FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Catalisador

3 participantes

Ir para baixo

Catalisador Empty Catalisador

Mensagem  Byra Ter Fev 16, 2010 8:33 am

Bom dia Pessoal!!!
Tenho observado que minha speed não tem a saida do catalisador no cabeçote como as 2009, tive analisando as outras motos de outras marcas que tb tem a saida de gases no cabeçote, não sei qual o motivo que fez a dafra mudar o projeto, mas analisando a minha, verifiquei que o aproveitamento dos gases vem do suspiro do óleo do motor, ora, tem o mesmo sistema de respiro da H... 2003, no qual pega os gases do suspiro do óleo do cárter, atráves de uma valvula, entre o filtro e a entrada do ar do carburador, a diferença é que minha speed além de ter esse sistema, ela ainda puxa tb os gases pela entrada no coletor do cabeçote através de uma valvula, a minha pergunta é, se já tem uma saida de gases do óleo do carter entre o filtro e o carburador, pra quê essa entrada no coletor do cabeçote, no qual deixa a moto mais amarrada, por simular uma entrada de ar falsa? Diante do acimo exposto, não poderia eu isolar aquela entrada de ar no coletor, e fazer as devidas regulagens no carburador? Não iria aumentar o desempenho?

Desde já agradeço pela atenção! Bira
Byra
Byra
Novato
Novato

Número de Mensagens : 18
Idade : 55
Localização : Montenegro - RS
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 02/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Catalisador Empty Re: Catalisador

Mensagem  Convidad Ter Fev 16, 2010 9:28 am

.
. .

Amigão.

Se você digitar no google (www.google.com.br)”Nova moto Dafra Speed 150 perde desempenho para não poluir” vai ver que existe centenas de reportagem abordando este tema.

O método escolhido pela Dafra para se adequar (adaptar) as medidas antipoluição, tornaram a moto um pouco menos potente, porém atende as novas regras para não poluir tanto.

Poderia ter adaptado uma injeção eletrônica (como certos concorrentes) porem é um método caro, preferiu “conter” a potencia e assim “conter” a poluição.

Eu pessoalmente não mexeria na regulagem original, tem de estudar bastante uma adaptação, e corre o risco de ficar pior e alem de tudo perder a garantia.......que você pode a vir precisar...A garantia vai ser muito importante.......

A meu ver a entrada de ar no cabeçote já vem tapada de fabrica, não da entrada de ar falsa, a queda de potencia que você sentiu foi as adaptações as novas regras de não poluição.

Cuidado com a sua moto que não fez ainda 1000 km (ainda esta amaciando) e mais cuidado ainda para não perder a garantia.

Boa sorte com a sua moto.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Catalisador Empty Catalisador

Mensagem  nandinho Ter Fev 16, 2010 2:58 pm

Fera, esse sistema chama-se válvula de indução de ar.
Quando vc acelera a moto, no coletor de admissão é criado um vácuo devido o movimento do pistão, esse vácuo abre uma valvula que libera a injeção de ar na saída do cano de escape. Esse ar vem da caixa do filtro de ar.
O único intuito é diminuir a emissão de poluentes, não afeta nada em potência.
Quando se injeta ar frio na saída do cano de escape ocorre uma reação química que diminui a ação nociva dos gases resultantes da queima.
Quando vc solta o acelerador a valvula se fecha, se ela estivesse danificada e não se fechasse haveriam explosões no cano de escape.

Fique tranquilo, é para o bem do planeta!

Abraço.
nandinho
nandinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 118
Idade : 38
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Catalisador Empty Re: Catalisador

Mensagem  xello 81 Ter Fev 16, 2010 3:50 pm

Campineiro escreveu:Fera, esse sistema chama-se válvula de indução de ar.
Quando vc acelera a moto, no coletor de admissão é criado um vácuo devido o movimento do pistão, esse vácuo abre uma valvula que libera a injeção de ar na saída do cano de escape. Esse ar vem da caixa do filtro de ar.
O único intuito é diminuir a emissão de poluentes, não afeta nada em potência.
Quando se injeta ar frio na saída do cano de escape ocorre uma reação química que diminui a ação nociva dos gases resultantes da queima.
Quando vc solta o acelerador a valvula se fecha, se ela estivesse danificada e não se fechasse haveriam explosões no cano de escape.

Fique tranquilo, é para o bem do planeta!

Abraço.

ahi tem outra resposta da pergunta " pq a moto nao solta pipoco no escapamento quando corta-se a faisca em alto giro"

study
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

Catalisador Empty Re: Catalisador

Mensagem  nandinho Ter Fev 16, 2010 6:11 pm

ahi tem outra resposta da pergunta " pq a moto nao solta pipoco no escapamento quando corta-se a faisca em alto giro"

study[/quote]


Se vc está em alta rotação e corta a faísca, na medida que o pistão está parando de se movimentar, proporcionalmente o vácuo diminui, fechando gradativamente a válvula, consequetemente, injetando cada vez menos ar sa saida do escape até que o pistão pare e a valvula se feche totalmente.
nandinho
nandinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 118
Idade : 38
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Catalisador Empty Re: Catalisador

Mensagem  Byra Qua Fev 17, 2010 6:53 am

Muito grato pelas respostas Caros Amigos, consegui entender perfeitamento funcionamento do catalisador, porém há um contraponto, a minha speed 09\10, não tem nenhuma ligação, tanto no cano da descarga como no cabeçote, para a injeção de ar frio, na speed 2009 tem um cano no lado direito do cabeçote, bem amostra que sobe em direção ao tanque, a minha e as outras que estavam na concessionaria não tinham, tem somente uma valvula quadradinha que tem uma entrada e uma saida e encima dela tem um fio eletrico ligado, vem um cano de borracha da caixa do filtro e chega nessa valvula, que sai da valvula e vai para o coletor do carburador, somente isto, ai que não estou conseguindo entender o funcionamento desse treco, ao meu ver o vácuo do coletor puxa algum gás de dentro da caixa do filtro, que somente tem a entrada do suspiro do carter atraves de valvulas específicas para queima do vapor de óleo, vamos discutir??? Abraços a todos!!!!
Byra
Byra
Novato
Novato

Número de Mensagens : 18
Idade : 55
Localização : Montenegro - RS
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 02/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Catalisador Empty Re: Catalisador

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos