FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mecânico Dafra sobre folga da campana

+7
guegonet
ALLT
jeff
Dan Floripa
firefox
ernesto walter
Caio
11 participantes

Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  Caio Qui Set 29, 2011 7:31 pm

Hoje fui na Dafra pra comprar umas peças pra minha Speed, e trocando uma idéia com o mecânico, mencionei que ia colocar a embreagem da Titan 99 e que ia calçar a campana com duas arruelas...

Ele imediatamente falou: pra ver se para a trepidação né? (me admirou ele falar isso só agora, porque quando tava na garantia, eu levei a moto lá e o mesmo mecânico disse que a embreagem da minha moto tava ok e que eu que não tava passando a marcha direito).

Aí agora ele já sabe qual é o problema né?
Pois bem, ele disse que "eles" (os mecânicos da dafra) tinham uma vez tentado colocar arruelas em uma speed pra parar a trepidação, mas disse que não ficou muito legal.

No meio dessa conversa, eis que ele me diz:

A Dafra tá com uma embreagem com 5 molas, ao inves de 4, justamente pra acabar com esse problema das embreagens. Se tu quiser, eu to com uma dessas, a gente pode fazer um rolo aí... (falou assim meio baixo, sabem?)

Aí eu disse que agora era f**a, já tinha comprado tudo da titan 99 e as arruelas pra colocar..


Mas, fica aí a notícia, eles sabem do problema, e aparentemente já tem a solução, essa tal embreagem que vem com 5 molas...

Agora, recall que é bom, nada!
Caio
Caio
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 63
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  Convidad Qui Set 29, 2011 8:03 pm

Caio,

Qual concessionário te disse isso?

Um abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  ernesto walter Sáb Out 01, 2011 8:37 pm

É a embreagem usada nas motos dos correios,mais reforçadas.

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  firefox Sáb Out 01, 2011 9:03 pm

Essa folga na campana, é q da aquele problema da moto da umas patinadas??
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  Dan Floripa Sáb Out 01, 2011 10:16 pm

firefox escreveu:Essa folga na campana, é q da aquele problema da moto da umas patinadas??


É essa maledicta mesmo Fire!!


Abraço!

Dan.

Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  jeff Dom Out 02, 2011 11:51 am

ernesto walter escreveu:É a embreagem usada nas motos dos correios,mais reforçadas.
UIA!!!! What a Face

Será que tão escondendo o ouro?

Que coisa feia....

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  firefox Dom Out 02, 2011 12:25 pm

Dan Floripa escreveu:
firefox escreveu:Essa folga na campana, é q da aquele problema da moto da umas patinadas??


É essa maledicta mesmo Fire!!


Abraço!

Dan.


Putss a minha ta assim, vou trocar os discos de embreagem.... tomara q resolva
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  Dan Floripa Dom Out 02, 2011 1:56 pm

firefox escreveu:
Dan Floripa escreveu:
firefox escreveu:Essa folga na campana, é q da aquele problema da moto da umas patinadas??


É essa maledicta mesmo Fire!!


Abraço!

Dan.


Putss a minha ta assim, vou trocar os discos de embreagem.... tomara q resolva



O ideal é retirar essa folga excessiva para que as molas do platô exerçam força sobre os discos. Os discos podem estar bons, o problema é que as molas não conseguem comprimir os discos para transferir a rotação para o eixo secundário.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  firefox Dom Out 02, 2011 3:32 pm

Como é a primeira vez que fou fazer esse reparo nela, vou trocar somente os discos e acrescentar mais uma mola (eu acho q as speeds são 4 molas), vou ver se resolve... a minha da umas emboladas nas marchas, acredito que seja relacionado...

Ontem fui pro litoral com ela, peguei a imigrantes e só parei em mongangua, e na hora de voltar sofri um pokinho, sempre q eu almentava o tork ela embolava.... osso!
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  ALLT Sex Jan 06, 2012 9:32 pm

Cacete, por que nao sai ja de fabrica com essa po**a de embreagem de 5 molas????
ALLT
ALLT
Forista
Forista

Número de Mensagens : 465
Idade : 37
Localização : Sorocaba - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  guegonet Sáb Jun 30, 2012 9:53 pm

ALLT escreveu:Cacete, por que nao sai ja de fabrica com essa po**a de embreagem de 5 molas????

Porque já tem muitos problemas relacionados à troca de peças, e nenhuma delas a dafra resolveu Very Happy , pra eles uma a mais ou a menos não faz diferença Smile , moto boa e empresa ruim Mad
guegonet
guegonet
Forista
Forista

Número de Mensagens : 109
Idade : 36
Localização : Parnamirim RN
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 09/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  Cássio Fernandes Dom Jul 01, 2012 12:06 pm

Caio,
Você já trocou a embreagem? É a da titan 99 mesmo? Vou ter que trocar a engrenagem de terceira e já vou aproveitar o motor aberto e trocar embreagem, rolamento i us cambal. Você sentiu diferença, resolveu?

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Embreagem de 5 molas

Mensagem  Speed Dom Jul 01, 2012 7:24 pm

Caio escreveu:Hoje fui na Dafra pra comprar umas peças pra minha Speed, e trocando uma idéia com o mecânico, mencionei que ia colocar a embreagem da Titan 99 e que ia calçar a campana com duas arruelas...
Ele imediatamente falou: pra ver se para a trepidação né? (me admirou ele falar isso só agora, porque quando tava na garantia, eu levei a moto lá e o mesmo mecânico disse que a embreagem da minha moto tava ok e que eu que não tava passando a marcha direito).Aí agora ele já sabe qual é o problema né?Pois bem, ele disse que "eles" (os cânicos da dafra) tinham uma vez tentado colocar arruelas em uma speed pra parar a trepidação, mas disse que não ficou muito legal.No meio dessa conversa, eis que ele me diz:A Dafra tá com uma embreagem com 5 molas, ao inves de 4, justamente pra acabar com esse problema das embreagens. Se tu quiser, eu to com uma dessas, a gente pode fazer um rolo aí... (falou assim meio baixo, sabem?)Aí eu disse que agora era f**a, já tinha comprado tudo da titan 99 e as arruelas pra colocar..Mas, fica aí a notícia, eles sabem do problema, e aparentemente já tem a solução, essa tal embreagem que vem com 5 molas...Agora, recall que é bom, nada!

Isso qeu o caio relatou eu tambem testemunhei aqui na CC da minha cidade. Eu nem sabia do que se tratava mas ao me aproximar percebi que era uma embreagem de 5 molas. Mas nao consegui manter contato com o proprietario pra ver como ficou. Mas é mais uma tentativa de resolver nossos problemas.
Tenho uma duvida: essa embreagem de 5 molas da dafra, so tem a da dafra mesmo ou tem alguma outra que seja de 5 molas e compativel com a speed?
Flww lol! lol! lol!
Speed
Speed
Forista
Forista

Número de Mensagens : 229
Idade : 41
Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  jeff Seg Jul 02, 2012 12:06 am

Acho provável que exista no mercado, talvez para a honda strada (é uma 200, é mais forte.... estou chutando).

É algo que precisa ser pesquisado.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Embreagem 5 molas

Mensagem  Speed Sex Jul 06, 2012 9:13 am

jeff escreveu:Acho provável que exista no mercado, talvez para a honda strada (é uma 200, é mais forte.... estou chutando). É algo que precisa ser pesquisado.Um abraço,Jeff

Encontrei essas embreagem de cinco molas aki:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429150309-2319a-plato-cubo-e-placa-embreagem-intruder-125cc-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428939357-ml1650-cubo-e-placa-embreagem-suzuki-yes-_JM

NÃO SEI SE É A MESMA PEÇA, MAS A IMAGEM QUE EU VI FOI REALMENTE IGUAL E ESSAS.
Na verdade o mome é Placa de acionamento. Um chegado meu me disse que isso so vai deixar a embreagem dura.
A função dessas molas é dar pressão nos discos?
Speed
Speed
Forista
Forista

Número de Mensagens : 229
Idade : 41
Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  jeff Sex Jul 06, 2012 9:32 am

A função é essa.

Podem existem peças semelhantes, mas não necessariamente compatíveis, por isso é preciso cuidado.

O que define se a peça pode ser usada é: diâmetro, comprimento e formato do encaixe do eixo.

Também diâmetro e comprimento (espessura) da campana e pacote total da embreagem, principalmente em relação à superfície de acionamento pelo braço da embreagem. Ela pode até se encaixar, mas pode não haver espaço para o mecanismo atuar, ou sua atuação ser ineficiente.

Precisa ver se o mecanismo de acionamento é compatível com o original da moto. O conjunto todo montado ainda poderá ficar muito duro para ser acionado.

O ideal seria descobrir com certeza e usar exatamente o mesmo que a dafra está usando, que já está comprovado. Da próxima vez que for na oficina vou ver se lembro de perguntar por um similar.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  Familia Sex Jul 06, 2012 12:15 pm

Vi algo estranho a cerca de 3 meses, eu estava na oficina de um amigo e tinha uma speed ano 2011, acho que estava la para trocar os discos de embreagem, pois o dono disse ficava melhor, o que me estranhou foi o conjunto de 5 molas, bem me lembro que na minha era 4, não sei se isso tem em todas.

Vale informar que a minha speed era 2008, e que na epoca abri o motor apenas por pura curiosidade, para ver como ele estava por dentro.

Outra coisa que pode resolver o problema das molas, mesmo com 4, seria a troca das mesmas por molas com cerca de 2mm maiores, outra coisa que pode ser feita e a colocação de arrulas dentro da sede das molas, isso tambem resolve, não vi com meus olhos, mais ja soube de uma moto que tinha arruelas dentro da sede das molas, a moto deste caso era uma ybr, mais neste caso se não me engano, as arruelas foram colocadas porque não foi possivel encontrar molas para a moto e as novas eram menores, acho que era isso.

Mecânico Dafra sobre folga da campana Caveiraani
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  Dan Floripa Sex Jul 06, 2012 1:08 pm

Familia escreveu:Vi algo estranho a cerca de 3 meses, eu estava na oficina de um amigo e tinha uma speed ano 2011, acho que estava la para trocar os discos de embreagem, pois o dono disse ficava melhor, o que me estranhou foi o conjunto de 5 molas, bem me lembro que na minha era 4, não sei se isso tem em todas.

Vale informar que a minha speed era 2008, e que na epoca abri o motor apenas por pura curiosidade, para ver como ele estava por dentro.

Outra coisa que pode resolver o problema das molas, mesmo com 4, seria a troca das mesmas por molas com cerca de 2mm maiores, outra coisa que pode ser feita e a colocação de arrulas dentro da sede das molas, isso tambem resolve, não vi com meus olhos, mais ja soube de uma moto que tinha arruelas dentro da sede das molas, a moto deste caso era uma ybr, mais neste caso se não me engano, as arruelas foram colocadas porque não foi possivel encontrar molas para a moto e as novas eram menores, acho que era isso.

Mecânico Dafra sobre folga da campana Caveiraani


Sim Família, esse recurso de botar arruelas chama-se calçar a embreagem, muito utilizado em motores preparados, também dá par instalar mais um separador no conjunto para dar mais carga no sistema de pressão.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  Dan Floripa Sex Jul 06, 2012 1:14 pm

Só para completar, aumentar a carga das molas seja trocando por outra, colocando arruelas ou mais um conjunto disco/separador, vai estar reduzindo a vida útil da campana!

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Embreagem de 5 molas

Mensagem  Speed Dom Jul 08, 2012 11:41 pm

Dan Floripa escreveu:Só para completar, aumentar a carga das molas seja trocando por outra, colocando arruelas ou mais um conjunto disco/separador, vai estar reduzindo a vida útil da campana!Um abraço!Dan.
Bem, agora ja sei que a CC DAFRA tem mesmo essa opção de embreagem com 5 molas. Pois comprei uma pra colocar na minha speed e de fato se parece muito com as da outra que mostrei aki. Mas a parte do centro onde entra o eixo é menor nas da suzuki. Amanha irei atras da pecinha que da pressão nas molas e tem um rolamento no centro, pois não atentei e esquece de compra-la tambem.A campana - que é uma engrenagem acoplada a uma carcaça, estava com uma folga e fui indicado a leva-la na retifica para recolocar os 4 pinos que prende a engrenagem à carcaça - ficou primeira.
Amanha acho que termino e postarei mais...
Flw....
Speed
Speed
Forista
Forista

Número de Mensagens : 229
Idade : 41
Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  jeff Dom Jul 08, 2012 11:46 pm

Você está reaproveitando a engrenagem e a campana originais?

Não haverá incompatibilidade com o pacote de 5 molas? Certeza de que todas as peças serão compatíveis?

Um abraço,

Jeff



jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Embreagem de cinco molas

Mensagem  Speed Ter Jul 10, 2012 6:42 pm

jeff escreveu:Você está reaproveitando a engrenagem e a campana originais?Não haverá incompatibilidade com o pacote de 5 molas? Certeza de que todas as peças serão compatíveis?Um abraço,Jeff
Sim, estou. Todas as engrenagens da embreagem estão em perfeito estado.
Agora com relação ao pacote com cinco molas, eu so coloquei a placa de acionamento ( a que contem as cinco mola) e o pino da placa de acionamento (que não tinha na loja, mas o da titan 99 serve perfeitamente-sem nenhuma adaptação). Aproveitei tambem os discos separadores pois os troquei a pouco tempo e troquei os discos que ja apresentavam desgastes - não havia necessidade de troca-lo, segundo o mecanico, mas preferi substitui-los.

Hoje terminamos o serviço e não andei muito, mas o pouco que andei deu pra perceber a força bem melhor e o arranhao que dava nas saidas ficaram quase imperceptiveis.
Num geral, eu to muito contente com esse primeiro teste. A partir de amannha agente vai ver como é que a dafrinha....
flw.....

Speed
Speed
Forista
Forista

Número de Mensagens : 229
Idade : 41
Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty embreagemde cinco molas

Mensagem  jorge luiz ferreira Sáb maio 04, 2013 4:40 pm

Essa embreagem recentemente coloquei em uma speed de um amigo meu.
mas ta muito caro 300 paus.
Meu amigo esta muito contente disse que é muito boa ,
Abraço
jorge luiz ferreira
jorge luiz ferreira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 255
Idade : 57
Localização : Diadema
Moto : Next 250
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânico Dafra sobre folga da campana Empty Re: Mecânico Dafra sobre folga da campana

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos