troca de relação
2 participantes
Página 1 de 1
troca de relação
Pessoal, sou meio leigo na mecânica da moto e já vi que tem uns feras por aí, então gostaria de saber com que Km vocês costumam trocar a relação das motos. Tenho uma Apache que já está com 12000 e a relação aparentemente está ótima, mas tenho medo de acavalar na estrada, pois faço 130 km/dia. E qual seria o sintoma de relação velha. Agradeço as dicas
Leonardo Feltrin- Novato
- Número de Mensagens : 22
Moto : Roadwin 250R
Re: troca de relação
Leonardo,
A relação é uma peça que não da problemas se ela for devidamente lubrificada e regulada sempre, no seu caso é só regular uma vez por semana, lubrificar toda semana também (em caso de tempo seco, em tempo de chuva, lubrifique com mais frequencia), o sintoma de relação com a vida útil no fim é quando chega no fim da regulagem ou quando os dentes começam a entortar ou ficar finos (tem gente que tem a recomendação de trocar a relação sempre que, puxando a corrente pra tras, é possivel ver a luz do outro lado, eu não sigo isso pois depois desse sintoma a relação dura bem uns 4 mil km). Uma dica importante pra relação e que eu vejo muita gente fazendo, nunca, em hipotese alguma retire um gomo da corrente pra encurtar e ter mais alguns km com a relação, outra pratica ridicula que vejo em algumas oficinas é trocar só a coroa e o pinhão, mantendo a corrente antiga, se vai trocar, troca tudo, pois, a corrente, mesmo aparentando estar boa, pode dar problema e te deixar na estrada. Na dúvida, procure um bom mecânico.
Abraços
PS: Falando em relação, ao clima das organizações tabajara...
A relação é uma peça que não da problemas se ela for devidamente lubrificada e regulada sempre, no seu caso é só regular uma vez por semana, lubrificar toda semana também (em caso de tempo seco, em tempo de chuva, lubrifique com mais frequencia), o sintoma de relação com a vida útil no fim é quando chega no fim da regulagem ou quando os dentes começam a entortar ou ficar finos (tem gente que tem a recomendação de trocar a relação sempre que, puxando a corrente pra tras, é possivel ver a luz do outro lado, eu não sigo isso pois depois desse sintoma a relação dura bem uns 4 mil km). Uma dica importante pra relação e que eu vejo muita gente fazendo, nunca, em hipotese alguma retire um gomo da corrente pra encurtar e ter mais alguns km com a relação, outra pratica ridicula que vejo em algumas oficinas é trocar só a coroa e o pinhão, mantendo a corrente antiga, se vai trocar, troca tudo, pois, a corrente, mesmo aparentando estar boa, pode dar problema e te deixar na estrada. Na dúvida, procure um bom mecânico.
Abraços
PS: Falando em relação, ao clima das organizações tabajara...
Dicas importantes
Obrigado pelas dicas parceria! Acho que dei sorte com esta relação,,pois ainda aparenta boa. Vou dar uma passada na concessionária esta semana para tirar a duvida e pegar mais umas dicas. Mas com certeza não vou fazer nenhum dos " enjanbres" que tu falou. Valeu, um abraço
Leonardo Feltrin- Novato
- Número de Mensagens : 22
Moto : Roadwin 250R
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos