sanduiche - a porca fica no espaço que sobra entre a cortiça nas fotos):
Esta etapa é opcional e eu também não tenho fotos
Mas desmontei os parafusos e porcas e pintei a parte superior das abraçadeiras com tinta cromo.
Não fica tão brilhante como cromo d verdade, mas fica melhor que o metal vagabundo e q oxida facil das abraçadeiras.
Algumas dicas pra pintura:
-Não exagere na quantidade, de varias demãos. Assim seca mais rapido e não escorre
-Se escorrer, nao toque. Deixe secar assim mesmo. Se não quiser, lixe TUDO e recomeçe. Tinta cromo não tolera retoques
-Deixe secar BEM. Se vc encostar antes, vai marcar a tinta q vai ficar com aparência cinza chumbo e vai ter q pintar denovo
Bom, agora estamos perto. Vamos a montagem final.
Retire as buchas metalicas de dentro das de borracha (colocamos na etapa da montagem, lembra?)
coloque as buchas de borracha no protetor e recoloque as buchas metalicas no lugar
Deve ficar assim:
Agora, coloque a porca no lugar dela no espaço do sanduiche e, se tiver optado pela trava d parafusos, coloque uma gota dentro (pelo furo por cima da abraçadeira)
Fixe o parafuso no conjunto segurando a porca na posição com o alicate e apertando o parafuso. Aperte BEM. Essa será a montagem final
Preste atenção para a posição de montagem das abraçadeiras. Vc mediu os furos escondendo o mecanismo das abraçadeiras, então elas devem estar para um certo lado.
Cuidado também para não arranhar a tinta cromo que é BEM sensível. Verniz ajudaria, mas é mais trabalho do que estava disposto.
Na empolgação também esqueci de tirar fotos dessa fase.
Dois últimos detalhes:
-Na ponta traseira do protetor existe 1 alça. Ela é feita para ser fixada num gancho que existe nas CG. no nosso caso nao existe. Por prevenção eu forrei ela com couro para caso a trepidação seja grande demais, não pegue no escape.
-Achei que a outra ponta (a fina) ficou raspando no escape. Para evitar arranhões e ruídos, coloquei 3 camadas d couro (pra ficar bem alto) coladas bem antes do chanfro do metal. Não aparece olhando d fora e afasta essa parte do cano.
Estamos prontos para montar tudo na moto
Empolgação é normal, mas tenha paciência. Se fez tudo com calma até agora, não vá estragar tudo justo no final
Monte com cuidado para não arranhar o escapamento
Se sobrar couro na montagem quando começar a apartar as abraçadeiras, passe ele por dentro, engrossando o conjunto, o que vai facilitar e firmar mais a coisa toda.
É IMPORTANTE MONTAR O CONJUNTO COM O ESCAPAMENTO FRIO. PRINCIPALMENTE POR SEGURANÇA
Mas além da segurança, é importante a montagem com ele frio para que o escapamento não esteja dilatado e o conjunto fiquei folgado qnd esfriar.
Se você fez tudo direitinho, o resultado agora deve ser esse:
Reparem na abraçadeira por baixo ou por trás do escapamento
NÃO reparem os ralados na ponta do escapamento (resultados do único e fatídico tombo)
Mas ainda não acabou. Não está pronto. Se na etapa anterior era importante o motor estar frio, nessa é importante esquentar.
Isso vai dilatar o escapamento e vibrar a moto para tirarmos as folgas que VÃO aparecer.
De uma BOA volta d moto. Coisa de 20 minutos ou mais. Para o escapamento ficar pelando.
Agora pare e escute a moto tilintar como é clássico. Provavelmente o protetor vai estar ligeiramente torto.
Encoste (com cuidado) nele. Deve estar morno, mas completamente palpável.
Ajuste e reaperte.
Agora temos que esperar a moto esfriar denovo. O escapamento vai sofrer a dilatação negativa (encolher) e dar nova folga.
Reaperte novamente.
Esse processo deve ser repetido algumas vezes até que tudo se assente. Mas deve ser feito no dia-a-dia.
Para um primeiro ajuste já está bom.
Agora sim é se divertir e esquecer as queimaduras.
Desculpem se o tutorial foi longo demais, mas pra explicar tem q ter detalhes.
Sei que vão dizer: "não era mais facil ter soldado duas porcas no escapamento e aparafuzado?"
A ideia aqui é reversibilidade. A solda é factivel, mas é cara e irreversível.
Aproveitem
Nos vemos na estrada.
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: [TUTORIAL] Protetor de escapamento
Teu tuto tá show!!! Tb tô querendo colocar o protetor. Minha capa de chuva já tá queimada na perna!!! Acho q é quase inevitável!!!
Valeu.
Valeu.
alexvoxdei- Novato
- Número de Mensagens : 14
Idade : 49
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Data de inscrição : 01/05/2008
Com certeza
Show de Tutorial. Assim que sobrar uns R$ no bolso vou fazer...
Vlw
Vlw
Marcio_Augusto- Novato
- Número de Mensagens : 1
Idade : 50
Localização : Salvador
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 09/12/2009
Re: [TUTORIAL] Protetor de escapamento
Tutorial publicado em junho e que eu só vi hoje...
Parabéns Will, realmente uma contribuição sensacional. Outro protetor que se encaixa muito bem é o da CG 99, que o Lobão instalou na Bebél.
E que ninguém nos ouça, mas naquela primeira foto, parece que adaptaram um batedor de ovos de ema...
Parabéns Will, realmente uma contribuição sensacional. Outro protetor que se encaixa muito bem é o da CG 99, que o Lobão instalou na Bebél.
E que ninguém nos ouça, mas naquela primeira foto, parece que adaptaram um batedor de ovos de ema...
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: [TUTORIAL] Protetor de escapamento
jeff escreveu:
E que ninguém nos ouça, mas naquela primeira foto, parece que adaptaram um batedor de ovos de ema...
uhauhauhhaua
muito boa!
eu cateri esse protetor q o lobo comprou q nem 1 doido na epoca, jeff
nao achei d jeito nenhum
alem disso, gosto daqueles 2 cortes na parte inferior deste protetor
saiu BEM mais caro q as outras opcoes, mas estava ali, disponivel e ainda m agradava esteticamente
incrivel como eh dificil achar pecas para moto onde eu moro
e encarar a fila do maia em copacabana, soh msm pra quem nao tem mais nada pra fz naquele dia
parece fila do inps
hehehhe
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: [TUTORIAL] Protetor de escapamento
Ele é muito bonito mesmo.
E rodar na cidade, vou te falar, acho que nem andar de moto dá mais pé.
Se é que essa frase faz algum sentido....
E rodar na cidade, vou te falar, acho que nem andar de moto dá mais pé.
Se é que essa frase faz algum sentido....
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Instalei um protetor da titan 150.
Parabéns Pelo tutorial.
Instalei esse protetor de cano de uma titan 150, me custou R$30,00, pois o mesmo é usado. Mandei soldar duas porcas no cano.
[img] [/img][img] [/img]
Instalei esse protetor de cano de uma titan 150, me custou R$30,00, pois o mesmo é usado. Mandei soldar duas porcas no cano.
[img] [/img][img] [/img]
ronaldkansas- Novato
- Número de Mensagens : 14
Idade : 47
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 28/05/2011
Re: [TUTORIAL] Protetor de escapamento
meu sonho era encontrar um serralheiro por aqui pra soldar uma porca no cano.
é, sem sombra de dúvida, a melhor opção. Eu tenho até uma junta do cano pra trocar quando achar um serralheiro... mas achar é outra história
[]s
é, sem sombra de dúvida, a melhor opção. Eu tenho até uma junta do cano pra trocar quando achar um serralheiro... mas achar é outra história
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: [TUTORIAL] Protetor de escapamento
Desculpem a ignorancia mas: o material desses protetores não absorvem calor da mesma forma que o escape?
Depois de no primeiro dia com a moto queimar a panturrilha, com certeza é a primeira coisa que vou fazer na moto.
E parabens pelo Tuto amigo!
Depois de no primeiro dia com a moto queimar a panturrilha, com certeza é a primeira coisa que vou fazer na moto.
E parabens pelo Tuto amigo!
bonfim- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 61
Idade : 39
Localização : Guarulhos-SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 15/08/2011
Página 1 de 1
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