FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

speed 150 "comendo" óleo

5 participantes

Ir para baixo

speed 150 "comendo" óleo Empty speed 150 "comendo" óleo

Mensagem  sanderba Qui Out 27, 2011 7:55 am

olá amigos, tenho uma speed 150 com 9000 Km rodados, e estou com o seguinte problema. Fiz uma revisão de 6000 km, no mecanico de confiança, limpei carburador, regular balancim, e tudo mais. Só que comecei a notar que o oléo está sumindo, ou seja, completo o nível normalmente, ponha a moto no chão plano no descanso central e verifico pelo visor de óleo embaixo e fica tudo beleza, ou seja no nível. Mas depois de rodar uns 300 Km com a moto o óleo praticamente some, fica no nível mínimo, nem aparece no visor mais. O pior que não existe nenhum vazamento, já verifiquei tudo e não vaza nada. Alguém sabe o que pode estar acontencendo?

sanderba
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 55
Moto : Next 250

Ir para o topo Ir para baixo

speed 150 "comendo" óleo Empty Re: speed 150 "comendo" óleo

Mensagem  xazinho Qui Out 27, 2011 8:14 am

Qundo vc esta com a moto ligada o oleo se espalha pelo motor todo.
Deve ser por isso que vc vai ver e o oleo aparenta estar a menos !!!
Ou a sua moto esta queimando oleo !!!!!
xazinho
xazinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 215
Moto : Speed 150cc

Mensagem  firefox Qui Out 27, 2011 8:32 am

Vc só vai ter certesa q ta baixando oleo quando fazer a troca... tem q ter entre 850 a 900mls de oleo retirado... lembrando q sempre é bom colocar uns 200mls a mais em nossas speeds..
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365

Mensagem  sanderba Qui Out 27, 2011 9:28 am

xazinho escreveu:Qundo vc esta com a moto ligada o oleo se espalha pelo motor todo.
Deve ser por isso que vc vai ver e o oleo aparenta estar a menos !!!
Ou a sua moto esta queimando oleo !!!!!

Eu verifico na manhã seguinte, e não está queimando oleo.

sanderba
Novato Avançado
Novato Avançado

Mensagem  sanderba Qui Out 27, 2011 9:31 am

firefox escreveu:Vc só vai ter certesa q ta baixando oleo quando fazer a troca... tem q ter entre 850 a 900mls de oleo retirado... lembrando q sempre é bom colocar uns 200mls a mais em nossas speeds..

O problema que estou sempre completando, e a última eu fiz domingo passado quase 600 ml, ficou no nível certinho, rodei quase 400 Km e deve ter baixado uns 200 ml.

sanderba
Novato Avançado
Novato Avançado

Mensagem  Dan Floripa Qui Out 27, 2011 9:52 am

Se não tem nenhum vazamento, a tua moto está queimando óleo, não o suficiente para fazer fumaça, mas está queimando além do normal, uma coisa que é rara mas acontece é coincidir as ranhuras dos anéis de segmento, jogando óleo pra câmara de combustão, mas nesse caso haveria fumaça. Dá uma olhada no escape da tua moto, se na saída do escape a fuligem estiver úmida é sinal de queima de óleo.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118

Mensagem  sanderba Qui Out 27, 2011 1:35 pm

obrigado amigo, vou verificar.

sanderba
Novato Avançado
Novato Avançado

Mensagem  jeff Qui Out 27, 2011 3:52 pm

Olá, Sanderba

Viagem longa com o cabo enrolado e alta temperatura ambiente abaixa bastante o nível do óleo.... se for um mobil SF, então a coisa fica feia nessas proporções.

Uma pequena redução na velocidade média faz uma grande diferença no consumo de óleo.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc

Mensagem  sanderba Sex Out 28, 2011 4:47 am

jeff escreveu:Olá, Sanderba

Viagem longa com o cabo enrolado e alta temperatura ambiente abaixa bastante o nível do óleo.... se for um mobil SF, então a coisa fica feia nessas proporções.

Uma pequena redução na velocidade média faz uma grande diferença no consumo de óleo.

Um abraço,

Jeff

Eu uso o Motul 3000, e a minha velocidade média é de 90 / 100 Km num pecurso de 60 Km ( 120 ida e volta).

sanderba
Novato Avançado
Novato Avançado

Mensagem  jeff Sex Out 28, 2011 12:26 pm

Então sem vazamento não era pra estar baixando assim não...

Eliminei um pequeno vazamento da minha moto que fazia baixar bastante o óleo, apesar de parecer insignificante e nem deixar pocinha no estacionamento: pelo eixo de acionamento da embreagem (em cima da tampa lateral direita do motor).

Aparecia só uma manchinha em cima da tampa, mas na viagem longa que fizemos, achei um monte de respingos no protetor do escapamento.

Fiz uma estimativa de que se estivesse pingando uma gota (5 mililitros) de óleo a cada 10 km, numa viagem de 500 km ia abaixar um quarto de litro. Pode ser por aí.

Dá uma conferida se não tem um pequeno vazamento nos retentores de todos os eixos que saem do motor (eixo do pinhão, eixo do pedal de câmbio, eixo de acionamento da embreagem) ou pelas juntas da tampa do cabeçote, cabeçote, cilindro e tampas laterais do motor.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  firefox Sex Out 28, 2011 12:38 pm

OO Jeff aminha tb tem esse pequeno vazamento no martelinho da embreagem, é pouca coisa mesmo, mais me incomoda.... como vc bfez pra resolver? teve q abrir o motor?? abraço
firefox
firefox
Guru
Guru

Mensagem  jeff Sex Out 28, 2011 12:48 pm

eu aproveitei que ia trocar bomba de óleo e a embreagem (só precisou trocar a bomba e os discos da embreagem, os separadores pareciam novos) e já mandei trocar os o-rings.

são dois o-rings iguais, mas de medida fora do padrão. não tem similar honda, yamaha ou kasinksi (a miraginha usa um braço/eixo diferente com retentor de óleo, não é compatível com a kansas). A concessionária dafra tinha a bomba de óleo (que eu achava que ia ser pauleira para encontrar), mas não tinha os o-rings que eu achava que não iam dar trabalho nenhum...

Comprei os o-rings mais parecidos que encontrei e vou indo agora lá na oficina para ver como ficou, o mecânico ia dar uma lixadinha para ajustar. se der depois eu posto o resultado, hoje o dia está corrido por causa da viagem de amanhã.

Não quer aproveitar e ir com a gente?

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  firefox Sex Out 28, 2011 1:39 pm

OO Jeff não to acompanhando essa viagem, vcs vão pra onde? sair de ond^? e voltar quando?
firefox
firefox
Guru
Guru

Mensagem  sanderba Sex Out 28, 2011 1:55 pm

jeff escreveu:Então sem vazamento não era pra estar baixando assim não...

Eliminei um pequeno vazamento da minha moto que fazia baixar bastante o óleo, apesar de parecer insignificante e nem deixar pocinha no estacionamento: pelo eixo de acionamento da embreagem (em cima da tampa lateral direita do motor).

Aparecia só uma manchinha em cima da tampa, mas na viagem longa que fizemos, achei um monte de respingos no protetor do escapamento.

Fiz uma estimativa de que se estivesse pingando uma gota (5 mililitros) de óleo a cada 10 km, numa viagem de 500 km ia abaixar um quarto de litro. Pode ser por aí.

Dá uma conferida se não tem um pequeno vazamento nos retentores de todos os eixos que saem do motor (eixo do pinhão, eixo do pedal de câmbio, eixo de acionamento da embreagem) ou pelas juntas da tampa do cabeçote, cabeçote, cilindro e tampas laterais do motor.

Um abraço,

Obrigado pela dica jeff, vou verficar e posto o resultado valeu.

Jeff

sanderba
Novato Avançado
Novato Avançado

Mensagem  jeff Sex Out 28, 2011 2:23 pm

firefox escreveu:OO Jeff não to acompanhando essa viagem, vcs vão pra onde? sair de ond^? e voltar quando?
Fire,

amanhã vamos para Trindade (logo depois de Ubatuba) o Wagner_mota, Edifrans, L340, Betho e Gi, Mãozinha e mais uma galera do interior, para encontrar o pessoal do Rio de Janeiro (Fuzzy, Cassius, Junia, Marcelo Calçada, Will (ainda não confirmou), Claudio do Kariocas, Guepardos (não confirmaram) e mais quem aparecer de lá.

Até o Família está vindo de Maceió com alguns amigos, mas um deles se acidentou )quebrou o braço) e não sabemos se eles resolveram continuar ou desistir da viagem, não entraram mais em contato. Mas também é difícil achar internet viajando...

Nós saímos amanhã logo cedo e voltamos no fim do domingo, um único pernoite na casa dos 25 - 30 reais, 500 km ida e volta pela Carvalho Pinto/Tamoios/Rio-Santos. O pessoal está levando barraca e eu estou rezando para ter pousada vaga...

Estamos discutindo o passeio no tópico https://dafra.forumeiros.com/t3648p360-encontro-rio-sao-paulo-em-outubro-trindade#65023

Se puder, será uma ótima oportunidade de conhecer boa parte da galera, inclusive você! A propósito, tem notícias do Audivam? Ele participou de um passeio e sumiu do fórum... hummm... será que se assustou com a gente?

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  firefox Sex Out 28, 2011 5:19 pm

OOO Boa... só q minha motinha não aguenta esse trampo não, como eu disse ta muito proximo de uma revisão anual, as peças ja estão capengas... pneus carecas e freios gastos, tb n tnho barrca... rsrrs mas boa viagem pra todos q deus acompanhe vcss e a proxima pode contar comigo...
firefox
firefox
Guru
Guru

Mensagem  jeff Sex Out 28, 2011 5:45 pm

é uma pena, fica pra próxima, depois da motoca revisada. Fica de olho, que todo mês o pessoal de São Paulo se reúne.

Um abraço,
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado