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Painel embaçando

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Mensagem  Genildo Amorim Sex Jul 03, 2009 10:11 am

Olá pessoal, tenho percebido que o painel da minha moto embaça quando pega muita chuva, ou quando vai ao lava-jato, alguém já passou por isso aqui no FORUM? precisamos resolver isso, pois ao longo do tempo vai oxidar os componentes metálicos do painel, talvez seja por isso também que percebo as SPEED´s com mais de 10000 Km rodados com o painel escurecido, fica feio. Abraço a todos!
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Mensagem  firefox Sex Jul 03, 2009 10:22 am

O meu tb embaça quando pega chuva, depois seca normal!! N mi encomoda isso.....
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Mensagem  nego Sex Jul 03, 2009 12:27 pm

Olá genildo, quando acontece de o painel embacear, é caso de garantia, foi o que eu fiz fui na revenda e solicitei garantia e fui atendido, e quanto a ir em lava jatos evite pois a pressão de água prejudica todas as partes que precisam manter-se lubrificadas, ok um abraço.
José Luiz.
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Mensagem  xello 81 Sáb Jul 04, 2009 5:30 am

hum..... axo q foi isso q o hodometro do meu painel travou... aos 8.000km certinho....
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Mensagem  Genildo Amorim Sáb Jul 04, 2009 7:21 am

nego escreveu:Olá genildo, quando acontece de o painel embacear, é caso de garantia, foi o que eu fiz fui na revenda e solicitei garantia e fui atendido, e quanto a ir em lava jatos evite pois a pressão de água prejudica todas as partes que precisam manter-se lubrificadas, ok um abraço.
José Luiz.

Pois é cara, esse é o segundo painel, o primeiro tb embaçava e foi substituído pela garantia, notei que isso só acontece no velocímetro, o conta-giro fica ok, vou experimentar fechar aquela abertura para passagem dos cabos p/ ver se dá resultado, estou pensando numa forma de fazer isso sem prejudicar um futuro acesso aos conectores, pois pretendo colocar leds futuramente. Qualquer novidade eu informo. Abraço a todos!

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Mensagem  Beto Pesca Sáb Jul 04, 2009 7:32 am

O meutmb embaça, fiquei preocupado e fui ver em outras motos(ttans, ybr, yes...) epercebi q todas embaçam com exesso de chuva e frieza, perguntei a um mecanico e ele me disse que é normal em "alguns paineis". Rolling Eyes
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Mensagem  Danrsp RJ Dom Jul 05, 2009 10:18 am

cara já mudei de painel 4x + original pela garantia e somete 1 nao embacava... to pencando ate em colocar outro painel....como o da tornado por ex....
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Mensagem  jeff Dom Jul 05, 2009 5:21 pm

Um pouco de filosofia a respeito do painel embaçando:

O embaçamento é causado pela condensação da umidade do ar presente no interior do painel quando a temperatura externa diminui significativamente. Sempre haverá ar e um certo teor de umidade no interior de todos os instrumentos fabricados, porque eles não são e nem podem ser fechados hermeticamente.

O teor de umidade da atmosfera varia de acordo com a região e a temperatura. Assim, algumas regiões do país estão mais propensas a esse fenômeno.

No entanto, alguns instrumentos apresentam tendência de embaçamento da lente, e outros menos. Minha teoria para isso é a seguinte:

Instrumentos com carcaça de alumínio (ou outro metal ou liga, como magnésio, antimônio, zamak, o que for) se resfriam rapidamente e a condensação ocorre em suas paredes. A lente do instrumento não embaça.

Instrumentos com carcaça de plástico não se resfriam mais rapidamente do que a lente, permitindo a condensação e o embaçamento da lente.

As "canecas" dos instrumentos das motos chinesas devem ser de plástico, portanto não adiantaria trocar os instrumentos porque o problema sempre vai ocorrer. A lente sempre vai se resfriar mais rápido que o restante do instrumento, condensando a umidade.

E isso não é sentido por todos os proprietários somente porque as condições climáticas não permitem o embaçamento.

Alguém me confirma isso?

Se minha teoria estiver correta, talvez esse problema pudesse ser eliminado de maneira simples com a fixação de uma chapa metálica que fizesse a comunicação do interior do instrumento com o ar ambiente de fora, por baixo dos aparelhos. Se a chapa metálica se resfriasse mais rápido que a lente, a condensação ocorreria em volta dessa peça, evitando o embaçamento da lente.

Mas esse é um problema para a engenharia da Dafra.

Um abraço,

Jeff
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Mensagem  Danrsp RJ Dom Jul 05, 2009 8:32 pm

E so comentar apois postar uma outra mensagem acima, fui dar um passeio no barra shopping e na volta o bendito velocimetro parou de funcionar...:-(
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Mensagem  will_santana Dom Jul 05, 2009 11:20 pm

verifica s o cabo do velocimetro nao soltou
o meu soltou sozinho depois da revisao dos 3000 (devem ter deixado mal apertado
foi soh recolocar e tah tudo normal

[]s
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Mensagem  Genildo Amorim Ter Jul 07, 2009 10:52 am

jeff escreveu:Um pouco de filosofia a respeito do painel embaçando:

O embaçamento é causado pela condensação da umidade do ar presente no interior do painel quando a temperatura externa diminui significativamente. Sempre haverá ar e um certo teor de umidade no interior de todos os instrumentos fabricados, porque eles não são e nem podem ser fechados hermeticamente.

O teor de umidade da atmosfera varia de acordo com a região e a temperatura. Assim, algumas regiões do país estão mais propensas a esse fenômeno.

No entanto, alguns instrumentos apresentam tendência de embaçamento da lente, e outros menos. Minha teoria para isso é a seguinte:

Instrumentos com carcaça de alumínio (ou outro metal ou liga, como magnésio, antimônio, zamak, o que for) se resfriam rapidamente e a condensação ocorre em suas paredes. A lente do instrumento não embaça.

Instrumentos com carcaça de plástico não se resfriam mais rapidamente do que a lente, permitindo a condensação e o embaçamento da lente.

As "canecas" dos instrumentos das motos chinesas devem ser de plástico, portanto não adiantaria trocar os instrumentos porque o problema sempre vai ocorrer. A lente sempre vai se resfriar mais rápido que o restante do instrumento, condensando a umidade.

E isso não é sentido por todos os proprietários somente porque as condições climáticas não permitem o embaçamento.

Alguém me confirma isso?

Se minha teoria estiver correta, talvez esse problema pudesse ser eliminado de maneira simples com a fixação de uma chapa metálica que fizesse a comunicação do interior do instrumento com o ar ambiente de fora, por baixo dos aparelhos. Se a chapa metálica se resfriasse mais rápido que a lente, a condensação ocorreria em volta dessa peça, evitando o embaçamento da lente.

Mas esse é um problema para a engenharia da Dafra.

Um abraço,

Jeff

Pois então companheiro Jeff, concordo com tudo que vc disse, mas já tive uma Sahara, uma xlx 250 e uma DT 180 e isso não acontecia, sempre que levo minha moto numa revisão observo que motos SPEED na faixa de 10.000 km rodados apresentam um amarelamento no painel, em algumas até alguns pontos de ferrugem, motos bem conservadas com painéis envelhecidos. A minha teoria é que a água que vemos no acrílico do painel de nossas motos é resultado da evaporação, essa água fica acumulada nas partes internas do painel, quando evapora não tem para onde ir e se acumula no acrílico, quando ela some, é pq se condensou e voltou para o interior do painel, isso vai provocando oxidação nas partes internas (sabemos que os componentes metálicos das nossas motos não adoram água). Percebo que embaixo do velocímetro tem uma abertura muito grande, estou bolando uma foma de dificultar a entrada de água por ali. Talvez essa seja a chave para tantos painéis com problemas.

Abraço a todos!
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Mensagem  jeff Ter Jul 07, 2009 11:06 am

Genildo,

Acredito que seja possível diminuir e mesmo impedir a entrada de água no instrumento, mas duvido que dê para barrar a entrada de ar. E como todo ar tem umidade, que vai acabar condensando...

Você lembra se os instrumentos das motos que você teve eram de metal e pode me confirmar se os da dafra são de plástico?

A razão de eu perguntar é que ainda não estou com a moto, ela está na fila do consórcio e não tenho mais como verificar na loja, me mudei para longe da concessionária.

Um abraço,

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Mensagem  will_santana Ter Jul 07, 2009 11:18 am

o painel da speed eh d plastico
isso eu sei pq uma q estaciona(va) no msm lugar q eu, caiu e tah com o farol e painel completamente quebrados
deu pra ver o painel todo, inclusive por dentro e a carcaça eh toda d plastico

jah das outras eu nao sei dizer

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Mensagem  jeff Ter Jul 07, 2009 11:40 am

Xiii...

Então duvido que se ache uma solução diferente daquela que apontei.

Filosofar é um barato....
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Mensagem  Genildo Amorim Ter Jul 07, 2009 12:12 pm

jeff escreveu:Xiii...

Então duvido que se ache uma solução diferente daquela que apontei.

Filosofar é um barato....

Sim... claro que é impossível fazer um vácuo no painel (rs...), minha intenção é impedir o máximo que puder, pois pelo que vi está muito fácil a entrada de água, se conseguir retardar o processo de forma que ela chegue aos 20.000 km sem a aparência que tenho visto, me dou por satisfeito.

PS: Assim que pensar em algo, posto aqui para avaliação dos companheiros. (Detalhe: a Kansas sofre do mesmo mal...), e pelo que vi o "copo" é de aço, ou estou errado?

abraços.
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Mensagem  jeff Ter Jul 07, 2009 1:45 pm

é, o will precisa confirmar isso. Ele disse que o painel é de plástico, mas para não fica dúvida, o importante é saber se a parte inferior do painel, os "copos" dos instrumentos, são mesmo de metal ou não.

Pelo que conheço da filosofia chinesa de fazer motos, continuo apostando no plástico.
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Mensagem  Danrsp RJ Ter Jul 07, 2009 2:59 pm

will_santana escreveu:verifica s o cabo do velocimetro nao soltou
o meu soltou sozinho depois da revisao dos 3000 (devem ter deixado mal apertado
foi soh recolocar e tah tudo normal

[]s

Foi o cabo mesmo tive que trocar...coloquei o da titan 00 (mais uma peca para lista)...mais percebi que o velocimetro ficou lento quando eu freio....as vezes eu paro a moto e o ponteiro aida esta voltando...mais nada que atrapalhe.
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Mensagem  Genildo Amorim Seg Jul 20, 2009 8:06 am

Pois é pessoal, acho que resolvi o problema, o painel da SPEED é bem fácil de abrir, tem uma borracha lá dentro que tem a finalidade de evitar a passagem de água(vedar), mas ela é muita fina e vem, pelo menos a minha, muito mal colada, o que fiz foi retirá-la, coloquei silicone dos dois lados e fechei tudo denovo, duvido entrar água daquela forma denovo, outra coisa, quem fizer isso pode se assustar, pois o painel vai embaçar bastante, mas relaxa que isso é só o efeito da secagem do silicone(gases da secagem), depois de uns dois dias fica tudo zerado! quero aproveitar p/ registrar que relatei a minha experiência a um companheiro que tem outra SPEED vermelhinha como a minha, está com 19000 km e o painel estava escurecido, mesmo assim, para não piorar, ele resolveu por o silicone tb, fizemos na minha casa, aproveitei que já tínhamos aberto o painel mesmo e experimentei passar um pano com veja(isso não é propaganda) no painel do cara e SURPRESA!! Shocked o painel melhorou muuuuito, o escurecimento era poeira que termina passando junto com a água e se acumula alí, acho que só não ficou melhor pq, afinal de contas, o cara estava há quase dois anos juntando poeira e água no painel, mas ficou muito bom!!

abç,

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Mensagem  Spotinick Qua Ago 05, 2009 1:11 pm

Genildo Amorim escreveu:Pois é pessoal, acho que resolvi o problema, o painel da SPEED é bem fácil de abrir, tem uma borracha lá dentro que tem a finalidade de evitar a passagem de água(vedar), mas ela é muita fina e vem, pelo menos a minha, muito mal colada, o que fiz foi retirá-la, coloquei silicone dos dois lados e fechei tudo denovo, duvido entrar água daquela forma denovo, outra coisa, quem fizer isso pode se assustar, pois o painel vai embaçar bastante, mas relaxa que isso é só o efeito da secagem do silicone(gases da secagem), depois de uns dois dias fica tudo zerado! quero aproveitar p/ registrar que relatei a minha experiência a um companheiro que tem outra SPEED vermelhinha como a minha, está com 19000 km e o painel estava escurecido, mesmo assim, para não piorar, ele resolveu por o silicone tb, fizemos na minha casa, aproveitei que já tínhamos aberto o painel mesmo e experimentei passar um pano com veja(isso não é propaganda) no painel do cara e SURPRESA!! Shocked o painel melhorou muuuuito, o escurecimento era poeira que termina passando junto com a água e se acumula alí, acho que só não ficou melhor pq, afinal de contas, o cara estava há quase dois anos juntando poeira e água no painel, mas ficou muito bom!!

abç,

Genildo.

Cara, se não for pedir muito, vc poderia postar fotos de como vc fez?
Não precisa abrir novamente, só uma foto mesmo e no próprio Paint do Windows, vc coloca as setas de onde foi que vc conseguiu abrir
Quero fazer essa vedação e aproveitar e colocar uma luz azul (no lugar da amarela), pois como o painel é branco acho que ficará legal.
Valew!!!
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Mensagem  Genildo Amorim Sex Ago 07, 2009 1:05 pm

Spotinick escreveu:
Genildo Amorim escreveu:Pois é pessoal, acho que resolvi o problema, o painel da SPEED é bem fácil de abrir, tem uma borracha lá dentro que tem a finalidade de evitar a passagem de água(vedar), mas ela é muita fina e vem, pelo menos a minha, muito mal colada, o que fiz foi retirá-la, coloquei silicone dos dois lados e fechei tudo denovo, duvido entrar água daquela forma denovo, outra coisa, quem fizer isso pode se assustar, pois o painel vai embaçar bastante, mas relaxa que isso é só o efeito da secagem do silicone(gases da secagem), depois de uns dois dias fica tudo zerado! quero aproveitar p/ registrar que relatei a minha experiência a um companheiro que tem outra SPEED vermelhinha como a minha, está com 19000 km e o painel estava escurecido, mesmo assim, para não piorar, ele resolveu por o silicone tb, fizemos na minha casa, aproveitei que já tínhamos aberto o painel mesmo e experimentei passar um pano com veja(isso não é propaganda) no painel do cara e SURPRESA!! Shocked o painel melhorou muuuuito, o escurecimento era poeira que termina passando junto com a água e se acumula alí, acho que só não ficou melhor pq, afinal de contas, o cara estava há quase dois anos juntando poeira e água no painel, mas ficou muito bom!!

abç,

Genildo.

Cara, se não for pedir muito, vc poderia postar fotos de como vc fez?
Não precisa abrir novamente, só uma foto mesmo e no próprio Paint do Windows, vc coloca as setas de onde foi que vc conseguiu abrir
Quero fazer essa vedação e aproveitar e colocar uma luz azul (no lugar da amarela), pois como o painel é branco acho que ficará legal.
Valew!!!

Olá companheiro, td bem?

Olha, com relação às fotos não sei qdo poderei postar, pois teria que abrir denovo o painel, que como disse, agora está colado com silicone, mas veja bem, é muito simples, se vc ficar de frente p/ moto e olhar abaixo do painel, verá que só tem 3 parafusos, recomendo que marque a posição do farol e folgue-o para facilitar a passagem da chave de fenda, assim que remover esses 3 parafusos, vc já tem acesso aos soquetes das lâmpadas, são os 3 maiores, atenção! não tire o soquete menor da parte de cima do conta-giros, só os 3 maiores das lâmpadas, é só puchar e trocar as lâmpadas, no meu caso coloquei lâmpadas verdes, ficou bonito.(Vou providenciar as fotos). Com relação à vedação do painel, solte os cabinhos(são apenas encaichados), aconselho marcar tudo com fita (segurança!). Em seguida solte a chapa que prende o painel e retire-o, em seguida tire os 3 parafusos que prendem a parte da frente do painel. Abra sem utilizar força, aí vc verá que a parte onde ficam as lentes sendo virada tem uma borrachinha de vedação, retire-a, coloque silicone na parte do painel, em seguida coloque de volta a borracha, agora uma camada de silicone na borracha e una denovo o painel com a tampa de cima. Pode remontar o painel e ir p/ debaixo de uma caichoeira coma moto que não entra mais água nem poeira, que costumam escurecer paineis brancos. Obs: Vc vai notar que o painel vai embaçar mesmo sem água, isso é por conta dos gases da vulcanização do silicone, o meu passou uns 10 dias até normalizar totalmente. É isso aí, qualquer coisa estou a disposição.

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Painel embaçando Empty Re: Painel embaçando

Mensagem  Spotinick Sáb Set 12, 2009 4:22 pm

Tomei coragem e tirei o painel para trocar a lampada e fazer vedação.
Creditos do Genildo Amorim.
Fiz conforme suas recomendações e estão ai as fotos para quem quiser conferir:
Painel embaçando Painel01

Painel embaçando Painel02

Painel embaçando Painel03

Painel embaçando Painel04

Painel embaçando Painel05

Painel embaçando Painel06

Painel embaçando Painel07

Painel embaçando Painel08

Aproveitei para limpar o painel que estava ficando amarelado.
As lampadas são as mesmas usadas nas lanternas dos carros (usada no Corsa 2002 Milenium por exemplo), o modelo se não me engano é o W5W.
Espero que ajude.

Abraços
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