FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Direção bamba

+5
firefox
tyercds
jeff
will_santana
Marcelo mundo estranho
9 participantes

Ir para baixo

Direção bamba Empty Direção bamba

Mensagem  Marcelo mundo estranho Dom maio 23, 2010 12:28 pm

Galera,depois de lavar minha moto em um posto de gasolina a minha buzinha e farol alto/baixo começaram a falhar,td bem,deve ser curto eletrico.
uma vez na estrada começou a vazar combustível,mas tudo bem deve ser apenas aperto de porcas e parafusos.
Agora essa moto ta com a direção bamba,ela que sempre foi firme(o suficiente para pegar a br 040 à 125kmh nas curvas)um mecanico renomado aki da região deu seu parecer:disse que é uma espécie de calo na direção.
Eu ñ entendo mt bem sobre mecanica.
Bem a moto roda mt bem,motor 100%,engate das marchas ok...resumindo:tudo nos conformes.
Mas essa m***a de direção bamba tá me tirando o sono.
A 60 kmph tirando uma das mãos do guidon a moto parece uma batedeira,sacode para todo o lado a frente.
Gostei da marca dafra,casei com minha speed,mas estou tendo um caso virtual com a horizon...
antes de um desapontamento que poderá partir meu coração alguém podia me dizer algo seobre essa direção bamba?

hugs free!
Marcelo mundo estranho
Marcelo mundo estranho
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 70
Moto : Speed 150cc

Ir para o topo Ir para baixo

Direção bamba Empty Re: Direção bamba

Mensagem  will_santana Dom maio 23, 2010 1:46 pm

podem ser mil coisas:

roda empenada, rolamento fu..., caixa de direcao frouxa ou danificada...

o melhor eh levar num BOM mecanico (eu disse bom, logo nao eh na dafra Razz) e mandar verificar
direcao bichada eh perigoso em carro, em moto eh qse morte certa

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Moto : Kansas 150cc

Mensagem  jeff Dom maio 23, 2010 6:19 pm

Se essa vibração aparece somente nessa velocidade e desaparece acima dela, é desbalanceamento da roda. E isso não é exclusividade de dafra, chega uma hora que toda moto tem que fazer balanceamento.

Por acaso o pneu furou e foi consertado? O peso do remendo pode desbalancear a roda.

O desbalanceamento também aparece por desgaste irregular do pneu. Se a roda estiver minimamente ovalizada, uma região do pneu vai se desgastar um pouco mais que o restante, causando o desbalanceamento.

Pneu velho, perto do final da vida útil, também gera esse problema.

"Calo na direção" não parece ser o problema, porque seria um amassado causado por impacto em um buraco, machucando determinado ponto da pista do rolamento. Você perceberia isso ao girar o guidão, não em uma determinada velocidade.

Acho que esse mecânico renomado está apenas querendo te cobrar por um serviço caro (desmontagem da caixa de direção e troca de rolamentos) e fazer apenas o balanceamento da roda (é pra custar 10 reais e olhe lá...)

Tudo de bom,

Jeff

Última edição por jeff em Seg maio 24, 2010 12:43 am, editado 1 vez(es)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955

Direção bamba Empty Valeu pela dica

Mensagem  Marcelo mundo estranho Dom maio 23, 2010 8:53 pm

Bem queria agredecer pela dica...Isso é o que eu mais gosto aqui no forum.
Talvez seja msm um destes problemas que vcs relataram acima.Vou levar à outro mecanico e pedir que ele faça um teste na estrada pra ver o que ele me diz.se for empeno na roda vou mandar o orçamento para a prefeitura pq as ruas e estradas de Petropolis parecem a lua,ou uma bunda com mt celulite.
Assim msm valeu a dica,e um abraço à todos do forum.
Marcelo mundo estranho
Marcelo mundo estranho
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 70

Mensagem  tyercds Dom Out 31, 2010 1:14 pm

a dafra do meu irmao ta bamba tambem a direção,

vou passar pra ele as informações, mas antes vou aguardar ele trocar o pneu dianteiro (comprou a moto em 2008, agosto de 2008 para ser mais exato, e agora em 2010 continua com o mesmo pneu dianteiro, traduzindo: é doido), após ele trocar o pneu e verificar a camara de ar se é necessario troca-la ou nao, vou ver se vai amenizar a escola de samba da direção, caso nao de vou dizer para ele balancear e tals,

grato ae!

abraços!

rendeer
tyercds
tyercds
Novato
Novato

Número de Mensagens : 44

http://www.baixe.info

Mensagem  firefox Seg Nov 01, 2010 12:31 pm

Cara. direção bamba, pode ser a caixa de direção, minha moto tb é 2008 e o pneu dianteiro ainda é o original...e ainda contem alguns sugos, ja rodei 40.000km, e so vou trocar os pneus no meio do ano q vem... depois de riscalos!!!

A camara, é sem chance... tem q trocar junto com o pneu...
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365

Direção bamba Empty minha tbm danca

Mensagem  kurany Seg Nov 01, 2010 1:07 pm

ola a minha tbm danca, porem andando normal a 80km/h naum danca o problema eh q abaixo disso se tirar as maos do guidao ela comeca a dancar, tanto no neutro quanto reduzido, mas isso soh acontece se tirar as duas maos do guidao. abrass
kurany
kurany
Novato
Novato

Número de Mensagens : 46

Mensagem  jeff Seg Nov 01, 2010 3:20 pm

Pneu velho provoca esse sintoma.

E desaconselho pneu riscado, porque o pneu velho já fura com muita facilidade (experiência própria). Riscado, então, vai ser um furo atrás do outro.

Sem contar o risco de estouro (pequeno, mas existe; em carro, geralmente não é grave, mas em moto pode ser pale )

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955

Mensagem  firefox Seg Nov 01, 2010 9:23 pm

Esse procedimento de riscar é so uma forma d almentar o vida util do pneu, usando a margem de segurança do fabricante, os riscos devem ser feito com cuidado, e depois disso vc roda no maximo 30 dias ou 1000km.
E nesse periodo vc deve andar ciente d q seus pneus são riscado, ja não da pra arriscar certas curvinhas ou estradas de barro....
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365

Mensagem  Dan Floripa Ter Nov 02, 2010 12:04 am

Direção bamba pode ser como já postado aqui, pneu gasto, rolamentos de roda caixa de direção, esse cala no qual o mecânico se referiu, provavelmente é a pista de esfera que está gasta.

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118

Direção bamba Empty Problema resolvido

Mensagem  asnobre Qua maio 11, 2011 10:54 pm

Na minha speed tive o mesmo problema ,levei na concessionaria da minha cidade,e o mecanico resolveu o meu problema da seguimte forma,afrouxou a porca central(aquele maior bem no centro do guidao).E com uma chave que vem junto com as ferramentas dafra uma que tem uma curva meia lua, e apertou aquela porca que fica logo abaixo da mesa do guidao(é um porca que tem uns furos ou buracos é só encaixar a ferramenta ali e apertar no sentido horario.)Depois coloca a porca central e aperta ,pronto normalmente acaba com essa vibracao do guidao.So um lembrete nao aperte demais pois o guidao vai ficar duro parecendo que quebrou a caixa de direcao.Espero ter ajudado . Abraços...
asnobre
asnobre
Novato
Novato

Número de Mensagens : 7

Mensagem  Betho Sáb Set 10, 2011 10:25 am

Betho
Betho
Forista