troca de relação
2 participantes
Página 1 de 1
troca de relação
Pessoal, sou meio leigo na mecânica da moto e já vi que tem uns feras por aí, então gostaria de saber com que Km vocês costumam trocar a relação das motos. Tenho uma Apache que já está com 12000 e a relação aparentemente está ótima, mas tenho medo de acavalar na estrada, pois faço 130 km/dia. E qual seria o sintoma de relação velha. Agradeço as dicas
Leonardo Feltrin- Novato
- Número de Mensagens : 22
Moto : Roadwin 250R
Re: troca de relação
Leonardo,
A relação é uma peça que não da problemas se ela for devidamente lubrificada e regulada sempre, no seu caso é só regular uma vez por semana, lubrificar toda semana também (em caso de tempo seco, em tempo de chuva, lubrifique com mais frequencia), o sintoma de relação com a vida útil no fim é quando chega no fim da regulagem ou quando os dentes começam a entortar ou ficar finos (tem gente que tem a recomendação de trocar a relação sempre que, puxando a corrente pra tras, é possivel ver a luz do outro lado, eu não sigo isso pois depois desse sintoma a relação dura bem uns 4 mil km). Uma dica importante pra relação e que eu vejo muita gente fazendo, nunca, em hipotese alguma retire um gomo da corrente pra encurtar e ter mais alguns km com a relação, outra pratica ridicula que vejo em algumas oficinas é trocar só a coroa e o pinhão, mantendo a corrente antiga, se vai trocar, troca tudo, pois, a corrente, mesmo aparentando estar boa, pode dar problema e te deixar na estrada. Na dúvida, procure um bom mecânico.
Abraços
PS: Falando em relação, ao clima das organizações tabajara...