Direção Defensiva V
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Direção Defensiva V
8. NOÇÕES DE RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E DE CONVÍVIO SOCIAL NO TRÂNSITO;
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
O objetivo fundamental das leis ambientalistas é a preservação da Vida Humana, levando
em consideração a qualidade de vida.
Por isso é necessário viver em ambiente saudável e seguro, construir e conservar esse
ambiente para nele viver em harmonia com os outros homens, com o trânsito e também com o
meio ambiente.
Para que haja integração entre trânsito e meio ambiente é muito importante o
desenvolvimento de termos ambientais como “humanização no trânsito” , que levam à
observação e ao registro dos elementos que compõem o meio ambiente, possibilitando
diagnosticar os problemas causados pelo comportamento inadequado do homem, principalmente
no ambiente urbano e apontar medidas práticas para a solução dos problemas diagnosticados.
8.1. Problemas causados pela relação trânsito e meio ambiente: muitos tipos de agressões ao
ambiente causadas pelos usuários das vias públicas, rurais ou urbanas, podem ser caracterizados
como resultantes do trânsito existente no local, de forma irresponsável, tais como:
Ø Poluição – atmosférica, visual, sonora e de gases poluentes;
Ø Erosão – (resultante do mau planejamento de estradas);
Ø Agressão – contra o meio ambiente (resultante de acidentes como transportes de
produtos tóxicos poluentes);
Ø Incêndios devastadores – devido o uso inadequado de lugares de descanso às beiras
de rodovias, ou cigarros jogados pelas janelas dos veículos;
Ø Poluição do hábitat natural – (rios e matas), detritos jogados pelos motoristas nas
rodovias;
Ø Enchentes em vias urbanas – provocadas dado acúmulo de lixos deixados por usuários
(motoristas e pedestres) em bueiros ou próximo aos rios e lagos;
Ø Mortes de animais silvestres – ocasionado por excesso de velocidade e descaso à
sinalização;
Camada de Ozônio – A terra é envolta por uma camada onde estão concentrados muitos gases
em uma faixa que varia entre 20 a 25 quilômetro de altitude, sendo que ela está sendo afetada por
alguns agentes poluentes fabricados pelo homem. Os gases vivem se combinando em complexas
reações químicas e, é neste momento em que se forma o ozônio de altitude, que é uma molécula
instável composta por três átomos de oxigênio.
O ozônio funciona como um filtro da terra, pois absorve os raios ultravioletas do
sol.Contudo alguns produtos fabricados pelo homem e outros gases, estão destruindo esta
camada protetora, deixando que estes raios ultravioletas penetrem com maior incidência no nosso
planeta provocando maior aquecimento do globo terrestre, maior incidência de câncer de pele e
doenças nos olhos .
Efeito estufa – A mesma camada de gases onde está o ozônio em volta da terra, tem gás
carbônico e outros gases que, durante a evolução da terra eram gases naturais e devem ter sido
expandidos por vulcões, florestas ou pântanos e que podem reter o calor da atmosfera, sendo
conhecidos como gases do efeito estufa de vidro, por sua similaridade às estufas de cultivo de
algumas plantas.
O calor do efeito estufa é responsável pela permanência dos seres vivos em nosso
planeta, porém no último século, com o progresso desenfreado o homem passou a produzir gases
que foram se incorporando aos gases do efeito estufa produzidos naturalmente , aumentando de
forma desgovernada a camada do efeito estufa, provocando um aquecimento anormal do globo
terrestre.
Poluição – As agressões ao meio ambiente se fazem de duas formas principais:
Alterando o equilíbrio natural, pela modificação ou eliminação de elementos naturais. Como
exemplo temos as queimadas, os desmatamentos, caça e pesca predatória e o uso indiscriminado
de recursos naturais como ar, água, madeira, minérios, etc.
Poluição ambiental – agride primeiro o ar, água e o solo, contaminando posteriormente todas as
formas de vida. As substâncias poluentes e seus derivados afetam os organismos vivos.
8.2. Legislação Ambiental
A Legislação de Proteção Ambiental- está cada vez mais rigorosa, com empresas ou pessoas
que insistem em degradar o meio ambiente, em função de vantagens.
A Lei 9.605, de Crimes Ambientais, de 12 de fevereiro de 1998, toda pessoa física ou jurídica
que praticar atos lesivos ao meio ambiente será punida civil, administrativa e criminalmente,
além da obrigação de recuperar os danos causados.
Resolução 018/86 – Institui o Programa de Controle de Poluição do ar por Veículos
Automotores - PROCONVE
O CONAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente , é o órgão que determina os limites de
emissão de gases, fumaça e ruído dos veículos automotores. Estes limites são publicados em
resoluções e servem de parâmetro para os fabricantes, bem como para a fiscalização da frota já
existente.
O CONAMA,no uso de sua atribuições legais, resolveu instituir em caráter Nacional, o
Programa de Controle da Poluição do Ar por veículos automotores, com os objetivos de:
1)Reduzir os níveis de emissão de poluentes por veículos automotores visando o
atendimento aos padrões de qualidade do ar, especialmente nos centros urbanos;
2)Promover o desenvolvimento tecnológico nacional tanto na engenharia automobilística,
como também em métodos e equipamentos para ensaios e medição de emissão de
poluentes;
3)Criar programas de inspeção e manutenção para veículos automotores em uso da frota
nacional de veículos automotores, visando a redução da emissão de poluidores à camada
atmosférica.
8.3. Trânsito e Cidadania
O homem é um ser social, que vive em grupos modificando-se e adaptando-se de acordo
com suas necessidades e aspirações.
P O indivíduo
O homem é um dos elementos do ambiente , formado de três partes: o biológico, o
racional e o emocional, que estão sempre integrados e inter-relacionados entre si e com os outros
elementos da natureza, nos diferentes níveis de sua evolução.
Temos portanto um conjunto de traços herdados (características genéticas), que em
contato com o ambiente determinado (características adquiridas), resulta num ser específico,
individual e particular dotado de uma personalidade.
Cada indivíduo é dotado de uma personalidade, refere-se ao modo relativamente constante
e peculiar de perceber, pensar, sentir e agir do indivíduo. A definição tende a ser ampla e acaba
por incluir habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, modo de comportar-se, inclusive
aspectos físicos do indivíduo que lhe caracteriza como um ser diferente do outro.
* Grupo Social
Grupo social supõe um conjunto de pessoas num processo de relação mútua e organizado
com finalidade de atingir um objetivo imediato ou a longo prazo.
A história de vida do indivíduo é a história de pertencer a inúmeros grupos sociais. É
através dos grupos, que as determinações sociais mais amplas agem sobre o indivíduo. Por
exemplo é no grupo familiar que ele aprenderá a língua de sua nacionalidade. Este aprendizado
possibilitará sua participação em outros grupos sociais e conseqüentemente, sua interferência nas
determinações que agem sobre ele.
* Para promover a interação social no trânsito é necessário
Acatar a legislação, conhecer e cumprir as regras de circulação e conduta.
Abrir mão quando necessário dos seus direitos para respeitar o direito alheio.
Ajuda mútua a fim de evitar ou solucionar problemas de trânsito.
Comportamento no trânsito, correto, educado, que promove a segurança e a tranqüilidade
de todos, é resultante da boa educação do grupo e também em outros setores da vida diária.
Existem, porém, algumas atitudes, que você pode incorporar ao seu modo de dirigir, que
farão com que o trânsito se torne mais humano e seguro. Para tanto, além do conhecimento da
legislação de trânsito, você só precisa ter bom senso.
8.4. Relações Interpessoais:
Em vez de trafegar lentamente pela esquerda, dificultando as ultrapassagens, mude de faixa andando pela direita; você também chega lá.
Ao invés de acelerar quando um condutor pede passagem, diminua a velocidade e deixe-o
passar. Você não está disputando um lugar no Pódio.
Em vez de invadir a via preferencial de outro condutor, aguarde um pouco mais. Freadas bruscas não são muito agradáveis.
Não buzine excessivamente no trânsito, mantenha calma.
Nunca mude bruscamente de pista, confira antes no retrovisor e use as Setas nas ruas você não anda sozinho.
Evite aumentar a velocidade na chuva, ignorando o risco da pista molhada, diminua sempre
a velocidade. O aumento dos acidentes com o tempo chuvoso não é mera coincidência.
Jamais esqueça seu veículo em fila dupla atrapalhando o trânsito e os outros, ande um
pouco mais, tem sempre uma vaga livre adiante.
Nunca fique atrás de um veículo, que está indicando que vai virar à esquerda, ultrapasse
pela direita. Esta é a única exceção à regra de ultrapassagem, que deve sempre acontecer pela
esquerda.
Não carregue o capacete no braço, use-o na cabeça. Segurança nunca é demais.
Avançar o sinal que acabou de ficar vermelho, aproveitando a lógica insensata de que o
pedestre espera, pare o carro na faixa. O respeito ao próximo vem muito antes das leis do
trânsito.
8.5 Diferenças Individuais
Numa sociedade existe uma diversidade de tipos de pessoas, e isso é que garante seu
processo dinâmico, fazendo com que esta não fique estagnada (parada), garantindo assim um
processo evolutivo através de inovações, transformações e criatividade.
Cada indivíduo desenvolve uma personalidade, particular, que varia de acordo com a sua
formação, vivência, cultura é o que chamamos de diferenças individuais. Através dessas
diferenças cada um de nós, tem uma maneira própria para interpretar os mesmos acontecimentos
de maneiras diferentes.
Há nas vias públicas diversos tipos de condutores (o domingueiro, o recém-habilitado, o
dono da via, o superexperiente, o alcoolizado, etc.) que precisam conviver pacificamente,
respeitando direitos e deveres para que haja harmonia com os pedestres que também tem várias
características como: o apressadinho, o brincalhão, o agressivo, o indiferente, o distraído, o
zombador, e outros.
Lembre-se sempre que no trânsito você não está sozinho e as leis não foram feitas apenas
para os outros, mas para você também, e que grande parte dos problemas de relacionamento
humano no trânsito ocorrem devido a uma série de fatores, tais como:
* Supervalorização da máquina – ocorre quando o condutor “acha” que o tamanho do veículo
aumenta seus direitos e/ou diminui seus deveres;
* Inversão de valores – quando o veículo é utilizado como instrumento de força, vaidade e
competição;
* Falta de controle emocional – por entender que só seus problemas ou vontades, contam e
devem ser respeitados;
* Egoísmo – quando se volta para si, sem pensar em conjunto, não levando em consideração
que outras pessoas existem em seu redor;
* Descaso a normas e regulamentos – é comum pensar que a legislação de trânsito foi feita
para os outros, não para mim;
* Falta de domínio aos impulsos indesejáveis – quando em via pública se diz palavrões, faz
gestos obscenos e se acha o dono da rua;
* Uso inadequado dos mecanismos de ajustamento – Quando se tenta burlar as leis de
transito com o famoso “jeitinho”;
* Falta de planejamento (horário/percurso) – Ao tentar recuperar o “tempo perdido”, uma vez
que está com pressa dirige em alta velocidade perturbando e não respeitando os outros
motoristas;
* Desconhecimento/Descumprimento – Em decorrência do desconhecimento da totalidade
das leis de trânsito, é comum descumprir as normas estabelecidas;
* Desrespeito aos direitos alheios – Lembre-se sempre que ao cometer uma infração de
trânsito estará ferindo direitos alheios. O direito de um, termina onde começa o direito do outro.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
O objetivo fundamental das leis ambientalistas é a preservação da Vida Humana, levando
em consideração a qualidade de vida.
Por isso é necessário viver em ambiente saudável e seguro, construir e conservar esse
ambiente para nele viver em harmonia com os outros homens, com o trânsito e também com o
meio ambiente.
Para que haja integração entre trânsito e meio ambiente é muito importante o
desenvolvimento de termos ambientais como “humanização no trânsito” , que levam à
observação e ao registro dos elementos que compõem o meio ambiente, possibilitando
diagnosticar os problemas causados pelo comportamento inadequado do homem, principalmente
no ambiente urbano e apontar medidas práticas para a solução dos problemas diagnosticados.
8.1. Problemas causados pela relação trânsito e meio ambiente: muitos tipos de agressões ao
ambiente causadas pelos usuários das vias públicas, rurais ou urbanas, podem ser caracterizados
como resultantes do trânsito existente no local, de forma irresponsável, tais como:
Ø Poluição – atmosférica, visual, sonora e de gases poluentes;
Ø Erosão – (resultante do mau planejamento de estradas);
Ø Agressão – contra o meio ambiente (resultante de acidentes como transportes de
produtos tóxicos poluentes);
Ø Incêndios devastadores – devido o uso inadequado de lugares de descanso às beiras
de rodovias, ou cigarros jogados pelas janelas dos veículos;
Ø Poluição do hábitat natural – (rios e matas), detritos jogados pelos motoristas nas
rodovias;
Ø Enchentes em vias urbanas – provocadas dado acúmulo de lixos deixados por usuários
(motoristas e pedestres) em bueiros ou próximo aos rios e lagos;
Ø Mortes de animais silvestres – ocasionado por excesso de velocidade e descaso à
sinalização;
Camada de Ozônio – A terra é envolta por uma camada onde estão concentrados muitos gases
em uma faixa que varia entre 20 a 25 quilômetro de altitude, sendo que ela está sendo afetada por
alguns agentes poluentes fabricados pelo homem. Os gases vivem se combinando em complexas
reações químicas e, é neste momento em que se forma o ozônio de altitude, que é uma molécula
instável composta por três átomos de oxigênio.
O ozônio funciona como um filtro da terra, pois absorve os raios ultravioletas do
sol.Contudo alguns produtos fabricados pelo homem e outros gases, estão destruindo esta
camada protetora, deixando que estes raios ultravioletas penetrem com maior incidência no nosso
planeta provocando maior aquecimento do globo terrestre, maior incidência de câncer de pele e
doenças nos olhos .
Efeito estufa – A mesma camada de gases onde está o ozônio em volta da terra, tem gás
carbônico e outros gases que, durante a evolução da terra eram gases naturais e devem ter sido
expandidos por vulcões, florestas ou pântanos e que podem reter o calor da atmosfera, sendo
conhecidos como gases do efeito estufa de vidro, por sua similaridade às estufas de cultivo de
algumas plantas.
O calor do efeito estufa é responsável pela permanência dos seres vivos em nosso
planeta, porém no último século, com o progresso desenfreado o homem passou a produzir gases
que foram se incorporando aos gases do efeito estufa produzidos naturalmente , aumentando de
forma desgovernada a camada do efeito estufa, provocando um aquecimento anormal do globo
terrestre.
Poluição – As agressões ao meio ambiente se fazem de duas formas principais:
Alterando o equilíbrio natural, pela modificação ou eliminação de elementos naturais. Como
exemplo temos as queimadas, os desmatamentos, caça e pesca predatória e o uso indiscriminado
de recursos naturais como ar, água, madeira, minérios, etc.
Poluição ambiental – agride primeiro o ar, água e o solo, contaminando posteriormente todas as
formas de vida. As substâncias poluentes e seus derivados afetam os organismos vivos.
8.2. Legislação Ambiental
A Legislação de Proteção Ambiental- está cada vez mais rigorosa, com empresas ou pessoas
que insistem em degradar o meio ambiente, em função de vantagens.
A Lei 9.605, de Crimes Ambientais, de 12 de fevereiro de 1998, toda pessoa física ou jurídica
que praticar atos lesivos ao meio ambiente será punida civil, administrativa e criminalmente,
além da obrigação de recuperar os danos causados.
Resolução 018/86 – Institui o Programa de Controle de Poluição do ar por Veículos
Automotores - PROCONVE
O CONAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente , é o órgão que determina os limites de
emissão de gases, fumaça e ruído dos veículos automotores. Estes limites são publicados em
resoluções e servem de parâmetro para os fabricantes, bem como para a fiscalização da frota já
existente.
O CONAMA,no uso de sua atribuições legais, resolveu instituir em caráter Nacional, o
Programa de Controle da Poluição do Ar por veículos automotores, com os objetivos de:
1)Reduzir os níveis de emissão de poluentes por veículos automotores visando o
atendimento aos padrões de qualidade do ar, especialmente nos centros urbanos;
2)Promover o desenvolvimento tecnológico nacional tanto na engenharia automobilística,
como também em métodos e equipamentos para ensaios e medição de emissão de
poluentes;
3)Criar programas de inspeção e manutenção para veículos automotores em uso da frota
nacional de veículos automotores, visando a redução da emissão de poluidores à camada
atmosférica.
8.3. Trânsito e Cidadania
O homem é um ser social, que vive em grupos modificando-se e adaptando-se de acordo
com suas necessidades e aspirações.
P O indivíduo
O homem é um dos elementos do ambiente , formado de três partes: o biológico, o
racional e o emocional, que estão sempre integrados e inter-relacionados entre si e com os outros
elementos da natureza, nos diferentes níveis de sua evolução.
Temos portanto um conjunto de traços herdados (características genéticas), que em
contato com o ambiente determinado (características adquiridas), resulta num ser específico,
individual e particular dotado de uma personalidade.
Cada indivíduo é dotado de uma personalidade, refere-se ao modo relativamente constante
e peculiar de perceber, pensar, sentir e agir do indivíduo. A definição tende a ser ampla e acaba
por incluir habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, modo de comportar-se, inclusive
aspectos físicos do indivíduo que lhe caracteriza como um ser diferente do outro.
* Grupo Social
Grupo social supõe um conjunto de pessoas num processo de relação mútua e organizado
com finalidade de atingir um objetivo imediato ou a longo prazo.
A história de vida do indivíduo é a história de pertencer a inúmeros grupos sociais. É
através dos grupos, que as determinações sociais mais amplas agem sobre o indivíduo. Por
exemplo é no grupo familiar que ele aprenderá a língua de sua nacionalidade. Este aprendizado
possibilitará sua participação em outros grupos sociais e conseqüentemente, sua interferência nas
determinações que agem sobre ele.
* Para promover a interação social no trânsito é necessário
Acatar a legislação, conhecer e cumprir as regras de circulação e conduta.
Abrir mão quando necessário dos seus direitos para respeitar o direito alheio.
Ajuda mútua a fim de evitar ou solucionar problemas de trânsito.
Comportamento no trânsito, correto, educado, que promove a segurança e a tranqüilidade
de todos, é resultante da boa educação do grupo e também em outros setores da vida diária.
Existem, porém, algumas atitudes, que você pode incorporar ao seu modo de dirigir, que
farão com que o trânsito se torne mais humano e seguro. Para tanto, além do conhecimento da
legislação de trânsito, você só precisa ter bom senso.
8.4. Relações Interpessoais:
Em vez de trafegar lentamente pela esquerda, dificultando as ultrapassagens, mude de faixa andando pela direita; você também chega lá.
Ao invés de acelerar quando um condutor pede passagem, diminua a velocidade e deixe-o
passar. Você não está disputando um lugar no Pódio.
Em vez de invadir a via preferencial de outro condutor, aguarde um pouco mais. Freadas bruscas não são muito agradáveis.
Não buzine excessivamente no trânsito, mantenha calma.
Nunca mude bruscamente de pista, confira antes no retrovisor e use as Setas nas ruas você não anda sozinho.
Evite aumentar a velocidade na chuva, ignorando o risco da pista molhada, diminua sempre
a velocidade. O aumento dos acidentes com o tempo chuvoso não é mera coincidência.
Jamais esqueça seu veículo em fila dupla atrapalhando o trânsito e os outros, ande um
pouco mais, tem sempre uma vaga livre adiante.
Nunca fique atrás de um veículo, que está indicando que vai virar à esquerda, ultrapasse
pela direita. Esta é a única exceção à regra de ultrapassagem, que deve sempre acontecer pela
esquerda.
Não carregue o capacete no braço, use-o na cabeça. Segurança nunca é demais.
Avançar o sinal que acabou de ficar vermelho, aproveitando a lógica insensata de que o
pedestre espera, pare o carro na faixa. O respeito ao próximo vem muito antes das leis do
trânsito.
8.5 Diferenças Individuais
Numa sociedade existe uma diversidade de tipos de pessoas, e isso é que garante seu
processo dinâmico, fazendo com que esta não fique estagnada (parada), garantindo assim um
processo evolutivo através de inovações, transformações e criatividade.
Cada indivíduo desenvolve uma personalidade, particular, que varia de acordo com a sua
formação, vivência, cultura é o que chamamos de diferenças individuais. Através dessas
diferenças cada um de nós, tem uma maneira própria para interpretar os mesmos acontecimentos
de maneiras diferentes.
Há nas vias públicas diversos tipos de condutores (o domingueiro, o recém-habilitado, o
dono da via, o superexperiente, o alcoolizado, etc.) que precisam conviver pacificamente,
respeitando direitos e deveres para que haja harmonia com os pedestres que também tem várias
características como: o apressadinho, o brincalhão, o agressivo, o indiferente, o distraído, o
zombador, e outros.
Lembre-se sempre que no trânsito você não está sozinho e as leis não foram feitas apenas
para os outros, mas para você também, e que grande parte dos problemas de relacionamento
humano no trânsito ocorrem devido a uma série de fatores, tais como:
* Supervalorização da máquina – ocorre quando o condutor “acha” que o tamanho do veículo
aumenta seus direitos e/ou diminui seus deveres;
* Inversão de valores – quando o veículo é utilizado como instrumento de força, vaidade e
competição;
* Falta de controle emocional – por entender que só seus problemas ou vontades, contam e
devem ser respeitados;
* Egoísmo – quando se volta para si, sem pensar em conjunto, não levando em consideração
que outras pessoas existem em seu redor;
* Descaso a normas e regulamentos – é comum pensar que a legislação de trânsito foi feita
para os outros, não para mim;
* Falta de domínio aos impulsos indesejáveis – quando em via pública se diz palavrões, faz
gestos obscenos e se acha o dono da rua;
* Uso inadequado dos mecanismos de ajustamento – Quando se tenta burlar as leis de
transito com o famoso “jeitinho”;
* Falta de planejamento (horário/percurso) – Ao tentar recuperar o “tempo perdido”, uma vez
que está com pressa dirige em alta velocidade perturbando e não respeitando os outros
motoristas;
* Desconhecimento/Descumprimento – Em decorrência do desconhecimento da totalidade
das leis de trânsito, é comum descumprir as normas estabelecidas;
* Desrespeito aos direitos alheios – Lembre-se sempre que ao cometer uma infração de
trânsito estará ferindo direitos alheios. O direito de um, termina onde começa o direito do outro.
Convidado- Convidado
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