FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um ano com minha kansas de segunda mão

4 participantes

Ir para baixo

Um ano com minha kansas de segunda mão Empty Um ano com minha kansas de segunda mão

Mensagem  jeff Dom Nov 21, 2010 7:03 pm

Bem, está fazendo um ano que estou com Jezebel (Bebél para os íntimos).

Como todos lembram, fui buscá-la em Volta Redonda no dia 23 de novembro de 2009, naquela que foi minha primeira grande e emocionante aventura com ela. Isso é que é começar com o pé direito. (Quem não conhece, leia o tópico O Novo Avatar).

Comprei-a do amigo Lobo, da dupla Lobo&Loba, com alguns meses (acho que oito) e 3.351 km. Lobão a vendeu porque queria uma moto mais possante para andar com a esposa. E eu sabia o quanto ele gostava da moto por meio de nossos papos aqui no fórum, conhecia os tratos que ele já tinha dado na máquina, e a vi pessoalmente quando fui ao primeiro encontro da galera carioca. E o resto é história. Acho que fui o primeiro participante (e único) a narrar as aventuras com uma dafra de segunda mão.

Relendo o tópico sobre a primeira viagem, e com base nas experiências que fiz com a moto, agora é possível afirmar algumas coisas com certeza e corrigir outras informações que passei aqui no fórum.

Primeiro, a questão do óleo. Mas nem vou comentar esse assunto porque vocês estão fartos, né? Nem vou falar que para rodar bem ela tem que rodar com 1,4 litro, no mínimo 1,2 litro. Mas o fato é que o Will estranhou que o óleo tivesse abaixado tanto naquela viagem, e eu achei normal. Qual dos dois estaria errado?

Ninguém, ambos estavam corretos.

Alguns óleos afinam rapidamente e desaparecem do cárter, outros não. Na última viagem a Paraty, eu e o Wagner viemos quase no mesmo ritmo, ele forçando o motor um pouco mais do que eu. O motor dele não fuma, está andando muito bem. Mas lá no destino ele precisou repor 300 ml de óleo, e eu fui e voltei sem que o nível de óleo abaixasse.

Então, quem roda com 1,4 litro, mesmo que esteja usando um desses óleos com essa característica, se preocupa menos durante a viagem, porque basta verificar o nível a cada 300 km e o motor ainda estará em boas condições de rodagem. Mas quem roda com esse óleo saf com essa característica já está rodando no prejuízo do motor. Isso acontecia com minha antiga cg, e ela era zero km, e foi com ela que descobri esse fato.

E quem achou que eu ia detonar o motor por excesso de óleo, dançou... Abasteço assim há um ano e até agora o motor está tinindo... Cool

No relato, também reclamei da suspensão que dava fim de curso nas frenagens e que isso era sintoma de pouco óleo nas bengalas. BESTEIRA! BULL SHIT!!! Eu que estava acostumado a alicatar o manete, acostumado com o freio dianteiro a tambor da cg. Pegando a manha, o freio é ótimo. Inclusive o traseiro, que dificilmente trava a roda, o que evita rabeadas. Mas já travou quando precisei. Nem quero lembrar...

Comentei que a moto vibrava menos que outras em que andei (cg e cb 400). Isso é verdade para kansas com pinhão de 16 dentes. Após pilotar outras kansas com pinhão original, pude ver que ela normalmente vibra tanto quanto uma cg. Mas menos que uma CB 400... Com 16 dentes, é uma delícia.

Quanto à manutenção, nenhum problema. Trocados dois filtros de ar e duas velas, um cabo de embreagem e uma lâmpada do farol, esses dois últimos por precaução porque estavam muito bem, obrigado (fazer viagem e o farol queimar no meio do caminho é fria, então já troquei a lâmpada e levo a antiga como reserva. Se quebrar, quebro a lâmpada velha). PS: Esqueci de falar da relação, também foi trocada por uma 1045, bem mais resistente.

Os únicos dois sustos que ela me deu foram causados pela torneirinha, que vazou, e pela minha instalação do filtro de gasolina, que acabou causando uma bolha de vapor na mangueira e obstruindo o fluxo.
Ah, e teve aquele lance do chicote, que interrompeu a luz de seta, e provavelmente ainda vai me dar dor de cabeça... Teve o pára-lama, que rachou e aproveitei para trocar porque ele realmente colabora para o motor esquentar. Depois disso, com o banco mais confortável, a moto ficou filé.

E é isso.

Um ano e 14 mil km depois, o que tenho a dizer?

A menina só me dá alegria!!!!

Aproveito para agradecer a todos que possibilitaram essa nossa feliz união (com Bebél e com toda a turma do fórum!!!!) Foi por ela e com ela que pude conhecer novos amigos!

Um abraço a todos os participantes, com quem pude dividir os bons e os poucos maus momentos, e espero que um dia a gente possa se encontrar pessoalmente!

Jeff & Jezebel


Última edição por jeff em Seg Nov 22, 2010 12:10 pm, editado 2 vez(es)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um ano com minha kansas de segunda mão Empty Re: Um ano com minha kansas de segunda mão

Mensagem  will_santana Seg Nov 22, 2010 7:23 am

aeeee

to ateh m sentindo mal por nao ter feito um post de aniversario de 2 anos pra banguela...

ainda lembro do jeff narrando seus primeiros dias com bebél (q alias, estava em paraty mais incrementada q nunca)

aprendi muito com o jeff e com as aventuras dele com bebél...
hoje, muitos mil km depois, bom ver q ambos ainda temos mil alegrias com as motos
probleminhas como qq moto tem, mas sem dúvidas muito mais alegrias...

hj nao me imagino sem moto. e qnd bate aquela vontade de uma moto maior, vem 1 aperto no coracao de m separar da banguela...
ainda mais linda e brilhando como estah hj depois do banho de sabado

pros q nao acreditaram na dafra, tah ai. mais de 2 anos, qse 30000km rodados... faça chuva ou sol e tah lah a banguela
e olha q ela eh 2008/2009... segunda leva de motos...
se m perguntarem, faria tudo denovo. agora com muito mais vontade...

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um ano com minha kansas de segunda mão Empty Re: Um ano com minha kansas de segunda mão

Mensagem  Convidado Seg Nov 22, 2010 9:27 am

A minha speed também fez aniversário no mes passado, e neste mes chegou a 10000 Km

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um ano com minha kansas de segunda mão Empty Re: Um ano com minha kansas de segunda mão

Mensagem  jeff Seg Nov 22, 2010 11:13 am

Aêê, Samio e Will,

Parabéns para as meninas, que elas merecem!

Uma história que não contei aqui foi a de um dos motivos que me levou a comprar especificamente a moto do Lobo.

Por um ano eu participei do fórum na expectativa de pegar a Kaxuxa (tadinha...). E muita água rolou aqui no fórum. Vi tanta gente falando mal das motos, algumas vezes de maneira injusta, porque muita coisa era causada por pura falta de experiência com motos e noções básicas de mecânica, transformando um probleminha em algo muito maior do que o justificável.

Aí teve aquele enquete com a foto do ônibus, quem lembra? Fiquei incomodado com aquilo, parecia campanha orquestrada. Depois descobri que foi apenas uma brincadeira, sem outra intenção, mas aquele foi o empurrão final que me moveu a comprar a kansas do Lobo.

Quando ele a colocou à venda, estava ali minha oportunidade de pegar uma moto que eu sabia que havia sido bem tratada desde o início, estava rodando sem problemas no limite de capacidade, já estava com as modificações que eu faria, e me daria a oportunidade de comprovar por mim mesmo se a moto era tudo aquilo de ruim que falavam ou não, sem qualquer vínculo com o fabricante. Liberdade total para criticar o que merecesse ser criticado. Além, é claro, da oportunidade de fazer um ótimo negócio.

Assim como testemunhei o drama dos fundadores do fórum sendo cobaias (e eles sabiam disso, é só ler os primeiros posts), também resolvi fazer o papel de cobaia. É de minha natureza esse tipo de solidariedade boba.

A moto tem problemas originais de fabricação? As primeiras tinham, foram bastante comentados aqui. Minha Kansas é de segunda geração, e já apresentou resultados bem melhores que as da primeira geração, a fábrica se empenhou em resolver os problemas. Nada de apagar na chuva (e tomei cada aguaceiro...)

Ficou pendente só o lance do chicote, que parece que foi resolvido na terceira geração, que disseram que estão usando nacional. Ainda hoje aparece um monte de casos de chicote rompido e também de falhas de carburador, mas isso foi causado pela crise do ano passado, que atrasou o lançamento do novo modelo e levou à deterioração das mangueiras. A dafra bem que poderia instalar o filtrinho de mangueira na fábrica, para eles custaria centavos, e evitaria muuuuita dor de cabeça.

Mas sinto que estão empenhados em acertar, acredito que eles cheguem lá, e a kansas de terceira geração tem tudo para ser uma ótima moto (menos o escapamento preto, para quem não gosta...) Razz

Um abraço (nossa, como eu falo demais...),

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um ano com minha kansas de segunda mão Empty Re: Um ano com minha kansas de segunda mão

Mensagem  wandao.a Seg Nov 22, 2010 11:47 am

Jeff, parabéns pela Bebel. Eu me lembro que você já era quase um "Guru" e ainda estava sem a moto. Aguardando sua Kaxuxa, mas o que eu queria dizer é que fiquei com minha Kansas 150 por mais de 2 anos e não tive nenhum problema grave com ela, regulagens mal feitas na saída da concessionária, uma vez levei para a revisão, lavaram ela, deixaram brilhando; mas quando fui sair, quem diz que a moto pegava; tinham "lavado" até a vela. Razz
wandao.a
wandao.a
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1075
Idade : 35
Localização : Santa Bárbara d'Oeste - SP
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 11/08/2008

http://wilddogs40.wix.com/wd40

Ir para o topo Ir para baixo

Um ano com minha kansas de segunda mão Empty Re: Um ano com minha kansas de segunda mão

Mensagem  jeff Seg Nov 22, 2010 11:52 am

hahaha

Vela lavada é boa...

Esse negócio de lavar a moto é problema, sempre que mando lavar eles deixam entrar água no tanque, filtro ou cachimbo... por isso que evito, prefiro lavar eu mesmo.

Mas ultimamente anda difícil, está mais fácil pegar chuva do que lavar a danada...

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um ano com minha kansas de segunda mão Empty Re: Um ano com minha kansas de segunda mão

Mensagem  jeff Qua Dez 01, 2010 6:35 am

Ah, lembrei de um problema que ela apresentou e eu esqueci de relatar!

Foi a tendência para o superaquecimento, que consegui eliminar de maneira simples.

O fato é que o paralama original é muito grande e bloqueia o ar que deveria estar resfriando o motor. Resolvi o problema primeiro trocando o dito cujo pelo da titan, foi só encaixar e travar para não escapar.

Depois comprei o paralama e o suporte da kasinski mirage 150, que é a mesma moto, mas o PL é bem menor.

Nunca mais tive problema de superaquecimento, que causa dificuldade de mudança de marcha e dificuldade de achar o neutro.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um ano com minha kansas de segunda mão Empty Re: Um ano com minha kansas de segunda mão

Mensagem  Cássio Fernandes Qua Dez 01, 2010 8:26 am

jeff escreveu:Ah, lembrei de um problema que ela apresentou e eu esqueci de relatar!

Foi a tendência para o superaquecimento, que consegui eliminar de maneira simples.

O fato é que o paralama original é muito grande e bloqueia o ar que deveria estar resfriando o motor. Resolvi o problema primeiro trocando o dito cujo pelo da titan, foi só encaixar e travar para não escapar.

Depois comprei o paralama e o suporte da kasinski mirage 150, que é a mesma moto, mas o PL é bem menor.

Nunca mais tive problema de superaquecimento, que causa dificuldade de mudança de marcha e dificuldade de achar o neutro.

Um abraço,

Jeff
Jeff, desculpe me intrometer, mas...
Bem, minha safira ta com esse problema de aquecimento, as vezes sinto que minhas pernas estão fritando ali, ela saiu da loja com 1 litro de oleo, tava pensando em completar, ela ta agora com 60 km rodados, eu posso fazer isso sem riscos ou preciso trocar o oleo? Outra coisa que achei absurdo, se eu trocar o oleo em outro lugar, perco a garantia, já chega, qsf a garantia, o oleo deles (mobil) custa 27 reais, aqui perto de casa custa 14, essa diferença gritante do preço não se justifica, uma coisa que eu aprendi que acho que vale a pena dizer é que quanto ao problema de achar o neutro, bem, parado se tiver dificil de achar, da uma aceleradinha, eu sempre acho o neutro assim, hehe.

Abraços

Já to aqui pensando na revisão dos 1 mil km pra viajar, ainda tenho que rodar um bocado hehe.
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Um ano com minha kansas de segunda mão Empty Re: Um ano com minha kansas de segunda mão

Mensagem  jeff Qua Dez 01, 2010 9:01 am

Cassio,

Não rode com apenas 1 litro, isso não é bom para o motor.

Não pode aparecer bolha de ar no visor, esse é o segredo para ter uma moto que rode muito tempo. Fazendo isso, você estará mantendo o nível de acordo com as instruções do manual do proprietário, pode comprovar.

O óleo realiza duas funções no motor de uma moto: lubrificar e ajudar a arrefecer (resfriar) o motor. 1 litro não é suficiente para isso nas nossas motos. Você pode completar, simplesmente. Se tiver receio, coloque apenas 1/4 de litro, já será o suficiente para a moto não sofrer.

Outra coisa: o mobil é tipo SF e tem a característica de abaixar rapidamente, então você precisa se preocupar mais com a manutenção do nível correto. Na primeira revisão, leve um litro de um bom óleo SJ e exija que eles coloquem na sua frente. Chegando em casa você completa com o mesmo tipo de óleo e pode esquecer até a próxima revisão.

Sua moto é nova e está amaciando, então ela tende mesmo a aquecer mais do que o normal, sem problemas. Colocar um pouco mais de óleo vai ajudar a diminuir esse efeito.

E a sensação de fritura nas pernas faz parte da brincadeira, na kansas você elimina isso instalando o comando avançado, que aí os pezões vão lá para frente e as pernas ficam longe do motor.

Que mais? Acho que é só isso.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um ano com minha kansas de segunda mão Empty Re: Um ano com minha kansas de segunda mão

Mensagem  Cássio Fernandes Qua Dez 01, 2010 9:21 am

jeff escreveu:Cassio,

Não rode com apenas 1 litro, isso não é bom para o motor.

Não pode aparecer bolha de ar no visor, esse é o segredo para ter uma moto que rode muito tempo. Fazendo isso, você estará mantendo o nível de acordo com as instruções do manual do proprietário, pode comprovar.

O óleo realiza duas funções no motor de uma moto: lubrificar e ajudar a arrefecer (resfriar) o motor. 1 litro não é suficiente para isso nas nossas motos. Você pode completar, simplesmente. Se tiver receio, coloque apenas 1/4 de litro, já será o suficiente para a moto não sofrer.

Outra coisa: o mobil é tipo SF e tem a característica de abaixar rapidamente, então você precisa se preocupar mais com a manutenção do nível correto. Na primeira revisão, leve um litro de um bom óleo SJ e exija que eles coloquem na sua frente. Chegando em casa você completa com o mesmo tipo de óleo e pode esquecer até a próxima revisão.

Sua moto é nova e está amaciando, então ela tende mesmo a aquecer mais do que o normal, sem problemas. Colocar um pouco mais de óleo vai ajudar a diminuir esse efeito.

E a sensação de fritura nas pernas faz parte da brincadeira, na kansas você elimina isso instalando o comando avançado, que aí os pezões vão lá para frente e as pernas ficam longe do motor.

Que mais? Acho que é só isso.

Um abraço,

Jeff

Acho que comando avançado não é pra mim, no maximo um lugar pra colocar os pés mais acima, minha perna é curtinha Sad , e comando avançado acho que não vai rolar, vou procurar outra concessionaria na hora de fazer revisão dos mil km então, onde eu comprei a safira eles só tem o mobil e só colocam o deles (veio uma folha especificando isso em letras em "arial-negrito-16px", não é brincadeira, vou completar, rodar 500 km, ver como ta, qualquer coisa eu troco já nos 500 km, e na oficina aqui perto de casa, a arvore de dinheiro nunca deu frutos pra mim aqui, yamalube ta custando 18 pratas, esse é o melhor não é?
Só uma pequena outra duvida, o cara tem um tambor gigante (parece aquele tambor de petroleo em filme), o cara tem oleo daqueles por 10 reais o litro, não sei se da pra confiar, mas tem um cara que sempre vai la (de speed) e diz que só coloca daquele, não sei se é pelo preço ou se é bom mesmo, talvez o preço se justifique pela embalagem...

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Um ano com minha kansas de segunda mão Empty Re: Um ano com minha kansas de segunda mão

Mensagem  will_santana Qua Dez 01, 2010 11:20 am

primeiro q 18 reais nem eh tao caro... vc troca o oleo a cada 1000, 1500km... s botar o custo por km, sai 1 merreca... mais barato q andar d onibus

qnt a soh venderem o oleo deles, avise q vai entrar no procon por venda casada, q ninguem eh obrigado a comprar nada deles. vc tem q trocar o oleo, mas tem todo o direito de levar o seu proprio oleo desde q esse atenda as especificacoes do fabricante (nesse caso, qq oleo 20w50 serve)

s quer economia e um bom oleo, procura o lubrax GP da petrobras... nas lojas de moto custa menos de 10 reais o litro
mas o combustivel e o tempo q vc vai gastar pra chegar a qq lugar pra comprar o oleo a esse preco provavelmente vai valer vc pagar 18 reais no yamalube d vez em nunca

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um ano com minha kansas de segunda mão Empty Re: Um ano com minha kansas de segunda mão

Mensagem  Cássio Fernandes Qua Dez 01, 2010 12:28 pm

will_santana escreveu:primeiro q 18 reais nem eh tao caro... vc troca o oleo a cada 1000, 1500km... s botar o custo por km, sai 1 merreca... mais barato q andar d onibus

qnt a soh venderem o oleo deles, avise q vai entrar no procon por venda casada, q ninguem eh obrigado a comprar nada deles. vc tem q trocar o oleo, mas tem todo o direito de levar o seu proprio oleo desde q esse atenda as especificacoes do fabricante (nesse caso, qq oleo 20w50 serve)

s quer economia e um bom oleo, procura o lubrax GP da petrobras... nas lojas de moto custa menos de 10 reais o litro
mas o combustivel e o tempo q vc vai gastar pra chegar a qq lugar pra comprar o oleo a esse preco provavelmente vai valer vc pagar 18 reais no yamalube d vez em nunca

[]s
Will, você não entendeu, yamalube (oleo bom) custa 18 reais fora da concessionaria, por 27 reais é o que eles vendem (mobil), eu prefiro pagar os 18 do yamalube do que pagar 27 no mobil, você ta fazendo confusão...
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Um ano com minha kansas de segunda mão Empty Re: Um ano com minha kansas de segunda mão

Mensagem  jeff Qua Dez 01, 2010 3:22 pm

A venda de óleo a granel é comum no mercado industrial, mas o fornecedor tem que ser de confiança.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um ano com minha kansas de segunda mão Empty Re: Um ano com minha kansas de segunda mão

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos