Curiosidade de mecânica F1
4 participantes
Página 1 de 1
Curiosidade de mecânica F1
Oi pessoal, estava a olhar uns vídeos no Youtube e achei um com o sistema antigo de testar o motor de F1 em bancada, e o jeito moderno, tendo também a diferença do sistema de alimentação, um por carburação, com câmbio mecânico (esse sim se pilotava com a faca nos dentes!, repare o piloto de teste fazendo punta taco), e o outro já com o sistema de alimentação por injeção eletrônica e câmbio automatizado.
Motor carburado e Câmbio mecânico:
https://www.youtube.com/watch?v=5OS_k0V8Bvw&feature=related
Motor injetado e câmbio automatizdo:
https://www.youtube.com/watch?v=oFm0m6sbOi8&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=8DYl4mD_620&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=oDTTcvftInw
Um motor de F1 quebrado:
https://www.youtube.com/watch?v=0cbjqj5Kidk&feature=related
Um Motor F1 da era turbo (reparem nos carros ao fundo lembram deles?):
https://www.youtube.com/watch?v=hEPatDpT_ek&feature=related
Espero que gostem!
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Curiosidade de mecânica F1
Só corrigindo o 1° vídeo, o motor é injetado, o câmbio é mecânico, acho que eu estava meio quando postei os vídeos.
A F1 adotou a injeção eletrônica em 1977. Se não me engano foi o motor Renaut, e o câmbio automatizado ou sequêncial estreou na F1 com a Ferrari em 1989. A suspensão ativa dos carros de F1 (lembram ?) não lembro quem desenvolveu (se foi a Willians ou se foi a Lotus).
Para quem não lembra, ou o que é dá uma olhada:
https://www.youtube.com/watch?v=sjbc1tmKi6g
Essa suspensão ativa foi banida da F1 em 1989 ou 90 (se não me falha a memória).
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Curiosidade de mecânica F1
não vi ontem à noite, mas não parei de ver agora...
saudade do ronco daqueles renault....
o honda é tão perfeito, tão perfeito, que parece um motor elétrico... já não tinha o mesmo xalme...
puntataco, quem me ensinou o que era isso foi o San, a bordo de um Interlagos... o carro, não o autódromo... fez todas as manobras que um bom piloto não devia fazer no trânsito (mas eram os anos 70...) e depois vendeu o carro.
o novo dono descobriu que a caixa de direção estava pra quebrar (e quebrou) no primeiro dia de uso, quando o carrinho se acabou num muro. hoje eu poderia não estar por aqui...
agora confesso que me apropriei de algumas imagens para colocar lá no direção defensiva...
mas o que eu gostei mesmo foi dos filtros de ar dos motores F1... muuuuito eficientes
obrigado, e um abraço,
jeff
saudade do ronco daqueles renault....
o honda é tão perfeito, tão perfeito, que parece um motor elétrico... já não tinha o mesmo xalme...
puntataco, quem me ensinou o que era isso foi o San, a bordo de um Interlagos... o carro, não o autódromo... fez todas as manobras que um bom piloto não devia fazer no trânsito (mas eram os anos 70...) e depois vendeu o carro.
o novo dono descobriu que a caixa de direção estava pra quebrar (e quebrou) no primeiro dia de uso, quando o carrinho se acabou num muro. hoje eu poderia não estar por aqui...
agora confesso que me apropriei de algumas imagens para colocar lá no direção defensiva...
mas o que eu gostei mesmo foi dos filtros de ar dos motores F1... muuuuito eficientes
obrigado, e um abraço,
jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Curiosidade de mecânica F1
É verdade que esses motores são todos rolamentados? Que não existe Bronzina como os carros convencionais?
TWISTEIRO- Novato
- Número de Mensagens : 20
Idade : 42
Localização : UCHOA-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 19/07/2011
Re: Curiosidade de mecânica F1
Antigamente eles usavam tudo roletado, hoje é provável que estejam usando novas tecnologias ainda não reveladas, quem sabe mancais cerâmicos...
Motores roletados têm rendimento muito maior (menos atrito). No entanto, são feitos para durar uma única corrida (500 a 800 km).
Por isso que os motores comerciais continuam a usar bronzinas.
Um abraço,
Jeff
Motores roletados têm rendimento muito maior (menos atrito). No entanto, são feitos para durar uma única corrida (500 a 800 km).
Por isso que os motores comerciais continuam a usar bronzinas.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Curiosidade de mecânica F1
E os motores da Yamaha na F1, quem lembra???
ALLT- Forista
- Número de Mensagens : 467
Idade : 37
Localização : Sorocaba - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012
Re: Curiosidade de mecânica F1
ALLT escreveu:E os motores da Yamaha na F1, quem lembra???
Yamaha??? de que década??
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Curiosidade de mecânica F1
Pouca gente lembra...
Não se destacaram mesmo, foram um fiasco nas pistas...
"The company also produced Formula One engines from 1989 to 1997, initially for the Zakspeed team and later for Tyrrell. These never won a race, but drivers including Damon Hill, Ukyo Katayama, Mark Blundell and Andrea de Cesaris scored some acceptable results with them."
http://en.wikipedia.org/wiki/Yamaha_Motor_Company
Um abraço,
Jeff
Não se destacaram mesmo, foram um fiasco nas pistas...
"The company also produced Formula One engines from 1989 to 1997, initially for the Zakspeed team and later for Tyrrell. These never won a race, but drivers including Damon Hill, Ukyo Katayama, Mark Blundell and Andrea de Cesaris scored some acceptable results with them."
http://en.wikipedia.org/wiki/Yamaha_Motor_Company
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Curiosidade de mecânica F1
Valeu jeff, agora, quem se lembra da equipe mais bem vestida da F1??? A equipe Benetton????
ALLT- Forista
- Número de Mensagens : 467
Idade : 37
Localização : Sorocaba - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012
Tópicos semelhantes
» Defeitos...
» Heim? Como foi? Não entendi?!?!?
» Curiosidade: GERADOR DE HIDROGÊNIO.
» Curiosidade:Triciclo Xara 150cc
» Curiosidade - O que vocês usam como chaveiro na Kansas?
» Heim? Como foi? Não entendi?!?!?
» Curiosidade: GERADOR DE HIDROGÊNIO.
» Curiosidade:Triciclo Xara 150cc
» Curiosidade - O que vocês usam como chaveiro na Kansas?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos