Dominando a aceleração de scooter
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Dominando a aceleração de scooter
Uma das coisas mais comuns de ver o novo usuário de cambio CVT das scooters é ele pensar que a aceleração é igual a de veículos.
Um engano terrível.
Pior quando se tem a experiencia com motos e ao andar de scooter procura andar na mesma "tocada".. ai claro, só reclamações!!
O cambio realmente é uma coisa louca e as formas de se usar diversas.. nesses dias, estava eu com um amigo andando de bicicleta e a ladeira era extremamente ingreme e longa, eu prefiro colocar marcha "pesada" akela com dentes pequenos, ficar em pé, e utilizar apenas o peso do corpo, e dar uma "puxada" de braço, nem canso as pernas.. meu amigo pensa diferente, fica sentado, na marcha "leve" dando 10 pedaladas enquanto dou apenas 1, ele diz que se cansa menos, eu acho o contrário, enfim.. tudo vai depender da força e da minha resistencia... cheguei onde queria..
Quando estava no sinal, uma vez tentei torcer logo de cara o acelerador, meio curso e logo depois ja ate o final.. ela foi "xoxa" o tempo todo.. no proximo tentei diferente, acelerei meio curso, ai quando senti que ela ja tinha embalado acelerei mais meio curso, e ja estava a 80km/h, antes de bater no final ja estava a 100km/h.. e muuuito a frente de outros.. o que aconteceu?
Resumindo "marcha" errada com giro errado, resultaram em motor "cheio".
Utilizando a metáfora da bicicleta..
Na saída, estava em "marcha leve", ela sai rapidamente, mas tambem "muda" de marcha rapidamente, o giro do motor se estabilizou e dei uma segunda acelerada (sem bombar o acelarador!!! continuo, sempre continuo!) o que fez ela ir pra "marcha pesada" como o motor estava ja no ponto certo, aceitou a nova injeção de gasolina e só continuou a despejar potencia, quando cheguei a 100km/h, o giro do motor ja estava nas alturas e não tinha mais "marchas".. entao deveria diminuir um pouco e manter.
Mas nem sempre consigo manter uma aceleração contínua! diria voce.
Sim, existem situações como ladeira cheia de carros, com corredor e carros trocando de pista..e claro, voce com garupa.. terrível!!, motos comuns, ficam acelerando e "cortando a embreagem" mantendo o giro alto sem perda de potencia, e se esquivando dos carros.. nós.. bem.. só nos resta manter a aceleração sempre ABAIXO de meio curso ou no maximo um pouco acima, e JAMAIS, torcer tudo ate o fim.. o motor "enche" ela fica "xoxa" e só depois que você parar e começar do zero ela retornaria a um estado digamos razoavel.
é assim.. cambio CVT tem sua vantagens e desvantagens, claro que uma B400 nem sofre.. mas nossas 9cv, pedem agua e fazem feio as motos convencionais. Mas não as jogue no fogo do inferno por isso, existem alguns ajustes que podem ser feitos para melhorar a performance do motor, mas isso ja é outra dica.
Obs. posso não ter descrevido tecnicamente perfeito o funcionamento do sistema, mas acho que deu pra entender, na prática é muito fácil de perceber.
By Alexandre Fazendeiro (ScooterBrasil)
Um engano terrível.
Pior quando se tem a experiencia com motos e ao andar de scooter procura andar na mesma "tocada".. ai claro, só reclamações!!
O cambio realmente é uma coisa louca e as formas de se usar diversas.. nesses dias, estava eu com um amigo andando de bicicleta e a ladeira era extremamente ingreme e longa, eu prefiro colocar marcha "pesada" akela com dentes pequenos, ficar em pé, e utilizar apenas o peso do corpo, e dar uma "puxada" de braço, nem canso as pernas.. meu amigo pensa diferente, fica sentado, na marcha "leve" dando 10 pedaladas enquanto dou apenas 1, ele diz que se cansa menos, eu acho o contrário, enfim.. tudo vai depender da força e da minha resistencia... cheguei onde queria..
Quando estava no sinal, uma vez tentei torcer logo de cara o acelerador, meio curso e logo depois ja ate o final.. ela foi "xoxa" o tempo todo.. no proximo tentei diferente, acelerei meio curso, ai quando senti que ela ja tinha embalado acelerei mais meio curso, e ja estava a 80km/h, antes de bater no final ja estava a 100km/h.. e muuuito a frente de outros.. o que aconteceu?
Resumindo "marcha" errada com giro errado, resultaram em motor "cheio".
Utilizando a metáfora da bicicleta..
Na saída, estava em "marcha leve", ela sai rapidamente, mas tambem "muda" de marcha rapidamente, o giro do motor se estabilizou e dei uma segunda acelerada (sem bombar o acelarador!!! continuo, sempre continuo!) o que fez ela ir pra "marcha pesada" como o motor estava ja no ponto certo, aceitou a nova injeção de gasolina e só continuou a despejar potencia, quando cheguei a 100km/h, o giro do motor ja estava nas alturas e não tinha mais "marchas".. entao deveria diminuir um pouco e manter.
Mas nem sempre consigo manter uma aceleração contínua! diria voce.
Sim, existem situações como ladeira cheia de carros, com corredor e carros trocando de pista..e claro, voce com garupa.. terrível!!, motos comuns, ficam acelerando e "cortando a embreagem" mantendo o giro alto sem perda de potencia, e se esquivando dos carros.. nós.. bem.. só nos resta manter a aceleração sempre ABAIXO de meio curso ou no maximo um pouco acima, e JAMAIS, torcer tudo ate o fim.. o motor "enche" ela fica "xoxa" e só depois que você parar e começar do zero ela retornaria a um estado digamos razoavel.
é assim.. cambio CVT tem sua vantagens e desvantagens, claro que uma B400 nem sofre.. mas nossas 9cv, pedem agua e fazem feio as motos convencionais. Mas não as jogue no fogo do inferno por isso, existem alguns ajustes que podem ser feitos para melhorar a performance do motor, mas isso ja é outra dica.
Obs. posso não ter descrevido tecnicamente perfeito o funcionamento do sistema, mas acho que deu pra entender, na prática é muito fácil de perceber.
By Alexandre Fazendeiro (ScooterBrasil)
Re: Dominando a aceleração de scooter
Marcelo, quais seriam esses ajustes para melhorar a performance?
mcaccia- Forista
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Data de inscrição : 20/08/2008
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