[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"
+11
will_santana
Ricardo Silva
Giliardi Cardozo
Cassius
Dan Floripa
pablodemelo
oalexandre
jeff
wandao.a
Cássio Fernandes
Familia
15 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
[DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"
Ontem realizei uma revisão geral na moto, pois já estava na hora mesmo, e quando fui fazer a troca de oleo, lembrei do filtro de tela, já estava com algum tempo que eu não o observava.
O filtro de tela e um dispositivo que segura impurezas que circulam dentro do motor, ele não e um filtro de oleo, mas funciona como se fosse, pois na segunda revisão eu que fiz na speed, tinha um montão de lixo do motor preso na tela, em outras limpezas eu sempre encontro alguma sujeira, nesta ultima limpeza encontrei sujeira tambem e pensando nisto decidi dar esta pequena dica para que todos facam esta verificação em suas motos.
Componentes: tampa com rosca, anel de vedação, mola tensora, filtro de tela, notem a sujeira.
Vejam a sujeira nos locais indicados
Limpe as partes, eu uso white lub e agua, e pano para limpeza, abaixo vejam que ja estao limpos.
Incline a moto para escorrer o restante do oleo
Montagem: esta e a sequencia de montagem dos componentes: Filtro, mola, anel, tampa.
O filtro de tela e um dispositivo que segura impurezas que circulam dentro do motor, ele não e um filtro de oleo, mas funciona como se fosse, pois na segunda revisão eu que fiz na speed, tinha um montão de lixo do motor preso na tela, em outras limpezas eu sempre encontro alguma sujeira, nesta ultima limpeza encontrei sujeira tambem e pensando nisto decidi dar esta pequena dica para que todos facam esta verificação em suas motos.
Componentes: tampa com rosca, anel de vedação, mola tensora, filtro de tela, notem a sujeira.
Vejam a sujeira nos locais indicados
Limpe as partes, eu uso white lub e agua, e pano para limpeza, abaixo vejam que ja estao limpos.
Incline a moto para escorrer o restante do oleo
Montagem: esta e a sequencia de montagem dos componentes: Filtro, mola, anel, tampa.
Familia- Membro Senior
- Número de Mensagens : 663
Moto : Super 50cc
Re: [DICA] Filtro de tela "Muita gente nem sabe que ele existe"
Excelente aula, sabe me dizer se é igual na kansas?
Abraços
Abraços
cassiolps escreveu:Excelente aula, sabe me dizer se é igual na kansas?
Abraços
Exatamente igual, sem tirar nem por.
Grande Família!!!
Valeu!
Um abraço,
Jeff
Valeu!
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc
Mais uma ótima dica do família! Esse filtro retem também algum tipo de limalha que possa surgir no motor?
A função é exatamente essa.
Principalmente limalha vinda das engrenagens, que sempre se desgastam. Melhor que fiquem presas na tela do que circulando pela bomba de óleo, comando, etc;
Um abraço,
Jeff
Principalmente limalha vinda das engrenagens, que sempre se desgastam. Melhor que fiquem presas na tela do que circulando pela bomba de óleo, comando, etc;
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
Caraca, nem sabia que isso existia. Agora vou limpar logo porque só fiz a primeira revisão e nunca mais. 31.000km
Pablo,
30 mil km sem nunca ter limpado, verifique se tem alguma limalha metálica (pequenos cavacos) presa na tela. Um mínimo pode ser normal, mas muita pode ser preocupante.
Se tiver, bata uma foto pra gente.
Tomara que não encontre nada.
Um abraço,
Jeff
30 mil km sem nunca ter limpado, verifique se tem alguma limalha metálica (pequenos cavacos) presa na tela. Um mínimo pode ser normal, mas muita pode ser preocupante.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
Deve ter bastante, acho que da até pra vender no ferro velho.....rsrsrsrs
jeff escreveu:Pablo,
Um abraço,
Jeff
O problema disso (ter muita sujeira) é que pode restringir a passagem de óleo.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Moto : Speed 150cc
Nas revisões, será que alguém olha e limpa ou troca esse filtro?Caraca, nem sabia que isso existia. Agora vou limpar logo porque só fiz a primeira revisão e nunca mais. 31.000km
Cassius- Guru
- Número de Mensagens : 1810
Olhar e limpar devem de olhar e limpar, mas trocar é difícil, pois demora muitos anos para que ela tenha que ser substituída.
Dan.
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
não consegui achar na kansas...
Cassius- Guru
Fica ali do lado daquela vareta que tem no cambio, é uma porca beem grande !!cassius escreveu:não consegui achar na kansas...
Para achar, tem que ajoelhar.
Não é bem uma porca, é um tampão redondo grande (5 centímetros) com uma cabeça sextavada igual à de um parafuso.
Um abraço,
Jeff
Não é bem uma porca, é um tampão redondo grande (5 centímetros) com uma cabeça sextavada igual à de um parafuso.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
Jeff,
Obrigado pelo esclarecimento, só uma pequena dúvida que me surgiu agora, tem problema trocar o óleo por ali? Tipo, ai já troca o óleo e da uma limpada nesse filtro, ou é recomendavel só de vez em quando? No meu caso, eu troco o óleo pelo parafuso lá embaixo do motor, mas já vi gente trocando por esse do filtro, é tudo a mesma coisa ou tem diferença...? Só uma coisa, aquela arroela de aluminio eu tive que trocar já na quinta troca de óleo da Carol, coisa que em outras eu trocava 1 vez na vida, a boa notícia é que encontrei na oficina a tal arroela.
Abraços
PS: Acho que pra mecher no motor e não precisar abaixar, o jeito é colocar a motoca em cima da mesa
Obrigado pelo esclarecimento, só uma pequena dúvida que me surgiu agora, tem problema trocar o óleo por ali? Tipo, ai já troca o óleo e da uma limpada nesse filtro, ou é recomendavel só de vez em quando? No meu caso, eu troco o óleo pelo parafuso lá embaixo do motor, mas já vi gente trocando por esse do filtro, é tudo a mesma coisa ou tem diferença...? Só uma coisa, aquela arroela de aluminio eu tive que trocar já na quinta troca de óleo da Carol, coisa que em outras eu trocava 1 vez na vida, a boa notícia é que encontrei na oficina a tal arroela.
Abraços
PS: Acho que pra mecher no motor e não precisar abaixar, o jeito é colocar a motoca em cima da mesa
É, eu morro de inveja daqueles elevadores das oficinas...
Mas o esclarecimento foi para o CassiUS, que não está achando o danado.
Quanto à dúvida do CassiO, não é sem motivo que eles colocam 2 bujões no motor, um é o bujão de drenagem que serve somente para escoar todo o óleo, e por isso fica na parte de baixo do motor. A função do filtro é exclusivamente filtrar, e fica na lateral, um pouco mais alto que o bujão de drenagem.
Quando se escoa o óleo somente através do filtro, sempre fica um restinho de óleo velho e sujeira no fundo do cárter.
Portanto, escoamento sempre é melhor pelo bujão de drenagem.
Quanto à arruela de alumínio, o ideal seria trocá-la a cada troca de óleo. Na prática, ninguém faz isso, mas o fato é que depois do primeiro uso, a arruela já não cede como antes e você acaba precisando fazer mais força para obter a vedação e a fixação do bujão.
A parede onde o bujão é instalado não é feita para fazer muita força, então o descuido com aquela arruelinha pode causar uma trinca na carcaça se um brucutu* apertar o bujão.
Um abraço,
Jeff
*O google é seu amigo.
Mas o esclarecimento foi para o CassiUS, que não está achando o danado.
Quanto à dúvida do CassiO, não é sem motivo que eles colocam 2 bujões no motor, um é o bujão de drenagem que serve somente para escoar todo o óleo, e por isso fica na parte de baixo do motor. A função do filtro é exclusivamente filtrar, e fica na lateral, um pouco mais alto que o bujão de drenagem.
Quando se escoa o óleo somente através do filtro, sempre fica um restinho de óleo velho e sujeira no fundo do cárter.
Portanto, escoamento sempre é melhor pelo bujão de drenagem.
Quanto à arruela de alumínio, o ideal seria trocá-la a cada troca de óleo. Na prática, ninguém faz isso, mas o fato é que depois do primeiro uso, a arruela já não cede como antes e você acaba precisando fazer mais força para obter a vedação e a fixação do bujão.
A parede onde o bujão é instalado não é feita para fazer muita força, então o descuido com aquela arruelinha pode causar uma trinca na carcaça se um brucutu* apertar o bujão.
Um abraço,
Jeff
*O google é seu amigo.
jeff- Jedi
ai galera... queria que você me respondese!! eu vi esse topico e me perguntei to com minha speed quase 3 anos nunca tirei por essa rosca lateral.será que deve estar suja!!!!
Giliardi Cardozo- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 85
Cara, abre lá, aproveita e tira umas fotos e posta pra gente ver, dependendo do uso da sua moto e do óleo, entre outros fatores, pode estar bem sujo mesmo.Giliardi Cardozo escreveu:ai galera... queria que você me respondese!! eu vi esse topico e me perguntei to com minha speed quase 3 anos nunca tirei por essa rosca lateral.será que deve estar suja!!!!
é...é bem facil para um ser humano normal achar...
Eu estava olhando mais pra frente do cambio, quase na "ponta" do motor, já achei, só não abri.
Eu estava olhando mais pra frente do cambio, quase na "ponta" do motor, já achei, só não abri.
Cassius- Guru
cassiolps escreveu:Cara, abre lá, aproveita e tira umas fotos e posta pra gente ver, dependendo do uso da sua moto e do óleo, entre outros fatores, pode estar bem sujo mesmo.Giliardi Cardozo escreveu:ai galera... queria que você me respondese!! eu vi esse topico e me perguntei to com minha speed quase 3 anos nunca tirei por essa rosca lateral.será que deve estar suja!!!!
Eu passei 3 meses e tinha muita sugeira na tela
tó imaginando como deve esta a sua
Um excesso de sujeira vai impedir a circulação normal do óleo, podendo vir a faltar óleo nas partes altas do motor, gerando desgaste e aquecimento excessivos, e comprometendo a vida útil.
Um abraço,
Jeff
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
Que chave é aquela? 20?
para abrir esse parafuso?
Cassius- Guru
cassius escreveu:Que chave é aquela? 20?
a chave é 24
em mais de 2 anos e msm com trocas com algumas trocas tento mais de 4000km rodados, nunca achei nada na tela
mas tb não dou mole. tiro e limpo qse toda troca
[]s
mas tb não dou mole. tiro e limpo qse toda troca
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Página 1 de 2 • 1, 2