FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...

3 participantes

Ir para baixo

Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria... Empty Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...

Mensagem  Fuzzy Logic Sex Jul 10, 2009 8:53 pm

Vi um relato no fórum e este me chamou a atenção para duas coisas, onde os mais experientes podem tirar as dúvidas, quase que "Lendas Urbanas".

1º) Tem gente que diz que ao estacionar a moto deve-se desligar o cortacorrente pois isto faz com que não haja fuga de corrente da bateria e assim preservando a mesma.

2º) Tem gente que diz que ao deixar a moto parada por longo período de tempo, deve-se colocar um pedaço de madeira ou papelão grosso sob o descanso da moto para evitar que a bateria se descarregue.

Para mim, são duas Lendas Urbanas, mas ficam aí as questões para os experientes responderem.


Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria... Empty Re: Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...

Mensagem  jeff Sex Dez 18, 2009 5:03 pm

Não, não são lendas urbanas.

Ao estacionar a moto, tenho por hábito ao desligar o motor:

1) conferir se o pisca está desligado
2) fechar a torneirinha de gasolina
3) desligar o farol
4) acionar o corta-corrente.

É um movimento mecânico que já nem preciso pensar para fazer. Esse ritual tem uma finalidade:

a) Evitar acionar o motor de partida com o pisca e o farol ligados, o que acaba com a bateria devido ao consumo excessivo e desnecessário.

b) Evitar que a boia encante e a moto se transforme em um chafariz de gasolina. Isso acontece com mais frequência que se imagina, e basta uma vez para causar grande transtorno.

c) Minimizar a fuga de corrente da bateria através de contatos sujos dos interruptores. Em motos novas isso não acontece, mas na medida em que ela envelhece, a sujeira acumulada permite a passagem de uma pequena corrente elétrica entre um contato e outro, o que vai drenando a bateria aos poucos. Em uma parada de uma hora, não faz diferença. Em uma noite, pode descarregar a bateria. Para garantir que não esqueça de cortar a corrente à noite, faço isso todas as vezes que desligo a moto, virou um procedimento automático.

Quanto a colocar um papelão grosso debaixo do cavalete, é um pouco de preciosismo, porque normalmente o piso é de cerâmica ou concreto, materiais isolantes. É muito mais provável que ocorra fuga entre os contatos dos interruptores e o chassi da moto, do que entre o cavalete e o chão. Em pisos de terra úmida, melhor mesmo é um tapete de borracha.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria... Empty Re: Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...

Mensagem  Fuzzy Logic Sex Dez 18, 2009 5:10 pm

Tu tem problema...

Primeiro você faz a marcação utilizando "1, 2, 3, 4" e depois na hora de explicar utiliza "a, b, c"... e ainda esqueceu do "d"... Se tu usou número em cima, porque usar letras em baixo? E cadê o "d"?

Coisas da idade que vai apertando! hehehehe
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria... Empty Re: Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...

Mensagem  jeff Sex Dez 18, 2009 5:39 pm

Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria... Surecat.th
Mais uma da série Coisas que a Gente Não Devia Precisar Explicar:

Leia de novo o texto, veja que não há correspondência exata entre os itens.

I) O item a) se refere aos itens 1) e 3).

II) O item b) se refere ao item 2).

III) O item c) se refere ao item 4).

É por isso que usei letras e números.

Agora pague 50 flexões e 100 polichinelos.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria... Empty Re: Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...

Mensagem  Fuzzy Logic Sex Dez 18, 2009 9:38 pm

jeff escreveu:Agora pague 50 flexões e 100 polichinelos.
Hahahahahahahahahahahaha

Quem prometeu perder peso até Março/2010 não fui eu não!!!... Bora! Abdominais!!!

Quero ver você em Paraty magrinho!!! kakakakakakaka
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria... Empty Re: Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...

Mensagem  Fuzzy Logic Sex Dez 18, 2009 9:41 pm

jeff escreveu:Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria... Surecat.th
Já não sou chegado em gato... Mas, KCT! QUE GATO FEIO!

Pegaram o pior perfil dele, coitado!

Mais feio que ele, só o Will!!!... (vamos ver se ele agora da o ar da graça! hehehe)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria... Empty Re: Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...

Mensagem  will_santana Sex Dez 18, 2009 10:09 pm

Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria... Zina

ronaldo!

[]s

PS: to bebado demais pra responder qq outra coisa
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria... Empty Re: Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...

Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Dez 19, 2009 12:23 pm

will_santana escreveu:Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria... Zina

ronaldo!

[]s

PS: to bebado demais pra responder qq outra coisa
Cuidado que de bebado nao tem dono! Tu ja eh meio estranho, vai acabar acordando ardido!!!
hehehehehehehehehehehe


PS: Ve se amanha vai la com a gente, ta com cara de que a chuva dara paz, entao Lobo, Junia e eu iremos, so falta eu ver Gledson e Renata, faz uma força mané, pow!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria... Empty Re: Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos