Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...
3 participantes
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Todas :: Todas :: Temas Gerais
Página 1 de 1
Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...
Vi um relato no fórum e este me chamou a atenção para duas coisas, onde os mais experientes podem tirar as dúvidas, quase que "Lendas Urbanas".
1º) Tem gente que diz que ao estacionar a moto deve-se desligar o cortacorrente pois isto faz com que não haja fuga de corrente da bateria e assim preservando a mesma.
2º) Tem gente que diz que ao deixar a moto parada por longo período de tempo, deve-se colocar um pedaço de madeira ou papelão grosso sob o descanso da moto para evitar que a bateria se descarregue.
Para mim, são duas Lendas Urbanas, mas ficam aí as questões para os experientes responderem.
Abraços!
1º) Tem gente que diz que ao estacionar a moto deve-se desligar o cortacorrente pois isto faz com que não haja fuga de corrente da bateria e assim preservando a mesma.
2º) Tem gente que diz que ao deixar a moto parada por longo período de tempo, deve-se colocar um pedaço de madeira ou papelão grosso sob o descanso da moto para evitar que a bateria se descarregue.
Para mim, são duas Lendas Urbanas, mas ficam aí as questões para os experientes responderem.
Abraços!
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...
Não, não são lendas urbanas.
Ao estacionar a moto, tenho por hábito ao desligar o motor:
1) conferir se o pisca está desligado
2) fechar a torneirinha de gasolina
3) desligar o farol
4) acionar o corta-corrente.
É um movimento mecânico que já nem preciso pensar para fazer. Esse ritual tem uma finalidade:
a) Evitar acionar o motor de partida com o pisca e o farol ligados, o que acaba com a bateria devido ao consumo excessivo e desnecessário.
b) Evitar que a boia encante e a moto se transforme em um chafariz de gasolina. Isso acontece com mais frequência que se imagina, e basta uma vez para causar grande transtorno.
c) Minimizar a fuga de corrente da bateria através de contatos sujos dos interruptores. Em motos novas isso não acontece, mas na medida em que ela envelhece, a sujeira acumulada permite a passagem de uma pequena corrente elétrica entre um contato e outro, o que vai drenando a bateria aos poucos. Em uma parada de uma hora, não faz diferença. Em uma noite, pode descarregar a bateria. Para garantir que não esqueça de cortar a corrente à noite, faço isso todas as vezes que desligo a moto, virou um procedimento automático.
Quanto a colocar um papelão grosso debaixo do cavalete, é um pouco de preciosismo, porque normalmente o piso é de cerâmica ou concreto, materiais isolantes. É muito mais provável que ocorra fuga entre os contatos dos interruptores e o chassi da moto, do que entre o cavalete e o chão. Em pisos de terra úmida, melhor mesmo é um tapete de borracha.
Um abraço,
Jeff
Ao estacionar a moto, tenho por hábito ao desligar o motor:
1) conferir se o pisca está desligado
2) fechar a torneirinha de gasolina
3) desligar o farol
4) acionar o corta-corrente.
É um movimento mecânico que já nem preciso pensar para fazer. Esse ritual tem uma finalidade:
a) Evitar acionar o motor de partida com o pisca e o farol ligados, o que acaba com a bateria devido ao consumo excessivo e desnecessário.
b) Evitar que a boia encante e a moto se transforme em um chafariz de gasolina. Isso acontece com mais frequência que se imagina, e basta uma vez para causar grande transtorno.
c) Minimizar a fuga de corrente da bateria através de contatos sujos dos interruptores. Em motos novas isso não acontece, mas na medida em que ela envelhece, a sujeira acumulada permite a passagem de uma pequena corrente elétrica entre um contato e outro, o que vai drenando a bateria aos poucos. Em uma parada de uma hora, não faz diferença. Em uma noite, pode descarregar a bateria. Para garantir que não esqueça de cortar a corrente à noite, faço isso todas as vezes que desligo a moto, virou um procedimento automático.
Quanto a colocar um papelão grosso debaixo do cavalete, é um pouco de preciosismo, porque normalmente o piso é de cerâmica ou concreto, materiais isolantes. É muito mais provável que ocorra fuga entre os contatos dos interruptores e o chassi da moto, do que entre o cavalete e o chão. Em pisos de terra úmida, melhor mesmo é um tapete de borracha.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...
Tu tem problema...
Primeiro você faz a marcação utilizando "1, 2, 3, 4" e depois na hora de explicar utiliza "a, b, c"... e ainda esqueceu do "d"... Se tu usou número em cima, porque usar letras em baixo? E cadê o "d"?
Coisas da idade que vai apertando! hehehehe
Primeiro você faz a marcação utilizando "1, 2, 3, 4" e depois na hora de explicar utiliza "a, b, c"... e ainda esqueceu do "d"... Se tu usou número em cima, porque usar letras em baixo? E cadê o "d"?
Coisas da idade que vai apertando! hehehehe
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...
Mais uma da série Coisas que a Gente Não Devia Precisar Explicar:
Leia de novo o texto, veja que não há correspondência exata entre os itens.
I) O item a) se refere aos itens 1) e 3).
II) O item b) se refere ao item 2).
III) O item c) se refere ao item 4).
É por isso que usei letras e números.
Agora pague 50 flexões e 100 polichinelos.
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...
Hahahahahahahahahahahahajeff escreveu:Agora pague 50 flexões e 100 polichinelos.
Quem prometeu perder peso até Março/2010 não fui eu não!!!... Bora! Abdominais!!!
Quero ver você em Paraty magrinho!!! kakakakakakaka
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...
Já não sou chegado em gato... Mas, KCT! QUE GATO FEIO!jeff escreveu:
Pegaram o pior perfil dele, coitado!
Mais feio que ele, só o Will!!!... (vamos ver se ele agora da o ar da graça! hehehe)
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...
ronaldo!
[]s
PS: to bebado demais pra responder qq outra coisa
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: Supostas "Lendas Urbanas" sobre preservação da bateria...
Cuidado que de bebado nao tem dono! Tu ja eh meio estranho, vai acabar acordando ardido!!!will_santana escreveu:
ronaldo!
[]s
PS: to bebado demais pra responder qq outra coisa
hehehehehehehehehehehe
PS: Ve se amanha vai la com a gente, ta com cara de que a chuva dara paz, entao Lobo, Junia e eu iremos, so falta eu ver Gledson e Renata, faz uma força mané, pow!
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Todas :: Todas :: Temas Gerais
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos