Direção bamba
+5
firefox
tyercds
jeff
will_santana
Marcelo mundo estranho
9 participantes
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Defeitos !
Página 1 de 1
Direção bamba
Galera,depois de lavar minha moto em um posto de gasolina a minha buzinha e farol alto/baixo começaram a falhar,td bem,deve ser curto eletrico.
uma vez na estrada começou a vazar combustível,mas tudo bem deve ser apenas aperto de porcas e parafusos.
Agora essa moto ta com a direção bamba,ela que sempre foi firme(o suficiente para pegar a br 040 à 125kmh nas curvas)um mecanico renomado aki da região deu seu parecer:disse que é uma espécie de calo na direção.
Eu ñ entendo mt bem sobre mecanica.
Bem a moto roda mt bem,motor 100%,engate das marchas ok...resumindo:tudo nos conformes.
Mas essa m***a de direção bamba tá me tirando o sono.
A 60 kmph tirando uma das mãos do guidon a moto parece uma batedeira,sacode para todo o lado a frente.
Gostei da marca dafra,casei com minha speed,mas estou tendo um caso virtual com a horizon...
antes de um desapontamento que poderá partir meu coração alguém podia me dizer algo seobre essa direção bamba?
hugs free!
uma vez na estrada começou a vazar combustível,mas tudo bem deve ser apenas aperto de porcas e parafusos.
Agora essa moto ta com a direção bamba,ela que sempre foi firme(o suficiente para pegar a br 040 à 125kmh nas curvas)um mecanico renomado aki da região deu seu parecer:disse que é uma espécie de calo na direção.
Eu ñ entendo mt bem sobre mecanica.
Bem a moto roda mt bem,motor 100%,engate das marchas ok...resumindo:tudo nos conformes.
Mas essa m***a de direção bamba tá me tirando o sono.
A 60 kmph tirando uma das mãos do guidon a moto parece uma batedeira,sacode para todo o lado a frente.
Gostei da marca dafra,casei com minha speed,mas estou tendo um caso virtual com a horizon...
antes de um desapontamento que poderá partir meu coração alguém podia me dizer algo seobre essa direção bamba?
hugs free!
Marcelo mundo estranho- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 70
Moto : Speed 150cc
Re: Direção bamba
podem ser mil coisas:
roda empenada, rolamento fu..., caixa de direcao frouxa ou danificada...
o melhor eh levar num BOM mecanico (eu disse bom, logo nao eh na dafra ) e mandar verificar
direcao bichada eh perigoso em carro, em moto eh qse morte certa
[]s
roda empenada, rolamento fu..., caixa de direcao frouxa ou danificada...
o melhor eh levar num BOM mecanico (eu disse bom, logo nao eh na dafra ) e mandar verificar
direcao bichada eh perigoso em carro, em moto eh qse morte certa
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Moto : Kansas 150cc
Se essa vibração aparece somente nessa velocidade e desaparece acima dela, é desbalanceamento da roda. E isso não é exclusividade de dafra, chega uma hora que toda moto tem que fazer balanceamento.
Por acaso o pneu furou e foi consertado? O peso do remendo pode desbalancear a roda.
O desbalanceamento também aparece por desgaste irregular do pneu. Se a roda estiver minimamente ovalizada, uma região do pneu vai se desgastar um pouco mais que o restante, causando o desbalanceamento.
Pneu velho, perto do final da vida útil, também gera esse problema.
"Calo na direção" não parece ser o problema, porque seria um amassado causado por impacto em um buraco, machucando determinado ponto da pista do rolamento. Você perceberia isso ao girar o guidão, não em uma determinada velocidade.
Acho que esse mecânico renomado está apenas querendo te cobrar por um serviço caro (desmontagem da caixa de direção e troca de rolamentos) e fazer apenas o balanceamento da roda (é pra custar 10 reais e olhe lá...)
Tudo de bom,
Jeff
Por acaso o pneu furou e foi consertado? O peso do remendo pode desbalancear a roda.
O desbalanceamento também aparece por desgaste irregular do pneu. Se a roda estiver minimamente ovalizada, uma região do pneu vai se desgastar um pouco mais que o restante, causando o desbalanceamento.
Pneu velho, perto do final da vida útil, também gera esse problema.
"Calo na direção" não parece ser o problema, porque seria um amassado causado por impacto em um buraco, machucando determinado ponto da pista do rolamento. Você perceberia isso ao girar o guidão, não em uma determinada velocidade.
Acho que esse mecânico renomado está apenas querendo te cobrar por um serviço caro (desmontagem da caixa de direção e troca de rolamentos) e fazer apenas o balanceamento da roda (é pra custar 10 reais e olhe lá...)
Tudo de bom,
Jeff
Última edição por jeff em Seg maio 24, 2010 12:43 am, editado 1 vez(es)
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Valeu pela dica
Bem queria agredecer pela dica...Isso é o que eu mais gosto aqui no forum.
Talvez seja msm um destes problemas que vcs relataram acima.Vou levar à outro mecanico e pedir que ele faça um teste na estrada pra ver o que ele me diz.se for empeno na roda vou mandar o orçamento para a prefeitura pq as ruas e estradas de Petropolis parecem a lua,ou uma bunda com mt celulite.
Assim msm valeu a dica,e um abraço à todos do forum.
Talvez seja msm um destes problemas que vcs relataram acima.Vou levar à outro mecanico e pedir que ele faça um teste na estrada pra ver o que ele me diz.se for empeno na roda vou mandar o orçamento para a prefeitura pq as ruas e estradas de Petropolis parecem a lua,ou uma bunda com mt celulite.
Assim msm valeu a dica,e um abraço à todos do forum.
Marcelo mundo estranho- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 70
a dafra do meu irmao ta bamba tambem a direção,
vou passar pra ele as informações, mas antes vou aguardar ele trocar o pneu dianteiro (comprou a moto em 2008, agosto de 2008 para ser mais exato, e agora em 2010 continua com o mesmo pneu dianteiro, traduzindo: é doido), após ele trocar o pneu e verificar a camara de ar se é necessario troca-la ou nao, vou ver se vai amenizar a escola de samba da direção, caso nao de vou dizer para ele balancear e tals,
grato ae!
abraços!
vou passar pra ele as informações, mas antes vou aguardar ele trocar o pneu dianteiro (comprou a moto em 2008, agosto de 2008 para ser mais exato, e agora em 2010 continua com o mesmo pneu dianteiro, traduzindo: é doido), após ele trocar o pneu e verificar a camara de ar se é necessario troca-la ou nao, vou ver se vai amenizar a escola de samba da direção, caso nao de vou dizer para ele balancear e tals,
grato ae!
abraços!
Cara. direção bamba, pode ser a caixa de direção, minha moto tb é 2008 e o pneu dianteiro ainda é o original...e ainda contem alguns sugos, ja rodei 40.000km, e so vou trocar os pneus no meio do ano q vem... depois de riscalos!!!
A camara, é sem chance... tem q trocar junto com o pneu...
A camara, é sem chance... tem q trocar junto com o pneu...
firefox- Guru
- Número de Mensagens : 1365
minha tbm danca
ola a minha tbm danca, porem andando normal a 80km/h naum danca o problema eh q abaixo disso se tirar as maos do guidao ela comeca a dancar, tanto no neutro quanto reduzido, mas isso soh acontece se tirar as duas maos do guidao. abrass
kurany- Novato
- Número de Mensagens : 46
Pneu velho provoca esse sintoma.
E desaconselho pneu riscado, porque o pneu velho já fura com muita facilidade (experiência própria). Riscado, então, vai ser um furo atrás do outro.
Sem contar o risco de estouro (pequeno, mas existe; em carro, geralmente não é grave, mas em moto pode ser )
Um abraço,
Jeff
E desaconselho pneu riscado, porque o pneu velho já fura com muita facilidade (experiência própria). Riscado, então, vai ser um furo atrás do outro.
Sem contar o risco de estouro (pequeno, mas existe; em carro, geralmente não é grave, mas em moto pode ser )
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Esse procedimento de riscar é so uma forma d almentar o vida util do pneu, usando a margem de segurança do fabricante, os riscos devem ser feito com cuidado, e depois disso vc roda no maximo 30 dias ou 1000km.
E nesse periodo vc deve andar ciente d q seus pneus são riscado, ja não da pra arriscar certas curvinhas ou estradas de barro....
E nesse periodo vc deve andar ciente d q seus pneus são riscado, ja não da pra arriscar certas curvinhas ou estradas de barro....
firefox- Guru
- Número de Mensagens : 1365
Direção bamba pode ser como já postado aqui, pneu gasto, rolamentos de roda caixa de direção, esse cala no qual o mecânico se referiu, provavelmente é a pista de esfera que está gasta.
Dan.
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Problema resolvido
Na minha speed tive o mesmo problema ,levei na concessionaria da minha cidade,e o mecanico resolveu o meu problema da seguimte forma,afrouxou a porca central(aquele maior bem no centro do guidao).E com uma chave que vem junto com as ferramentas dafra uma que tem uma curva meia lua, e apertou aquela porca que fica logo abaixo da mesa do guidao(é um porca que tem uns furos ou buracos é só encaixar a ferramenta ali e apertar no sentido horario.)Depois coloca a porca central e aperta ,pronto normalmente acaba com essa vibracao do guidao.So um lembrete nao aperte demais pois o guidao vai ficar duro parecendo que quebrou a caixa de direcao.Espero ter ajudado . Abraços...
asnobre- Novato
- Número de Mensagens : 7
Betho- Forista
- Número de Mensagens : 351